sábado, 30 de novembro de 2024

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (178)


CONTRARIANDO A TUDO E A TODOS
O Guardião deste mês de novembro é destes que nem precisaria de legendas e um textão explicativo, pois está tudo dito no traço do artista Leandro González. O pouco acrescentado pela escrevinhação do mafuento HPA, complemente e dá o exato tom do que se passa neste momento, dentro das hostes governativas do dito e comprovado DesGoverno da IncomPrefeita Suéllen Rosim, agora reeleita para mais um mandato, de padecimento e sofrimento para a população bauruense. E quase na passagem do bastão, de um ano para outro, Guardião vem a público e escracha algo a causar muito esturpor em quem ainda possui condições de sacar como se dá as movimentações nas entranhas do poder agora estabelecido:

"O indicado pela alcaide para ser o presidente do DAE é o mesmo utilizado por ela, para quando da votação da inconcebível aprovação dos tais 3,5 bilhões para terminar uma ETE - Estação de Tratamento de Esgoto -, cujo dinheiro a Prefeitura já possuia em caixa. O mesmo Roberto Purini foi acionado e sacado um vereador que, poderia ser cladicante ou não possuir o ímpeto necessário para o que estava em curso. Ele, Renato Purini, como suplente do defenestrado, foi lá e fez o serviço a ele designado. Logo depois, na sequência foi colocado no DAE - Departamento de Água e Esgoto -, onde tudo converge para executar o que, atéentão, o presidente da autarquia vinha claudicando em fazer. Renato seria chamado para serviços especiais em nome do que Suéllen entende ser necessário dentro de sua administração, sendo ele um Homem de Ouro de seus mandatos?".

Guardião, o intrépido super-herói bauruense, observador de tudo o que acontece nas hostes do poder constituído nestas plagas não para por aí: "Por essas coincidências que só o Inexplicável Futebol Clube possui, o homem nem bem começou seu serviço e teve que ser defenestrado, afastado por solicitação, sugestão, indicação e apontamrntos de forças superiores ao da alcaide, a Justiça. Estava encralacrado com pendengas judiciais de alto quilate, beirando boleto a ser quitado de quase R$ 1 milhão de reais. A valor foi pago assim num vapt-vupt, o clima de disse não disse foi se dissemulando e ninguém até agora explicou porque, ele regateava tanto de pagar, propondo parcelamentos a perder de vista, mas de uma hoira pra outra, paga à vista. Desta forma, pleiteou e conseguiu voltar ao cargo, desejo declarado da alcaide. Nada é estranho nessa administração. Ela o queria muito no cargo, ele conseguiu resolver seu probleminha de percurso (ufa!) e, desta forma, como se nada tivesse acontecido, não tivessem nem sidoi punido por alguma escabrosa irregularidade dos seus tempos de vereança, reassume novamente a tal da Jóia da Coroa".

Ester apanhado feito pelo Guardião é um breve resumo, como se vê, de tudo, só alguns detalhes até este momento, muito bem demonstrado na charge. "Suéllen bate o pé e insiste no nome de Renato Purini, constituindo-se para ela numa espécie de Salvador da Pátria, tsl como o personagem da novela televisiva, o Sassá Mutema. Desta forma, nosso Sassá adentra novamente o campo de jogo, segundo os conceitos administrativos de Suéllen, completamente apto para o pleno exercício de suas atividades profissionais, tendo todo capacitamento para tanto. Eu, simplesmente resumo tudo na frase a mim atribuida na charge deste mês aqui publicada, quando afirmo, com alguma ironia que, ELA DEVE TER LÁ OS SEUS MOTIVOS. Precisaria dizer mais alguma coisa? Precisaria deixar registrado mais alguns detalhes? Creio eu, diante de tudo o que ocorreu, desde que foi cahamado para representar os interesses de Suéllen na votação na Câmara, depois sua ida, saída e agora retorno ao DAE, uma novela robambolesca, que daria muito bem uma novela ao estilo de saudoso Dias Gomes. O agravante é que, no caso bauruense, isso tudo não é obra de ficação e sim, a mais pura realidade. e assim Bauru toca seu barco adiante, guiado pelas fortes enxurradas que insistem em demonstrar que, nem nas Nações Unidas, existe uma solução ou ao mesnos a busca de, com sensatez, a solução de problemas de décadas na cidade. Para Suéllen, fazendo questão de sempre bater o pé (tá tá tá), impor sua vontade. Vejamos no isso tudo vai acabar resultando lá na frente", encerra sua fala nosso super-herói.

E PARA ESPAIRECER BOCADINHO AS COISAS
O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS DO "GLORIOSO"
"Uma homenagem ao Glorioso... O time dos sonhos, na escalação do Sérgio Augusto.
Da esquerda pra direita, em pé: Didi, Manga, Nilton Santos, Leônidas, Marinho, Carlos Alberto. Agachados: Garrincha, Gerson, Heleno, Jairzinho e Paulo César Caju", cartunista e chargista Renato Aroeira.

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

RELATOS PORTENHOS / LATINOS (138)

HOJE O QUE ME ENCARAMINHOLA É ISSO

1.) COMO PODE ALGO ASSIM SER APROVADO POR PESSOAS DITAS COMO NORMAIS?
Estamos rodeados de bestas fera, gente desumana até a medula, pensando só nos próprios interesses, nunca nos da população. Como São Paulo e o Brasil chegaram nessa situação? Como elegemos pessoas a nos apunhalar descaradamente e a troco de benesses? Chegamos ao limite do limite. O tolerável já se foi faz tempo. E, como manada, vemos tudo ser feito e a capacidade de reação, cada vez mais pífias. 

Perdemos feio ma condição de ser humanos. Nos transformamos todos em serviçais do que de pior existe. E fazemos o que? Que reação temos? Nada. Tocamos vida e deixamos tudo continuar sendo feito. Isso mesmo paulistas, aplaudam de pé este desGovernador. Pior não existe e o elegeram assim mesmo. Paulista povo trouxa.

2.) O DÓLAR SÓ DISPARA QUANDO O "MERCADO" SENTE QUE ALGO ESTÁ OCORRENDO E OS PERVERSOS PERDENDO SUA LUCRATIVIDADE

Não dá outra, toda vez que é tentado algo em prol e na defesa dos interesses do povo, contrariando a baboseira pregada a favor dos rentistas, os que possuem muita grana e não querem mais investir em emprego e sim, só fazer a grana render e eles ficarem mais ricos, pode escrever, o dólar sobe e dizem em alto e bom som, que o Risco Brasil subiu. Isso é a maior lorota que o tal do mercado inventou para brecar qualquer tentativa de que, se faça algo para contribuir para a melhoria em prol dos mais necessitados e do povo de forma geral.
Esse tal de "mercado" é de um insensibilidade a toda vista, um sacana, sem vergonha e criminoso e este presidente atual do Banco Central, rentista por natureza, incentivador de que os juros brasileiros não caiam nunca, tudo para favorecer os de sua laia, os que nada mais produzem, mas possuem zilhões em caixa e tudo rendendo à perder de vista.

Ontem Haddad foi pra TV em horário nobre, propôs mexer no ajuste fiscal, uma pequena reforma no Imposto de Renda, beneficiando o povão e impactando somente algo para os muito ricos. Bastou isso para o dólar disparar e é essa a estratégia utilizada por estes, os donos do capital, amedrontar a população. Querem que nada seja feito para melhorar a vida do brasileiro, só a deles e só de tentar algo, eles ameaçam implodir o país. Cai nessa quem quer.

Que os "fdp" são poderosos e manipuladores, disso não existe e menor dúvida, mas um enfrentamento mais arrojado precisa ser feito, até para vergar estes interesses. O país só avança de fato quando conseguir frear o poder de mando dos tais da Faria Lima, seus asseclas e quem não quer tocar em seus privilégios. Não existe outro remédio. Ou se enfrenta estes ou ficaremos a mercê desses maléficos, até surgir alguém com muita coragem para colocá-los no seu devido lugar. E parte significativa da mídia, comprada e vendida, atuando para defender os interesses dos mais abonados, investe contra Lula neste momento, impondo para que não faça o que tem que ser feito. A gente sabe, para vergar estes se faz necessário ter respaldo popular. Enquanto o povão não defender e proteger quem o defende, o tal mercado vai continuar se achando o dono do pedaço.

3.) VOCÊ JÁ IMAGINOU ONDE O BRASIL ESTARIA SE OS GOLPISTAS TIVESSEM MATADO LULA - O FUNDO DO POÇO É POUCO
Odiar Lula e a esquerda é uma coisa, mas não enxergar um palmo diante de seu nariz, sacar o que de fato está em curso, daí já é burrice demais da conta. O Lula e seu Governo são claudicantes em muita coisa, não aceleram a coisa da forma como queríamos, mas quem não enxerga a força contrária, atuando contra os interesses do país e estes atuando da foma mais maléfica possível, daí, desculpem, mas já é caso para internação, descreditando e jogando contra toda e qualquer forma de recuperação e lucidez seja mais possível.

Os sinais são tão claros e evidentes. Com o capiroto no poder, o país cada vez mais isolado e sem saber o que fazer de fato, diante de tudo o que estava em curso mundo afora. Éramos meros joguetes nas mãos de uns poucos e estes faziam de nossas vidas o que queriam. O país estava ao deus dará, no meio de uma tempestade, um furacão, nau sem rumo. Hoje, mesmo com toda pressão contrária, existe um rumo, algo de fato acontecendo e uma recuperação mais do que evidente, latente e só não a enxerga quem está totalmente envolvido com a causa da ultradireita.

Não cola mais essa de ficar apregoando, "eu não gosto da esquerda, odeio Lula", pois isso é fazer o jogo cegueta de quem apóia incondicionalmente a perversidade bsolsonarista e se bobear, estaria apoiando amplamente as mortes propostas - e quase acontecidas - pelos goslpistas. Ser oposição é uma coisa, mas ser insano, insensato, doente e senil é outra coisa. No mínimo, se faz necessário, observar como éramos quando o país nas mãos do capiroto e sua "thurma" do barulho e da pesada. Agora, o barato é outro, a pegada é outra e algo ocorre. Queremos mais. Sim, mas enquanto perdurar essa oposição travando tudo, impedindo avanços e só agindo a favor do retrocesso, desculpem, mas continuaremos sendo reboque, um paiseco sem esperança.

Eu também pego muito no pé do Lula, mas não sou burro de fazer oposição gratuita. Eu enxergo o que é feito, o que tentam fazer e o que existe de proposta concreta e sensata, buscando de fato resolver os problemas brasileiros. Hoje, parece intocável querer alterar isso do podre de rico não contribuir, se eximir de dar o seu quinhão. Se isso não ocorre, tem que ser a fórceps, pois o descalabro é imenso. Lula Paz e Amor é um slogan do passado. Sei que ele é muito conciliador, conversa com tudo e todos, mas toda vez que tenta uma melhorinha aqui, as vivandeiras do contra, na defesa do indefensável mostram suas asinhas. Ser do contra a todo instante é pernicioso, perigoso e denota, fazer parte do bando propondo voltarmos pros tempos dos porões mais obscuros e violentos de insanas e doetias ditaduras. Lula faz e acontece. Isso incomoda e faria muito mais se tivesse amplo apoio oriundo das ruas.

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

PERGUNTAR NÃO OFENDE (216)


O MODO INFLUENCER DE VER A VIDA E O NOVO EMPREENDEDORISMO - TENTANDO ENTENDER A COISA
Passada a eleição paulistana, onde o dito fenômeno Pablo Vital, ops, desculpe, digo, PABLO MARÇAL quase convenceu uma parcela do eleitorado, o levando ao segundo turno da eleição, comecei a navegar neste mundo dos INFLUENCERS e de como se dá esse modal, essa nova forma da pessoa ganhar dinheiro, sem necessitar de carteira de trabalho, fazendo pouco caso de direitos trabalhistas e tantando a todo custo ganhar muita grana sem estar atrelada ao que antes denominavamos como mundo do trabalho. Tudo muito mudado e as transformações ocorreram muito rapidamente. Existe todo um mundo ainda antigo, a concepção do trabalho como conhecíamos e nele nos inseríamos, porém, existe hoje uma turba, cada dia mais crescente, os que não querem saber mais de procurar emprego e acreditam piamente em ficar ricos sendo influencers.

Travo um diálogo com um rapaz de cidade vizinha, aproximadamente 25 anos, recém demitido de uma fábrica e desde então, não querendo mais tentar vaga no que, até então, era a forma de seu ganha pão. Não quer mais ser empregado. Foi picado pela mosca azul e agora, tenta de tudo para encontrar um nicho, algo que, legião de fãs gostem do que poste, seguindo-o e mais que isso, fazendo começar a pingar grana assim do nada, como se tivesse encontrado um pote de ouro atrás do arco íris. Esse sonho está na cabeça de imensa legião de gente mundo afora. É a nova febre ululando pela aí e a cada nova entrada nas páginas internéticas, principalmente no Instagram, isso é não só observado, como existe uma enxurrada de gente tentando se tornar famoso da noite para o dia.

Vejo isso como um fenômeno novo, ainda não muito bem consolidado, mas onde alguns já conseguiram chegar lá, como o tal do Pablo Marçal. Ele faz parte de uma elite dessa pirâmide, dos que obtiveram sucesso e ganham zilhões com a coisa. Marçal encontrou seu nicho, o cara que acompanho rema muito, faz de tudo, inventa cada coisa, posta algo para mim, um tanto incompreensível, sem sentido, mas segundo ele, este é o caminho e assim como numa loteria, seu dia chegará. Analiso o que vejo, comparo o sucesso de uns e essa tentativa maluca de milhares, como o sistema de pirâmide, onde só uns poucos chegarão lá. Esse rapaz não posta algo específico de uma profissão, como vejo alguns. Tem de tudo, empregada doméstica se mostrando com um diferencial para atrair clientes, daí ser referência e sugestionar todas as demais. Assim como este segmento, todos os demais. Tá tudo infestado de gente, se mostrando e querendo ser visto, não só como profissional, mas como o que, dentro do que faz, tem um algo diferente e assim, destaque. São os trabalhadores por conta própria já contaminados pela avalanche de empreendedores influencers.

Nítido a existência de categorias diferenciadas entre estes todos. Todos começam praticamente lá em baixo, mas quando deslancham, adotam nova postura e daí em diante, influencers, usufruem das benesses de quem consegue picos de compartilhamentos e seguidores. A um passo de conqusitar legião fiel de seguidores, viram um grande negócio. Mas até chegar neste patamar, uma longa trajetória e como sempre, milhões ficarão pelo caminho, só na tentativa. Frustrados, ainda não existe meios de mensurar o que acontecerá com os rejeitados, os que ficaram pelo caminho. Hoje, por mais estranho que possa parecer, leio que, a atividade de influencer já passou a ser reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Isso impulsiona ainda mais os que tentam viver disso. Não só viver, como se tornar milionário.

O que me parece mais lamentável neste meio é que, quando o cara sobre na escala, a grande maioria perde ou esquece da existência de algo parecido com ética profissional. Percebo existir um vale tudo rolando abertamente no topo dessa pirâmide. Vale tudo mesmo, desde fake news, como o pior de tudo, a maioria dos hoje no topo possuem claramente um perfil direitoso, conservador e ligados a grupos perigosos. Um parece atrair o outro. A maioria se deixa levar e se envolvem dos pés à cabeça. A ostentação me parece ser algo inerente a quem chega no topo. E desta forma, a pior possível, influencia quem está louca para sair dessa dificuldade que é ter que trabalhar, bater cartão, pegar ônibus lotado, ganhar pouco e suar a camisa diariamente fazendo algo que não gosta.

Falo por esse rapaz, do qual acompanho e não posso declinar nada a respeito. Nem ele sabe que escrevo dele neste momento. O analiso, o vejo em investidas e por outro lado, outro dia me disse algo mais, da existência de influencers do topo, promovendo cursos para iniciantes, ou seja, estão ensinando o pulo do gato e cobrando para tanto. O que não me entra na cabeça é uma só certeza, essa conta não fecha. Não vai fechar, não tem como. Não existe como atender e satisfazer a tanta gente. Impossível. Zilhões ficarão pelo caminho, descontentes e, seguramente, quando tiver a certeza de não ter dado certo, o que lhe restará pela frente, além de resignado, voltar pro seu mundinho, ganhando o que ganhava até bem pouco tempo.

Escrevo isso tudo tentando entender algo desse hiperindividualismo destes tempos. Pior que tudo, enxergo junto disso, uma aproximação destes com os ideais da extrema-direita, negando valores e tudo o mais, tudo pela causa de fazer grana fácil. Assustadoramente leio que, 75% dos jovens brasileiros possuem intenção de ser tornar influencers. Sonhar não custa nada, mas quem irá e terá condições de mostrar para estes, terem sido iludidos por uma onda perversa e que lhes destroçará também os sonhos? Eu não quero ser desmancha prazer de ninguém, não tenho intenção nenhuma de melar o sonho das pessoas, mas tem muito de irrealidade rolando paralelo nesse negócio, muito lucrativo para uns poucos e um suadouro para a imensa maioria. Mas como dizer isso a eles? Não é tarefa fácil. Se o fizer, talvez até me taxem como ultrapassado e não atento aos novos tempos. Enxergo requintes de muita crueldade embutido em como alteraram o sonho de tantos. E daí, por outro lado, os que ainda possuem os meios de produção em suas mãos, se aproveitando da situação, insuflam parlamentares para aprovar a modalidade de 6 x 1, ou seja, desanço mesmo para o quem ainda trabalha, cada vez mais reduzido.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (178)


SEXTA O NOROESTE SE TRANSFORMA EM SAF
A Lei 14.193/2021 permitiu que clubes de futebol brasileiros se transformassem em empresas, passando a ser chamados de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A SAF trouxe alterações na tributação, governança, controle e financiamento dos clubes. Alguns clubes que aderiram à SAF são: Cuiabá, Botafogo, Coritiba, Bahia, América Mineiro, Vasco da Gama, Cruzeiro e Bragantino.

Vejo o que está em curso na Argentina, quando o indefectível presidente, o ditadorzinho Javier Milei quer implantar a forcéps o sistema em todos os clubes de futebol daquele país. Muitos não querem e esperneiam, fazem o que podem e não podem para não adentrar ao sistema. Um deles é o Boca Juniors, pois segundo sua concepção clubística, consegue se virar e continuar não tendo um único dono.

Creio eu, o melhor mesmo é cada clube, diante de sua situação, de como foi comandado ao londo do tempo, chegando até sua situação atual, daí, diante da problemática em continuar sem alguém para tomar conta de tudo, acaba se rendendo e seja lá o que deus quiser. Em muitos casos, o sistema SAF tem dado certo e traz boas alegrias. O caso mais recente é o do Botafogo e hoje, o mais claudicante é o do Bragantino, onde existe até uma ameaça de desistência do dono, daí, a bancarrota será certa e líquida.

E, como não poderia deixar de ser, chegou a hora da coisa vingar em Bauru. Será na próxima sexta, 29/11, numa reunião de seu Conselho Deliberativo, onde o assunto único do dia será o "conhecimento, apreciação e deliberação da implantação da SAF". Que dizer? De minha parte, na qualidade de torcedor, queria só tomar conhecimento das condições dessa transação e quem assumiria o comando de tudo. Seria a família Mandalite? O futebol não é - nunca foi - brincadeira para amadores e quem não possui muito capital. Na qualidade de torcedor, pronto para assistir o retorno do time na Série A do Paulista 2025, sigo algo dito a mim pelo saudoso amigo Roque Ferreira, quando num dia no estádio, desabafava com ele, sobre dos bastidores para se tocar um time de futebol. Ele me disse, mais ou menos isso: "Henrique, se fosse pensar nisso, com certeza não viria mais ao campo. Torça e esqueça isso, pois do contrário, vai deixar de gostar de futebol". Hoje, fico na torcida.

PERTINETE COMENTÁRIO: "Bragantino não é SAF. É clube-empresa. E na Argentina nenhum clube quer virar sociedade anônima. A AFA aprovou uma regra que exclui dos campeonatos quem receber investimento externo. Sobre essas SAFs de time de cidade de interior, os "investidores" estão de olho, via de regra, nos imóveis em nome do clube. Caso visto em Jundiaí. O mesmo vale para a Portuguesa, graças a seus imóveis à beira da Marginal Tietê, que a tornaram mais valiosa que Vasco, Cruzeiro ou Botafogo", jornalista Rodrigo Ferrari, Catanduva SP.

O fato é este, de agora em diante, o Norusca é uma SAF. O que virá pela frente, só o tempo dirá.

EU, AO MEU MODO E JEITO, COMEMORO O TRIUNFO BOTAFOGUENSE CONTRA O PALMEIRAS, 3 X 1 E QUASE GANHANDO O CAMPEONATO, A SAF HOJE COM MAIOR HOLOFOTE

terça-feira, 26 de novembro de 2024

DICAS (251)


MPB NAS PAREDES DO BARÃO
Nas paredes do Bar Barão, ali na Henrique Savi, algo realmente a chamar a atenção, pelos ladrilhos e afins, todos homenageando mestres da música, principalmente os da MPB e muitos bauruenses, dentre estes, em destaque, uma cronica, a "Melhor porre não há" e ao lado a imagem do mestre da escrita e da percussão, Roberto Magalhães. 

Bebericar e comer algo em botequins, uma delícia, mas quando na parede, bem diante de seu copo e garfo, algo arrebatador, passar batido é meramente impossível. Li e bebi mais algumas, essas em homenagem ao ali homenageado. 

E tenho que confessar, tudo aquilo nas paredes é espécie de herança de outro estabelecimento, o saudoso Bar e Restaurante do Rubão, lá nos altos da Castelo Branco, onde essa série começou a ser fixada e colecionada. O Barão herdou tudo e, pelo visto, deu continuidade.

A CONSTATAÇÃO
Tive essa certeza ao ouvir uma bela entrevista da LENOCA, filha do casal Rubens e Eunice Paiva, personagens do filme "Ainda Estou Aqui", causando muito furor por estes tempos, onde lutamos para não cair novamente num estado ditatorial criminoso. Então, a Lenoca, entrevistada pelo 247, falava da cuidadora de sua mãe, tendo ficado ao lado dela até o final de sua vida, acompanhado todo o processo de debilidade ocorrido com o tempo. Ela levou essa senhora, moradora da comunidade do Taboão para assistir o filme e rever algo de sua mãe. Na saída ela disse, ter ouvuido dela algo que muito a impactou: "Te digo algo, a polícia faz isso que vimos foi feito com sua família, a todo instante no luguar onde moro. Eles entram em nossas casas, matam ou somem com nossos maridos e não temos a quem recorrer. Minha filha, a ditadura militar não terminou pra nós, lá da periferia, pois tudo continua do mesmo jeito."
Baixa o pano e segue o jogo.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO FAZ, 54 KM DE DISTÂNCIA, COM DINHEIRO PÚBLICO E AQUI EM BAURU, DISTÂNCIA A METADE DO RIO TIETÊ, NEM SE AVENTA IDEIA
Pudera, nem a ETE, do nosso tratamento, inacabável de esgoto, conseguem - três administrações municipais - terminar.
De que adianta ter dinheiro em caixa, quando o propósito é outro.
Bauru sempre em compasso de espera.
https://sampi.net.br/.../uniao-libera-r-649-milhoes-para...

"OBRA COMPLEXA - União libera R$ 649 milhões para Rio Preto captar água a 54 km.
Em despacho publicado no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (22), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, autorizou o empréstimo de R$ 649 milhões para a Prefeitura de São José do Rio Preto executar uma complexa obra. A proposta é captar água bruta no rio Grande a 54,6 quilômetros do perímetro urbano, por meio de uma adutora de 1,5 metros de diâmetro.

O prefeito Edinho Araújo (MDB) e o superintendente do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), Nicanor Batista Júnior, assinaram, também na sexta (22), o contrato para a operações de crédito no exato valor de R$ 649.320.338,29 junto à Caixa Econômica Federal", trecho de matéria publicada edição virtual do Jornal da Cidade - Bauru SP

BRAVA PRESIDENTA MEXICANA

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

COMENTÁRIO QUALQUER (255)


VOLTEI HOJE AO MÉDICO E MUITA DECEPÇÃO
Segunda, meio da tarde, lá estou diante de meu médico, querendo ver o que ainda posso fazer para reduzir minha diabetes, esse mosntro que, se permitir, vai me comendo por dentro e aos poucos. Sento lá diante do estudado, para ver se ainda existe jeito e maneira de conter o avanço.

Ele me vê com uma camiseta do Mujica, líder uruguaio e já, antes de tudo, fala do cara. "Então, o cumunismo ganhou no Uruguai". Sou obrigado a discordar, pois pelo visto, o danado não sabe o que venha a ser comunismo. Explico, ao meu modo e jeito, pois só por ser de esquerda, ter apoio do ex-presidente Mujica, não tem nada de comunismo. "E se tivesse, qual o problema?", lhe devolvo e o deixo constrangido, pois para outros, menos querendo lhe responder, talvez cole. Falamos sobre o Uruguai por uns cinco minutos, o que dentro de um consultório é um tempo razoável.

Aproveitando a deixa, engatamos sobre como num país pequeno, tudo é mais fácil e por lá, todas as crianças na escola possuem seu aparelho próprio de computador. Ele me diz do lá tudo ser mais fácil, mas não possuirem condições de se equiparar a uma nação como a nossa. Digo que sim, salientando: "Sim, mas no futebol, pelo visto, mesmo população pequena, guerreiros, estão melhores que nós nas Eliminatórias da Copa". Falamos também disso.

Foi quando falo de um amigo, encontrado dentro da sala do cinema, assistindo o "Ainda Estou Aqui" e lhe pergunto: "Já foi assistir?". Para minha surpresa, ele nada sabia do filme, nem do que se tratava. Se fosse lhe explicar, me alongaria demais, pois só neste quesito, ficamos perto de dez minutos de conversação. Não sabia nem quem era o Walter Salles.
Por fim, resvalamos no que me trazia ali de fato. Olha o resultado dos meus exames pelo visor de seu computador, todos já no sistema e me tranquiliza: "Henrique, tá tudo muito bem. Com seus medicamentos, nada a alterar. Siga em frente". Mas e essa moleza, esse princípio de formigamento matinal nos pés, o questiono. "Seu problema é não fechar a boca e ter interrompido qualquer tipo de exercício físico, caminhadas e afins. Faça isso e veja como tudo vai melhorar. Esse cansaço irá embora".

Pronto em dois minutos, deu a receita e chegamos num belo acordo e entendimento. Por outro lado, fiquei ali, por mais de dez minutos, conversação sobre outros assuntos e longe de um acordo. O médico é bom, mas o acho deveras conservador. O problema, pelo que sei, não é com ele e sim, com o mundo à minha volta. Fosse só ele, mudaria e pronto, mas não, as cabeças mudaram muito e só a minha - e de uns poucos - insiste em remar ainda acreditando que a luta ideológica se faz necessária.

OLHA QUE COISA MAIS LINDA
"Há um ano, se encerravam as filmagens de Ainda Estou Aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice. ", atriz  Fernanda Torres. #aindaestouaqui #eunicepaiva #fernandatorres

E AGORA, QUEM DE FATO FARÁ OPOSIÇÃO À ALCAIDE REELEITA?
Gente, tentei assistir parte da sessão da Câmara dos Vereadores de hoje. Se já tenho absoluta certeza de que, aquilo lá é mais do que um Circo dos Horrores, tenham certeza, irá piorar. Hoje, o hilário foi ficar ouvindo aqueles que se dizem ser contrários à alcaide. Falam alto, gritam, cospem fogo, mas na hora de votar, se preciso for, estão alinhados com ela. Alguns destes fizeram uso do microfone da tarde de hoje. Ouvi só para tentar pescar o que iria dizer , o ex-comandante da PM paulista, o hoje opositor de Suéllen, cansado de saber como será utilizado os tais 3,5 bilhões de reais, aprovados para terminar a interminável ETE - Estação de Tratamento de Esgoto. Vejo muitos falarem, mas poucos colocam o dedo de fato na tal ferida mais que exposta. E agora, meus caros e caras, como ficaremos para o próximo ano, legislatura nova, quando o tal do vereador e sua partner Chiara Ranieri não mais estarão lá fazendo uso da famosa tribuna. Quem fará de fato oposição aos desmandos da alcaide? Quem? Quem? Essa pergunta não me sai da cabeça. Nem sei se existe resposta adequada para a mesma. Desolação total e absoluta.

ENQUANTO O BRASIL TENTA PUNIR SEUS GOLPISTAS, LIA MARIO PRATA A ENTREVISTAR VULTOS DE NOSSA HISTÓRIA
Mario Parata, o escritor nascido em Lins e que, assim como o nosso Mario Rasi, sua cidade ficou pequena demais e assim, ganhou o mundo. Leio muito sua escrita, gosto da verve satírica, pegada irônica e assim, cutuca deus e todo mundo. Neste aqui, o "Mario Prata entrevista Uns Brasileiros", 22 no total, tudo feito para encomenda, como artigo mensal para a extinta - e muito saudosa - revista Brasileiros. Um por mês. Tenho a coleção completa dessa revista, mas o livro é lindinho e o achei na Banca do Carioca, semanas atrás e o trago por R$ 8 pilas. Passei na frente de todos os demais, pois queria desopilar bocadinho o fígado diante de tanta notícia ruim. E nada como um entrevistador da pá virada, pegando personalidades desta irretocável Brasil, dissecando-os à luz da picardia, como se entrevistando os estivesse. Me diverti do começo ao fim. Na verdade, acho que a série acabou no 22º, pelo simples fato da revista ter morrido. Se viva fosse, estaríamos já passando do 50º. Uma pena. Pra produzir um livrinho desta envergadura é preciso conhecer de tudo um pouco, mínimo de nossa história ou ao menos, se interessar por certas peculiaridades. Prata nada de braçada. Arrasa quarteirão e quem sai ganhando é quem se encontra aqui do outro lado, neste caso, eu. Fiquei até mais ameno com as perversidades à nossa volta. Não que não queira trucidar os tais golpistas do momento, mas até com eles, vejo motivo para risadas. O tal general tirou uma foto do cara que bateu no seu carro e a usou para falsificar algo no nome do cara, só que, meio fraco das ideias, tira as fotos deixando seus dedões expostos e quando tenta dizer que não foi ele, foi condenado pela foto. Só mesmo nossos milicos, não! Este daria um belo personagem do Prata, do Veríssimo, do Ruy Castro, do Millôr, da Lispector, do Lima Barreto e do João Antonio. Estamos cheios desses, todos personagens em falsete. Nossos escritores, com pouquinho de verve aflorada, fazem horrores com gente como o Moro, o general Heleno, o Braga Neto, o prsidente da Câmara e do Senado. E desses dois ministros do STF, atuando em dobradinha, o André e o Nunes, dão belos textos. O livro é mais que bom, exatamente por pegar no ponto fraco de cada personagem e daí, fazer a piada. E se a gente não rir um pouco, enfim, ninguém vive só chorando pela desgraça. Ironizar com o perverso faz muita parte do jogo.

domingo, 24 de novembro de 2024

CENA BAURUENSE (258)


ENQUANTO A ELEIÇÃO ROLA NO URUGUAI, A PRISÃO DE BOLSONARO QUASE SE CONSUMA, AS INUNDAÇÕES DISSOLVEM O PLANETA E EM BAURU, A ALCAIDE CONVERSA INDIVIDUALMENTE COM OS NOVOS VERADORES, APRESENTO "CENAS" NESTE DOMINGO
01. publiquei em 09/10/2024: Casas da quadra da rua Antonio Alves, entre a rua Julio Prestes e a linha férrea, todas muito antigas, mantendo suas características. Cada qual, além do aspecto preservado, possuem histórias ali vivenciadas, de incomensurável valor. Só de passar e olhar para elas, vislumbro meu passado e as vejo, quase sem mudanças, desde que me conheço por gente.

02. Publiquei em 10/10/2024: Essa praça na vila Universitária, entre as ruas Albino Tâmbara e Almeida Brandão é conhecida hoje por ser ponto de descanso de entregadores de fast food. Difícil não encontrá-los por ali, motos estacionadas ao seu redor. Nas imediações três lojas de redes de lanches rápidos e massificados, Mc'Donalds, Burguer King e Jerônimo.

03. Publiquei em 11/10/2024: Os problemas são mais do que evidentes lá no Primavera, logo abaixo do Cemitério Cristo Rei e daí, tendo quem os amplie, nada como ter fixado, aos olhos de todos que, ultrapassando alguns limites, até uma "surra" pode acontecer ao infrator.

04. Publiquei em 12/10/2024: A vegetação predominante na área urbana de Bauru não é propriamente o cerrado. Quem circula cidade afora, como o faço, principalmente quando observo o que viceja debaixo da maioria de nossos viadutos, como o do começo da Duque de Caixas, indo pra vila Independência/Falcão e lá pelos lados da Rondon, lado do Guadalajara é essa da foto. Nem sei como se denomina, mas a vejo tomando conta de muitos espaços urbanos. Quem souber algo mais sobre me diga.

05. Publiquei em 13/10/2024: Galeria de lojas, parte inferior, de frente para as ruas e superior, salas alugadas para diversas atividades, na rua Ezequiel Ramos, entre as ruas Treze de Maio e Virgilio Malta. Antes motivo de intensa concorrência e movimentação, hoje muitas delas fechadas, contribuindo para o inevitável aspecto de abandono ao quarteirão da região central da cidade.

06. Publiquei em 14.10.2024: Alguns lugares de uma cidade se tornam, com o passar dos anos, inesquecíveis, quando trazem recordações do passado, dessas tocando fundo na alma. Como a que tenho, toda vez que passo, pela rua ao lado do muro lateral do CPP - Centro do Professorado Paulista, na rua Rodrigo Romeiro, perto da garagem do Expresso de Prata. Ali, creio que lá pelos meus 20 e poucos anos - ou até menos -, eu e uma então namorada, passávamos pelo local à noite, não existia o residencial em frente, o muro era mais baixo e olhando para a piscina a decisão conjunta, de pularmos o muro e no calor do vivenciado, juntar a tudo um banho. Não pensamos duas vezes.

07. Publiquei em 15/10/2024: Enfronhado como estive, dos pés à cabeça, na última campanha política, vivenciando algo das ruas em todos os instantes, nada como ir trombando com gente conhecida e estes ir puxando conversa, querendo contar histórias, enfim prosear. Aqui, defronte a Concilig, perto da Getúlio, o reencontro se deu com PERICA, jornalista esportivo da velha guarda bauruense, um que seu último trabalho foi narrando jogos do futebol amador e na Luso. Em alguns minutos, me escancarou de como se dá as relações com o que ainda nos resta de jornalismo esportivo nas rádios locais e dos seus tempos, quando conseguia espaço em emissoras, hoje nem mais existentes. Enfim, boas conversas fluem em cada virada de esquina, basta bater um bocadinho de perna.

08. Publiquei em 17/10/2024: Essa imponente casa, na esquina das ruas Araújo Leite com Capitão João Antonio, duas quadras abaixo da Duque de Caxias, sempre me chamou muito a atenção. Creio que, por causa da belezura das paredes todas revestidas com tijolinhos à vista. Hoje, fechada e à venda, tudo foi devidamente pixado e algo mais me chama a atenção, algo bem peculiar nas casas de rua, com quintais e muros baixos: a quantidade de gradil para proteção. Não existe um só lugar, desde portas, portão e janelas sem um gradil de ferro ali instalado para sua proteção (sic). Este o retrato mais dramático dos tempos atuais, algo que, certamente não era imaginado quando de sua construção.

09. Publiquei em 21/10/2024: Ele se prepara, todo dia, cuidadosamente para entrar em cena, numa espécie de ritual. Primeiro escolhe o local que, no dia se tornará o palco de sua apresentação, depois amarra cuidadosamente seus cabelos, verifica seu instrumento de trabalho, confere os detalhes todos e só então, ergue bem a cabeça e enfrenta as esquinas da vida. Aqui, num destes palcos, o cruzamento das avenidas Nuno de Assis com Nações Unidas. Ele, mais um dos tantos artistas de rua, embelezando bocadinho o cenário por onde circulamos. Eu o valorizo, pois entendo todo seu esforço, o de uma vida inteira.

10. Publiquei em 24/10/2024: Toda vez que passo defronte a EE Profa Marta Aparecida Hjertquist Barbosa, também conhecido como CAIC, nos altos do jardim Nova Esperança, impossível não me lembrar dos Brizolões cariocas, as escolas em tempo integral idealizadas por Darcy Ribeiro e levantadas pelo inesquecível Leonel Brizola, no Rio de Janeiro. A arquitetura deste telhado me faz lembrar com muita saudade de uma iniciativa única dentro do ensino brasileiro, mesmo ciente que, essa aqui foi idealizada pelo desGoverno de Fernando Collor de Mello.

11. Publiquei em 25/10/2024: A incrível fachada deste, que é um dos pioneiros edifícios bauruense, o Brasil Portugal, tombado pelo CODEPAC, original cartão postal de áureos tempos, tudo ali no cruzamento da Rodrigues com a Nações. O registro em vários momentos e para tanto, surge sempre o desejo de novo clique, bastando por ali passar e parar diante de sua magnitude, no sinaleiro na esquina. Por todos os ângulos é muito fotografável e neste, entre árvores, muito mais.

12. Publiquei em 26/10/2024: O nada inusitado de quando você está numa feirinha na parte externa frontal do SESC Bauru - lugar onde aflora verdadeiramente a Cultura nesta cidade -, rua Aureliano Cardia e assim do nada, desponta um piano sendo empurrado para dentro da unidade.

13. Publiquei em 28/10/2024: A cena presenciada nas esquinas das ruas Rubens Arruda com José Aiello, a que dá continuidade para a avenida Duque de Caxias, é algo se repetindo pelos mais diversos pontos da cidade, a demonstrar o papel do catador de reciclados e das enormes distâncias percorridas por estes do local de coleta até o de venda, onde muitas vezes, após toda labuta diária, ainda sente a ausência de quem o ajude, não só valorizando o que faz, mas o remunerando adequadamente. Creio já termos passado do momento de uma discussão muito séria sobre o papel de cooperativas (sic) atuando no setor.

sábado, 23 de novembro de 2024

FRASES (251)


DESESPERANÇAS
1.) O MUNDO É UM TREM DESGOVERNADO
Os tais dos bam-bam-bam do mundo ficaram quase três semanas lá naquela cidade do final do mundo, uma tal de Baku, no país comandado por um declarado machista e endemoniado fundamentalista, o Azerbaijão e ao final, quando todos achavam que tinham encontrado a solução para todos os problemas ecológicos, eles mijam para trás e não chegam a lugar nenhum. Vão se catar todos os que, depois de tudo, assinaram este documento, mais um que não vale de nada pra nada.

Quer dizer, pelo que ouvi e leio neste momento, os problemas dos países mais pobres não serão resolvidos. Alguma novidade? Nãoexistirá socorro para os países mais necessitados. Isso é ponto pacífico e está no documento final, assinado por todos. Socorrer os mais pobres é o motivo maior deles estarem lá reunidos, como das vezes passadas, onde já haviam decidido apartar algo para estes. Não o fizeram e não o farão. Vão regatear sempre e sempre.

Tudo conversa fiada. Onde o dinheiro fala mais alto sempre será desta forma e jeito. Ilude-se quem ainda espera algo destes e acredita que, nessas reuniões sairão medidas alvissareiras a salvar o planeta. A gravidade da crise climática do planeta é conhecida por tudo, todas e todos, mas como já é do conhecimento de toda pessoa sensata, o poder da grana que nos move não vai querer perder um só centavo, nem para salvar o planeta. Leio que o aquecimento do planeta deveria estar, para ser saudável, em 1,5º, mas ao final, sabe-se, já ultrassou 2,5º e mesmo vendo todas as transformações em curso mundo afora, as decisões, na hora em que sentam na mesa é predatória, destrutiva e dane-se o resto.

O que mais se vê hoje no mundo são políticos populistas da pior espécie sendo eleitos, respaldados pelo voto popular. Os negacionistas estão assdumindo o poder mundial, espalhando-se pela aí como mato depois de muita chuva - ácida, diga-se de passagem. Estamos, como diria o gaiato, num mato e sem cachorro. Todos lá em Baku sabiam muito bem o que teriam que fazer para minimizar tudo, o reínicio para salvar de fato o mundo onde vivemos, mas não o fizeram e assim, todos voltando para suas casas e o planeta sem salvação, a predação continuando de forma desefreada e contínua. Esse negócio de colocar a mão no bolso para salvar algo é ruim para o capitalista. Não vai acontecer, daí, a única conclusão possível é a de, sem saída, continuarmos trafegando pela aí neste trem totalmente desgovernado. E depois me pedem calma, traqnuilidade e parcimônia escrevinhativa. Vão se catar...

ESSA É A NHACA DE "MERCADO", MUITO PREOCUPADO COM NOSSOS PROBLEMAS

2.) ALGUMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL?
Chegamos ao final de mais um ano, o meu 64º e a cada novo raiar de dia, a repetição dos acontecimentos do dia anterior. O que me martela a cabeça é a frase dita - e saudada por muitos - do Ellon Musk em resposta à Janja ter lhe mandado catar coquinhos: "Esperem, vocês vão perder a eleição de 2026". Do jeito que a coisa vai, essa a única certeza que temos pela frente, a de nos restar menos de dois anos de vida ainda salutar e dentro de alguma normalidade neste país e em todo Cone Sul, antes tão pujante. Estamos perdendo este jogo e de goleada. Aqueles 7 x 1 da Alemanha pra cima dos nossos cangotes foi só o começo. Já estamos a perder de vista deles contra nós, os interesses populares.

E para não perder muito o foco, como sabemos, tudo começa na casa da gente. E minha casa é essa insólita Bauru. Por aqui, a alcaide, dita e vista por mim como incomPrefeita, foi reeleita no 1º Turno, tudo por ter asfaltado a frente das casas dos bauruenses mais precisados e agora, muito mais senhora de si, não só continuará aprontando pra cima da cidade, como respaldada pela aceitação do que havia feito até então. Ela havia dias atrás, quando de votação na Câmara, imposto que o servidor ficaria sem salário se não votassem dotação orçamentária de final de ano - como aquelas comprinhas de final de ano que fez anos atrás.

Conseguiu o que queria e junto tinha algo ainda não votado, mas como já recebe os novos veradores em particular, vai ser fichinha: aprovar junto um projeto que reajusta e cria novas funções comissionadas. De início mais 14 novos cargos e depois, só deus sabe. Tudo já sendo devidamente acertado, pois nem oposição existirá mais em Bauru. A meu modesto ver, ela nem precisaria ter nenhum tipo de esforço, pois como diria o vereador cassado, "isso aqui tá medonho".

Minha desesperança é uma só, adentramos o mundo do MEDONHO. Se até agora estamos no campo da permissividade consentida, agora, mundo afora, a da despudorada intronização do consolo, sem dó e piedade, sem nenhum tipo de vaselina ou creme gel. Alguma dúvida de que, os novos tempos (sic) serão dantescos? Onde se refugiar diante de tudo o que estão a preparar para os nossos costados? Poderia fazê-lo no Museu Ferroviário ou no Teatro Municipal, mas ambos estão fechados em Bauru e sem a mais remota possibilidade de reabertura? E se reabrir, o que teríamos de programação? Daí, a pergunta: É melhor permanecer fechado ou reabrir? Bom final de ano  - ou de mundo - para todas e todos...


ISSO É QUE É MANCHETE DE JORNAL

sexta-feira, 22 de novembro de 2024

BEIRA DE ESTRADA (187)


FOI POR POUCO - E EM BAURU, HEM!!!
No final de 2022, Lula nem havia ainda tomado posse e quase perdemos o país para uma cambada de golpistas, criminosos da pior espécie. Queriam matar Lula e tudo o mais que estivesse pela frente, os impedindo de continuar no poder. Foi por pouco. 

Hoje, se tivessem obtido vitória, creio eu, talvez nem mais estivessemos por aqui. Com toda certeza, os contestadores e se mostrando abertamente contrários ao que fazem, seriam todos impedidos de falar e escrever como sempre o fizemos. Vozes seriam caladas e os que, ousassem tentar continuar, a morte. Sim, muitos de nós já estaríamos mortos. A ultradireita não permite vozes dissonantes, divergentes. 

Acordo nesta sexta pensando nisto. Dessa vez, volto a repetir, foi por pouco. Da outra também, pois eles estão a tentar golpes a todo instante. Mas até quando conseguiremos resistir? Os todos que nos querem mortos - muitos aqui convivendo ao nosso lado, aquio em Bauru -continuam bem vivos e pela aí.

ESSES TIPOS SÃO CAPAZES DE TUDO
Victor Hugo Morales foi perseguido

Sim, escrevo da tentativa de golpe no Brasil. Mais uma, mas escrevo também de algo similar, muito parecido e ocorrido com o jornalista da rádio 750AM argentina, Victor Hugo Morales. Ele é conhecido opositor do desGoverno de Javier Milei e apresenta um programa, o La Mañana, de segunda a sexta, das 9às 13h. Ali, o pau come e Milei e os donos do Clárin passam apurados. Este, Magnetto, manda no país, como o fazia Roberto Marinho, até com graus de maior perversidade. Milei e Magneto são criminosos, destes capazes de fazer de tudo e mais um pouco contra opositores. São chamados no ar e durante o programa, pela voz inclemente de Morales, como integrantes de uma "Máfia".

Pois bem, três meses atrás, Morales foi abordado na saída de sua casa, quando ia pegar um táxi, quase atropelado e agredido. O sujeito lhe disse, entre outras coisas, saber todos seus horários e lhe ameaçou. Morales foi até a polícia, chegou a ver as imagens do agressor, mas nada avançou e agora, 3 meses depois, dizem que, tudo deveria ter continuidade por outro setor. Ou seja, na Argentina, as investigações já não ocorrem de forma séria. Algo as interrompe. Cristina Kirchner sofreu um atentado, prenderam o cara na hora, sua arma falhou o que a salvou. Ele foi preso, mas juridicamente, tudo atravancado. Nos tempos de Milei, quem é declarado opositor pena e padece. Sofre represálias e ameaças, piorando neste momento, com a divulgação de um grupo armado, aberto e público, que dizem, defenderá Milei e seus ideais. Ou seja, uma declarada milícia.

Estes são os tempos onde a ultradireita escancara que, estará fazendo de tudo para se perpetuar no poder. Matar é algo, como mero acidente de percurso. Ou seja, estes, tanto os de lá, como os de cá, são mais que perigosos. Na verdade, constituem-se num bande de criminosos. Os tempos são estes. Vivemos e estamos no meio destes. O golpe descoberto no Brasil tem militares e muito de milícia, ações onde ninguém estaria mais a salvo dos tentáculos destes. Na Argentina, estão num grau já acima, estão mais escancarados e atuantes. Morales disse que, se algo lhe ocorrer novamente, se alguém voltar a lhe ameaçar, não sabe ao certo como reagir, pois percebe, não será a polícia quem lhe auxiliará. Se nada fizermos, isso será uma rotina daqui por diante. Um medo coletivo e absoluto. É isso o que nos propõe desGovernos como o de Milei e de Bolsonaro, o Victor Urban, na Hungria e bem palpável, o de Trump nos EUA. Daí, defender o que ainda nos resta como Justiça, algo mais do que importante. Ouçam Morales contar sua história e a transportem para algo que pode muito bem acontecer aqui mesmo na nossa Bauru, diante de nossos olhos.

O link da história de Victor Hugo Morales, contada ontem no ar para os ouvinte do La Mañana: https://www.pagina12.com.ar/784475-grave-denuncia-de...


A INDIFERENÇA BRASILEIRA

O país deveria estar de pernas pro ar, com muita gente nas ruas e encurralando os golpistas, que sem saída, eles próprios se entregariam para as autoridades e entrariam em cana sob o chicote de uma revoltada nação. Vejo muita gente revoltada, o tal do 50% que venceu o pleito e trouxe de volta Lula, salvando o país, mesmo que momentaneamente das garras dessa insana e criminosa ultradireita. Principalmente pelas redes sociais, observo algo substancioso, mas nada nas ruas. Será que, estamos mesmo só conseguindo nos manifestar por essa via e quase mais nada pelo modal presencial? Isso, confesso, não é bom. Ver o povo nas ruas, consternado e a demonstrar isso nas ruas é sempre mais consistente.

Escrevo isso meio que entristecido, pois também me manifesto só por essa via, a internética. Consigo apoios e compartilhamentos no que posto e escrevo. Mais ao sair nas ruas, andar pelas quebradas e por onde circula o povo mais simples, sinto que o problema que o aflige é outro. Alguns comentam, enxergam o absurdo do quase golpe, mas não conseguem ver que, se estivessemos nas ruas, tudo se resolveria mais rapidamente. Essa indiferença talvez seja o fator primordial para Bolsonaro, mesmo diante de tanta evidência, não ter sido preso até o presente momento. Mas como? Já se provou de tudo, ele já aprontou tanta coisa, perdeu os direitos políticos, mas continua cantando de galo pros do seu terreiro, meio que indiferente a tudo o mais, até por saber que, existe aqueles que mesmo diante de tudo, não enxergarão a grandiosidade e malefícios do que quase conseguiram fazer.

O Brasil tem ido cada vez menos pras ruas se manifestar contra seus maiores bandidos. Isso é um horror. nem ao menos uma grande manifestação foi organizada e irá acontecer nos próximos dias, para dar sustentação pra quem foi ameaçado de morte. Já fui pra rua por muito menos e vejo este momento atual, não só do Brasil, mas do mundo num todo, como que as pessoas num estado de letargia, provocado pela froma como somos conduzidos a tocar nossas vidas. Sem querer, essa maquininha que tanto adoramos, o celular, possui todas as informações necessáriasp ara estarmos muito bem informados, porém, o direcionamento que cada um recebe o conduz a permanecer contido, preocupado mais com outras coisas do que apressar a solução final deste e de outros problemas de percurso. Isso me preocupa e muito. E assim, como se isso fosse mais um acontecimento dentro de tantos outros, seguimos a vida e não resolvemos nossos maaiores embaraços.


ATÉ QUERO IR LÁ E PRESTAR UMA AJUDA PRA AFUNDAR MAIS RAPIDAMENTE...

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (208)


O DIA DA REVELAÇÃO DA TENTATIVA FRUSTRADA DE NOVO GOLPE BOLSONARISTA

1.) PARA QUEM VIU A RESPOSTA DO ELLON MUSK PRA JANJA, "SEM PROBLEMAS VOCÊS VÃO PERDER EM 2026", VER O QUE NICOLELIS DIZ NESTE VÍDEO ("E VAI SER MUITO PIOR") É PRA SE PREOCUPAR: E VAMOS TER COMO RECUPERAR O TERRENO JÁ PERDIDO?
Isso aqui antes da descoberta deste novo golpe. Algo bem preocupante, num cenário cada vez mais degradante e onde a luz no final do túnel, parece cada dia algo mais inalcançável.
Entrevista do médico e cientista Miguel Nicolelis, concedida ao jornalista Luis Nassif para a TV GGN em 09/11/2024: https://www.youtube.com/live/Ieci5Pl6Vz8

2.) AINDA INDICIADOS, MAS NA SEQUÊNCIA, PRISÃO PARA OS GOLPISTAS
Polícia Federal indicia Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 em tentativa de golpe. É oficial, não é uma simulação!!! Bolsonaro indiciado e em breve na cadeia!!!
O deputado petista Rogério Correia compartilha algo transmitido pela TV: 

3.) ELES PASSARAM DE TODOS OS LIMITES - BASTA DE GOLPISTAS E DESSA TRUCULÊNCIA: AQUI O HISTORIADOR EDUARDO BUENO DÁ UMA AULA E EXPLICA QUE, AGORA NÃO É MOMENTO PRA ANISTIA E SIM, PRISÃO
Anistia é o KCT, fala do historiador gaúcho Eduardo Bueno, sem papas na língua e já no seu limite - o de todos nós -, não mais amenizando em nenhum sentido, pois a situação já ultrapassou o sentido de emergência. O momento é de corajosamente assumir uma posição e não permitir mais o estado de golpismo sempre vigente no país. "ANISTIA É UMA BOMBA - Sabe quantas vezes militares golpistas tentaram tomar o poder à força no Brasil? Sabe quantas vezes eles explodiram bombas por aí ? Sabe o que aconteceu todas as vezes em que eles foram anistiados? Não, claro que tu não sabe. Tu não sabe nada - mas deveria saber que se “Ainda Estamos Aqui”, eles também estão - vários deles soltos! Até quando?". 
https://www.youtube.com/watch?v=LSRA77DIw1U

4.) 5° LIVRO LIDO NO MÊS - BIOGRAFIA DE UM DOS ARTISTAS MAIS PERSEGUIDOS PELA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, TAIGUARA
A finalização da leitura deste livro, O "Os Outubros de Taiguara - Um artista contra a ditadura, censura e exílio" (editôra Kuarup SP, 1ª edição, 2014, 160 páginas) não poderia ser mais precisa. Justamente neste momento é descoberto e revelado uma trama golpista, que foi iniciada e quase concluída, onde seriam mortos Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes. Sabe quem está por detrás disso tudo? Militares e o mentor, claro, Jair Bolsonaro. Essa participação de militares em golpes e contragolpes no Brasil é algo inerente à nossa História, infelizmente. Li esse livro com o coração pulsando mais forte, pois o que fizeram com TAIGUARA foi praticamente um massacre. Quando leio que, Chico Buarque foi o artista mais censurado no país, chego na conclusão, ter sido um dos maiores. Creio eu, o maior de todos tenha sido Taiguara. A quantidade de letras de músicas, de perseguições diretas em shows e o acompanhamento feito junto a ele, por causa de sua militância e principalmente aproximação do líder Luiz Carlos Prestes foi enorme.

Taiguara, o livro mostra bem isso, resistiu o quanto pode. Partiu para o exílio por duas vezes, permanecendo na Europa, depois até na Tanzânia. Ele não chegou a ser preso, nem sofreu nenhum tipo de tortura física, mas foi brutalmente torturado intelectualmente, com a pressão quase diária sofrida. O detalhamento de todo este padecimento é o retrato mais cruel de um país, que tivemos bem ativo e hoje, com grandes possibilidades, se não reagirmos, de voltar. Muitos foram mortos de forma cruel e insana e outros escaparam, como Taiguara, por causa de sua popularidade. No caso do ex-deputado Rubens Paiva, retratado no filme de Walter Salles Jr, o "Ainda estou aqui", isso não foi levado em consideração e seu corpo nunca foi encontrado.

Taiguara começou sua carreira com perfil romântico, porém, com o passar do tempo, plena ditadura militar, ele se politizou, mais e mais. Quando mudou seu perfil, agindo de forma incisiva contra a ditadura, a Censura não o perdoou. O livro é relativamente curto e com muitas páginas com fotos e também letras censuradas, com as anotações dos censores. Muito elucidativo. Impossível não fazer um paralelo doque acabo de ler com o que estivemos prestes a ver se repetir no Brasil. Imaginem como estaria o Brasil de hoje nas mãos destes que, agora presos, tentaram golpear a insipiente democracia brasileira? Talvez pior do que tudo o que sofreu Taiguara nos idos de outra cruel ditadura?

5.) O GOLPE FOI TENTADO PAÍS AFORA, INCLUSIVE EM BAURU
Por alguns meses aqui em Bauru foi mantido um amontoado de foras da lei diante de um quartel do Exército, na rua Bandeirantes, centro de Bauru. Uma aberração, mantida pela manutenção diária ali levada, com mantimentos e tudo o mais solicitado pelos golpistas. A princípio, tiveram considerável força e não havia naquele momento, como se insurgir, pois estavam além de tudo, armados e com demonstração nítida de serem violentos. Hoje sabemos, verdadeiros bandidos, descarados golpistas, tudo para defender que, Bolsonaro continuasse no poder, com poderes ditatoriais e se possível, até matando. Ou seja, para aqueles todos, tudo era mais que possível e seria utilizado para obter os resultados esperados e desejados. Vivemos esse horror. Isso esteve bem latente na maioria das cidades brasileiras e em Bauru, além do que foi possibilitado ali naquela concentração criminosa, nada patriótica, algo até agora ainda não revelado: quem são os que bancaram aquilo tudo na cidade de Bauru? Pelo que sei, até o presente momento, mesmo com consideráveis investigações, nenhum nome veio realmente à tona, a não ser o do empresário estabelecido onde um dia foi o escritório da CESP, na rodovia saída da cidade, sentido Pirajuí. Ele não foi o único. Outros tantos bancaram, estiveram pessoalmente e possibilitaram a manutenção. São tão criminosos quanto estes hoje, cujos nomes estão divulgados e presos. Bauru precisa tomar conhecimento de quem são os que estavam aliadíssimos com o capiroto, naquele momento e, quase com certeza, ainda continuam seguindo a mesma linha de pensamento e ação. Talvez hoje, devido a Justiça ter avançado sobre alguns, estajem contidos, porém, atuaram e tiveram ações bestiais e criminosas. Precisam ter seus nomes revelados e na sequência, incriminados e severamente punidos. Não existe mais como contemporizar com estes, pois se estiveram a favor daquela quartelada, com certeza, estavam também apoiando todas as frustradas tentativas de golpe. São gente da pior espécie.