DESESPERANÇAS
1.) O MUNDO É UM TREM DESGOVERNADO
ESSA É A NHACA DE "MERCADO", MUITO PREOCUPADO COM NOSSOS PROBLEMAS
2.) ALGUMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL?Chegamos ao final de mais um ano, o meu 64º e a cada novo raiar de dia, a repetição dos acontecimentos do dia anterior. O que me martela a cabeça é a frase dita - e saudada por muitos - do Ellon Musk em resposta à Janja ter lhe mandado catar coquinhos: "Esperem, vocês vão perder a eleição de 2026". Do jeito que a coisa vai, essa a única certeza que temos pela frente, a de nos restar menos de dois anos de vida ainda salutar e dentro de alguma normalidade neste país e em todo Cone Sul, antes tão pujante. Estamos perdendo este jogo e de goleada. Aqueles 7 x 1 da Alemanha pra cima dos nossos cangotes foi só o começo. Já estamos a perder de vista deles contra nós, os interesses populares.
Os tais dos bam-bam-bam do mundo ficaram quase três semanas lá naquela cidade do final do mundo, uma tal de Baku, no país comandado por um declarado machista e endemoniado fundamentalista, o Azerbaijão e ao final, quando todos achavam que tinham encontrado a solução para todos os problemas ecológicos, eles mijam para trás e não chegam a lugar nenhum. Vão se catar todos os que, depois de tudo, assinaram este documento, mais um que não vale de nada pra nada.
Quer dizer, pelo que ouvi e leio neste momento, os problemas dos países mais pobres não serão resolvidos. Alguma novidade? Nãoexistirá socorro para os países mais necessitados. Isso é ponto pacífico e está no documento final, assinado por todos. Socorrer os mais pobres é o motivo maior deles estarem lá reunidos, como das vezes passadas, onde já haviam decidido apartar algo para estes. Não o fizeram e não o farão. Vão regatear sempre e sempre.
Tudo conversa fiada. Onde o dinheiro fala mais alto sempre será desta forma e jeito. Ilude-se quem ainda espera algo destes e acredita que, nessas reuniões sairão medidas alvissareiras a salvar o planeta. A gravidade da crise climática do planeta é conhecida por tudo, todas e todos, mas como já é do conhecimento de toda pessoa sensata, o poder da grana que nos move não vai querer perder um só centavo, nem para salvar o planeta. Leio que o aquecimento do planeta deveria estar, para ser saudável, em 1,5º, mas ao final, sabe-se, já ultrassou 2,5º e mesmo vendo todas as transformações em curso mundo afora, as decisões, na hora em que sentam na mesa é predatória, destrutiva e dane-se o resto.
O que mais se vê hoje no mundo são políticos populistas da pior espécie sendo eleitos, respaldados pelo voto popular. Os negacionistas estão assdumindo o poder mundial, espalhando-se pela aí como mato depois de muita chuva - ácida, diga-se de passagem. Estamos, como diria o gaiato, num mato e sem cachorro. Todos lá em Baku sabiam muito bem o que teriam que fazer para minimizar tudo, o reínicio para salvar de fato o mundo onde vivemos, mas não o fizeram e assim, todos voltando para suas casas e o planeta sem salvação, a predação continuando de forma desefreada e contínua. Esse negócio de colocar a mão no bolso para salvar algo é ruim para o capitalista. Não vai acontecer, daí, a única conclusão possível é a de, sem saída, continuarmos trafegando pela aí neste trem totalmente desgovernado. E depois me pedem calma, traqnuilidade e parcimônia escrevinhativa. Vão se catar...
ESSA É A NHACA DE "MERCADO", MUITO PREOCUPADO COM NOSSOS PROBLEMAS
E para não perder muito o foco, como sabemos, tudo começa na casa da gente. E minha casa é essa insólita Bauru. Por aqui, a alcaide, dita e vista por mim como incomPrefeita, foi reeleita no 1º Turno, tudo por ter asfaltado a frente das casas dos bauruenses mais precisados e agora, muito mais senhora de si, não só continuará aprontando pra cima da cidade, como respaldada pela aceitação do que havia feito até então. Ela havia dias atrás, quando de votação na Câmara, imposto que o servidor ficaria sem salário se não votassem dotação orçamentária de final de ano - como aquelas comprinhas de final de ano que fez anos atrás.
Conseguiu o que queria e junto tinha algo ainda não votado, mas como já recebe os novos veradores em particular, vai ser fichinha: aprovar junto um projeto que reajusta e cria novas funções comissionadas. De início mais 14 novos cargos e depois, só deus sabe. Tudo já sendo devidamente acertado, pois nem oposição existirá mais em Bauru. A meu modesto ver, ela nem precisaria ter nenhum tipo de esforço, pois como diria o vereador cassado, "isso aqui tá medonho".
Minha desesperança é uma só, adentramos o mundo do MEDONHO. Se até agora estamos no campo da permissividade consentida, agora, mundo afora, a da despudorada intronização do consolo, sem dó e piedade, sem nenhum tipo de vaselina ou creme gel. Alguma dúvida de que, os novos tempos (sic) serão dantescos? Onde se refugiar diante de tudo o que estão a preparar para os nossos costados? Poderia fazê-lo no Museu Ferroviário ou no Teatro Municipal, mas ambos estão fechados em Bauru e sem a mais remota possibilidade de reabertura? E se reabrir, o que teríamos de programação? Daí, a pergunta: É melhor permanecer fechado ou reabrir? Bom final de ano - ou de mundo - para todas e todos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário