quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

CENA BAURUENSE (46)

SEPARADOS NA MATERNIDADE - VERSÃO SINDICALISTAS, POR NÁDIA, DO SINERGIA
Pasquineiro dos áureos tempos, uma das seções que mais me divertira lá pelos anos 80 nas páginas do “hebdomadário” carioca era o “Separados na Maternidade”. De vez em quando saiam fotos de personalidades da época, comparando-as com outras, tudo na maior gozação. Sei que não foram eles que começaram com esse negócio, mas ajudaram muito na sua propagação. Hoje, a brincadeira está disseminada na internet e nos mais diferentes lugares. Vejam aqui duas que colhi na rede de computadores. A primeira do deputado Severino Cavalcanti (ele ainda é? Nem sei) com o Yoda e na segunda o senador Eduardo Suplicy com o Gollun. Serve muito para tirar a sisudez na fisionomia das pessoas. Cheio de coisas sérias para postar aqui no blog, preferi dar uma parada, um pequeno breque no dia de hoje, para mostrar algo local, cheio de ironia e humor.

Na semana passada estive lá na festa da Apeoesp e presenciei dois cartazes com algo parecido colado nas paredes do Sindicato dos Metalúrgicos. Tudo obra e criação da secretária Nádia Barnes, do Sindicato dos Eletricitários, também conhecido como Sinergia. Lá ela deu outro nome, o “Quem sou eu?” e não havia quem não desse uma paradinha para as piadas e risos. Nesse caso ela fez tudo só com pessoas ligadas ao meio sindical, ode atua e, portanto, conhece bem os personagens. Não colocou ao lado uma foto do ironizado, pois eram conhecidos de todos eles. Foram vários, mas publico aqui somente os mais conhecidos. Dentre os presentes, vários retratados, o vereador Roque Ferreira e o professor Duílio Duka. Alguns outros ali retratados são o espevitado Lulinha, a Suzete da Apeoesp, o Chicão do Sinergia, o Claudinho e a Rose da Construção Civil, o Everton do Sinergia e as irmãs Cajazeiras, obra do imortal Dias Gomes, retratando três professoras, duas delas ali presentes.
O mais interessante é que alguns dos retratados já a haviam visto preparando o cartaz e diante disso deram o troco, isso mesmo, imprimiram uma foto ampliada da Cruela Cruel, bem no estilo perua e fixaram ali ao lado. Ela engoliu em seco, continuou sorridente até o final da festa e assumiu publicamente a existência de certa semelhança.

DUAS OUTRAS COISAS:
1. Sobre o problema fundiário regional, motivo de texto do blog publicado ontem, informo que foi coincidência, pois também ontem, integrantes do MST de Iaras (acampamentos Rosa de Luxemburgo e Zumbi dos Palmares) ocuparam o escritório regional do Incra naquela cidade exigindo agilidade na desapropiação de terras para efeito de reforma agrária. O assunto deve gerar novo bafafá e gostaria muito, mas muito mesmo de que a mesma pressão do MST fosse feita junto à Prefeitura Municipal de Agudos.

2. Amanhã, sexta, 11/12 acontece na cidade a repetição de algo que muito me encantou, o espetáculo argentino "Viaje al Sentimiento - Noite de tangos e Boleros", prestando uma homenagem ao poeta brasileiro Alfredo Le Pera, com coordenação de Ruben Ali, reunindo orquestra, dançarinos e cantores vindos de famosas casas de espetáculos do país hermano. A segunda apresentação na cidade ocorrerá exatamente no Dia Internacional do Tango, no Espaço Bauru. Da primeira apresentação, realizada no Teatro Municipal, com participação na organização do amigo José Augusto Ribeiro Vinagre, guardo ótimas lembranças, como a de ter acompanhado o grupo nas visitas à órgãos da imprensa local. Tudo foi registrado e publicado aqui no blog em 24/04, com muitas fotos. Eles são muito bons.

Nenhum comentário: