sábado, 12 de dezembro de 2009

ARTIGOS NO JORNAL BOM DIA (50 e 51) e DICAS (48)

SERVIÇO PARA FAZER - publicado na edição do BOM DIA de sábado passado, 05.12.2009
O CODEPAC decide por votação unânime abrir um processo de tombamento do salão principal do Bauru Tênis Clube. Foi o que bastou para um tsunami se levantar contra a decisão e ataques dos mais variados, uma saraivada orquestrada pelos defensores dos interesses financeiros (sempre ele), em detrimento do histórico, patrimonial e cultural. Elevemos nossas mãos aos céus, é o deus Dinheiro falando mais alto. Como ficou evidenciado meses atrás na derrocada do predatório neoliberalismo, o único interesse em questão lá deles é o dinheiro, a qualquer custo e sob todas as coisas. Ele sempre fala mais alto e em seu nome, tudo é permitido. Preservar na Europa é lindo e maravilhoso, aqui na minha aldeia e no meu quintal, não. Tombamento para quem age dessa forma é literalmente tombar, por no chão, tudo em nome de um tal de progresso. Discutir a viabilidade ou não do tombamento, ouvir, debater e jogar o jogo, nem pensar. Provavelmente irá ferir direitos adquiridos. Grande movimentação de bastidores, interesses políticos acionados e para solucionar a questão, até a possibilidade de um Golpe de Estado, a dissolução do grupo, o seu esvaziamento e a procura de brechas para desmantelar a ação. Imaginem a possibilidade de uma ampla discussão sobre o tema? Porém, quando o lado de lá dá o pontapé inicial com uma frase do tipo, “esse pessoal precisa arrumar serviço para fazer” (Ricardo Coube), evidencia-se que: “aqui quem manda somos “nós” e não se metam nisso”.
Em tempo: A alusão expressa na infeliz frase, "arrumar serviço", me remete automaticamente aos dois filmes das fotos. Teria sido essa a intenção?

DOIS “PEPES”, DOIS ESTILOS - publicado na edição do BOM DIA de hoje, 12/12/2009
Duas recentes eleições presidenciais, duas propostas bem distintas e duas pessoas mais ainda. No Uruguai, José “Pepe” Mujica e em Honduras, Porfírio “Pepe” Lobo. Um o oposto do outro. O primeiro um ex-guerrilheiro, sobrevivente de uma cruel ditadura militar, daqueles a não renegar seu passado, eleito com a aclamação nas ruas; o outro, sufragado numa eleição oriunda de um golpe de Estado, representando uma direita conservadora-liberal respaldada na classe média e não dando ouvidos aos clamores vindos das ruas. Mujica é uma pessoa simples, uma “figura” como os uruguaios o chamam. Participou de assaltos, seqüestros e ocupações contra um regime sanguinário. Foi preso e quando solto, eleito deputado e senador. Ele não precisou ficar se dizendo arrependido do que já fez. E nem o faria. Fez e o faria novamente se preciso fosse. Um bravo, que quer transformar o Uruguai num país “agrointeligente”. Continuará residindo em sua pequena chácara, tudo como dantes. Lobo chega tentando disfarçar a saia justa de uma eleição montada sobre uma farsa. Fala em pena de morte e já chegou a brandir uma escultura de um punho de ferro, demonstrando ser “linha dura” (só com os menos favorecidos). Sojicultor, terá um governo controlado (e manipulado) pelos golpistas e no primeiro deslize um repeteco do que aconteceu com o que ousou agir diferente. Querendo pacificar o país precisaria ir aonde o povo está, se parecendo um pouco com Zelaya. O mundo precisa cada vez mais de 'Mujicas' e menos de 'Lobos'.
Em Tempo: Jingle Campanha de Mujica - http://www.youtube.com/watch?v=i9JiUVAgbzUww.youtube.com/watch?v=i9JiUVAgbzU e http://www.youtube.com/watch?v=FprqNssLZUA

DUAS PRECIOSAS DICAS, UMA EM PIRATININGA E OUTRA EM BAURU:
1. Neste final de semana, de 11 a 13/12, acontece o I ECORRETO, sob coordenação de Marta Caputo (http://www.ecorreto.org/ ). O local é lá no Águas Quentes de Piratininga. Mais informações no site. A expectativa é das mais sugestivas e uma passada por lá, conferindo tudo o que foi organizado é algo mais do que interessante. O tema é sugestivo... A Caputo eu conheci por causa do "Pimpa" e lá passarei para espiar o estande sobre animais desaparecidos.

2. Se tem algo que faço com o maior gosto e carinho é divulgar o trabalho da batalhadora Madê Correa. Ela nem precisa desse toque por aqui (de pequena repercussão), pois toda nossa imprensa gosta muito dela. Mas insisto e o faço novamente. Ela estará estreando um novo espetáculo, "O CIRCO DA ALEGRIA", hoje, dia 12/12, às 15 h, sábado, no Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves" - Bauru. Trata-de de uma homenagem aos artistas circenses, sendo o término dos cursos de para crianças. O ingresso será um brinquedo em bom estado de conservação para crianças até 10 anos. Para os maiores de 11 anos e adultos em geral o ingresso único É de R$ 10,00. Os ingressos já estãoà venda no Celeiro da Arte. Esses brinquedos serão doados para entidades que trabalham com crianças carentes/doentes. Maiores informações pelo fone: 3016-3802. Olha o cuidado todos especial que tiveram com o cartaz (muito lindo, não?) e as fotos de divulgação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Linda a foto da nossa querida Madê Correa. Esse espetáculo é apresentação única? Não vão se apresentar em nenhum outro lugar neste ano? Me informe...

Marisa

Unknown disse...

Olá, Marisa...
Esse ano é só a estreia, para arrecadarmos os brinquedos e poder fazer a apresentação de nossos alunos como resultado final de um trabalho de 6 meses.No dia 16, às 15h, estaremos cantando com o Coral Cênico e nosso elenco na Rodoviária pelo evento promovido pela Biblioteca.
Ano q vem provavelmente estaremos no Teatro aos Domingos no mês de Janeiro ( serão 5 domingos sempre às 16 h, com ingresso a R$ 5,00 -único).
Apareçam por lá!!!
Madê Corrêa

Anônimo disse...

Henrique
experimente, você que cita sempre aqui o jornal argentino Página 12, ler também o semanal uruguaio Brecha.

Acho que o site deles é
www.brecha.com.ur

se não for isso é algo parecido.
ambos na mesma linha
falta algo assim aqui no Brasil, não!

leio sempre pela internet
o bonachão do mujica fará um belo governo.
a expectativa por lá é enorme

um abraço de alguém que veio de lá
laranjeira