terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UMA FRASE (44)

CLIMA DE FIM DE FEIRA: A ESPERANÇA É A PRIMEIRA QUE MORRE
Outro dia me perguntaram se havia desistido de continuar brigando pelas mudanças (mais do que necessárias) na Secretaria Municipal de Cultura. Disse que não, mas estava cansado, talvez pela insensibilidade de como a estão tratando e por ficar batendo na mesma tecla, sem a ressonância necessária de quem deveria tomar a decisão final pela mudança. A situação tem é piorado (cada vez mais), mas pouco parece ter adiantado continuar a exposição das aberrações, pois de providências até o momento, nada. E para provar que "moinhos de vento existem sim", reproduzo aqui uma frase de ARIANO SUASSUNA, sobre a insistência por mudanças: "Dom Quixote lutava contra os moinhos porque os via como gigantes. No meu caso, os moinhos de vento existem, sim, e são gigantes mesmo. Não me conformo com um fato que considero ruim simplesmente porque está consumado. Enfrento a batalha. Mesmo sabendo que possa sair derrotado. Sei que a voz de um solitário não tem importância nenhuma. Mas estou fazendo o meu papel" (entrevista ao JB RJ, 30/05/2007)

Nessa segunda, 14/12, dentro do caderno Segunda-Feira, encartado na edição do Jornal da Cidade, duas novas estocadas na situação, mais do que aviltante. Na primeira, uma carta, a de maior destaque, na página 2, assinada por Regina V. Dambrósio e o escrachamento da situação de todo o Centro Cultural e o seu abandono, até com ratos passeando pelo palco, sujeiras e falta de posicionamento sério e de atitudes de mudança. O exposto é a mais pura verdade, resultado de meses e meses com tudo ao “deus dará”. Por lá, mesmo com servidores tentando resistir, a motivação é zero e paira no ar algo parecido com o clima de um final de feira. Na segunda estocada, uma tira, produção do Gonçalez. Papai Noel traz seus presentes para o “Unanimidade” e este ao abrir o pacote, lá dentro, o que todos estão pedindo a meses, sugeridos pelo título de dois livros: “Cultura aqui e ali” e “Como fazer cultura local”. Seria cômico, se não fosse trágico.

No domingo, 13/12, algo a chocar e deixar entristecido qualquer amante da cultura. A nova praça Rui Barbosa está linda com o chafariz funcionando a pleno vapor e o coreto totalmente revitalizado (deixo aqui meus parabéns ao prefeito Rodrigo e aos investidores que contribuíram na finalização das obras). Por lá, num palco com cara nova, impecável, shows aconteciam no coreto, com um cartaz do “Clube da Viola”. Tudo começou por volta das 17h e ninguém para assistir o que estava sendo apresentado. Nem uma viva alma. Circulando por lá, somente o “Unanimidade”, com sua máquina fotográfica em punho, registrando tudo e procurando ângulos que não contemplasse a platéia, pois ela não existia. Dei umas voltas pela cidade e na volta, quase 18h, o mesmo quadro. Isso não me alegra, me entristece, pois demonstra falta de habilidade, tato, jeito para montar e expor o que foi preparado. Tudo o que foi montado cai por terra quando não existe um mínimo de seriedade no quesito preparação antecipada para um evento. É desta forma que correm as coisas por lá, é este exatamente o quadro atual. Falta acontecer o que mais para ser tomada uma atitude? A Secretaria Municipal de Cultura está mais isolada do restante do secretariado do prefeito Rodrigo do que a ilha de Trindade, a 1.100 Km da costa capixaba, do continente brasileiro. São milhas e milhas de distância. Até quando um acordo político precisa ser mantido, quando existe comprovação de ineficiência? Artistas já foram "hablar" diretamente com o prefeito, que ouve atentamente, fica até constrangido, mas... Cliquem no texto da Regina Dambrósio, ele se amplia, leiam e façam suas avaliações.

Já havia falado de tudo isso, não? Fica chato ficar repetitivo, mas... esse moinho de vento existe, ele está ali, todos o estão vendo, tudo tão fora do prumo, que não resisti, voltei ao tema. Dizem que mudanças ocorrerão nas próximas semanas. Aguardemos.

29 comentários:

Anônimo disse...

QUERIDO PRIMO E NOROESTINO

SÓ PELA MANCHETE DO JC DE ONTEM COM 8 OBRAS INACABADAS, PODEMOS VER QUE BAURU ESTÁ SEM COMANDO,

OREMOS E MUITO?

ONDE ESTÁ A VICE DO PT, QUE TINHA TRANSITO LIVRE NOS MINISTÉRIOS PARA TRAZER VERBA ?????

EDUARDO

Anônimo disse...

Oi Henrique, que tal fazer-mos um abaixo-assinado?
Abs,

Ralinho.

Anônimo disse...

HENRIQUE

A Cultura na Prefeitura não é só o Teatro Municipal, mas ela é o carro chefe, o cartão postal, o que mais se fala e se vê. E a impressão atual é péssima. Tudo está largado, com aspecto de abandono. Degradação total. Imagina uma casa antiga que você deixa de cuidar. Ela passa a acumular problemas, que na quantidade tomam uma proporção difíeis de serem reparados. Em alguns casos vale mais apena demolir a casa velha do que custear seus reparos. O nosso belo e imponente teatro está caminhando para isto. A degradação é contínua e segue a olhos vistos. Aonde vai dar isto não se sabe e com que intenções está se tomando a atidude de deixar tudo prosseguir, também não se sabe. O fato é que o mando é executado por gente despreparada. Isto você já deixou claro nos seus textos. Vou citar aqui um caso da semana passada com apresentações de final de ano, de encerramento de cursos. A data teve que ser desmarcada, pois faltou luz no teatro. Inventou-se uma desculpa e no adiamento, mesmo com horário marcado para iniciar às 6 horas da tarde, os funcionários só chegaram depois disso, porque ninguém foi buscá-los em casa. E tudo estava do jeito que a carta da moça deixa claro. Uma vergonha, um abandono, típico final de feira como voce mesmo disse.

Não estamos mais aguentando. O que mais pode ser feito para abrir os olhos da administração atual. Atentem também para o fato de que existe um grupo que antes já dominou as ações no teatro e na cultura local. Eles estão se aproximando do atual secretário e tentando ocupar espaços, com intenções de voltar ao poder. Pelo amor de Deus, não deixem o pessoal que hoje estão contribuindo para a situação atual, numa queda do atual, eles assumirem a situação. Seria o caos do caos. Que o prefeito pense em gente com uma ampla visão cultural e não beneficie um grupo de lá de dentro, pertetuando uma situação muito ruim para a Cultura.

Anônimo disse...

tá precisando de emprego?

Anônimo disse...

Oi Henrique!
E aquele barulho que aconteceria depois do movimento pela diversidade?
Estamos esperando pra botar pra quebrar!
Abração
W.Leite

Mafuá do HPA disse...

Tem um anônimo aí que deve ser distribuidor de emprego. Tenho uma perguntinha para ele: Você está contente com tudo o que tem acontecido lá na Secretaria Municipal de Cultura? Se está, das duas uma, está se borrando de medo de perder o cargo e se acontecer isso se deve somente a incompetência e despreparo para a função. Pode também não gostar de mim, mas sobre isso nada posso fazer. Estou só relatando algo aflitivo a incomodar todos os amantes da Cultura.

Volte sempre...
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

OLÁ, HENRIQUE...
CONCORDO COM TUDO O Q A REGINA ESCREVEU, E VOU MAIS ALÉM...
FOMOS APRESENTAR O NOSSO ESPETÁCULO NO SÁBADO...
PQ FOMOS LIBERADOS DA TAXA NÃO TÍNHAMOS BILHETERIA, NEM
INGRESSOS....ISSO EU CONCORDO...MAS A BILHETERIA PRECISAVA PELO MENOS
ABRIR PRÁ SE VENDER OS INGRESSOS Q EU MESMA FIZ.
VAMOS AOS CAMARINS...
NOSSO GRUPO É GRANDE: 7 CRIANÇAS E 9 ADULTOS.
TÍNHAMOS APENAS O CAMARIM PEQUENO, PQ O GRANDE UMA PESSOA FECHOU E
LEVOU A CHAVE EMBORA...PODE???
FICAMOS Q NEM UNS DOIDOS PRÁ CONSEGUIR SE MAQUIAR EM DOIS ESPELHOS...E
SE TROCAR ENTÃO?
AS CRIANÇAS FIZERAM MAQUIAGEM LÁ FORA E OS RAPAZES TBM...NA SAÍDA DO
TEATRO PERTO DAQUELA SALA Q TEM UM PILAR NO MEIO...
TUDO BEM...
VAMOS A ILUMINAÇÃO.
O RAPAZ Q ESTAVA "DE PLANTÃO" (REIGER) NOS DISSE Q NÃO PODERIA MEXER
NAS LUZES PQ JÁ ESTAVA ARRUMADO PRÁ NOITE (BALLET) E ELES NÃO IRIAM
MEXER. ERA PRÁ GENTE SE VIRAR COM O Q TINHA.
NOTE O DETALHE: TINHA UM FOCO CENTRAL, DOIS LATERAIS (BRANCOS) E
GELATINAS AZUIS E AMBAR. MAIS NADA...
QTO ÀS PERNAS EU DISSE A ELE Q SE ELES TIVESSEM ME AVISADO EU LEVAVA
AS MINHAS CORTINAS...Q FIZ EM 1998 PARA USAR NO TEATRO DO SEMINÁRIO
QDO MORAVA EM AGUDOS E ESTÃO ÓTIMAS ATÉ HJ, PQ TENHO CUIDADO...TEM UM
FUNDO GDE, QUATRO PERNAS E DUAS BAMBOLINAS...INTEIRAÇAS...
O FUNDO PRETO DO TEATRO ESTÁ VAZANDO LUZ PQ ESTÁ TODO FURADO.
UMA VERGONHA....
OU SEJA....DEU ATÉ RAIVA FAZER UM ESPETÁCULO Q TRABALHAMOS TANTO E
CAPRICHAMOS TANTO NAQUELE LUGAR...
A ENERGIA DE LÁ....É HORRENDA...NEGATIVA...PEÇONHENTA...
PARECE CASA DE BRUXARIA....UIIIIIIIIIIIIIIIIII
É ISSO....
MAS DEUS É PAI E LOGO O RODRIGO VAI COLOCAR A MÃO NA


Mesmo sendo dada a data prá gente, tivemos pouca
ajuda...isso sem te dizer q precisei brigar mto prá conseguir a data,
pq uma semana antes da estréia começaram a dizer q não dava prá ser o
nosso espetáculo pq tinha o espetáculo da dança de lá da Cultura e as
meninas precisavam ensaiar...
Ora , pitombas....elas tem o ano inteiro lá prá ensaiar...
Eu só tenho um dia pq trabalho com meus alunos no quintal de casa...e
monto todo meu espetáculo dizendo aos alunos q qdo tivermos o espaço
do teatro, vamos ensaiar prá eles terem a noção do espaço...
Chega na hora nem ensaio eu posso ter...melhor então dizer q não tinha
data e ponto final...
Mas prá fazer bonito pq sabem q eu tenho meus amigos da imprensa
acabaram deixando...
Mas isso é mto triste...
Fiquei decepcionada...
Amanhã vamos estar na Rodoviária cantando...e espero q seja melhor...
Beijão

CONSCIÊNCIA...SENÃO.....RSRSRSRSRS

MADÊ CORRÊA.

Anônimo disse...

A única pessoa q gostaria de ressaltar o empenho foi o Beto...
Esse sim...é um cara de palavra e de ação...
Se não fosse ele...nao teríamos feito a estreia lá...
Beijos
Madê.

Anônimo disse...

Fim do Fim da Feira...
O q mais fazer para o prefeito tomar providências?????
Alem de tudo isso q ja foi relatado, cade a Secretaria de Cultura no Vozes de Natal? um evento q sempre a Cultura esteve organizando, neste ano ninguem nem para representar a Secretaria(q não fez nada) estava presente...
Pobre Secretaria de Cultura, pobre de nos, fim do fim da feira...

Mafuá do HPA disse...

Parabéns a MADÊ CORREA pela coragem em se expor, num relato sentido e doído sobre tudo o que acontece nos bastidores culturais de Bauru.

São com depoimentos iguais a esse, feitos com muita coragem, que situações são alteradas. Antes todos tivessem a mesma coragem. Isso com certeza será lido e repassado a quem de direito.

Madê é uma brava guerreira e merecedorada de todo carinho, atenção e, principalmente, respeito.

Estou contigo e não abro, minha cara Madê

Henrique - direto do Mafuá

Anônimo disse...

HP,

Triste Fim de Policarpo Quaresma!

Esse seria o plágio e um bom título para esse livro de horrores.

Que pena...

Algo no mínimo constrangedor ver a Secretaria Municipal de Cultura de Bauru nestas condições de quase total ruína.

Espero que o nosso amigo e Prefeito Agostinho tenha pulso para sanar, de uma vez por todas, essa “mancha”, e dissipar essa “nuvem negra” de sua administração.

Como cidadão e Conselheiro do CMC afirmo: Bauru não merece passar por isso!

Muito triste mesmo...

[]s

RICARDO BAGNATO

Anônimo disse...

será q tem gente preocupado com cultura ou com holerite?

Mafuá do HPA disse...

COM HOLERITH SÓ VOCÊ, QUE NEM CORAGEM PARA SE IDENTIFICAR POSSUI.

HENRIQUE - DIRETO DO MAFUÁ

Anônimo disse...

Henricão

Não fique dando bola para esse alguém aí, que todos sabemos que é, ou melhor pau mandado de quem. O importante é a movimentação. Leia o que saiu no Entrelinhas do Jornal da Cidade de hoje:

SUSTO NA PRAIA
O secretário de Finanças, Marcos Garcia, ligou ontem da praia, onde está em férias, para o prefeito Rodrigo para dizer que não procede o rumor de que ele estaria disposto a pedir para não permanecer na função. De sua parte, Garcia desconhece a intenção de sair. Da parte de Rodrigo, as Finanças não parece mser alvo de reforma, ao contrário de Educação e Cultura e outras secretarias...

Deu para sentir. Se isso saiu no Jornal da Cidade o clima deve estar pesado lá pelos lados do Centro Cultural. Uma amiga que lá trabalha me disse que esses dias todos o chefão anda num nervosismo de dar gosto. O bicho anda pegando por lá.

Rosana

Anônimo disse...

Infelizmente não posso me idenificar. Sou funcionária da Secretaria de Cultura, do setor de bibliotecas. Estou aqui para me manifestar sobre mais um absurdo que chegou ao nosso conhecimento. Será inaugurada nos próximos dias a biblioteca ramal da Vila Garcia. Tal biblioteca está sendo inaugurada as pressas, sem estrutura adequada, com livros em duplicidade ou não utilizados vindos da biblioteca central ou de outras ramais. Não que a vila Gracia não mereça uma biblioteca (como outros bairros merecem tb). Mas o problema é que tods as nossas bibliotecas ramais (com exceção a do Mary Dota e da Falcão, reformadas na administração passada) estão abandonadas e sem manutenção adequada. Será que essa inauguração, repito, as pressas, está acontecendo apenas para amenizar a saraivada de críticas sofridas pelo atual secretário e tentar, dessa forma, garantir uma sobrevida ao mesmo?
As bibliotecas passam por uma situação nunca vivida antes. Neste ano não foi efetuada uma compra sequer de livros novos, o biblionibus está parado, etc.
Até quando sr. Prefeito?

Anônimo disse...

Henricão

Éntrei para escrever que hoje saiu algo novamente no JC sobre a provável saída do Sectário de Cultura. Assinado pelo Nelson Gonçalves, com título de RODRIGO FALA DE REFORMA PROVÁVEL lá está:

Na prática, Agostinho não consegue, há meses esconder que não está bem resolvido com nomeações como as feitas para as pastas de Cultura e Educação, cada uma por motivos distintos.

E por aí afora. Leia, meu caro.
Entrei para postar isso e acabei lendo o comentário da funcionária aí em cima. Tá tudo mais do perdido, uma nau sem rumo.

Rosana

Anônimo disse...

Henrique

Ñ se preocupe mais pq as saídas de Pedro Romualdo e Majô são praticamente certas para final de 2009/inicio de 2010. Assim algumas eminencias pardas tbem vão perder o poder no governo de Rodrigo Agostinho, q está indo bem, fora essas as sec. de cultura e educação. Os substitutos podem até ser mais tecnicos mas precisam trabalhar melhor, o q ñ vai ser dificil.

J. Ambrósio

Anônimo disse...

O que me assusta é que possam assumir algumas pessoas que hoje gravitam em torno do atual secretário, que hoje se fazem de anjos, mas que no fundo já fizeram muito mal para a Cultura local. Tomara que ele escolha alguém técnico, que não tenha vínculo com segmentos internos loucos para abocanhar o negócio.

Duarte

Anônimo disse...

Falando em Biblioteca da Vila Garcia, é interessante notar que a rua que passa em frente, está cheia de crateras... e os livros então: didáticos de antes da reforma ortográfica e enciclopédias dos anos 80. Eita Plano Nacional de Cultura porreta, siô!!!!

Anônimo disse...

tem blogueiro que tá circulando que nem urubu em volta da secretária.
ainda tem esperança de regresso, faltará oleo de peroba para tamanha cara de pau

Anônimo disse...

tem blogueiro que tá circulando que nem urubu em volta da secretária.
ainda tem esperança de regresso, faltará oleo de peroba para tamanha cara de pau

Mafuá do HPA disse...

Meu caro último anônimo, um que postou duas vezes o mesmo Comentário:

Algo de interessante em seu comentário. Se cita urubu é porque existe carniça. Pensamos aí da mesma forma. Existe sim, e está mais putrefatica do que se possa imaginar. Diante disso já podemos iniciar um papo mais ameno.

Se a situação está na petição que cita, uma carniça, sabes da necessidade de uma mudança, não? Ou acha que algo nesse estado pode continuar em atividade.

E se carniça existe, urubus idem. São muitos, alguns voando mais baixo, outros nem tanto. Se quer produzir uma discussão sobre algo no campo das hipóteses, não irá encontrar ressonância por aqui. Aconselho a ir procurar sua "thurma", que não sei se está num dos bandos de urubus ou faz parte da própria carniça.

Em tempo: Boas festas, meu caro, com boas entradas e ótimas saídas. São os votos do Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Você sabe, o urubu é um animal utilíssimo e desprezado. Ele é fundamental pra o funcionamento de tudo... pra ele cabe aquela famosa frase do Drummond: "amor ilimitado pra eterna ingratidão".
Já pra carniça, não existe elogios nem odes... e muito menos pra covardias incógnitas. Aliás, a covardia é dos piores defeitos dos humanos, aliado à falta de caráter.
Uma pena.
Mas voltando ao assunto, a saída desse sectário melhorou meu Natal.
Abração a todos os identificáveis
W.Leite

Anônimo disse...

HENRIQUE

Muitas novidades lá pelos lado ca Cultura municipal.
O "Unanimidade" fez alterações na Casa das Artes Plásticas, sacando de lá o Paulinho Barreto. O caso está dando o que falar e quem vai tomar a decisão final sobre se fica ou vai é o prefeito. Tudo é levado até ele e por fim, com sua decisão quase todas as decisões tomadas são revertidas. Te pergunto então: se manter num cargo, quando tudo o que faz é revertido pelo mandatário, valeria a pena?
Procure acompanhar e depois me conte. Ontem o bicho estava pegando por aqui.

YW.

Anônimo disse...

E quem vc acha que seria indicado em uma possivel mudança de secretario? Que outros acordos foram feitos? Quem a comunidade artistica indicaria?Isto é simples curiosidade, pois não conhecço este meio!

Rose Barrenha

Henrique disse...

ROSE
Deixo aqui uma solução caseira. Diante de tudo o que tenho visto, acho que pela perda de atividades antes produzidas e amparadas pela Cultura local e hoje, quase todas sendo realizadas pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Nico Mondelli, acredito ser esse o melhor nome para assumir a pasta. Trata-se de uma pessoa com disposição e boa visão das realizações, sabe o que faz, faz bem feito e tem visão, o que não ocorre hoje. Daria um novo impulso para a pasta, até agora estagnada.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Parabéns Henrique! Oportuna a matéria e que a mudança venha e resgate um pouco do perdido...pelo menos!
Parisi

Anônimo disse...

Amigo Henrique,
Vc ainda trabalha na Secretaria da Cultura? Se não, vc não tem receio q essas suas críticas possam soar como mágoa, frustração, ou coisas do gênero?
Não leve a mal essa minha indagação mas eu esclareço o pq delas:
Vc se lembra q um dia pediu-me q eu contasse um pouco de minha história nas rádios de Bauru, principalmente citando mais detalhes de minha rapida passagem pela 710? Vc queria publica-las, lembra? E eu não te atendi exatamente por receio de ser taxado por alguns dos adjetivos citados lá em cima.
Acho q eu deveria deixar meus escrúpulos exagerados de lado e começar a dizer algumas verdades...
Mais uma vez parabéns pelo texto e pela luta em prol da melhoria de nossa cidade.
Um abraço,
Zé Esmeraldi

Mafuá do HPA disse...

MEU CARO JOSÉ ESMERALDI:
Sua pergunta é muito pertinente. Não tenho mágoa, ressentimento, muito menos dor de cotovelo e já conversamos sobre isso. Estou fora da Cultura desde janeiro de 2009. A dor e o sofrimento é pelo estado atual das coisas, a situação atual dos artistas, a penúria das instalações e algo que não caminha mais por pura ineficiência administrativa. Só isso e o que faço aqui é dar voz para os oprimidos lá da Cultura, os que continuam carregando-a nas costas, mas massacrados internamente, pois poderiam estar fazendo algo muito mais produtivo e não estão. Os motivos já explicitei aqui várias vezes. E se não colocarmos a boca no trombone, se não denunciarmos o erro e a imcompet~encia, poderia ser taxado de omisso e isso me doeria muito mais. Prefiro ser assim como sou, autêntico em tudo o que faço.

Um forte abraço do
Henrique - direto do mafuá