terça-feira, 8 de dezembro de 2009

UMA MÚSICA (54)

“SAMBA RUBRO-NEGRO”, SUCESSO DESDE OS ANOS 50
Essa eu aprendi a cantar ouvindo um dos maiores sambistas brasileiros, João Nogueira, que regravou em 1979 esse samba dos anos 50, do Wilson Batista e Jorge de Castro. Nada mais propício do que colocá-la essa semana para rodar na vitrolinha. Tenho quase tudo com o vozeirão do João aqui no mafuá, a maioria ainda nos bolachões, os LPs. Essa saiu no LP “Clube do Samba”, da Polydor, 1979 (tinha 19 anos e já gostava de samba bom). Cantarolo essa até hoje, sei de cor e salteado. Na gravação original, o trio de jogadores citado na letra eram Rubens, Dequinha e Pavão (craques do Fla nos anos 50). Na gravação do João ele atualizou a coisa e cita três craques da época, o Zico, Adílio e Adão (Cláudio Adão). No youtube ouço outra, de uns quatro anos atrás, quando o filho do João, Diogo, promove nova atualização, agora com Souza, Obina e Juan. Desses três só Juan continua no elenco hexacampeão. Eu, intrometido, promovo nova alteração, que poderia ficar assim: Pet, Adriano e Juan. Sintam a letra, de uma nostalgia tão em falta hoje em dia, quando a famosa “charanga do Jaime” ia ao estádio tocar música da boa, hoje a batida é uma só e tende mais para qualquer outra coisa, menos samba. Prefiro insistir e continuar cantarolando (sem ler a letra) essa maravilha da nossa MPB, entre tantas outras a tocar no tema futebol (o livro do Beto Pampa fala só sobre isso). Durante essa semana ficarei a escutar essa, sendo daquelas a nunca cansar meus ouvidos:

“Flamengo joga amanhã/ Eu vou pra lá/ Vai haver mais um baile no Maracanã/ O mais querido/ Tem Rubens, Dequinha e Pavão/ Eu já rezei pra São Jorge/ Pro Mengo ser campeão/ O mais querido/ Tem Rubens, Dequinha e Pavão/ Eu já rezei pra São Jorge/ Pro Mengo ser campeão/ Pode chover, pode o sol me queimar/ Que eu vou pra ver/ A charanga do Jaime tocar:/ Flamengo! Flamengo! / Tua glória é lutar/ Quando o Mengo perde/ Eu não quero almoçar/ Eu não quero jantar”.

Abaixo três versões encontradas no Youtube:
1.) João Nogueira cantando:
http://www.youtube.com/watch?v=CpPnHXEYlwM
2.) O ex-jogador Júnior e Diogo Nogueira cantando:
http://www.youtube.com/watch?v=Y7JEM8cUfCs
3.) Diogo Nogueira e uma última das versões:
http://www.youtube.com/watch?v=GLNO-lYfQKc&feature=rec-LGOUT-exp_fresh+div-1r-6-HM

2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Você que gosta tanto do Rio conhece um samba da época do Centenário do Flamengo, 1995/1996, o "Centenário de Paixão", onde o João Bosco além de cantar numa participação especial, dá um show numa brilhante interpretação de um texto escrito por ele? Essa é rara!

carioca Sérgio

Descobri seu blog num comentário que fez lá no Buteco do Edu, o advogado flamenguista Eduardo Goldenberg.

Mafuá do HPA disse...

caro Sérgio

Leio sim o Buteco do Edu (www.butecodoedu.blogspot.com). Ele, como eu, é brizolista convicto, amante dos bons butecos da vida e do bom futebol. Nesse ano está em estado de graça, pois seu Fla chegou lá.

Conheço sim, a "Centenário da Paixão". A gravação que tenho aqui no mafuá é a do CD, "Uma vez Flamengo, sempre Flamengo" (CD Oficial do Flamengo). João Bosco, um flamenguista dá uma entonação emocionante, a melhor música do CD.

Tenho aqui também outra raridade, o "Estácio & Flamengo - 100 Anos de Sambae Amor", com uma timaço da MPB, cantando loas ao Fla e ao Estácio. Adoro este CD, da extinta SACI - Sociedade de Artistas e Compositores Independentes Ltda. é de 1995.

O Flamengo é o clube brasileiro mais retratado em músicas.

Um abracito por ler o Mafuá

Henrique