domingo, 8 de novembro de 2009

CENA BAURUENSE (43)

ERA UM DOMINGÃO, TINHA MUITO SOL ... (dessa vez com um pouco de tempo fechado)
Esse trechinho aí é de uma velha música do Ultraje a Rigor e faço uso só para citar os muitos motivos para não ficar em casa nesse domingo (sol e chuva, cada um no seu momento):

1. Jardim Botânico, 10h30, entrada gratuita, mais uma edição do “Projeto Um Canto no Botânico” (o projeto agora é mensal), desta vez com duas feras, DENISE AMARAL e NORBA MOTTA. Audren Victorio, uma espécie de divulgadora oficial do evento passa as dicas: "Música da boa num pedaço de paraíso, com frutas fresquinhas e uma exposição de fotos das últimas edições.Isso num tá ficando chic demais da conta, sô!!! Vamo combiná? Quem já conhece, com certeza, se arrependerá de não voltar e quem não conhece também se arrependerá de não ter ido, depois de ouvir os comentários (palavra de escoteiro!). Galera, calma, pois não vou me estender não! Mas não percam a oportunidade de se darem um presente, uma linda manhã de domingo e um ótimo começo de semana, pois embora muitos esqueçam, o domingo é o primeiro dia da semana e uma energia dessa no começo, ajuda pra DEDÉU! Não percam!!!". Como é que não vou presenciar, depois disso tudo.

2. Ricardo Barreira junto de uma pá de gente agitada e uma organização impecável (mesmo com os desmandos no Teatro da municipalidade), leva até o Teatro Municipal de Bauru, a 4ª edição do “UMBANDA FEST”. A cada edição, um tema de reflexão social, nesta, o meio ambiente é que ganhará destaque, com ‘Semeando o Futuro’. A entrada é gratuita e acontece das 15 às 19h. Entre os destaques da programação estão os cantores Márcio Barravento e Tião Casemiro, do Rio de Janeiro e a Companhia de Música e Dança Kundun Balê - Quilombo Paiol de Telha (companhia formada por crianças e adolescentes nativos do quilombo). A cantora Luci Rosa, que lançou seu primeiro CD este ano, “Axé dos Orixás” e lança oficialmente o hino da Umbanda Fest, composto por ela, especialmente para o evento. Participei com maior intensidade das três primeiras edições, quando atuava na Cultura local e sempre gostei muito do que vi. Um congraçamento importante e uma data que já entrou para o calendário da cidade a cada mês de novembro.

3. O SESC (sempre ele) com atrações gratuitas em dois horários no domingo. Às 11h, dentro do projeto “A Música Erudita: O Prazer de Ouvir”, apresentação do “Trio Sotero Valim Perez”, com violino, piano e violoncelo, com interpretações de Haydin e Beethoven, num horário que veio para ficar. Às 16h, dentro do projeto “DescontraSom” (esse já está mais do que consolidado nas tardes de domingo), um show com um mestre do samba paulistano, OSWALDINHO DA CUÍCA, cantando só canções de Adoniran Barbosa (a semelhança no traje, linguajar e postura são evidentes e saltam aos olhos). Gosto de futebol e hoje, com o Brasileirão pegando fogo em sua fase decisiva, deixo de ficar defronte a TV (16h Fluminense X Palmeiras e Atlético MG X Flamengo), tudo para cair no samba autêntico e único. Também à tarde, no Bar Aeroporto, um encontro semanal de chorões, que está dando o que falar. Nos três locais, música da mais alta qualidade e tudo gratuito.

E para complicar a vida de qualquer pobre mortal, hoje em Botucatu (100 km daqui), o encerramento do “VI Botucanto” (http://www.botucanto.com.br/ ), com Zeca Balleiro no palco (a Abaçai, que esteve aqui em Bauru no Revelando SP está presente também lá) e no caminho, em Lençóis Paulista (40 km daqui), um “Festival do Livro” (http://festivaldolivro.wordpress.com/), de 04 a 13/11, na praça central da Concha Acústica (uma programação intensa todos os dias, de cair o queixo).


TRISTE NOTÍCIA: Ontem final da tarde, meu amigão DUÍLIO DUKA liga e pede que divulgue algo que muito me entristece. Na manhã de amanhã, segunda, 7h, estará iniciando uma GREVE DE FOME, defronte a Escola Estadual onde é professor, até que sejam resolvidas pendências da Secretaria de Estado de Educação na sua folha de pagamento. Insensibilidade de um, gerando o ato desesperador de outro. Preferi repassar o seu texto para a imprensa divulgar (jornais já noticiaram hoje) e amanhã repercuto aqui, de forma mais abrangente e contundente. Duka conta com meu apoio (sempre) e com ele estarei para o que der e vier. Tudo o que propuz como atividades culturais para hoje, me serão dolorosas ou até adiadas, para estar ao lado de meu amigo. Também repassei o texto para muitos dos seus amigos e um pouco da repercussão publico amanhã.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro:
Minha solidariedade ao eterno combativo Duka, que sempre brigou pelo coletivo e agora, busca com a mesma intensidade, um direito seu que está sendo usurpado. Muita água com açucar para não desidratar.
Walter Rogério.
Ex-aluno de Duka