sábado, 6 de fevereiro de 2021

REGISTROS LADO B (31) e MÚSICA (195)


NO 31º “LADO B” DESTE MAFUENTO HPA A PATILOSCOPISTA PAULISTANA, ROQUEIRA E DONA DO TRAÇO DA ESTAMPA DO TOMATE DESTE ANO, JULIANA GUIDO
Aqui nestes perfis semanais uma amostragem de tudo um pouco, cada qual com uma linhagem bem distintas, assim como deve ser o mundo aí fora onde estamos inseridos. Num dia trago um renitente militante por uma ou muitas causas, noutro trago o oposto, lutando também por causas diferentes, outro modal, mas em todos por aqui, algo em comum, juntando e unindo todos, a luta por dias melhores e nenhum pensando ou agindo de forma conservadora. Este “Lado B – A Importância dos Desimportantes” é isso e só prossegue porque peguei gosto por apresentar aqui a cada semana uma abordagem diferente sob o mesmo tema, a vida humana e suas nuances, prática e no frigir dos ovos, experiências de vida, destes tantos que labutam, suam a camisa ao seu modo e jeito, persistem, insistem e resistem, tendo algo para ser contado. Cá estou para reunir histórias e na desta semana, uma de estonteando sabor e vitalidade.

JULIANA GUIDO é pessoa mais que empolgante e é isso que pretendo descrever com o bate papo deste sábado. Ela é uma grande pessoa, postando logo na abertura de sua página nas redes sociais, algo assim: “ruiva má na área”. Ela passa longe de ser ruim e sua história nos revela muito de seu lado generoso e agregador. Na verdade, ela faz gênero. Má é coisa que não é, ruiva só quando dá tempo de cuidar do cabelo, algo que a pandemia fez aumentar o descuido. Eu a descobri por aqui, tempos atrás, com um sorriso largo, contagiante, fui apresentada na feira, creio no bar do Barba, pela amiga em comum, Rose Barrenha e dela já conhecia as histórias roqueiras, de quando tocava numa banda, se apresentando por aqui no Armazém e Jack Music, templos da guitarra na cidade. A descobri como desenhista pela amizade no facebook e ali ela postando algo de suas incursões pela cidade de São Paulo, onde nasceu e mora. Ela vai e volta ao trabalho, observa com seus olhos de arquiteta tudo à sua volta e depois quando em casa, senta em sua prancheta e despeja tudo com a devida galhardia. Tenho visto trabalhos de grande monta, algo a merecer um livro. As visões de cada esquina da metrópole mostram muito de sua sensibilidade, principalmente para com o semelhante. Não havia como não me aproximar mais, tentar algo novo com ela. Foi o que fiz.
No meio do ano passado, pandemia enlouquecendo tudo, não sabíamos se teríamos Carnaval neste ano, mas quando diante daquele traço, comentei com alguns do bloco do Tomate e a abordei sobre se topava fazer a estampa para nós em 2021. Ela topou na hora e a partir daí conversamos mais. Cresceu a empatia, fui a conhecendo mais e mais. Eu a imaginava trabalhando em hospitais e descobri meio que boquiaberto que, seu ofício, algo já com 18 anos de labuta é a Polícia Civil, onde exerce a função de papiloscopista. A conversa vai render, pois ela com cultura de esquerda vive, como a maioria dos brasileiros, dentro de uma família predominantemente de direita e isso também ocorre no seu ambiente de trabalho, onde a maioria é nitidamente conservadora e faz questão de não esconder isso. Ela diz não ser a única de esquerda no ofício e vai nos contar durante o Bate Papo como é sua vida dentro destes dois ambientes. Enfim, o que faz para ir tocando a vida – como todos nós, rodeados de adversidades e inconstâncias. Seu ofício na polícia, especialista em digitais é também motivo pra boa conversa.

A arquiteta é também adoradora de gatos, seus melhores parceiros. Hoje, ri, mas acaba de terminar um relacionamento e sem esperar muita coisa dos homens diz que, daqui por diante, vai dar um tempo pra eles e só voltar a se envolver quando encontrar e crer estar diante de alguém que a observe e trate como os gatos. Vida dura pela frente, ela sabe disso. Juliana tem uma vida dupla, o lado paulistano e o bauruense. Viveu tempos por aqui, conheceu uma pá de gente boa, a maioria desses que vivenciam a noite bauruense, daí outro mote para uma conversa mais que agradável, enfim, alguém para nos contar segredos de alcova da noite bauruense e seus personagens. Ela promete citar nomes, histórias e revelar segredos dos bares, ambientes que varam a madrugada. E falaremos claro, destes tempos atuais, da pandemia, do que está sendo feito deste país, onde está envolvida, o que pensa que pdoe ser feito e o que faz. E para não dizer que não falaremos também de hobbies e um pouco de diversão, seus relatos sobre o desmedido amor por Buenos Aires é algo para ser contado. Ela adora Mafalda e guarda junto de si muita coisinha que traz das viagens, os fileteados com a técnica, o desenho com a cara deles. Enfim, Juliana é boa de conversa e vai nos envolver logo mais.

Na sequência uma ou outra coisinha sobre o que já escrevi dela no blog Mafuá do HPA:

- Em 07/07/2018 publiquei depoimentos sobre a derrota do Brasil na Copa do Mundo: “"Bom dia, crianças! A seleção brasileira está fora da Copa, não teve jeito. Isso acontece. A Alemanha, campeã mundial, caiu na primeira fase, a Argentina caiu nas oitavas, grandes times ficaram pelo caminho e agora foi a vez do Brasil, fazer o quê? Futebol é isso! Agora vamos parar de briga com o amiguinho que torceu ou "destorceu" diferente de você? E vamos combinar que o Brasil não vai ficar melhor ou pior por causa de um resultado da seleção? Que hospitais, escolas e um bom sistema de segurança não dependem de torcida ou não torcida? E que torcer ou não é irrelevante politicamente, no fim das contas? Cada um que torça ou "destorça" para quem bem entender, use a camisa amarela ou aquela escrita "é gooooooolpeeeeeee no Brasil" e curta ou descurta a Copa como achar melhor, ninguém fica bravo e a amizade continua! E independente de torcer por outro time ou não na Copa, vamos pensar que em outubro tem as benditas eleições (assim espero). Vamos pensar em votar direito, pessoal. Pelo menos tentar votar em gente que nos representa e que não vai querer transformar o Brasil numa teocracia, por exemplo. Temos uma quadrilha no poder e o Legislativo mais venal e asqueroso da história para serem trocados. Independente se você é de direita ou de esquerda: vamos pensar nisso? E quando ao rude e divertido esporte bretão, para quem gosta da coisa, em 2022 tem outra Copa, e antes disso temos outros campeonatos. Vai, Tricolor! Um abraço grande para todos os meus amigos".

- Em 29/10/2018 publiquei seu comentário sobre a resistência à vitória de Bolsonaro nas urnas: “Para algumas amigas com filhos em idade militar que estão comemorando a vitória do boçal: torçam para o fascista não inventar uma guerra contra a Venezuela. Não quero vê-las chorando a volta de seus filhos num caixão ou mutilados. Diz a história que David Bowie quase se matou em Berlim, na década de 70: acelerou o carro contra um muro e só não aconteceu nada porque o carro teve uma falha mecânica. Agora há pouco fui deixar Claudio no metrô. Chegando na esquina de casa tem um poste. Deu uma vontade louca de acelerar para arrebentar o carro no meio - e, com sorte, me arrebentar junto. Eu sei o inferno que nos espera. Não tenho dinheiro para sair do Brasil. Não posso fazer nada. Só adoraria acabar com tudo agora”.

- Em 06/04/2020 publiquei uma frase dela retirada do seu facebook: “O QUE VAI PELA CABEÇA DE QUEM SE PREOCUPA COM A PANDEMIA – BREVES COMENTÁRIOS - “Se Jesus é o médico dos médicos, sugiro à senhora Cristina que, caso manifeste os sintomas de Covid-19 (que tal não aconteça), procure imediatamente uma igreja e deixe os serviços hospitalares livres para as pessoas com um mínimo de bom senso que acreditam na cura desenvolvida por seres humanos através da ciência. Pode não ser perfeita e não ter o mesmo glamour dos filmes que passam na Sessão da Tarde na sexta-feira santa, mas pelo menos existe de fato. E costuma funcionar”.

- Em 26/08/2020 publiquei: “POIS QUE DEIXEM O MAIS URGENTE POSSÍVEL O PALÁCIO DO PLANALTO... - BASTA DE OBSCURANTISMO - Existe uma clara e evidente desapropriação dos bem materiais e imateriais deste país, os que representam suas mais diferentes manifestações culturais por parte deste desGoverno "ainda" instalados no Palácio do Planalto - até o momento em que decidamos por irmos todos lá, em auspiciosa reunião cívica e pondo-os para correr. Não são néscios, nem totalmente avessos e imbecilizados, mas pérfidos, cruéis, insanos e muito bem cientes do que fazem. Essa ação aqui refletida no texto compartilhado é somente mais uma demonstração da irracionalidade destrutiva em curso. Conhecendo alguém a apoiar tal imbecilidade, o mais correto e imediato é também deletá-lo, pelo bem da saúde mental do que ainda perdura neste país, resistindo bravamente a essa invasão de carolismo preconceituoso. O post inicial me foi passado pela amiga paulistana Juliana Guido e quando lhe disse num comentário de que "eles" em breve vão querer se mudar do próprio Palácio do Planalto, pois lá obra de vetusto comunista, o arquiteto Oscar Niemeyer, sua resposta foi mais que ótima: "Que mudem e deixem tudo aquilo para gente ocupar da forma mais maravilhosa possível". Ideia lançada, devidamente incorporada por este mafuento, lanço aqui a campanha: "QUE SE VÃO", parodiando a música da dupla Jane e Herondy, a "Não se vá", executando-a com o refrão ao contrário. Não consigo entender como nessa altura do campeonato ainda não reunimos forças e expulsamos esses malfeitores pros quintos dos (infernos é pouco pra essa gente) _______. Parece ou temos mesmo sangue de barata? Eis o link da matéria: https://www.hypeness.com.br/.../governo-retira-obra.../...”.

- Em 27/01/2021 publiquei: CARNAVAL NÃO PRESENCIAL EM BAURU - ESTAMPA TOMATE 2021, OBRA DE JULIANA GUIDO - Nossa artista convidada para produzir a estampa levando o enredo do bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto para o Carnaval 2021 é JULIANA GUIDO. Ela é daqui, mas vive radicada em São Paulo capital, onde é funcionária pública e nas horas vagas, canta numa banda de rock e namora. Nas horas ainda mais vagas divaga e pinta - não sei se borda. Pintar não é bem o caso, ela é possuidora de peculiar traço, lindo e em sua página no facebook, regularmente publica muito do que lhe vai pela cabeça. Eu, na qualidade de habitual frequentador, coleciono seus desenhos, até o momento quando num arroubo, ano passado, tomei a liberdade e avancei o sinal. Pedi para ele se não podia colaborar com o Tomate e produzir a arte de sua 9ª participação. Ela, que já conhece a maioria o pessoal do bloco, topou na hora e assim, ontem à noite, depois de passar pelo chato crivo do pessoal do bloco, batemos o martelo - ui! - e a arte foi aprovada, sem ressalvas e nenhum ferido. Ficou lindo, bem a cara da Ju. Ela assim, se posta ao lado de tantos outros que aqui já estiveram, gente da verve e laia de Leandro Gonçalez, Fausto Bergocce, Junião, Gilberto Maringoni, Fernandão Dias, Greifo, Mariane Santinello, Silvio Selva e agoram justamente no meio da pandemia, ela, Juliana Guido. Agradecido somos com todos, belos trabalhos, enfim, completamos este ano nove anos de ininterruptas apresentações, muitos problemas, alguns tropeças, processos, aliado a uma gozação sem fim, aliando política, Bauru com o jeito jocoso de alfinetar o algoz. Vocês foram ótimos conosco e só temos a agradecer. Sem vocês seríamos só mais um bloco sem uma identidade, uma marca anual a nos embalar...
Enfim, reproduzo isso tudo para que saibam dos motivos dela estar aqui e contando com sua simpatia isso tudo que vai pela sua fervilhante cabeça.

EIS O LINK DO BATE PAPO, 1H08 DE UMA REVELADORA CONVERSA: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4244782422218401


E AMANHÃ A COBERTURA COMPLETA DA CARREATA PELA VIDA EM BAURU
Em foto de Samantha Ciuffa, jornalista e fotógrafa do Jornal da Cidade, um senhor da terceira idade - este HPA - escreve mensagem de protesto em veículo, parte da matéria "Carreata com buzinaço pede Vacinação Já e Fora Bolsonaro em Bauru - Principais avenidas e ruas da cidade tiveram movimentação na manhã deste sábado". Eis o link para leitura matéria do JC:
 

Nenhum comentário: