sábado, 13 de fevereiro de 2021

RETRATOS DE BAURU (249)

SÁBADO DE CARNAVAL, O BLOCO DO TOMATE FEZ SUA LIVE, DESFILOU DE FORMA NÃO PRESENCIAL E ACOMPANHOU A ESBÓRNIA BAURUENSE*


* As ilustrações são os tomateiros hoje envergando a corajosa camiseta se contrapondo ao que prescreve o mandatário da cidade. Estes da foto ousam sair pela aí ostentando no peito algo bem diferente do que apregoa os ditos “donos do poder” local. Estamos todos de parabéns, pois carnavalizamos assim mesmo.

Começo com a Live, que teve início às 11h e se estendeu por 2 horas. Isso mesmo, por duas horas, desfilaram muitos tomateiros e desfiamos o rosário, esclarecemos dos motivos da escolha do enredo, “Bauru Terra do Nunca Fechado?” e da escolha dos três do Prêmio Desatenção, além de contar a história dos enredos e das estampas das camisetas dos nove anos de existência, além de contar algo da história dos bastidores, detalhes contados por um e outro. Foram muitas participações e uma assistência qualificada também quantativamente. Começo sozinho e depois de certo tempo, começam a entrar outros tomateiros e a coisa deslancha, flui e além da emoção, depoimentos históricos. Confiram no link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4263377440358899

“Sou comerciante, e estou com medo, as pessoas não estão seguindo as regras, e nos que estamos somos chamados de otários, pois o chefe do sindicato mandou abrir tudo que ele peita a fiscalização, mas e nos que não queremos abrir tudo? Que temos medo? Que queremos seguir as regras? Recorremos a quem? Pq povo não leva o decreto a sério mais, Bauru tá aberta, a fiscalização só pega os sem filiação , os grandes não , e o povo maior culpado sai às ruas dando as costas pra regras , já que ia chefes mor da cidade querem tudo aberto . Ontem pra mim foi o fim da picada 😞. A noite só ouvi reclamações sobre as atitudes em Bauru. Praça da paz lotada de pessoas e comerciantes querendo trabalhar mas com medo. A velha história, se abrir todos os leitos e mesmo assim lotar! Qual o plano B?”, comerciante Maria do Carmo Barbosa.

“Vivemos um momento triste e preocupante não só no país, mas na cidade. Bauru está na fase vermelha com 96% dos leitos ocupados e a atual administração faz o que? Uma manifestação negacionista onde a maioria aglomerada estava sem máscara, inclusive a prefeita e o dono da Havam que veio pra ajudar no evento suicida. E pedindo sabe o que? pra deixar o isolamento, (que é uma das medidas mais eficazes pra reduzir o número de mortos) e abrir o comércio. Ela está preocupada com os empresários? NÃO! ela está preocupada com o número de mortos? NÃO! ela está preocupada com o número de leitos? NÃO! Ela está preocupada em combater a pandemia? NÃO! o que demonstrou com a manifestação negacionista, em que pessoas raivosas e cegas gritavam FORA DÓRIA! foi uma preocupação em obedecer o seu mito, que nega a pandemia e debocha dos mais de 230 mil mortos. Do alto do meu apto, pude ouvir discursos idênticos ao do coiso e seus seguidores fanáticos, em que a saúde não é colocada em prioridade, mas sim a política e os interesses pessoais. Se a cidade tivesse feito a coisa certa, mantido isolamento nos períodos que era pra manter, ter sido mais rígida quanto ao uso de máscaras e abertura de locais públicos não essenciais, mas o que aconteceu? BARES LOTADOS E TODOS SEM MÁSCARAS. CLUBE LOTADO E TODOS SEM MÁSCARAS. Mas como exigir da população se a própria administração não dá o exemplo? Em manifestação, aglomerada, SEM MÁSCARA e SEM COMPAIXÃO. Que Deus nos proteja!”, Maria Luiza Mello.

“Manifestação organizada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região começou por volta das 14 horas desta sexta-feira, 12, no estacionamento da loja Havan. Entre as reivindicações do ato, a reabertura imediata do comércio, mais leitos para a cidade e abertura do Hospital das Clínicas. “Não poderia deixar de vir aqui dizer o quão válido é pensar como um todo”, disse Suéllen Rosim aos presentes. “Esse movimento não tem nada a ver com a prefeita, tem a ver com aquilo que a gente acredita ser possível de fazer. O recado que eu deixo hoje é que as pessoas estão aqui para defender suas famílias e seus trabalhos. Tudo é essencial”, completou. Desde a reclassificação para a fase vermelha do Plano São Paulo, em 25 de janeiro, Bauru vem adotando medidas para flexibilizar as restrições que impõem o fechamento do comércio, serviços e estabelecimentos. Convidados pelo sindicato, Luciano Hang, dono da Havan, senador Major Olímpio (PSL) e Valéria Bolsonaro (Sem Partido) participaram do evento e elogiaram a atuação de Suéllen como "resistência" a João Dória (PSDB), governador de São Paulo. Empresárias e empresários da cidade afirmaram que a partir de amanhã, 13, suas lojas estariam abertas. Discursos incluíram a relativização da pandemia e o questionamento sobre a existência e fatalidade do novo coronavírus. “É um experimento que estão fazendo com a gente, mandando colocar máscara pra ver se obedece”, chegou a dizer um homem que se apresentou como músico de Bauru. Cerca de 200 manifestantes participaram do evento. Entre funcionários e funcionárias da Havan, sociedade civil e comerciantes, havia também pessoas camisetas do Aliança Pelo Brasil colhiam assinaturas para criação do partido idealizado pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido)”, jornalista Bibiana Garrido, Jornal Dois.

“Putz! Lutamos tanto para ver este país com um novo rumo e, hoje, quase chegando perto do fim das nossas existências constatamos que nada mudou, aliás piorou! Quantas vidas de jovens brilhantes que caíram torturados e assassinados foram desperdiçadas neste país? Eita povo brasileiro que escolheu ser eternamente colonizado... triste!”, Cássio Cardoso de Mello, Pirajuí SP.

“E muito triste ver que em Bauru as autoridades, incluindo a prefeita, e outros que se aproximam do poder usam comerciantes como bucha de canhão para fazer politicagem. Se querem deixar o comércio aberto que pressionem o governo federal para acelerar a vacinação. Além do mais, sem o auxílio emergencial o comércio vai faturar pouco mesmo que estiver de portas abertas. Esses politiqueiros são um bando de vagabundos que só querem mesmo é mamar nas tetas dos cofres públicos, enriquecer com o dinheiro do mesmo povo que enganam para atingirem seus objetivos políticos e de enriquecimento fácil. #ForaBolsonaristas!”, Murilo Coelho.

“Eu penso que a gente não tem que ficar dando holofote pra esses caras, mas aqui não teve jeito. Esse sociopata nojento foi visto com dois seguranças andando pelo centro de Bauru. A figura em questão, bem como seus seguranças, estavam circulando sem máscaras e incitando a população a desobedecer todas as medidas sanitárias. Trata-se de um grande atentado contra a saúde pública em nosso município. Um crime sanitário. Talvez fosse necessário fazer uso da força para impedi-lo, seus jagunços devem estar armados e ele parece não estar disposto a cooperar com as autoridades. Não é irrelevante lembrar que essa figura decrépita foi recentemente diagnosticada com COVID e provavelmente deve ter contaminado a própria mãe, que morreu da doença. Ele não aparenta demonstrar nenhum tipo de empatia ou arrependimento”, professor Tauan Matheus.

“Pessoal . . . Bauru sendo Bauru . . . TERRA DO NUNCA . . . TERRA DE NINGUÉM. Bares abertos, desrespeitando o estabelecido pelo Governo de SP.  BB BATATAS, outro próximo a Telefônica.  E a descoberta de uma variante perigosa do vírus, em Jau, aqui no quintal de Bauru, um pulinho tá aqui. CUIDADO PESSOAL . . .Isso não é uma gripezinha”, Helena Aquino.

“Tempos sombrios. Realmente o povo tem os governantes que merece. Não tenho mais esperança. Só sinto medo, revolta e desânimo. Dar um tour pelo Facebook é pedir pra entrar em depressão e ficar com ódio de tudo. Tenho cada vez menos vontade de falar com outros seres humanos. Só me sinto bem perto de crianças e animais, de adultos, só de uma minoria. Queria me isolar do mundo. Tudo que está acontecendo é regressão ou as pessoas se mostrando como sempre foram? Acho que é uma mistura das duas coisas. Tá difícil viver”, Tania Oliveira.

“Precisamos urgentemente é de exorcistas no Brasil, em Bauru, para tirar todo mal que nos circunda e atinge. O País, Bauru, estão possuídos pelo mal. Sra. prefeita, sr. governador, e esse tal de presidente, vocês administram o Estado e tem como dever a busca do bem coletivo antes do interesse privado, deveriam trabalhar para concretizar o acesso universal à saúde, para todos e todas, à cobertura universal de saúde, garantindo que seja vista como um direito e não como uma mercadoria. As vacinas tanto para prevenção e mitigação da covid-19 é um bem comum da humanidade. Sra. prefeita, sr. governador, e esse tal de presidente, é crucial criarem esforços políticos para que todas as tecnologias de saúde para enfrentar a covid-19 sejam bens públicos globais, livres de barreiras impostas pelas patentes e outros tipos de propriedade intelectual, especialmente porque acumulam décadas de investimento público, tanto como um processo coletivo e acumulativo Mas... é tudo ao contrário, estamos sendo governados por espíritos anti-humanos que mantém os oprimidos em situação desumanizadora, expostos a morte. Tanto a Prefeita, o governador, e esse tal de presidente são totalmente responsáveis nas implicações de uma distribuição desigual da vacina, vocês são um fracasso”, advogada Maria Cristina Zanin Santana.

Meus poucos amigos e amigas, coletei alguns destes escritos ao longo do dia, mas CANSEI. Precisamos de mais ação e menos escritos. Sabe quem age? O sr Walace Sampaio, o novo mais valente, intrépido e insano chefe da cidade “sem limites”.  Sua ação, de chefete do Calçadão, vai além e já interpela e ameaça a até então prefeita, mesmo alguns já tendo a certeza de que, prefeito mesmo neste momento é ele, não ela. Vejam isso para encerrar o dia:

WALACE SAMPAIO JÁ É CASO DE POLÍCIA - EIS A COMPROVAÇÃO DE ATUAR FORA DA LEI

Recebo uma dica para conferir algo publicado pelo presidente do SinComércio Bauru, Walace Sampaio, sobre como procede diante dos fiscais da Prefeitura autuando as lojas infringindo as regras da Fase Vermelha e abrindo veladamente suas portas. Vejam o que ele postou, assim abertamente, sem escrúpulos e receios, tudo já abertamente:

"Relato incidente ocorrido no calçadão agora de manhã.

A Pernambucanas foi notificada por dois fiscais da vigilância sanitária municipal, sem deixar cópia, por permitir a entrada de clientes.

Duas medidas foram tomadas.

Acionei meus contatos no calçadão e os fiscais foram localizados no shoppinho na quadra seguinte.

Confrontados por comerciantes, após pequena discussão, sem violência, foram botados para correr e sumiram de lá.

A segunda medida foi acionar a prefeitura para recolher os fiscais e alertar a Prefeita Suéllen que contará com meu apoio enquanto apoiar o comércio de sua cidade.

Se não...".

É ou não um caso de polícia. Diante dos fatos

Nenhum comentário: