segunda-feira, 10 de agosto de 2009

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (03)

OSWALDO PENNA, O ‘GUERRILHEIRO URBANO’, POR SEU FILHO, OSWALDO PENNA JR, O PENINHA
Todos que me lêem aqui sabem da gratidão que possuo por dois Oswaldos, o Penna e o Rasi, ambos já falecidos e residentes na quadra 13 da rua Bandeirantes, bem atrás do Colégio São José. Já escrevi deles aqui. Gosto muito de ambos. Queria muito escrever mais de um deles, o jornalista OSWALDO PENNA, uma pessoa conhecidíssima em Bauru e em toda região Noroeste, sempre com sua cria, uma revista ‘Cadência’ embaixo do braço e em alguns momentos dentro de um impecável terno branco. Sua revista foi obra de uma vida toda e algo a comprovar que na persistência, as coisas resistem. ‘Cadência’ existiu enquanto Penna viveu. Depois que morreu, com os filhos dispersos por esse mundo, feneceu. Baixava uma tristeza em ver a bela casa invadida por moradores de rua. Passava pela rua e nem olhava mais para lá. Hoje, acho que vendida, vejo um restaurante funcionando no local. A história do Penna, ainda por ser contada e revivida, pois além de rica, foi recheada de algo difícil de encontrar hoje em dia, autenticidade.

Nesse tempo começo a conversar com um dos seus filhos, Oswaldo Penna Jr, o Penninha, que foi o primeiro vereador do PT em Bauru, morou muitos anos na França (fala e escreve meio misturando os dois idiomas) e hoje está no Tocantins, em Araguaina e Palmas, advogando e dando aulas. A última vez que o vi foi quando de uma exposição em 2007 no Museu Histórico sobre ‘Documentos do DOPS’. Ali, ele vendo quem estava ajudando na organização, fez questão de me repassar um bilhetinho (que guardo até hoje), com recomendações de cuidados mais do que especiais. Foi de grande ajuda, pois logo a seguir seria apunhalado por essa pessoa. Penna Jr queria muito que fosse aberto um ‘Museu Gráfico’, com o maquinário do seu pai e uma documentação das mais ricas (muitas delas já estão no museu). O museu não saiu (o maquinário virou sucata), nem ele procurando deputados e vereadores. O sonho atual é ver uma grande obra sobre a trajetória de seu pai, talvez um livro ou até um documentário (mais adequado). Material para ambos é o que não falta.
Penna Jr instiga, cutuca, repassa uma variedade de documentos e aquilo ferve a consciência de quem recebe e conhece um pouco do que representou a trajetória do velho Penna, um quixote, daqueles a enfrentar seus moinhos a vida toda. Recebo um calhamaço de documentos via e-mail. Tento fazer uma seleção inicial e marcar uma reunião, coordenar algo mais ampliado, de início, com a participação de Isaías Daibem. Abaixo um dos textos do Penna Jr, num e-mail recebido em julho 2009:

Caríssimo Henrique, Bon dimanche!
Com meus cumprimentos e uma semana corridíssima, gostaria de saber si vc bem recebeu o 1º lote d'IMAGENS DOCUMENTAIS sôbre meu Pai que t'enviei há quase 01 semana?
No mais, seguem nos "anéxos" e nos mail's seguintes os 02 últimos q'incialmente te os preparei.
No + e à guise d'início de TRABALHOS BIOGRÁFICOS é bom vc saber e t'organizar que meu Pai, além de ter-se tornado CÉLEBRE p/ sua PERSONALIDADE, OPINIAO, VISÃO REVOLUCIONÁRIA e JORNALISMO PURO, associou-se à isto, PROMOÇÕES SÓCIO-ESPORTIVO-CULTURAIS que blindaram dita CELEBRIDADE, à saber: CONCURSO RAINHA DA NOROESTE, REVISTA CADÊNCIA, ANUÁRIO DA NOROESTE, JOGOS NOROESTINOS (1950) (hoje REGIONAIS), JOGOS MATOGROSSENSES, FESTIVAL NACIONAL DE CINEMA DE BAURU (1961), LOCOMOTIVA CLUBE (Club dos Ferroviários da NOB), JORNAL DE CINEMA, REVISTA SERTANEJA, etc...
Gostaria q vc conversasse c/ ISAIAS DAIBÉM e GABRIEL PELEGRINA e convidasse-os p/ juntamente contigo, formar uma COORDENADORIA p/ êste trabalho de pesquisa inicial. Claro q'outras pessoas d teu conhecimento e competência serão benvindas. Seria interessantíssimo nêle associar uma das Fac's de Jornalismo e transformar esta pesquisa em TRABALHO PRÁTICO p/ os alunos participantes?
Seria interessante, oportuno e EFICAZ/PRÁTICO vc ARQUIVAR êstes mail's e ENCAMINHÁ-LOS às PERSONALIDADES acima, sendo q no caso das Fac's acima, vc poderia, tanto enviar à PROFESSORES; tanto àos Diretórios Acadêmicos.
Enfim, faça "bon usage". Nesta expectativa e ávido de ler-te, Abraços e felicidades, Penninha

Apresento aos que me lêem aqui, algo inicial, como peças do jornal ‘O Barulho’, capas da ‘Cadência’, uma homenagem de Fidel à Penna, Doctos do DOPS, textos e duas fotos, numa sendo homenageado e na segunda, junto de dois filhos, o da esquerda é Penna Jr. Comprovando meu apreço por Penna junto a tudo isso algo que mantenho aqui no meu mafuá, um crachá de um ‘Encontro da Revista Imprensa”, realizado no Obeid Hotel, acho que entre 2002/2005. Colecionava a revista, queria muito conhecer e papear com seu editor, Tão Gomes Pinto e como as inscrições eram somente para jornalistas, Penna me apresentou como profissional da ‘Cadência’. E juntos ficamos o Encontro todo. Alguns documentos estão aqui e quanto ao uso futuro deles, em breve mais notícias. O pontapé inicial foi dado aqui e agora. Que surjam outros a nos ajudar na hercúlea tarefa. Quando começo a falar desses dois Oswaldos, me empolgo e saem textos longos. O culpado são eles, a possuírem vida tão diferenciadas, cheias de agitação, movimentadas do primeiro ao último dia. Fazem uma falta danada, diante do mundo atual, onde predomina um pensamento único. Por fim, em outro e-mail, mais um pouco da empolgação de Penna Jr:

Doutra parte, d há muito TRABALHO a IDÉIA d REALIZAR um FILME-DOCUMENTÁRIO sôbre a VIDA, MILITÂNCIA e OBRA de meu PAI, o qual, apenas p/ dar-te um "norte" s'intitularia "GUERRILHEIRO URBANO", o q, na VERDADE, êle SEMPRE FOI AO LONGO D TODA A SUA VIDA, e, particularmente, durante a DITADURA MILITAR, ENFRENTANDO-A e "DANDO A CARA PRÁ BATER" COMO NINGUÉM e NA URBE, TODO AO LONGO D SUA NEGRA EXISTÊNCIA.
Nesta perspectiva, e, considerando o dito no início desta missiva, e, desconhecendo si à Bauru, nas Fac's d Jornalismo teriam jovens CINEASTAS competentes e SENSÍVEIS p/ êste tipo d'OBRA, poderíamos INVITÁ-LOS à dar início ào mesmo. Ou, sí seria o caso d'invitar homólogos d'USP à SP?
No q te concerne, gostaria d t'invitar p/ ajudar-me à ESCREVÊ-LA e/ou outra função d teu grado, sendo dado q'eu te passaria TODO RECITO q DISPONHO NA MINHA MEMÓRIA desde 1954 à Araçatuba, terra natal de meu PAI e minha, onde o 1º viveu tôda sua VIDA, tendo já, em 1937, lançado seu 1º Jornal Estudantil "O BARULHO", e, após, como vc bem o sabe, JAMAIS PAROU.....SEMPRE ALTIVO, ATIVO, IDEALISTA, ALTRUÍSTA, COMBATIVO, COERENTE, ÍNTEGRO, PROBO e EXEMPLAR. Enfim, UM HOMEM COMO POUCOS!
À propósito, informo-te q'"O BARULHO" foi o 2º Jornal Estudantil editado há época no Brasil. Sendo dado q o 1º, o foi p/ alguém ñ tão menos CÉLEBRE: GETÚLIO VARGAS no RS!!!
É evidente q prá esta OBRA, gostaria d contar, dentre outros, c/ o concurso d Daibém, quem, aliás, CONHECE desde seus 1ºs. PASSOS a LUTA de meu PAI, principalmente, pq a família d'ANA é também originária da "CAPITAL DO BOI GORDO" ou do CHAPÉU TOLADO si preferir!
Enfim, faríamos uma BIOGRAFIA, invitando VELHOS AMIGOS dêle, ainda em VIDA como SAFIOTTI (Unesp/Araraquara), um outro ADV, hoje à SP cujo nome, infelizmente, ñ me vem à memória, q dentre muitas HISTÓRIAS VIVIDAS c/ meu PAI, contou-me q'um belo dia estavam à SP e meu PAI pediu-lhe uma "carona" - especialidade dêle e durante tôda sua vida - até Penápolis. Lá chegando, meu PAI tinha um'audiência trabalhista e, uma vez esta iniciada o ADV do Mau-Patrão começou à INJURIAR meu PAI, taxando-o d COMUNISTA. Após sua prelação, meu PAI indagou ao Juiz si dito ADV havia terminado suas RAZÕES FINAIS e, êste comunicando-lhe q sim, meu PAI simplesmente pediu a PROCEDENCIA da Reclamatória e foi VITORIOSO em todos os seus pedidos. Quer dizer: o ADV patronal no lugar d'ater-se à defesa do seu cliente, passou seu tempo à OFENDER meu Pai.
Há um'amiga de minha irmã Márcia à SP, q tive a ocasião d conhecê-la q'era nadadora, mas seu Pai a PROIBIA d participar das competições organizadas p/ meu PAI, simplesmente p/ acusá-lo d COMUNISTA. Enfim, histórias destas JAMAIS FALTARAM!
Só prá vc ter um'idéia, meu Pai, aliás, FUNDADOR DO MST e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais à Presidente Epitácio, militava atuantemente e incasàvelmente em mais de 60 Comarcas da Região d Bauru e Noroeste, onde sempre atuou, e era taxado do "TERROR DOS PATRÕES".
Em 1973, durante uma das incontáveis PRISÕES sofridas p/ meu PAI e FAMILIARES, a qual durou HUM ANO e sempre devido à PERSEGUIÇÕES de TÕDA SORTE, quando fui à Araçatuba receber um aluguel dum dos seus inquilinos - Ronald Ricthie, hoje vivendo na Foz d'Iguaçú -, êste disse-me: "Peninha, fala pro teu Pai ñ aparecer mais à Buritama pois tem um patrão lá q'está programando um SEQUESTRO do teu Pai num AVIÃO e prá JOGÁ-LO lá de riba".
Si vc conhece e tiver a ocasião d falar-lhe, peça ào Dr. Galvão, ex-DER e q mora defronte ào SKINÃO - um magro e alto, amigo do Buzina, dentre outros- prá te contar uma HISTÓRIA REAL q lh'ocorreu, e, isto, devido a um telefonema q nos anos 60 meu PAI deu-lhe em sua residência. Vc tudo compreenderá e morrerá de rir!!!

OBS.: Para ler os Documentos em tamanho natural, cliquem em cada um deles.

6 comentários:

Anônimo disse...

Car'isssimo Henrique,

Bonjour!

Com meus cumprimentos e AGRADECIMENTOS, como vc bem frisou: 'e um EXCELENTE COMECO.

Estou partindo a um`Audiencia e a noite t`escreverei + longamente e c/ + tempo.

Abracos e felicidades,

Penninha

Anônimo disse...

Caro Henrique
Recebi a mensagem sobre o GUERRILHEIRO URBANO, um codinome legítimo para o velho combatente, pai do nosso amigo Peninha. Já conversei bastante com o Peninha, sobre esse assunto, logo após a morte do seu pai.
De fato, existe muito material sobre o trabalho do velho jornalista e militante político, porém penso que está disperso e não-organizado. Concordo que é necessário preservar esse acêrvo muito rico que não pode perder-se, como fatalmente vai ocorrer.
O Peninha tem outro mano que vive fora do país e vem ao Brasil com pouca frequência, me parece. Tem mais duas irmãs: a mais velha, Márcia, Assistente social e a Elizete (Lizete?). É muito importante um contato com seus familiares para essa empreitada.
Vamos conversar um pouco para levarmos adiante esse projeto. Ok ?
Isaias Daibem

Helena Aquino disse...

Oswaldo Penna, ou melhor , o Sr. Penna, figura conhecida, sempre com um sorriso no rosto. Nunca me esqueço o seu caminhar pela Rua Batista de Carvalho ou pela Rua Gustavo Maciel, indo ao seu escritório, cumprimentando todo mundo...
Saudade dos seus cumprumentos e principalmente dos seus sorrisos ...
Tenho ctza que deve estar fazendo uma festa, esteja onde estiver ...

Anônimo disse...

Carissimo Henrique,

Bon soir!

Com meus cumprimentos e agradecimentos p/ ponta-pe inicial (EXCELENTE e FEITO!), vibrando intensamente c/ esta CONQUISTA HISTORICA, permito-me e a teu pedido de tecer-te algumas observacoes q gostaria fossem MODIFICADAS e INTRODUZIDAS no texto p/ voce cuidadosamente montado, a partir de minhas informacoes/documentacoes, a saber:
1) MUSEU GRAFICO, JORNALISTICA e da IMAGEM OSWALDO PENNA: este Museu foi OFICIALMENTE CRIADO c/ LIVRO ATA, REGISTRO EM CARTORIO e tudo mais. Portanto, gostaria q`esta modificacao seja retificada desta forma, mas, e, sublinhando q o q tem faltado e DIFICULTADO ate aqui p/ sua efetiva implantacao e a SENSIBILIDADE E INTERESSE de pseudos-historiadores e culturalistas q gravitam nos empreguismos municipais, estaduais e outros em nossa cidade e q nada fazem quanto a suas OBRIGACOES FUNCIONAIS, assim q da parte de nossos EDIS e PREFEITO.
2) OSWALDO PENNA: GUERRILHEIRO URBANO nao e um SONHO, mas sim um PROJETO q`esta vendo seus primeiros passos atraves deste primeiro e ja impactuoso e revolucionario TRABALHO teu, q`alias, si nao teve nada no genero e simplesmente porque INEXISTE outros OSWALDOS PENNAS, siquer de LONGE! VERDADE SEJA DITA, donde a importancia desta OBRA q comecamos a escrever; a editar. E esta, portanto, a MENSAGEM FORMAL q vc deve levar a teus internautas, afim q saibam, desde ja, da REALIDADE deste PROJETO.
Neste senso, gostaria q vc passasse um ANUNCIO convidando todos aqueles q tenham HISTORIAS, PASSAGENS, FOTOS, DOCUMENTOS, EXEMPLARES DAS PUBLICACOES d`O.PENNA (Diario d`Aracatuba, Diario d`Andradina, O DEBATE, O BARULHO, ANUARIO DA NOROESTE, JORNAL d`AGUDOS, JORNAL de DUARTINA, JORNAL DE CINEMA, REVISTA SERTANEJA...) contribuam c/ este projeto e c/ o MUSEU cujas DOACOES serao p/ nos devidamente catalogadas e divulgadas.
3) formar c/ o DAIBEM a COMISSAO COORDENADORA deste PROJETO assim q as PARCERIAS (Diretorios Academicos, SINDJOR, Cineastas, etc...) p/ mim ja te propostas em mail`s precedentes, forma d`implicarmos uma grande e seria equipe comprometida c/ esta OBRA.

P/ ora e o q tenho a te passar, esperando q vc insira no teu site todo o conjunto de documentos q ja t`enviei e os proximos q seguirao nos proximos dias.

Gratissimo, disponha e SUCESSO!


Felicidades,

Penninha

Anônimo disse...

seu pai deve revirar-se no tumolo

Maria Thereza disse...

Hoje lembrei de meu colega de curso de Direito (Rio de Janeiro - 1961) e amigo de toda uma vida e muito querido de toda a minha família. Resolvi procurar por ele, mais uma vez, no Google e o "encontrei" nesse blog.
Muita emoção e muitas lembranças. Queria muito poder compartilhà-las.
O Peninha está vivo? Você Henrique quem foi para o Penna? Obrigada pelo seu texto que faz um retrato fiel do que foi o Penna. Obrigada!