segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RETRATOS DE BAURU (75)

SÉRGIO LIMA E O FRUTAL DE LONGA TRADIÇÃO
Sérgio Rubio de Lima, 58 anos é figura das mais conhecidas entre os transeuntes da Avenida Rodrigues Alves e de todo o centro da cidade, pois lá está instalado há exatos 46 anos com o tradicionalíssimo Frutal Lima. Sempre na quadra 9, primeiro do outro lado da rua, no nº 9-65 e desde 1979, no nº 9-70. Tudo começou com sua mãe, conseguindo a duras penas um pequeno espaço para revender frutas. Depois veio a idéia de fazer os sucos, cujas receitas tradicionais, como a da Vitamina, com leite, maçã e banana é a mesma desde o começo. "O segredo é a dosagem certa", diz Sérgio, no comando da casa de segunda à sábado das 9h até a passagem do último coletivo diante de sua porta, por volta da meia noite. Antigamente ficava até mais tarde, mas com o passar dos anos e sózinho no negócio, desde a saída do irmão, diz não valer mais a pena ficar mais tempo e o maior motivo é a violência urbana. O slogan da casa continua o mesmo também desde o início: "Uma loja de frutas que se tornou de sucos". O orgulho de Sérgio é por ser a mais antiga casa aberta no ramo, estando à frente de dois outros, também famosos e de longa duração, o Skinão e o Lelo's Batidas. O gostoso de frequentar o Frutal Lima é ouvir as histórias que o Sérgio tem para contar e são tantas, que necessitam de muitos retornos. Além de contador de histórias é muito bom de conversa e sabe cativar seus clientes, além dos lanches e dos sucos, é claro. Semana passada revivi isso quando meu filho pernoitando em casa, saímos por volta das 23h para comer um lanche. Ele tem lá suas preferências, locais da moda e não conhecia o Frutal, muito menos sua história. Nem preciso dizer que saiu de lá maravilhado, primeiro com o lanche e depois com as histórias todas que o Sérgio nos proporcionou. Ele e seu Frutal continuam os mesmos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Que baita saudade que me deu agora.
Estudei em Bauru nos anos 80 e nosso onibus de estudante pegava a gente defronte o Frutal. Matava minha fome direto lá e ao ver as fotos tudo me veio à mente como num flash.
O cara do balcão, que hoje relembro, chama-se Sérgio está do mesmo jeitão, a mesma carinha e tudo por lá como dantes.
Nada mudou por lá, nem o suco, como está dito no texto.
Quase chorei

Sandra - jauense e bauruense

Anônimo disse...

Sabe uma coisa que eu admiro muito no Sérgio?

Eu sempre li todos os jornaizinhos toalhas que saem em Bauru. O Bru é o mais famoso deles e em todos lá está o anúncio do Frutal Lima.

Ele sempre acreditou e sempre colocou o seu anúncio em todos.

É um grande cara.

Parabéns.

Leandro J. Braga

Tristan disse...

Parabéns pelo seu blog. Qualidade e com um viés social perfeito. Sou teu fã, cara!

Meu e-mail: tristan_dierckx@hotmail.com

me mande o seu.

Um abração

Tristan

silvio selva disse...

putz cara, estive esses dias por lá, uma deliciosa vitamina como só o frutal sabe fazer...

Anônimo disse...

nossa q delicia lembrar o Frutal!anos oitenta,"Batistar" e tomar um suco delicioso por lá...eo lanche?uma delicia,um lanche de verdade!!é raro frequentar o Centro hoje,só com um objetivo específico,não se tornou um lugar dos mais agradáveis...mas seria legal apresentar esse local especial pros filhotes.Parabéns pro Sergio e pra ti Henrique!Marisa F

ROCK AND ROLL FOREVER disse...

Eu fui lá na terça e conversei com o dono sobre seu blog e tomei aquele suco ótimo de laranja com acerola e uma coxinha....
Ia muito quando estudava no CSJ, nos anos 80, mais em 88 e 89...o ponto de ônibus atrapalha a visão...