quinta-feira, 25 de maio de 2023

COMENTÁRIO GERAL (237)


TENTANDO ENTENDER O ARCABOUÇO FISCAL
E sem palavras. A Laerte é ótima.

ENFIM TOMAMOS CONHECIMENTO DE COMO SE DÁ O CRITERIOSO ESTUDO PARA O ASFALTO EM BAURU NA ADMINISTRAÇÃO SUÉLLEN ROSIM - ISSO É FISCALIZAÇÃO OU...
Pelo que se sabe da atividade parlamentar de um vereador, sua função principal é FISCALIZAR o Executivo, os atos da administração municipal, enfim, são pagos para isso. Existe algo mais do que desvirtuado disto ocorrendo nas hostes bauruenses, pois nesta semana, fato com grande repercussão envolvendo dois vereadores, Marcelo Afonso (patriotas) e Miltinho Sardin (ptb), tudo para que a prefeita decida de uma vez por todos e declare aos quatro ventos qual deles é o responsável pelo encaminhamento junto a ela para recapeamento asfáltico numa rua do Jardim Bela Vista.

Pelo que a coluna Entrelinhas, do Jornal da Cidade repercute, a briga foi feia e ambos se diziam o pai da criança. O barulho foi grande e envolveu assessores, moradores e pelo visto, cada um queria demonstrar ter mais influência junto à alcaide, tendo o asfaltamento ocorrido por causa de sua solicitação.

Passado o barraco, isso me faz lembrar de tempos atrás, quando outros vereadores, outra legislatura, agiam da mesma forma e jeito, cada qual brigando quando um vereador pertencente a outro naco da cidade visitava o bairro, que supostamente era área de responsabilidade e propriedade de outro.

Pelo visto, nada mudou, agora fiscalizar dos motivos da compra do projeto educacional Palavra Cantada ter tido um pagamento em Bauru muito acima do pago pelo estado do Mato Grosso, para quantidade muito menor de escolas, isso não causa briga e nem desavença, pois ambos não se manifestam.

Escrevi ontem aqui que a alcaide faz pouco caso da Câmara, não enviando representantes, quando convocados para Audiência Pública. Amigo próximo me liga e me puxa a orelha. "Henrique, não é o caso. Ela não faz pouco caso já que ela controla tudo. Na verdade não está nem aí, pois domina. Veja o contrário acontecendo com Lula e suas agruras com o Congresso Nacional. Ele pena e padece, apanha muito nas relações com os deputados e senadores, exatamente por não dominar. No caso bauruense, ela não esquenta a cabeça, pois domina sem medo de perder alguma votação, daí porque iria lá perder tempo". Tive que concordar.

A FIFA ENCOBRE AS MALVINAS NO MUNDIAL DE FUTEBOL SUB 20 E CRISTINA HOJE LOTA A PRAÇA DE MAYO - ARGENTINA RESISTE
Hoje é um dia muito importante na história da Argentina, feriado nacional e também 20 anos da ascenção de Nestor Kirchner como presidente do país. Algo entristecedor acontece dentro do Mundial de Futebol Sub20, ocorrendo em Mendonza. Mais precisamente no estádio de futebol denominado Malvinas Argentinas, em homenagem aos combatentes que lá lutaram, muitos perderam suas vidas e aos tantos que lá estiveram, luta inglória, incentivada pela então ditadura militar argentina. Pois não é que nas placas informativas no estádio, por ordem da FIFA foram retiradas as menções das Malvinas e quanto ao nome do estádio, a citação é também assombrosa, o fazem como Estádio de Mendonza. A FIFA, alegando não fazer propaganda política, fez muito mais que isso, pois interfere na soberania do país sede do Mundial, com a descabida imposição. Tudo foi revertido, mas o estrago estava feito. Este Mundial já é conhecido por tapar símbolos, representando o retrocesso, o atraso, promovendo inadmissível vergonha. A revolta dos ex-combatentes movimentou o país, pois a FIFA entendia a imagem da ilha como provocação e o país entende ao contrário, sendo lá local de uma luta ainda não concluída, pois as Malvinas continuam pertencendo à Inglaterra.

Isto coincide com um imenso ato marcado para hoje, aproveitando o feriado e nele, na Praça de Mayo, somente com um orador, a vice-presidenta Cristina Kirchner e lá, junto do povo, seu posicionamento em relação a sua candidatura ou não à Presidência. Hoje tudo converge para este local e essa fala, pois tentam fazer com Cristina o mesmo feito aqui com Lula. Se a Argentina não for pras ruas e pressionar seu Judiciário, a decisão deles já está tomada e é no sentido de sacar a candidatura popular do pleito. Junto os dois temas, o que instituições como a FIFA, ou mesmo as tais leis do Mercado fazem, destruindo com a soberania de um país, tudo para não deixar que políticos com olhos voltados para atuar em defesa das questões sociais o façam. A Argentina está com os nervos à flor da pele e tudo reverbera política. Não tenho como não acompanhar e me posicionar ao lado dos combatentes nas Malvinas, dos peronistas e de Cristina neste momento.

QUASE ASSISTIMOS TINA TURNER EM 2020
Foi por pouco, ou melhor, por causa de um bom punhado de dólares que, quando estávamos eu e Ana Bia em Nova York, janeiro de 2020, passeando pela Broadway, avistamos um teatro e lá em letras garrafais o anúncio do show com ela, Tina Turner. Balançamos e famos conferir na bilheteria se havia alguma possibilidade. Vimos, ouvimos, pensamos na ideia, mas desistimos e continuamos perambulando pelas ruas da cidade, sem gastar nossos suados dólares em algo tão caro. Ficamos na vontade, mas ousamos entrar em vários outros espetáculos, com preços muito mais convidativos. Por lá, numa casa de jazz, algo merio estranho para nós, brasileiros. Pagamos para assistir um show num bar, grupo excelente, música e músicos de fino trato e ao terminar, o convite para todos deixarem o lugar ou pagar ali no ato pela segunda apresentação. Vi aquilo e me lembrei das tantas vezes em que estamos num bar por aqui, estilo Templo e assistimos, como hoje show com Denise Amaral e Paulo Maia, eles tocam por uma hora, acontece um intervalo e depois voltam pra continuar. Lá não, os músicos tocam por um tempo determinado, contado no relógio, depois quando voltam pro palco, só pagando de novo. No coração do mundo capitalista nem tudo é cronometrado, mas na Broadway sim, com toda certeza. Por fim, naquele ano, com o mundo quase nas portas da pandemia, desfrutamos de muita música, inclusive em New Orleans, essa toda musical, com grupos nas ruas e todos os bares explodindo musicalmente, tivemos belas experiências musicais, mas perdemos a oportunidade de ver de perto a grande Tina Turner. Não nos arrependemos de nada, pois na substituição, também ganhamos e pudemos presenciar vários outros belos e surpreendentes shows. Mas, que estivemos bem perto de vê-la no palco, isso tivemos. Hoje ela se foi, 83 anos muito bem vividos e com uma carreira brilhante, relembro com Ana Bia aquele dia e tudo o que nos foi possibilitado depois. Aquele vozeirão ao microfone é inconfundível, marca registrada eternizada em nossas memórias.

ESCLARECIMENTO DO FRANCÊS ERIC SCHMITT: "Na Broadway em 2020 estava um musical sobre Tina Turner, não um show dela... O ultimo show dela foi o 5 de Maio 2009 na Sheffield Arena na Inglaterra. Não teria visto ela mas Adrienne Warren que estava com o papel da Tina nesse musical.Ainda bem que não pagou... no final você foi bem longe (11 anos) de ver ela no palco rsrsrs. Mas que a morte dela nos deixa tristes, é !

Um comentário:

Marcos disse...

Ainda bem que não pagaram para ver o show na Broadway. Isso era um musical em homenagem a Tina Turner. Ela se aposentou dos palcos em 2009 na turnê de despedida que comemorava seus 50 anos de carreira. Depois foi viver sua aposentadoria quase que totalmente fora dos holofotes na Suíça.