quinta-feira, 26 de novembro de 2009

RETRATOS DE BAURU (70)

RUTE DO AMARAL, A ELEGÂNCIA EM PESSOA
Rute Amaral é uma negra retinta, pessoa das mais simpáticas da cidade e a irradiar algo tão em falta, uma elegância natural, inerente à sua pessoa, fluindo no modo simples de tocar sua vida. Num contato rápido, algo chama a atenção, o jeito peculiar nos gestos e ações. Ao vê-la me vêem imediatamente na lembrança a imagem de duas grandes damas negras, Clementina de Jesus e Ivone Lara. São da mesma estirpe, do mesmo calibre e postura. Rute construiu essa imagem e a registrou ao longo dos anos. Veio de uma família simples da vila Seabra, trabalhando por 26 anos como doméstica, quando organizou a Associação das Empregadas Domésticas de Bauru, obtendo apoio de vereadores da época, como Isaías Daibem, Penna Jr e Rui Bertotti. Nunca deixou de militar politicamente, inicialmente no PT e depois no PMDB, sua marca registrada. Quando deixou de trabalhar para a família Salmen, prestou concurso para merendeira e foi atuar na Prefeitura, sendo a seguir cedida para trabalhar no Conselho Estadual da Comunidade Negra. Nunca abandonou suas origens e constantemente esteve ligada a ações no Clube Icaraí, além de participar de grupos de teatro amador. Em 1993, ajudou a fundar o Conselho da Condição Feminina e depois no CIAM - Centro Integrado de Atendimento a Mulher, onde atuou de forma decisiva. Sua vida toda esteve ligada a movimentos populares e sociais. Candidatou-se por três vezes à vereança (uma pelo PT e duas pelo PMDB). Aposentada, continua sendo vista nos mais diferentes lugares, sempre com a mesma disposição e elegância. Rute dignifica a luta de qualquer movimento.

PS.: Post-Scriptum. Com as fotos e o texto sobre dona Rute, minhas homenagens à Semana da Consciência Negra, encerrada no último domingo. Ela é tão elegante, que odeia fotos sem estar devidamente preparada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o retratos com a Rute, uma mulher valorosa, guerreira, de muita coragem e fibra.
A Rute mora no mey coração, nao paga aluguel e pode dançar a vontade nele.
Me sinto orgulhosa de ser amiga dessa mulher impar.
Tatiana Calmon.
PS: Vou roubar as fotos ah ah aha

Anônimo disse...

Henrique. Parabéns mais uma vez. Você é 10+10
Que bonita a homenagem a dona Ruth



Beijos
Rosa Maria Morcelli

Anônimo disse...

Henrique,como sempre homenageando com categoria pessoas tão maravilhosas.
A Ruth Amaral é tudo isso;uma mulher elegante,de postura peculiar.
Uma "Diva Negra"que se destaca pela sua garra e liderança nos movimentos pelas causas sociais.
Continue assim Ruth,irradiando simpatia,simplicidade e sabedoria por onde passa..

BJS

Maria José

Anônimo disse...

Henrique, como vai?

Que alegria ver esta homenagem, tão merecida.
Sou fã e admiradora desta MULHER.
É uma honra partilhar e compartilhar de movimentos ao seu lado, pois sua perseverança nos alavanca e nos sacode de qualquer letargia.

Ruth do Amaral...é a MULHER!!!

Um abraço, obrigada por nos brindar com suas palavras por esta COMPANHEIRA e CONSELHEIRA!

luiza

Anônimo disse...

Caro Henrique
Recebi sua mensagem sobre a grande companheira de tantas jornadas, a Ruth Amaral Sampaio. Sua história é belíssima e da sua família também. O irmão dela, o Rubens (Pé de Ferro) jogou futebol amador, naquele tempo, era chamado de varzeano, quando os times não entravam em campo e sim saiam em campo após trocar as roupas no mato. O Rubinho (Pé de Ferro) jogou no Marabá da Bela Vista do Técnico Chapa, um velho ferroviário que hoje está em Corumbá ou Campo Grande (MS).
De fato, fundamos junto com a Irene e a Cidinha Magesto o primeiro sindicato das domésticas de Bauru. Foi um momento importante da luta dos trabalhadores, digo das trabalhadoras. Anteriormente na década de 60, o Ex-vereador e militante comunista Edson Francisco da Silva e um advogado negro do Sindicato dos gráficos, do Partidão , o Dr Paulo (Paulo Preto)já haviam feito algo semelhante, uma espécie de Associação das Domésticas, inclusive com "pichação" de mu ros (piche de verdade). Um dia ainda escreveremos sobre esses fatos. Parabens pela homenagem à companheira de tantas jornadas, a Ruth, cuja família tive a honra e o prazer de conhecer.
Isaias Daibem

Anônimo disse...

Amigo Henrique, boa noite.
Nota 10 para a sua idéia. A Rute é parte integrante da história de Bauru. Parabens. Abraços.
Tito Pereira

Anônimo disse...

Verdade, caro colega Henrique - tudo verdade
mas quantas coisas sobre ela que não sabíamos! Gigante moral e espiritual a RA! Assinamos embaixo e muito obrigado por tanta atenção e gentileza, de sempre!! Forte e grande abraço do Rubens (Wind of Change...)
PS.: precisamos urgnte nos reunir uma/x/mês para comentarmos assuntos e ações como essas, não? Onde e qdo?! Ver local e dia/hora de cada mês, para tb celebrarmos tudo isso, compartilharmos, etc. A dispor!

Rubens Colacino