Na premiação do Zumbi dos Palmares, medalha entregue para aproximadamente quarenta pessoas, todos com algum tipo de ligação com a comunidade e família dos Baté o critério é, em primeiro lugar, onde estão situados e como foi seu procedimento ao longo de mais um ano transcorrido. Daí, impossível não se emocionar com algumas das premiações, algo sentido e valorizado ao extremo.
Uma representante da família, de posse do microfone e com uma folha de papel, arrancada de um caderno escolar, tem diante de si uma gravação feita à mão, onde nomes foram ali escritos e passaram pelo crivo do staff familiar, ou seja, um Conselho de Notáveis, onde foi merecedor da aprovação e assim, recebe a Medalha, com uma inscrição peculiar a compolementando: "Aos Grande Guerreiros".
O dia não podia ser mais propício e essa festa, que se repete já há um bom tempo, não merece a divulgação a que tem direito. Passa desapercebida pela maioria dos bauruenses. Para mim, é considerada a mais significativa de todas feitas na cidade. Só quem dela participa pode avaliar realmente a contento todo o seu significado e importância. Eu tenho estado na maioria delas e em cada me emociono mais, pois vejo broitando e e se consolidando algo perdido quando da divulgação de outras premiações rolando na cidade. Autenticidade é sua marca registrada. Coisa linda de ser vista. Querem a relação dos premiados? Ela não existe e até o tal papel onde seus nomes foram marcados deve ter sido já descartado uma hora dessas. Mas todos que de lá sairam premiados, nunca mais se esquecerão deste dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário