segunda-feira, 27 de setembro de 2010

UM LUGAR POR AÍ (04)

ASSENTAMENTO TERRA NOSSA, EM AYMORÉS NUM DIA DE FESTA
Esse assentamento, hoje legalizado, com todos seus moradores com a posse definitiva da terra, me traz boas e inesquecíveis recordações. Freqüento aquelas bandas já faz um bom tempo e em todas, um nome é sempre citado com o maior carinho, o do deputado federal, Vicentinho PT SP. Esse deputado nunca se afastou de prestar sua solidariedade ao movimento rural e ajudar no que for possível. Já estive lá com variados amigos, dentre eles, o Duílio Duka, o Marcos Paulo, o Isaías Daiben, o Vinagre e tantos outros. O pessoal de lá, lutadores da boa causa, como o Celso Costa, Zé Maria ("já viu o trabalho com bambu do Viverde?", me diz), Bueno, seu Toninho da Ave Maria ("voltei a fazer queijos de cabra, sabia?", me diz), a Maria do CPT, o Sebastian, todos eles dignos e cientes de que o que fazem deve ocorrer sem erros, pois na sociedade em que vivemos, procuram qualquer deslize do movimento rural para criticá-los e apontar-lhes todas as culpas desse mundo.

O fato é que me sinto muito bem junto deles e sempre que posso vou para lá, muitas vezes para uma simples recarregada de energia, volto melhor, mais leve e fortalecido para os embates futuros. Mais gostoso é ser lembrado e convidado para os eventos variados a ocorrer por lá. Quando ligam, largo tudo e dou um jeito de lá estar. É o que fiz, junto do Duka e da sua esposa, Rosana, no último sábado à noite, 25/09, quando lá ocorreu uma festa de cunho eleitoral. Numa cotização deles, resolveram fazer um churrasco para proclamar em quem votariam nas próximas eleições, a de 03/10. Celso comandou o microfone e Zé Maria filmou tudo, junto ao largo onde futuramente será levantada uma capela católica. O falatório deles é bonito e envolvente, desses que a gente vai ouvindo e sempre querendo mais. Falam uma linguagem simples, sem enrolação e muito clara. Defendem os que estão do lado do trabalhador rural e assim, ouço todos fecharem questão em torno de Dilma presidente, Marta senadora, Vicentinho a federal e vários a estadual. Uma festa onde os candidatos não estavam presentes, tudo não passou de uma reunião de pessoas conscientes e querendo que o país continue trilhando pelo acertado caminho do reconhecimento da luta empreendida por eles e por uma reforma agrária mais abrangente.
Participei do racha, a cotização para que a festa se prolongasse por mais tempo. O céu estava limpo (“e como a lua é mais bonita no campo”, me lembrou Duka) e pairava no ar uma alegria incontida, algo inebriante de pessoas a festejar sua situação e saudando a provável continuidade de tempos e ventos favoráveis. Vê-los em festa, todos revezando-se no microfone, falantes e contentes, me dá a certeza de que precisamos de tão pouco para encontrar a felicidade. Um pouco, que nem sempre nos é garantido, mas que temos que ir buscá-lo da forma que for. Todos ali sabem disso e fazem sua parte. Não me furto a estar sempre ao lado deles, pois com certeza, é o meu lado, o do mundo que sonho e busco, onde tudo possa ser partilhado com mais justiça. Sinto-me mais eu ali ao lado deles. Isso tudo foi no sábado à noite, quando os céus ainda deram um trégua para os aqui de baixo, pois no domingo, caiu dos céus aquilo que todo homem do campo tanto queria, chuva. Será que a festa que eles estavam fazendo não era também para que água viesse? Pois ela veio e em abundância. Todos estaremos duplamente felizes, com esse maná dos ceús, aliado a eleição de todos os que foram reverenciados por ali. Se pudesse votaria em todos, mas como já declinei aqui, vou de DILMA, MERCADANTE, MARTA, ROQUE FERREIRA (federal) e RAFAEL AGOSTINI (estadual). E tenho dito.

ELEIÇÕES (07) Assisti ontem o debate entre quatro presidenciáveis na TV Record e de tudo o que vi, algo a salientar e a ser repassado para frente. Fiz questão de ao fim do mesmo repassar para os Blogs Sujos, do qual faço parte, esse texto, para que tenha a repercussão devida:

caros BLOGUEIROS:
Termino nesse momento de assistir ao debate entre os presidenciáveis na TV Record e achei de tudo o que vi, a frase mais significativa uma proferida pelo Serra, um frontal ataque feito à classe dos professores. Questionado por Plínio sobre a pífia educação nos 14 anos que o PSDB governa o estado de SP, ele além de não responder a contento, desferiu isso: "Plínio você sabe, eu nunca fui um mal professor. Mas sózinho não resolvo nada". Ele se diz um bom professor, o que é mentira e mais que isso, acusa frontalmente que o professor não o é. Mostrou todo o seu elitismo excludente. Vamos ou não responder a isso? Gostaria que ti resgatasse essa parte do vídeo do
debate onde ele diz isso e expusesse a todos o seu pensamento. Os professores precisam tomar conhecimento do que ele pense deles.
OBS.: Essas duas últimas fotos a ilustrar o tema Eleições foram tiradas no Calçadão no último sábado, 25/09. Numa, um militante, como nos velhos tempos, conclama o povo através de um megafone e noutra, um membro da Orquestra do Senai, que desfilou por lá naquela manhã.

8 comentários:

Anônimo disse...

CARTAZ COM FOTOS DOS DEPUTADOS QUE JÁ VOTARAM CONTRA OS PROFESSORES

Colegas
Bom Dia.
Favor nos ajudar a espalhar este CARTAZ ainda mais agora que os tucanos cassaram na justiça esta nossa iniciativa. Por que será?
Abraços

Repassem antes que tirem do ar...
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/cartaz-proibido.html

TRE proíbe que cartaz da Apeoesp seja afixado em escolas

PROF. MARIA CRISTINA ROMÃO DA SILVA

Anônimo disse...

Fique informado
Email
Informe também (não obrigatórios)
UF AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PR PE PI RJ RN RO RS RR SC SE SP TO
Vamos junt@s?BLOGUES DILMISTASBrasil de DilmaNotícias FotosVídeosContato O que você procura? ..Corrida de dez diasCompartilhar/Salvar 24.09.2010

Por Luis Fernando Veríssimo

De hoje à data da eleição teremos dez dias de manchetes nos jornais e duas edições da Veja. Não sei até quando podem ser publicadas as pesquisas sobre intenção de voto, mas até a última publicação - aquela que, segundo os céticos, é a mais confiável, pois é a que garante a credibilidade e o futuro dos pesquisadores - veremos uma corrida emocionante: o noticiário perseguindo os índices da Dilma para tentar derrubá-los antes da chegada, no dia 3. O prêmio, se conseguirem, será um segundo turno. Se não conseguirem a única dúvida que restará será: se diz a presidente ou a presidenta?

Até agora as notícias de corrupção na Casa Civil não afetaram os índices da Dilma. Estou escrevendo na terça, talvez as últimas pesquisas mostrem um efeito retardado. Mas ainda faltam dez dias de manchetes e duas edições da Veja, quem sabe o que virá por aí? O governo Lula tem um bom retrospecto na sua competição com o noticiário. A popularidade do Lula não só resistiu a tudo, inclusive às mancadas e aos impropérios do próprio Lula, como cresceu com os oito anos de denúncias e noticiário negativo. Desde UDN x Getúlio nenhum presidente brasileiro foi tão atacado e denunciado quanto Lula. Desde sempre, nenhum presidente brasileiro acabou seu mandato tão bem cotado.

Acrescente-se ao paradoxo o fato de que o eleitorado brasileiro é tradicionalmente, às vezes simplisticamente, moralista. Elegeu Jânio para varrer a sujeira do governo Juscelino, elegeu Collor para acabar com os marajás, aplaudiu a queda do Collor por corrupção presumida e houve até quem pedisse o impedimento do Itamar por proximidade temerária com calcinha transparente. Mas o moralismo tornou-se politicamente irrelevante com Lula e, por tabela, para os índices da Dilma. É improvável que volte a ser decisivo em dez dias. Mas nunca se sabe. O que talvez precise ser revisado, depois dos oito anos do Lula e depois destas eleições, quando a poeira baixar, seja o conceito da imprensa como formadora de opiniões.

Mas a corrida dos dez dias começa hoje e seu resultado ninguém pode prever com certeza. Virá alguma bomba de fragmentação de última hora ou tudo que poderia explodir já explodiu? O que prevalecerá no final, os índices inalterados da Dilma ou o noticiário? Faça a sua aposta.

Fonte: jornal O Estado de S. Paulo.

QUEM ACHOU ISSO E FAZ QUESTÃO DE REPASSAR PARA TODOS LEREM É: PASCOAL MACARIELLO - RJ

Anônimo disse...

Pesquisa Vox Populi/Band/iG de 24/09/2010, MERCADANTE NO 2° TURNO, VAMOS TRABALHAR PARA MELHORAR SÃO PAULO..TODOS NÓS DEVEMOS IR AS RUAS E PEDIR VOTO PARA MERCADANTE..

Luzia Quinezi

Anônimo disse...

........Que confraternização gostosa , recebemos amigos de varias partes da cidade de, o Querido henrique do HPA, o companheiro Duka ,o companheiro Emanuel do BB companheiro Solana , da camara mnunicipal de Peerneiras , e muitas familias que vieram compartilhar conosco., Gfotaria de em nome do Assentamenbto Terra nOssa agradedcer a participação de todos, pois foi uma ssatisfação muito grande e despois de tudo ainda curtimos um arrasta pé até a uma hora da mhã......
Claro quye em apoio aos companheiros Mercadante 13 , companheira Dilma 13 do compánheiro Vic entinho 1390 e os demais . é isso companheiros dia 03/10 estaremos lá.


CELSO COSTA - AGRICULTOR FAMILIAR ASSENTADO " ASSENTAMENTO TERRA NOSSA" HORTO DE AIMORES

Anônimo disse...

Pq esses caras de esquerda tem aparência de que não tomam banho? è preciso ser porco pra ser de esquerda???

Mafuá do HPA disse...

Para este último anônimo:

Esse é um dos comentários mais obtusos que já li por aqui. Gente que pensa assim, com certeza, possui problemas graves de comportamento. Pobreza não é sinal de sujeira, muito menos ser de esquerda. Que pobreza de espírito, hem!! Pura "sujeira" de espírito...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

prezado anônimo

além de sujeira de alma e de espírito parece que você nem sabe o que é não ter terra. caro anônimo, pense antes de julgar - se é que se coloca nesta posição - as pessoas por aparência que você nem sabe qual é. só falta dizer que preto ou negro - como preferir - se não suja na entrada suja na saída... ô preconceito sem catiguria em pleno século 21. ana bia andrade

Anônimo disse...

É AO COLEGA ! ANONIMO"PELO VISTO VC NEM SABE O QUE ESTA DIZENDO!!!!!!!!!,

POIS BEM PESSOAS COMO VC O BRASIL ETA CHEIO E PESSOAS QUE PENSAM COMO VC COM CERTEZA ,TENHO ORGULHO DESE POVO , HUMILDE E SUJO CONFORME VC MESMO-O DIZ , MAS COM DIGNINADE E CORAGEM PARA INCLUSIVE PRODUZIR O QUE VC COME ALIMENTO LIMPO E SAUDAVEL .


CUIDADO PARA QUE A SUA SUJEIRA INTERNA NAO O APODREÇA POR FOR FORA ,FAZENDO COM QUE VC NÃO FALE NEM DA DIREITA E NEM DA ESQUERDA MAS SIM , ESSA SUA POBREZA DE ESPIRITO O O DEIXE POR BAIXO .....................................................................................DA TERRA ONDE ALMEJARA SER SUJO COMO OS TRABALHADORES ACIMA CITADO POR VC.


CELSO COSTA - AGRICULTOR FAMILIAR ASSENTADO E DE ESQUERDA.