terça-feira, 23 de maio de 2023

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (175)


O JEITO SUÉLLEN DE GOVERNAR E SEMPRE NO LIMITE DO ROMPIMENTO COM A CÂMARA DOS VEREADORES - NINGUÉM AINDA SABE O QUE ESTÁ EM CURSO NA SAÚDE MUNICIPAL
Tem muitos vereadores mais do que bravos com a nossa não tão digníssima alcaide Suéllen Rosim. Sexta tivemos uma Audiência Pública na Câmara para discutir, entre outros assuntos, algo da claudicante atuação pública de sua administração no quesito Saúde, mas precisamente nas UPAs e afins. Além de muitos vereadores presentes, a convocação, sempre em forma de convite para a novíssima Secretária de Saúde, a rioclarense Giulia Cunha Puttomatti. Ela declinou de comparecer e avisou bem em cima da hora, mais ou menos com a justificativa de estarem ocorrendo repetidas audiências e ela tinha mais o que fazer. Isso emputeceu os vereadores, já considerando o fato como uma atitude desrespeitosa para com a Câmara. Alguns subiram nas tamancas e estão já, além das falas acima do tom, remarcando algo mais contudente e novamente a convidando.

Na verdade, as relações entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal nunca foram amistosas, muito longe de serem consideradas boas ou normais, mesmo muitos dos seus pares mantendo uma relação umbilical de subserviência para com a alcaide. Alguns já, muitos bem próximos, foram exonerados de algo de confiança da prefeita, mas assim mesmo não a abandonaram. Certo que muitos contam com favores da prefeita para atender reivindicações de seu eleitorado, daí perderam cargos, mas não a abandonam, pois desta forma não mais teriam como atender no varejo os pedidos dos eleitores. Assim sendo, as relações nunca foram normais, mas nunca deixaram de existir. Este não comparecimento da novíssima secretária faz parte do jeito da prefeita governar, sempre virando as costas para tudo o mais e impondo as suas condições.

Creio que, Suéllen testa os limites do rompimento a todo instante e , agora com Giulia, que ainda não disse a que veio, bola planos mirabolantes para a Saúde, mas nada ainda vislumbrado pela necessitada Bauru. Por enquanto, o que se observa é um loteamento de cargos só com gente de fora e todos, indistintamente, gente ligada ao novo gerente dos pensamentos da prefeita, Gilberto Kassab. Veremos onde isso tudo vai dar, mas na boca pequena, já se diz estar sendo colocado em prática lá pelos lados do Palácio das Cerejeiras uma veradadeira República de Imigrantes, todos ladeando Suéllen por todos os lados. E, como os vereadores já perceberam, ela não é muito dada a ficar dando explicações de seus atos. Clima tenso.

A ESTAÇÃO PRIMEIRO DE AGOSTO VAI PRA AVENIDA EM 2024 COM ALGO DOS PRIMÓRDIOS DE BAURU - RELÓGIOS ADIANTADOS
Parabéns ao Tobias Terceiro e sua equipe, muito contente com a escolha do enredo para o ano que vem. Vem coisa boa por aí...

"Ao embarcar nesta Estação, tomamos um trem de emoções, rumo ao início do ano de 1896, em que Bauru era apenas um distrito que integrava o município de Espírito Santo da Fortaleza. No entanto, após a eleição dos membros da Câmara daquela localidade, a maioria dos vereadores resolveu apresentar um projeto que alterava a sede do município para Bauru.

O detalhe curioso é que, para evitar a revolta da população de Fortaleza, nossos conterrâneos parlamentares adiantaram seus relógios em uma hora e chegaram para a sessão de posse antes de todos os demais. Assim, eles aprovaram a medida polêmica e levaram todos os móveis do Legislativo para a Vila de Bauru.

Alguns meses depois, no dia 1˚ de agosto, o governador do estado de São Paulo promulgou uma lei referendando a alteração do município. Com isso, Bauru ganhou destaque na região centro-oeste paulista e Espírito Santo da Fortaleza desapareceu do mapa.

E assim, entre marchas para o oeste, guerras com os povos nativos, ambição e muita malandragem, surgiu a nossa a nossa imponente “Cidade sem limites”.

É com muita satisfação que a Estação Primeiro de Agosto lhes apresenta seu próximo enredo - "Relógios adiantados: nos tempos do sertão do Bahurú"", Estação Primeiro de Agosto.

A BIBLIOTECA DE RAYMUNDO FAORO*
* "Um texto onde HPA se encontra com Raymundo Faoro", recebo do amigo Jeferson Barbosa da Silva, o Garoeiro, Natal RN. Agradeço a ele: "Lindo e obrigado pela comparação. Faoro mora no meu coração, tenho os dois volumes dos Donos do Poder, além de ter comprado mais dois e presenteado meu filho. A minha biblioteca, que amo tanto, é muito mais modesta e hoje, com o Mafuá em petição de miséria, será em breve transferida para outro local. Relato em breve nos escritos. Baita abracito do HPA". Ele finaliza com um algo mais: "Pois é ... Agora ficamos sabendo que ele também lia de tudo, sempre destacando detalhes com marcador de texto , tal como esse Mafuento mor ... Bom domingo, Garoeiro".
Por Paulo Augusto Franco de Alcântara - Matinal, PoA RS, 20 de maio de 2023.

Primeiro o link e abaixo o texto original: https://www.matinaljornalismo.com.br/.../a-biblioteca-de.../
Podemos conhecer a trajetória de uma pessoa por meio dos livros que ela leu? Por meio da formação de uma biblioteca particular? O escritor argentino Alberto Manguel disse certa vez que “o livro é muitas coisas”. Ele é, claro, aquilo que se apresenta mais diretamente aos olhos: o título, a autoria, a arte da capa, as formas tipográficas, o número de páginas, a lombada, a data de publicação, o preço de venda, a tradução, o gênero e a editora. Mas um livro é, conforme Manguel, uma representação sobre muitas outras representações. Ele sempre é mais do aquilo que vemos. Um livro pode representar um aprendizado, um objeto da autoridade intelectual, uma viagem, um sonho, uma fonte de inspirações, um recurso para a emancipação, uma ameaça ao poder autoritário, uma peça da memória, um espelho, uma janela, uma companhia contra a solidão, e por aí vai.

E quando esses livros pertenceram a um escritor de livros? Quando o leitor é um famoso intelectual e intérprete da sociedade brasileira? Estamos falando da biblioteca de Raymundo Faoro (1925-2003), jurista, historiador, sociólogo, crítico literário, ativista da opinião pública nacional. Faoro é o autor do influente “Os Donos do Poder” (1958), obra na qual ele aborda, desde o Estado português e o período colonial brasileiro, a persistência do Estado patrimonial que serve aos estamentos e deles se serve.

As ideias de Faoro contribuíram para o avanço do pensamento democrático e da ordem constitucionalista brasileira, em especial a partir do final da década 1970, quando assumiu a presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, em pleno processo de redemocratização. Neste ano, em 15 de maio, completaram-se 20 anos de seu falecimento.
No caso de Raymundo Faoro, os livros ganham outros significados possíveis. Dou exemplo. O que diferencia um exemplar de Guerra e paz, de Leon Tolstói, de um exemplar do mesmo livro só que adquirido e lido por Faoro na década de 1940, quando ainda jovem estudante de Direito em Porto Alegre? Na minha opinião, muda muito. Trata-se, agora, de um livro repleto de “práticas de leitura”, na expressão desenvolvida pelo historiador francês Roger Chartier. O exemplar torna-se singular nas marcas que abriga: sentimentos, desejos, inseguranças e experiências podem habitar a leitura.

Esse livro está na biblioteca de Raymundo Faoro, hoje, sob a guarda da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, onde ele atuou como procurador a partir de 1963. São títulos de diversos tempos, gêneros e idiomas, reunidos desde a sua juventude em Porto Alegre até o início dos anos 2000, no Rio de Janeiro. Dentre 9.280 livros, encontramos romances, ensaios, estudos e relatórios adquiridos em livrarias e em sebos, no Brasil e no exterior. Lá podemos ler, entre outros: Eça de Queiroz, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Maquiavel, Karl Marx, Max Weber, Ruth Benedict, Joaquim Nabuco, Franz Boas, Max Scheller, Ruy Barbosa, André Gide e Ruy Barbosa.

No dia 15 maio, completados 20 anos do falecimento de Faoro, abre a exposição, no Centro Cultural da PGE/RJ (Convento do Carmo, Rio de Janeiro), Raymundo Faoro. Os anos e os livros de formação”. Nela, convido a um olhar mais de perto sobre a biblioteca do intérprete. Assim, a veremos como um arquivo construído em detalhes. Nele encontramos muitas práticas que selecionam, organizam, excluem e ordenam narrativamente os livros e seus autores. Podemos pensar nas bibliotecas como processos de “auto-arquivamento”, conforme Philippe Artières.

Diante das séries e fileiras de lombadas, muito provavelmente esteja um pensador construindo as ideias e até mesmo esculpindo a sua (auto)imagem por meio dos livros que lê. Foi Lilia Schwarcz quem certa vez me disse que não existe arquivo íntimo de uma pessoa que pretende se tornar pública. No caso de Faoro estamos diante de um “advogado-intelectual”, como ele mesmo se referiu ao discursar sobre a sua geração em 1986. A biblioteca de Faoro resulta de um extenso trabalho não somente de coleta e guarda, mas de construção de si mesmo.

Prova maior está ao abrir os livros. Lá acessamos as marcas de um leitor assíduo e organizado. Pelo menos nas séries mais antigas, em 1940, Faoro registrou a sua assinatura nas primeiras páginas. Ao longo das páginas, ele destaca trechos e até escreve observações nas laterais do texto. É como se ele travasse uma discussão direta com os autores dos livros, imergindo nos contextos sociais narrados, borrando os limites entre o que lê nos livros e o que vive em Porto Alegre. É como se Aluísio Azevedo estivesse anotando os acontecimentos sociológicos da cidade. O Rubião, de Machado de Assis, parece lá habitar, chegando, assim como Faoro, do interior provinciano para a capital. Lá o que prevalece, segundo o jovem estudante, é o interesse burguês pelo dinheiro em detrimento da “vida do espírito”.

Enquanto a cidade se verticaliza no centro com os “arranha-céus” modernos notados antes pelos escritores locais Mário Quintana, Érico Veríssimo, Reynaldo Moura e Dyonelio Machado, bolsões de miséria são formados nas periferias da capital, concentrando e enfatizando as desigualdades de classe e raça. Faoro passa a maior parte dos dias lendo em um dos quartos do Hotel Palácio, na esquina da rua Vigário José Inácio com a Riachuelo, no centro da cidade. Enquanto lê, ele provavelmente ouve os sons da rua. Por lá passam transeuntes em direção ao Teatro Carlos Gomes para lá assistir peças de humor popular. Na mesma rua fica o sindicato dos trabalhadores do setor naval. A cidade vai se industrializando.

Nos jornais e revistas locais, o noticiário sobre a Segunda Guerra Mundial divide espaço com astros e estrelas do cinema de Hollywood. Nos últimos anos da ditadura do Estado Novo, em algumas colunas laterais aos textos principais, lê-se sobre o aumento dos custos de vida, o pauperismo, o banditismo urbano e o analfabetismo. Naquele Brasil, a metade da população com idade acima dos 15 anos foi classificada como analfabeta.

Um livro é, ao mesmo tempo, o que está dentro e o que está fora; o visível e o não visível. Didi-Huberman talvez diria se tratar de um “não-saber”, o que, portanto, pede uma “exegese” profunda em seus labirintos. Com as práticas de leitura, Faoro constrói o mundo que deverá ler. Conhecemos um Machado meio gaúcho e um Tobias Barreto lendo Karl Mannheim. Porto Alegre, Recife, Paris, Berlim, Moscou. A leitura desmancha fronteiras e constrói parentescos eventuais e até improváveis. É assim que o Tolstói de Faoro poderá descrever, na companhia de Gilberto Freyre, o declínio das aristocracias rurais e a ascensão da burguesia urbana (em Porto Alegre). Machado de Assis foi professor de Max Weber.

Nessa leitura sempre inventiva que nos convida a fabular, temos, na biblioteca de Faoro, um arquivo individual e coletivo. Como todo arquivo, ela está repleta de presenças e ausências. Nela se inscrevem as relações de poder presentes na formação e circulação − sempre desigual − de conhecimentos no sul-global. Os livros são documentos da história, ao mesmo tempo individuais e coletivos: ajudam a recompor a trajetória do intelectual, mas também são peças vitais que nos dão a conhecer algumas características culturais da sociedade.
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Este texto é fruto de minha pesquisa em estágio pós-doutoral realizado no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), sob a supervisão da prof. Lilia Moritz Schwarcz e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Nessa pesquisa, trabalho os diários escritos por Raymundo Faoro entre 1943 e 1952, um corpo documental de conteúdo totalmente inédito gentilmente cedido pela família de Faoro na pessoa de seu filho André Faoro, a quem sempre agradeço.

Um comentário:

Anônimo disse...

O executivo trata o legislativo com desdém desde o início...porém, alguns que fazem uso da tribuna criticando o executivo, o faz apenas para passar a imagem de que está preocupado, que está ao lado da população de bem de Bauru, porém, na hora do "pega pra capar" dão de ombros, e agora, surge a notícia da nomeação de mais um forasteiro com b.o e medida restritiva da ex-esposa....oremos!!!!
Eduardo Nicolas - Bauru