quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (22) e UMA MÚSICA (56)

FHC E SUA ETERNA DOR DE COTOVELO, ALGO INCURÁVEL
Antes de escrevinhar esse texto, ligo minha vitrolinha, postada bem aqui ao meu lado no mafuá e ouço Elza Soares, no excelente CD, “Do cóccix ao pescoço” (Maianga, 2002). Ela canta sobre algo que acabo de ler, mais uma investida intempestiva do ex-presidente FHC, o rejeitado/despeitado e corroído por uma incurável dor-de-cotovelo.

Sintam o clamor da letra de “Dor de cotovelo”, letra do Caetano Veloso: “O ciúme dói nos cotovelos/ Na raiz dos cabelos/ Gela a sola dos pés/ Faz os músculos ficarem moles/ E o estômago vão e sem fome/ Dói da flor da pele ao pó do osso/ Rói do cóccix até o pescoço/ Acende uma luz branca em seu umbigo/ Você ama o inimigo/ E se torna inimigo do amor/ O ciúme dói do leito à margem/ Dói pra fora na paisagem/ Arde ao sol do fim do dia/ Corre pelas veias na ramagem/ Atravessa a voz e a melodia”. Ouçam e vejam pelo youtube: http://www.youtube.com/watch?v=d25Ok51kwME

Para o ex-presidente FHC, Dilma é apenas o reflexo de um líder e comparou-a a um “boneco”. Disse também que, a ministra-candidata é “manipulada” pelo "ventríloquo” dela e que o cara qualificado é só um, o Serra. Dele, ouço e leio pilhérias mil e a mais contundente, apregoa que após tudo o que já aprontou, qualquer um que dele se aproximar estará adentrando um verdadeiro mato sem cachorro. Buscar a proximidade e o apoio de FHC é o mesmo que perder por antecipação. Derrota líquida e certa. Veja se existe alguém com disposição de posar para santinhos eleitorais ao lado de tão boquirrota pessoa?

Pior que tudo é que ao acusar outrem de fantoche, acabou por não mencionar seu próprio governo, fantoche mor, pela total subserviência ao capital predatório, ao império do mal, às indefectíveis privatizações e acordos espúrios de bastidores. Rei do pires na mão, quebrou o país várias vezes antes de entregá-lo ao seu sucessor e hoje, tem a ousadia de querer comparar governos. Impossível, mesmo com Lula tendo se afastado do que desejávamos. Ego exacerbado, padece da falta de acarinhamentos, mas não percebe que os que o acompanham são todos regiamente pagos para tanto. Naquele ninho nada é feito graciosamente ou por convicção. Quando leio novos pronunciamentos de FHC é prenúncio claro de tempestade. Esse sismógrafo não falha nunca. Renovo meu seguro, fecho as janelas, guardo o carro no fundo do quintal, prendo o cachorro, deixo até as contas atrasarem e não arrisco sair de casa. De uma coisa tenho certeza, para quem ele manifesta apoio (nesse caso, o governador-candidato Serra), a preocupação deve estar atingindo picos excessivos, pois se ainda existia alguma esperança de sucesso no seu intento, com o apoio explícito desse pé-frio, a derrota é mera questão de tempo. Pelo menos, eis o motivo a adorar os pronunciamentos de FHC. Ele não dá uma dentro. E dá-lhe dor-de-cotovelo, aquela que “rói do cóccix ao pescoço”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique

Acabo de ler uma entrevista com o Ciro Gomes numa revista semanal. Perguntaram a ele sobre Fernando Henrique Cardoso e sua resposta foi essa:

"O Fernando Henrique virou uma âncora para matar qualquer um. Quemse ligar a ele perde a eleição. Eles (do PSDB) perderam a redoma em que viveram a vida inteira, por isso, estão pirados. Eles produziram um mundo artificial de mídia, e não sabem o que está acontecendo lá fora. Então, acreditam, realmente, que são muitos bons e que o Lula não presta, porque dentro da redoma é assim que se fala. É uma coisa impressionante".

Li o seu falando a mesma coisa e depois o Ciro. Já vi que o FHC dá azar mesmo.

Paulo Lima