quinta-feira, 15 de março de 2018

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (130)


RESISTA CRIATURA! – OS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS E ALGUMA ESPERANÇA LÁ NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL – UM BAURUENSE POR LÁ JUAREZ XAVIER
Não existem coincidências debaixo do céu plúmbeo de 2018. Tudo continua cada vez mais nebuloso, mas muito claro, pioramos em todos os sentidos e matizes. O país, além de acovardado, segue sendo cada vez dominado por quadrilhas, rufiões a nos tomar o último centavo, lesar o que ainda resta de nação soberana e amedrontar o povo para continuar no poder.

Eu estava me preparando para escrever hoje sobre o Fórum Social Mundial, um auspicioso acontecimento ocorrendo novamente no país, no recinto de uma universidade pública federal e sob um regime ilegítimo, golpista e truculento, além de sacana e lesa-pátria. Com tudo isso de maldades reunidas conspirando contra, a organização do Fórum conseguiu bancar o reunião mundial lá em Salvador e quando algo mais deveria estar sendo anunciando vindo lá das hostes baianas, eis que dois acontecimentos estarrecem o país. Primeiro, na tarde de ontem a gratuita agressão aos professores paulistanos reunidos da Assembleia Legislativa do Estado e reivindicando. O truculento prefeito Dória autoriza a policiais descerem a lenha em todos e a carnificina tem início. Essa a cara do golpe, sem nenhum tipo de negociação e cassetete em quem ouse reclamar. Depois a tragédia carioca com a execução da vereadora Mariella do PSOL e do seu motorista, em algo mais do que explicado e entendido. Ousou defender os indefensáveis e contrariar interesses dos que se acham donos do pedaço, pagando com a própria vida. Duas tragédias com a marca desses tempos. Tristeza, revolta e uma necessidade mais que imediata, reagir, ir pras ruas e não só protestar, mas enfrentar esse touro a unha. Ando fraquinho, mas topo qualquer parada. Contem comigo e com algo que ainda posso fazer, escrever.

São tantas as sacanagens a se repetir neste país que nem sabemos por onde começar e qual comentar. Hoje, dia 15/3 era para estar em evidência um protesto dos almofadinhas, alguns dos privilegiados deste país, juízes federais que recebem algo não merecido, um auxílio moradia no valor de aproximadamente R$ 5 mil reais em suas folhas de pagamento, mesmo todos terem residência fixa na cidade onde atuam. Estão protestando por acharem justo o recebimento e não fazem nada para alterar a situação de quem ganha salário mínimo, quatro vezes menos que o auxílio indevido a eles pago. A pouca vergonha toma conta deste país e quem pagamos para ser isentos, ter a sapiência de julgar os demais, também estão envolvidos em algo mais que pernicioso. Gente que não se contenta com algo muito acima da média salarial do brasileiro e clamam por benefícios indevidos é mais do que sinal deste país estar mais do que doente. Não será pelas vias normais, pedindo para eles terem consciência, solicitando através de ofícios e memorandos, mas saindo às ruas e os encostando na parede. Ou o povo (eu incluído) vai pras ruas ou a pouca vergonha não terá fim.

Por fim, escrevo do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL, o motivo que hoje me traria aqui. Resistir, criar e transformar, eis algo a me motivar. Esse Fórum só terá sentido se diante de tudo o que acontece mundo afora, esse desmedido avanço de uma direita cada vez mais fascista, conseguir produzir contrapontos ao avanço do neoliberalismo. Eis a pergunta ainda sem resposta: o fórum terá capacidade de preparar respostas, principalmente para a convergência de movimentos sociais e a maior incidência política diante do capitalismo neoliberal? Estamos diante de uma nova ofensiva neoliberal e ela mostra claramente incompatibilidade com a manutenção das institucionalidades democráticas, pelo menos como as conhecemos até então. Tudo sendo virado do avesso, renegociação desigual dos acordos comerciais entre blocos continentais e o aumento da privatização dos recursos naturais, precarização dos direitos humanos, além da eminente ameaça a vida em sai das gerações futuras. Como encaminhar isso tudo diante deste mundo de pernas para o ar. A gente sabe que a esperança merece vencer o ceticismo, mas não está fácil “resistir, criar e transformar”, daí o pessoal lá em Salvador também vai ter que se reinventar e propor algo realmente transformador que nos arrebate e nos faça se movimentar e ir pro pau.

Nas edições passadas muitos bauruenses lá estiveram e desta vez sei de somente um e escrevo dele, pois sei que estará nos representando a contento. JUAREZ XAVIER é professor da Comunicação/Jornalismo na Unesp Bauru e também lotado na Reitoria da universidade paulista. Desses bons de esgrima, de luta e ciente de levar a luta adiante. As notícias vindas de lá irão surgindo aos poucos, em drops, talvez até um pouco ofuscadas pelos esmerdalhamanto deste país, mas como virão e repassadas por nosso digno representante. Estamos todos do lado de cá, envolvidos em lutas outras, combates também importantes e ele lá, no contato com algo mais deste mundão, buscando soluções, algo novo fora desse padrão bestial de que tudo tem que ter somente uma via e ela passando pelo tal “deus mercado”. Juarez é o embaixador bauruense lá em Salvador e dele esperamos as boas novas, algo difícil do lado debaixo da linha do Equador, diante do contexto caótico, proém desafiador em que nos encontramos.

Nenhum comentário: