terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

DICAS (205)


ALGO DE UM SAMPAIO DE FIBRA, JUAREZ, BEM DIFERENTE DE OUTRO, HOJE COMPARADO COM O SUCUPIRANO ZECA DIABO
Revendo a trajetória do hoje declarado mais novo coronel - não seria mero capataz? - bauruense, Walace Sampaio, título conquistado após uma batalha envolvendo muito "sangue, suor e lágrimas", pelas ruas do comércio bauruense. Luta às avessas, pois consegue o título e o jargão de "Odorico Paraguaçu/Zeca Diabo", já difundido e se espalhando com o vento, devido aos malfeitos de uma ação coordenada pensando somente em seus botões e na manutenção de privilégios para uns poucos.

Foi inevitável ao olhar para o passado relembrar a história de luta de outro SAMPAIO, este de fibra, garra, pujança, dinamismo. Falo de JUAREZ VIEIRA SAMPAIO, o da Casas Sampaio, que por décadas teve sua casa ali junto da praça Machado de Mello e numa queda de braço com o irmão, se viu obrigado a tirar dali a loja e se virar, conseguindo na sequência alugar imóvel na rua Primeiro de Agosto. Juarez era dado à boa conversa e em alguns momentos comentou comigo das desavenças entre os irmãos, algo pelo qual poucos escapam. Ouvi dele coisas escabrosas. Ele cuspia fogo nesses momentos, pois trabalhava muito, enquanto do outro lado, não via o mesmo.

Tínhamos lugar certo para o bate papo. O café junto da Cisne Calçados e o balcão do SESC, quando ele saindo de sua noturna fisioterapia na piscina, eu chegando para os shows. Conversas que não me saem da memória e delas algo inenarrável neste momento, quase sempre tendo como pano de fundo isso dessa imensa diferença entre irmãos. Num dos papos, ele me vendo preocupado com o acervo histórico do jornalista Luciano Dias Pires num sítio, diz que poderia ceder o último andar inteiro, sem utilização pela loja, para abrigar os documentos raros. Sensível, certamente não contaria com a anuência do irmão. Pressionado para colocar o imóvel da loja à venda, teve que procurar outro lugar para dar continuidade aos, já naquela época, mais de 75 anos de existência da Casas Sampaio.

Nestes momentos, Juarez se avermelhava, mas engolia em seco e continuava tocando seu barco, como sempre o fez. O que ouvi dele é algo que guardo comigo, segredos de alcova e diferenciando muito um do outro. Um já estava se tornando essa espécie de Odorico da "Sem Limites" - dava passos decisivos neste sentido -, hoje mais do que latente. A Casas Sampaio segue altaneira, hoje comandada pelo filho do Juarez, o José Neto, enquanto que o prédio onde foi praticamente obrigado a desocupar, junto da praça Machado de Mello, para ser colocado à venda, este continua fechado, praticamente se deteriorando e a cada vez que passo por ali, olho para aquilo tudo e impossível não se recordar de como Juarez brigou pela manutenção da loja no seu lugar original, enquanto do outro lado, a luta era outra.

Reverencio cada vez mais gente de fibra e garra como sei ter sido Juarez e cada vez menos, gente como Walace, pois o que faz hoje com a cidade de Bauru, o faz ser merecedor de montagem como a que vejo sendo espalhada pelas redes sociais, dando conta dele ser a mais perfeita encarnação do matador de Sucupira. Aliás, a Bauru de dona Suéllen Rosim, a Novíssima (sic) Perfeita, ops, digo, prefeita, não seria cópia piorada de Sucupira? Revendo algo do querido Juarez me faz continuar na lida contra os perversos a nos rodear, muitas vezes do mesmo sangue. Um será lembrado para todo o sempre pelo seu verdadeiro empreendedorismo, outro, pelo cruel momento de hoje, quando vidas deixaram de importar, na luta onde o ser humano é mais uma vez pisoteado. Do Walace leio neste momento do amigo Luiz Manaia, o baterista Ralinho: "Enquanto isso em Sucupira Bauru City: Prefeita nomeia o presidente do SinComércio para o cargo de Zeca Diabo da cidade".

OBS.: Para a leitura do que escrevi em 20/06/2012 sobre o saudoso Juarez Vieira Sampaio, o da Casas Sampaio, cliquem no link a seguir: https://mafuadohpa.blogspot.com/search...

ATUALIZANDO DÍVIDA ELEITORAL DE SUÉLLEN - QUASE INELEGÍVEL
Veja a resposta que o juiz Marcelo Vieira de Campos, TRE-SP, acaba de receber da Advocacia Geral da União e publicar em:

"MM. Juiz,
Considerando o resultado positivo da diligência junto ao SISBAJUD, a União requer a conversão em renda dos valores bloqueados.
Requer, outrossim, a adoção das seguintes providências:
I) inscrição da devedora no SERASA e no CADIN,
II) realização de pesquisa junto ao RENAVAM para bloqueio de eventuais veículos registrados em nome da devedora.
III) encaminhamento de ofício à Secretaria da Receita Federal para obtenção das últimas Declarações de Renda da Executada".
Por fim, a União informa que a devedora foi candidata eleita, causando estranheza a recalcitrância no cumprimento das determinações constantes da decisão proferida pelo E. TRE/SP, o que atrai a aplicação de multa e honorários advocatícios ambos no percentual de 10%, motivo pelo qual requer manifestação expressa de Vossa Excelência sobre essa questão.
São Paulo, 20 de fevereiro de 2021
Fernando J. v. de Migueli
Advogado da União".

Ou seja, Suéllen Rosim está à beira do precipício!

O Mafuento segue acompanhando os andamentos desse processo e promete mais contundentes novidades! Pelo visto, mais e mais novidades. Estará a novíssima (sic) prefeita inelegível e não mais poderia prestar o desserviço de pregar a favor da flexibilização em Bauru?

OUTRA COISA
A TV TEM PRODUZIU MATÉRIA SOBRE O PROJETO DA PROFª KELLY MAGALHÃES, "NOS TRILHOS DO SAMBA", FOI ATÉ TIBIRIÇÁ, REUNIU SAMBISTAS HISTÓRICOS E NA GARE DA ESTAÇÃO, MAURINHO DOS SANTOS, ENVERGANDO A CAMISETA 2021 DO TOMATE DEU O RECADO DE UMA HISTÓRIA QUE PRECISAVA MESMO SER CONTADA, ESPALHADA E CONTINUADA.
https://globoplay.globo.com/v/9286304/

Existe, sempre existiu e existirá uma Bauru pulsando pelas suas veias artérias suburbanas, periféricas e por contornos pelas quebradas. O que resulta dessa conjunão - não seria combustão? - é o que salva Bauru, o que a torna saborosa. Por aqui, uma elite cruel e insana, com um povo que sabe o que faz. Muitos destes são enganados, ludibriados, mas resistem, insistem e persistem. E os adoro de corpo e alma.

Efusivos parabéns para a professora Kelly Magalhães por possibilitar esse divinal resgate.

Nenhum comentário: