domingo, 21 de maio de 2023

AMIGOS DO PEITO (211)


ESCLARECIMENTO DOMINICAL
Adoro dar continuidade no que me move nesta vida. Hoje, além de outros, dois amores me conduzem para as ruas, o LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES e, mais recente, o CONVERSA NA FEIRA. Tenho comigo que, tudo o que faço, muito compromissado com tudo, levando muito a sério, mas nem tanto. Quando surgem diante de mim oportunidades outras, me bandeio, saio de soslaio e vou ver o que está acontecendo ali e acolá, adiando bocadinho o que me prende, como compromisso nos finais de semana. Neste, fui arrastado - quase obrigado - a fazer outras coisas, cheirar outros aromas e o tempo ficou reduzido, diminuto e não daria tempo pra mais nada. Não desisti de nada, mas neste fina lde semana, bati asas e não deu pra assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Volto assim que me desvencilhar de onde me enrosquei - se assim puder, quiser e conseguir. Na beirada dos 63 anos, não devo perder as oportunidades para ser, fazer e acontecer, enfim, não sei quantas outras virão pela frente.

PRA ONDE ME REFUGIEI

TIBIRIÇÁ TEM DESSAS COISAS (01)
Comi demais da conta, uma leitoa dessas de arrasar quarteirão - arrasou foi comigo -, depois procurei uma sombra pra descansar, deitado na grama, mas pouco durou meu sossego e a Ivone Baté apareceu com um colchão, para facilitar meu sono e na sequência, veio o bezerrinho desmamado, criado na mamadeira. O danado chegou, cheirou e queria me dar umas cabeçadas. Acho que é assim que faz carinho e acabou me acordando. Levaram ele pra longe e na sequência o cãozinho do lugar, viralata como o meu Charles, chegou e dividiu comigo o espaço no colchão. Ficamos ambos um acariciando o outro. Assim passei boa parte da tarde de hoje, tentando cochilar naquele bucólico e aconchegante lugar que é a casa dos Baté, lá em Tibiriçá. Levantei quando o samba começou a rolar, quase ao leu lado, comi mais um bocadinho e já em casa, me sentindo hoje meio que imprestável, não deu outra, deitei mais cedo. Acordei para postar essas fotos que a "tia" Tatiana Calmon tirou de mim e volto para dormir. Amanhã é segunda, dia de acordar cedo e estar bem disposto pros enfrentamentos todos da vida. Hoje foi só folia...



TIBIRIÇÁ TEM DESSAS COISAS (02)
Dia passado lá no distrito rural, na casa dos Baté, os Cosmo. Nem precisa dizer ter sido tudo uma delícia. Volto recarregado de tudo. Antes da comida, fala de Ivone Baté, propondo uma oração, mas fazendo uma ode ao amor e a paz. Ela pega o microfone e fala bonito, iluminada na cor verde de seu vestido, deixa todos num silêncio de dar gosto, diante da sinceridade de palavras saídas do fundo do seu coração. Depois veio a farta comida, o samba, a conversa com dona Irene, a matriarca, o bezerrinho orfão, criado ali na casa, na base da mamadeira e muita conversação da boa. Juntei histórias pra mais de cem dos meus escritos e só não conto mais, pois estou com um bruta sono e preciso encostar a carcaça pela aí. Boa noite pra tudo, todas e todos. Quem ainda não conhece os Baté, sua hospitalidade e Tibiriçá não sabem o que estão perdendo. Eu sou é apaixonado por tudo o que é proporcionado em cada retorno e a Ana Bia sabe de tudo. Aliás, ela esta junto e fez coisas do arco da véia por lá.

Nenhum comentário: