terça-feira, 7 de setembro de 2010

UMA MÚSICA (64)

SÓ O CHICO PARA ME FAZER COMPRAR ALGO DA “abril”
Chico Buarque de Hollanda foi sempre um dos meus preferidos, tanto compondo, como cantando. Lembro dos meus tempos de moleque quando uns amigos me questionavam: "Como pode gostar de alguém com essa voz?". O conteúdo do que escutava me contagiava. E continua contagiando. Me faz fazer coisas contrariado até hoje. Explico.

Tinha jurado para mim mesmo não ler mais nada e nem comprar nada que fosse da editora abril. Os fatos são evidentes, eles pertencentes e membros natos do PIG – Partido da Imprensa Golpista, uma instituição a mentir descaradamente e a inventar falácias contra o atual governo. A revista “veja” (com minúscula mesmo, assim como abril) é um dos carros-chefe dessa insidiosa instituição, bem estruturada e representando o que de pior temos no Brasil. Mentem descaradamente para seus leitores. Vinha conseguindo manter o dito. Até lia a tal revista, encontrada por aí, mais para ficar com maior revolta, bravo com a capacidade de distorção dos fatos.

Capitulei. Não resisti, mas só para ir comprando algo sobre Chico Buarque, do qual não consigo me separar. É que a tal da “Abril Coleções” lançou nas bancas uma coleção, a “CHICO BUARQUE", com 20 CDs semanais, o primeiro por R$ 8 e os demais por R$ 15. Tenho a maioria em LPs e deles não me separo, mas Chico é Chico e ao comprar o primeiro o ouvi até a exaustão, um com seu nome, de 1978. Junto ao CD um livrinho com um texto, bom por sinal, que devorei logo após a compra. Era isso, uma confissão, algo feito com grande remorso. Espero ser a última vez. É que Chico é Chico e assim como ele, contrário a tudo o que se publica pela Abril, capitulei por sua causa. Mais no: http://www.colecaochico.com.br/

Escolhi uma música do álbum. Sintam se tenho ou não algum pingo de razão ao lerem a poesia de “Pequeña serenata diurna”, a única que não é dele do disco. Essa do compositor cubano Silvio Rodriguez: “Vivo en un país libre,/ cual solamente/ puede ser libre,/ en esta tierra,/ en este instante/ y soy feliz,/ porque soy gigante./ Amo a una mujer clara,/ que amo y me ama/ sin pedir nada,/ o casi nada,/ que no es lo mismo/ pero es igual./ Y si esto fuera poco,/ tengo mis cantos/ que, poco a poco,/ muelo y rehago/ habitando el tiempo,/ como le cuadra,/ a un hombre despierto./ Soy feliz, soy un hombre/ feliz y quiero/ que me perdonen por este dia/ los muertos/ de mi felicidad”.

E para não dizerem que gosto só do Chico, escolhi deixar aqui uma dica para verem/ouvirem a música na voz do próprio autor, o cubano a reverenciar seu lindo país, Cuba, numa apresentação no Chile, com casa superlotada: http://www.youtube.com/watch?v=fMg67lyKMaI

Eleições 2010 (02) - Não adianta, quanto mais batem em Dilma e no presidente Lula, mais cresce sua força. Chego de uma longa viagem de 900 km de estrada e fui conferir estar ela com quase 35% à frente do candidato do PIG, o Serra (56% x 21%). Todos os jornalões procurando incriminá-la em algo ocorrido na Receita Federal, que mais parece coisa de charlatões em busca de grana e algo requentado, pois essa história é velha. Esse o tal "fato novo" na campanha de Serra. Dela, algo que se repete em todos os jornais, quando a acusam de estar calçando salto alto. A melhor resposta, quem me deu foi o jornalista Maurício Dias: "Nada mais natural para as mulheres".

3 comentários:

Anônimo disse...

A respeito do suposto escândalo da violação dos dados fiscais de pessoas do PSDB, a imprensa omite cuidadosamente dizer que foram 140 pessoas que tiveram seu dados violados. Sendo assim, o Corregedor da Receita (e é a impressão que também temos) diz que não houve vinculação político-eleitoral.


Vejam matéria de "O Globo" e a lista dos 140 nomes.




http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/27/corregedor-admite-indicios-de-compra-venda-de-informacoes-sigilosas-da-receita-917492629.asp


http://oglobo.globo.com/pais/eleicoes2010/mat/2010/08/27/uma-relacao-de-140-vitimas-917491818.asp


Abraços


Tristan

Anônimo disse...

Henrique

Lamento em informar, mas a distribuição dos CDS está uma merda. Comprei o primeiro e o segundo não encontrei em nenhuma banca. Pedi ao meu jornaleiro para que ligasse em outras, que passaria buscar. Não consegui encontrar. Ele me disse que na sua banca vieram dez no primeiro e quatro no segundo. Todas as demais idem. Quer dizer, a Abril está péssima também nesse quesito. Se ainda não comprou o número dois, acredito que assim como eu, ficou sem. Coisas da Abril, a que voce diz pertencer ao PIG.

Aurora

Mafuá do HPA disse...

Acabo de voltar de Jaú, sexta, 10/09, 20h e por lá ouço algo sobre isso. Numa banca no centro fico sabendo porque enviam poucos CDs para cá, não só desta coleção, mas de todas as outras vendidas em bancas de jornais. Bauru não possui uma distribuidora de revistas. Tínhamos uma, mas perdemos e todas as revistas que chegam às nossas bancas bauruenses vem de Jaú. A dona da de lá me disse que primeiro os CDs do Chico vão para as bancas deles e só depois, numa quantidade muito menor é distribuida para a região. É esse o procedimento. Se ofereceu até para guardar os próximos para mim. Não disse nem sim, nem não. Vim embora ouvindo o número 2, Construção.
Henrique - direto do mafuá