terça-feira, 13 de março de 2018

MEMÓRIA ORAL (222)


A MARMITEX DO ATALLA POR R$ 50 E O ALMOÇO NUMA MARMITARIA NO JD. SILVESTRE POR R$ 11 - A CRONICA DO ALMOÇO

A notícia a me arrebatar ontem foi uma que li pela aí, a de que o chef gourmet Alex Atalla estava vendendo quentinhas, as tradicionais marmitex lá num determinado lugar na capital paulista por preços variando de R$ 27 a R$ 50 reais a unidade. Veja o link: https://www.metropoles.com/…/alex-atala-passa-a-vender-marm…. Nada contra, mas para quem como eu, que ando comendo (e muito bem) em lugares nesta Bauru por R$ 10,00 (vide história aqui já contada do restaurante Dona Maria, defronte o Pão Açucar da Araújo, onde pago R$ 10 e como fartamente), hoje me deparei com algo pelo qual, não me seguro nas calças e quero relatar em detalhes: minha experiência por lugares indescritíveis nesta insólita Bauru, dita também como "sem limites". Eu como "limitadamente", gasto o que posso, mas escolho bem os lugares onde frequento.

Tudo começou com minha ida para o Jardim Silvestre, lá pelos lados do Mary Dota, na sua parte baixa, onde o amigo Lindovan Dantas montou um Pet Shop junto à sua residência. Como gosto de privilegiar amigos nos gastos (um ajuda o outro e assim tocamos nossas vidas em permanete contato e colaboração mútua), comprei lá um saco de ração pro cão e só hoje, depois de quase 30 dias fui lá pagar (viajei e voltei, mas o amigo nem acionou a polícia: ufa!!!). Quito a dívida e pergunto para ele uma dica para o almoço. Ele me indica o seguinte: "Suba ali, dobre acolá, vá mais uns cem metros, contorne, faça a curva e lá vai encontrar uma marmitaria, com apenas umas duas mesas, mas comida boa, caseira e do jeito que a gente gosta". Achei o lugar, chama-se Marmitaria Parada do Frango (Avenida José Silvestre quadra 4 - fone 32374368). Fica no meio da avenida, num local mais alto que o nível da rua e dos mais agradáveis. Você entra e de frente o caixa, na parede do lado de fora o cardápio do dia escrito a giz e ao lado a cozinha, com um vidro, onde se vê tudo sendo preparado. Nas mesas aquelas toalhas tradicionais em xadrez, tudo muito simples, porém atrativos até não mais poder e até um exemplar do Jornal da Cidade, edição do dia para leitura dos clientes. Atendem mais para entrega, mas como tinha um comendo, pedi da mesma forma. Duas opções, um prato menor por R$ 11 e outro maior por R$ 13, os mesmos preços da marmitex. Foi caso de amor a primeira vista.

A comida chegou, pedi o do dia com bisteca de porco. Veio prato feito com arroz, feijão, salada, uma torta, um refogado e a bisteca. Na medida exata. Paguei os R$ 11 e mais um suco, tudo por R$ 14,50. Sentei do lado de fora e degustei tudo recebendo um ventinho dos mais agradáveis no rosto (dia quente esse, de rachar mamona no asfalto). Sai de lá mais do que satisfeito e com a mais absoluta certeza.,a de que, cada vez mais vou continuar privilegiando lugares como esse para fazer minhas refeições. Comi maravilhosamente bem (não que no Atalla não o fizesse) e pelo preço, atendimento, prontidão e comprovadamente algo bem feito, ao estilo familiar, quero mais é conhecer lugares outros espalhados Bauru afora e com preços dentro do meu orçamento. Fiz mais uma de minhas refeições (e muito bem) em maravilhoso lugar, preços dos mais honestos e algo encantador presenciado por lá, a casa estava muito bem movimentada. Um entra e sai danado de bom, comprovando que tudo o que escrevi é a mais absoluta verdade. Não conheço ninguém da casa, daí não cito nenhum nome e escrevo tudo sem eles nem imaginarem.

Dai, comidas ao estilo e preço das fornecidas pelo Atalla passarão ao largo de minha prestimosa atenção. Meus lugares são bem outros. Eis um deles. Estou agora querendo tirar uma siesta e peço absoluto silêncio para não atrapalhar meu sono, o dos justos. De pança devidamente e fartamente cheia me despeço e deixo a dica para os que ainda não almoçaram.
A diferença é que nesta aqui, a do chef Atalla, o preço é R$ 50 pratas.

Nenhum comentário: