quinta-feira, 6 de agosto de 2009

UMA AMIGA DO PEITO (28)

VERA TAMIÃO, UM ESPELHO PARA ESSE DESTITULADO PROFESSOR
Sou um assumido professor sem cátedra e sem títulos. Diplomado na Licenciatura rasa, e só. Cursei História na USC e hoje, afastado da profissão após novo rumo tomado pela vida, me viro no ramo de vendas. Porém, nunca me afastei de vez do magistério. Sou filiado à Apeoesp, o sindicato dos professores da rede pública e algumas de minhas mais significativas amizades estão nesse segmento.

De uma delas falo aqui, a professora VERA TAMIÃO.Vim a conhecê-la quando ainda diretora da EE João Maringoni (ali entre o Santa Luzia e o Beija Flor), por intermédio do amigo Duílio Duka. Com uma sensibilidade notada a quilômetros, percebi logo de cara uma pessoa incomum. Vingou uma amizade que atravessa os anos. A Educação para essa educadora nunca foi um negócio, sendo o meio de conscientização de um povo. E Vera fez muito pela Educação (com letra maiúscula), nos muitos lugares por onde passou.

Corajosa como poucas, mesmo num cargo de direção (sob comando tucano), militava no Sindicato, lutando em prol de uma categoria vilipendiada por seguidos governos estaduais que não a olharam com o devido mérito. Enfrentou muita cara feia ao optar por esse lado, o da defesa da categoria. Foi até o fim, numa luta recheada de altos e baixos, mas sempre altaneira, de cabeça erguida.

Aposentada, continua militando na Apeoesp, uma fonte a lhe revigorar as energias. Lá busca forças para resistir num momento onde a saúde tenta lhe pregar uma peça. Vê-la defendendo a nossa causa, lutando por todos nós é a garantia de que todos estamos muito bem representados. Assino uma procuração em branco para ela, quando e como quiser. Gosto demais da Vera, do Valdir (seu marido, ambos donos da banca de revistas da rodoviária), de todos os saraus patrocinados por eles, da boa música que circula pela sua casa, de sua mãe (uma apaixonada pelo samba de Paulinho da Viola), da alegria irradiada pela sua presença e principalmente pelos princípios emanados dos seus atos. Vera é o profissional que sempre sonhei ser, mas que, por esses descaminhos da vida, infelizmente fui obrigado a deixar de ser. Permanece o sonho, ela o espelho.
PS.: As fotos foram tiradas em dois momentos distintos, ambos em sua casa, em eventos lá ocorridos. Ando saudoso daqueles saraus à beira da piscina. Que tal, hem Vera? Não resisto a um convite desses...

8 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,

obrigada pelas suas sempre emocionantes Histórias e estórias.

A Vera é isso e muito mais.

É engajada em várias frentes que ajudam a construir a igualdade, promover ,
aperfeiçoar a Democracia.

Ela é também membro do Conselho da Condição Feminina e tendo papel importante
na última Conferência de Políticas para Mulheres, em 2007.

Trabalhei com ela quando Diretora do EEPG Lourenço Filho e sei de sua enorme capacidade profissional com educadora

Tudo isso a preparou par driblar com maestria os momentos de incerteza que
temos que passar.
A Energia vinda de toda essa espiritualidade a fará conversar com o lá de cima e
ele vai falar:
" espera aí, calma, você tem muito para fazer, e tem que ensinar muita gente a se espelhar em você, não só o Henrique , tem outras mais .

Acyr Motta

Anônimo disse...

Querida Vera, bom dia!
“Virgem santa” hoje a alegria é dobrada: gosto muito de ler as escrituras do meu mais novo e infiel amigo Henrique. Ele me ajuda a recordar gentes “do bem” que conheci durante 30 anos em que vivi na Espírito Santo da Fortaleza.

Verinha, que saudade de você! Gostei das fotos e dos fatos relatados.

Beijão no coração

Saudações cuiabanas,

Rosa Maria Morceli

Anônimo disse...

Caríssimo Henrique
Acabei de ler a carta de sua autoria sobre a sempre lembrada professora Vera Tamião, nossa colega de tantas jornadas. Parabens. Ela bem o merece. Professor não se aposenta nunca e à semelhança do artista, "morre com o cinzel na mão". O professor, educador, está permanentemente em combate, ensinando, dando de si, colaborando sempre na busca de um mundo novo que todos sonhamos.

Hoje, de manhã, encontrei-me com o Marcão e conversamos um pouco sobre o projeto de um dia mudarem-se para Cuba. O ideal mesmo seria continuarmos por aqui construindo a nossa utopia.

Aqui lembro o velho combatente e militante Alípio Freire, do jornal BRASIL DE FATO, que diz, "por onde quer que andares, alhures, digas - o socialismo não morreu...
Saudações socialistas

Isaias Daibem

Anônimo disse...

Assino embaixo sobre as qualidades da Vera, que também conheço de longa data.

João Francisco Tidei de Lima

Gaspar Moreira disse...

Profº Henrique Perazzi:
Vivo acompanhar sua histórias, até
sugeri contar um pouco da historia da "Baixada do Silvino",
localizada Q 01 Av Nações Unidas.
Bem,o assunto é outro trata-se da
Vera Tamião(Valdir), pessoa com todos os atributos que o nosso Redator Henrique comentou.
Convivendo com a profa.Vera Tamião,
foi um aprendizado excelente no Con
selho da Comunidade Negra de Bauru,
dona de invejável capacidade de liderança,companheira fielna luta
pela causa da Igualdade social.
Nosso abraço guerreira Vera Tamião!
Saudações .
Gaspar Moreira

Anônimo disse...

Cara Henrique.
Um abraço.
A professora Vera merece toda a nossa atenção e nosso carinho.
Espero que ela se recupere logo deste pequeno problema de saúde.
Quanto a você, parabéns mais uma vez pela sua sensibilidade.
Do amigo de sempre,
Professor Toka.

Ah!, quanto a ter se afastado do magistério, nunca é tarde para voltar.
Aliás, um professor como você não poderia estar longe do preparo dos alunos.
Que pena.
Sei que o salário não é muito atraente, mas você, como poucos, é acima de tudo um educador.
Faz e fará falta ao campo Pedagógico de Bauru.
Volte Henrique, para o bem de todos.
Dos seus ensinamentos sairão pessoas que jamais iriam votar no Sarney.
Tenha um bom final de semana.
Tk

Anônimo disse...

Henrique, parabéns pelo relato da querida amiga e prima Vera Tamião!

Ele é tudo isto e muito mais, porque também encontra tempo para estar com os amigos e parentes, atualizar-se culturalmente em São Paulo e também participar de movimentos de cidadania e responsabilidade social.

São pessoas como ela que os jovens de agora precisam se espelhar... um dia ela foi meu espelho também e tenho muito orgulho em dizer isto!

Prima Cleide Goy

Silonei disse...

Henrique,
Como foi bom ter lido este texto comentando sobre minha irmã Vera. Não devo acrescentar mais virtudes e atitudes nobres para essa pessoa maravilhosa, pois além de ser redundante, soaria "corujisse" de irmã e talvez não tivesse o crédito que sua mensagem transmitiu.
Parabéns por reconhecer e ver nela qualidades dígnas de uma educadora sem retoques: verdadeira como seu nome, LUZ VERDADEIRA= Vera Lúcia.

Silonei