O Guardião deste mês de novembro é destes que nem precisaria de legendas e um textão explicativo, pois está tudo dito no traço do artista Leandro González. O pouco acrescentado pela escrevinhação do mafuento HPA, complemente e dá o exato tom do que se passa neste momento, dentro das hostes governativas do dito e comprovado DesGoverno da IncomPrefeita Suéllen Rosim, agora reeleita para mais um mandato, de padecimento e sofrimento para a população bauruense. E quase na passagem do bastão, de um ano para outro, Guardião vem a público e escracha algo a causar muito esturpor em quem ainda possui condições de sacar como se dá as movimentações nas entranhas do poder agora estabelecido:
"O indicado pela alcaide para ser o presidente do DAE é o mesmo utilizado por ela, para quando da votação da inconcebível aprovação dos tais 3,5 bilhões para terminar uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto -, cujo dinheiro a Prefeitura já possuia em caixa. O mesmo Roberto Purini foi acionado e sacado um vereador que, poderia ser cladicante ou não possuir o ímpeto necessário para o que estava em curso. Ele, Renato Purini, como suplente do defenestrado, foi lá e fez o serviço a ele designado. Logo depois, na sequência foi colocado no DAE - Departamento de Água e Esgoto -, onde tudo converge para executar o que, atéentão, o presidente da autarquia vinha claudicando em fazer. Renato seria chamado para serviços especiais em nome do que Suéllen entende ser necessário dentro de sua administração, sendo ele um Homem de Ouro de seus mandatos?".
Guardião, o intrépido super-herói bauruense, observador de tudo o que acontece nas hostes do poder constituído nestas plagas não para por aí: "Por essas coincidências que só o Inexplicável Futebol Clube possui, o homem nem bem começou seu serviço e teve que ser defenestrado, afastado por solicitação, sugestão, indicação e apontamrntos de forças superiores ao da alcaide, a Justiça. Estava encralacrado com pendengas judiciais de alto quilate, beirando boleto a ser quitado de quase R$ 1 milhão de reais. A valor foi pago assim num vapt-vupt, o clima de disse não disse foi se dissemulando e ninguém até agora explicou porque, ele regateava tanto de pagar, propondo parcelamentos a perder de vista, mas de uma hoira pra outra, paga à vista. Desta forma, pleiteou e conseguiu voltar ao cargo, desejo declarado da alcaide. Nada é estranho nessa administração. Ela o queria muito no cargo, ele conseguiu resolver seu probleminha de percurso (ufa!) e, desta forma, como se nada tivesse acontecido, não tivessem nem sidoi punido por alguma escabrosa irregularidade dos seus tempos de vereança, reassume novamente a tal da Jóia da Coroa".
Ester apanhado feito pelo Guardião é um breve resumo, como se vê, de tudo, só alguns detalhes até este momento, muito bem demonstrado na charge. "Suéllen bate o pé e insiste no nome de Renato Purini, constituindo-se para ela numa espécie de Salvador da Pátria, tsl como o personagem da novela televisiva, o Sassá Mutema. Desta forma, nosso Sassá adentra novamente o campo de jogo, segundo os conceitos administrativos de Suéllen, completamente apto para o pleno exercício de suas atividades profissionais, tendo todo capacitamento para tanto. Eu, simplesmente resumo tudo na frase a mim atribuida na charge deste mês aqui publicada, quando afirmo, com alguma ironia que, ELA DEVE TER LÁ OS SEUS MOTIVOS. Precisaria dizer mais alguma coisa? Precisaria deixar registrado mais alguns detalhes? Creio eu, diante de tudo o que ocorreu, desde que foi cahamado para representar os interesses de Suéllen na votação na Câmara, depois sua ida, saída e agora retorno ao DAE, uma novela robambolesca, que daria muito bem uma novela ao estilo de saudoso Dias Gomes. O agravante é que, no caso bauruense, isso tudo não é obra de ficação e sim, a mais pura realidade. e assim Bauru toca seu barco adiante, guiado pelas fortes enxurradas que insistem em demonstrar que, nem nas Nações Unidas, existe uma solução ou ao mesnos a busca de, com sensatez, a solução de problemas de décadas na cidade. Para Suéllen, fazendo questão de sempre bater o pé (tá tá tá), impor sua vontade. Vejamos no isso tudo vai acabar resultando lá na frente", encerra sua fala nosso super-herói.
E PARA ESPAIRECER BOCADINHO AS COISAS
O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS DO "GLORIOSO"