segunda-feira, 5 de março de 2018

FRASES (166)


ENFIM, O POBRE E SOCIALISTA PODE OU NÃO IR PRA EUROPA? – SÓ PORQUE FUI VIAJAR...
Escrevia dias atrás sobre a “putaria” que é hoje o processo dessas indústrias multinacionais, como a Mondeléz em Bauru, fechando as portas e indo para outro lugar, em busca de maior rendimento. Recebo um comentário via meu blog e o reproduzo aqui, com algo mais de minha lavra:

“PUTARIA é um pregador do socialismo fazer um tour pela Europa”, foi o recado deixado por um anônimo, desses despeitados se utilizando de uma denominação usada por mim e enxergando que, socialista, comunista e esquerdista não pode sair pela aí, ou até mais, POBRE tem que permanecer no seu quadrado e não querer alçar voos fora do permitido. Mas qual o quadrado do socialista e do pobre?

A crueldade e bestialidade de quem, primeiro posta algo e não possui a coragem de se identificar. Pobre de espírito, pobre culturalmente, pobre de argumentos e talvez com algum dinheiro para viajar, mas enxergando que somente os abastados possam fazê-lo. Algo que esses nunca irão perdoar no presidente Lula foi ele ter conseguido dar alguma condição aos pobres, o operariado viajar e até mesmo de avião. Inconcebível para esses, alguém ser visto num aeroporto, um autêntico trabalhador brasileiro sentando ao lado de um endinheirado (conseguidos não se sabe lá como), pegando o mesmo vôo. Assim como não aceitam o filho do mesmo operário cursar a mesma universidade de seus filhos.

Adoro provocar os bestiais, os cagaregras, os que se acham, mas na verdade são meros boçais, sem nada a acrescentar ao mundo. Uma pessoa com um argumento tão raso merece o desprezo, pois é daqueles que vendo no trabalhador somente o lugar de subserviência, o de permanecer com a cabeça baixa e sabendo o seu lugar, o de dia após dia, trabalhar e ir pra casa, sem nenhum tipo de lazer fora disso. Imagino o sofrimento desses vendo os trabalhadores conseguindo parcelar suas viagens e saindo pela aí.

Ficou chateadinho por me ver indo bater perna na Europa e se o deixei incomodado, meu objetivo foi alcançado. Todos temos o direito de viajar e fazê-lo dentro de nossas possibilidades, algo cada dia mais difícil, pois aquilo que Lula conseguiu, já foi destruído pelo desgoverno do ilegítimo Temer. O pobre hoje volta a viver sem perspectivas e isso deve alegrar gente como o que me posta a frase, como a me querer constranger. Ele não me constrange, aliás me incentiva a torcer minha vida do avesso, para tentar continuar indo a lugares por onde não conheça e lá amplie meus conhecimentos, troque experiências, conheça outros iguais a mim e nas mesmas condições.

Tive a rica oportunidade de ver algo a me estimular nessa viagem, o quanto o operariado europeu viaja, inclusive para o Brasil e não causa constrangimento, pois isso é normal, algo cultural. Possuem condições, a paga que recebem lhes permitem isso. Independente de ser um operário comunista, socialista ou mesmo liberal, vi isso e é o que quero para os do meu país. Aqui uma classe quer impor que os aeroportos são só seus. Não podemos entrar nos aviões, nem sair fora da rotina a nós imposta.

A pobreza desse imenso país continente vem de pessoas pensando e agindo dessa forma estreita, rasa, pequena, caolha. Poderia ficar horas debatendo esse tema, mas isso cansa e creio, com as poucas palavras aqui utilizadas já tenha conseguido desarmar a bestialidade dos que acham donos de tudo. Não são e gente com eu lutamos por um outro mundo exatamente para isso, para ampliar essas oportunidades para todos e não somente para uma casta. Eis um bom motivo para lutarmos contra o capitalismo e o neoliberalismo. Eles não nos querem viajando e nós queremos fazer de tudo, inclusive viajar, daí o capitalismo é excludente e o socialismo inclusivo. Não preciso dizer mais nada.A conclusão é somente uma: o Brasil está mesmo muito doente.

HPA - voltando hoje para sua indefectível Bauru. (Nas fotos alguns dos meus passeios para irritar mais um bocadinho o meu desafeto).

Nenhum comentário: