sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CENA BAURUENSE (68)

QUEREM LEVAR NOSSO PATRIMÔNIO FÉRREO NA “CARA DURA”
Gosto muito de dar um breque em tudo e escrever sobre ferrovia. Bauru vive uma situação privilegiada no quesito “possuir peças de importância histórica” nesse tema. O famoso entroncamento, as empresas, as edificações e os carros que aqui circulavam divulgaram o nome da cidade país afora. Quando da privatização, mesmo com a dilapidação, muito disso permaneceu por Bauru. Com a criação do Museu Ferroviário Regional muito foi ali reunido e logo a seguir com o Ferrovia para Todos, o restauro e funcionamento de um passeio turístico ferroviário. Muito foi feito e muito por ser feito, todos aqui sabem disso. Trabalho incessante.

E esse rico acervo sempre foi muito cortejado. Muita coisa sumiu misteriosamente da cidade. Até hoje, garimpeiros de peças são vistos, sempre de mochilas, vasculhando vagões à céu aberto e até mesmo no próprio museu. Peças somem como que por encanto. Com a febre pela implantação de novos museus e de projetos com passeios turísticos, quem possui acervo, padece pela ação de pedidos mil, muitos feitos pelas vias normais, outros inescrupulosos tentam fazê-lo na cara dura. Mesmo o acervo já catalogado é requisitado por alguns de fora, sob alegações variadas. Tentativas vãs. Carros ferroviários foram mantidos sob a guarda da Prefeitura por muitos anos e sempre ouvia-se, “esses não são daqui, são de não sei quem”. Aqui, além do acervo, a sede regional da concessionária ALL e de um escritório remanescente da extinta RFFSA. Esses são procurados para dar aval a remoções variadas. Tenta-se de tudo e cai na conversa quem quer ou tem disposição para isso. Em 2007, na adminstração anterior da Prefeitura, o secretário de Cultura Vinagre e eu, então Diretor de Proteção ao Patrimônio, recebemos visita de Fábio S. Barbosa - Coordenador de Turismo Ferroviário da Secretaria Estadual de Turismo para falar sobre essa retirada dos vagões. Vinagre oficializou a rejeição bauruense e os carros permaneceram por aqui. Depois ficamos sabendo que Fábio era dos quadros da ABPF, que hoje continua por trás de tudo.

O projeto Ferrovia para Todos encontra-se num momento de revitalização com a chegada de verba para restauro de pelo menos cinco carros e a APFFB – Associação de Preservação Ferroviária e de ferroemodelismo de Bauru está agilizando e viabilizando a criação de algo grandioso, a criação do maior museu férreo da América Latina, o Museu do Trem, só com carros estáticos, em permanente exposição e outros em passeios turísticos. Tudo aquilo que é visto hoje na cidade de forma um tanto incômoda está prestes a ter outra condição. Um "boom" está prestes a ocorrer e sabendo disso, muitos país afora começam a se mexer para tentar retirar algo daqui. Pela união existente entre todos os envolvidos com a questão, isso se tornou cada vez mais difícil, praticamente missão das mais ingratas. A cidade está se unindo na defesa do que é seu, por direito e de fato.

Nessa semana, dois fatos desagradáveis. No primeiro funcionários da CPTM paulistana vieram aqui preparar carros metálicos, localizados na gare da Estação Central, com o intuito de removê-los. Com a ação imediata de um grupo de pessoas e instituições, foram rechaçados. Num outro, um grupo de oito pessoas circularam no museu e na Inventariança da RFFSA com o intuito descarado de levar peças expostas no museu. Tudo no mesmo dia. A imprensa noticiou com alarde e a atenção foi redobrada. Quem pagou o pato foi o engenheiro Ricardo Bagnato, um dos baluartes na questão férrea e membro do CODEPAC, AFPFB, Conselho de Cultura, Amigos dos Museus e Museu do Trem, pois pondo a cara para bater, está recebendo ameaças veladas vindas por e-mails e pelo seu celular. Ameaças infrutíferas e desnecessárias. Bagnato não está só e como ele, outros tantos, com a mesma disposição de defender e lutar pelo que é nosso. Para sentirem o clima de como está sendo feito o tratamento dado à questão nas chamadas “listas ferroviárias”, que circulam pela internet, publico nos comentários alguns deles e conclamo a todos os interessados a se unirem em prol da defesa desse patrimônio. Os próximos passos estarão sendo relatados por aqui.

OBS.: Vejam a reprodução do cartaz do III Encontro Histórico Ferroviário e de Ferroemodelismo de Bauru, uma iniciativa da APFFB, apoiada pela cidade toda. Bauru respira ferrovia e continua muito antenada com esses assuntos. Aqui a coisa é mais séria do que se imaginam por aí afora. Sem documentação e sem diálogo, retirar peças daqui, só escondido. E os cuidados foram redobrados.

17 comentários:

Anônimo disse...

Quarta-feira, 01 de setembro de 2010 - 02:35
CPTM quase leva vagões históricos da estação
Investida mobiliza entidades preservacionistas da cidade e prefeitura




De: trens_e_historia@yahoogrupos.com.br [mailto:trens_e_historia@yahoogrupos.com.br] Em nome de ernesto Almeida Paparelli
Enviada em: quinta-feira, 2 de setembro de 2010 20:11
Para: trens_e_historia@yahoogrupos.com.br
Assunto: [trens_e_historia] CPTM quááááaaase levou os vagões....



Ricardo, boa noite.

Uma coisa que sempre aconteceu foi que eu incomodo as pessoas pela verdade, doa a quem doer.

Caso o amigo queira manifestar-se à respeito sobre algo referente a isso, a Trens e Historia está aberta para isso.

Grato.
Paparelli.

Anônimo disse...

Amigo Paparelli,

Agradecemos a sua solidariedade, bem como as muitas manifestações de apoio que temos recebido.

V. já esteve aqui em Bauru conosco, e teve a oportunidade de ver com seus próprios olhos o início de um trabalho do qual estamos começando a colher os primeiros frutos.

Temos nos furtado a entrar em embates ou polêmicas através na WEB, pois isso é infrutífero, alimenta ânimos exaltados, e dá margem a críticos jocosos, que de forma ácida em nada contribuem ou agregam valor. Em sua grande maioria, não tem nenhum conhecimento do trabalho preservacionista aqui desenvolvido, dos projetos em andamento, e tão pouco do contexto do Patrimônio Histórico Ferroviário local em nossos dias.

Assim preferimos dar continuidade em nosso trabalho, pouco divulgado, porém bastante consistente, e investir nosso tempo em ações edificantes, pró-ativas na Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário de Bauru, e direcionadas para a coletividade, a dar espaço aos poucos que se auto intitulam “soberanos e únicos depositários da Memória Ferroviária Nacional”.

Nós aqui em Bauru somos apenas um grupo articulado de Ferroviários e Ferroviaristas, reunidos em torno de uma Associação manifesta da Sociedade Civil, devidadmente alinhada com o Poder Público, e de pessoas que lutam por aquilo em que acreditam.

Não iremos esmorecer, pois há muito trabalho pela frente.

Estamos organizando o IIIº ENCONTRO HISTÓRICO FERROVIÁRIO E DE FERREOMODELISMO DE BAURU, a realizar-se nos dias 16 e 17 de outubro de 2010, na Estação Ferroviária Central de Bauru/SP, que hoje pertence a Prefeitura Municipal.

Contamos mais uma vez com a sua presença e participação, que será de grande importância.


[]s

Eng. Ricardo Bagnato
APFFB - Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru / SP
CODEPAC - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru
CMC - Conselho Municipal de Cultura de Bauru
AMB - Associação Amigos dos Museus de Bauru

Anônimo disse...

De: apffb@googlegroups.com [mailto:apffb@googlegroups.com] Em nome de douglas ruzon
Enviada em: quarta-feira, 1 de setembro de 2010 23:26
Para: apffb@googlegroups.com
Assunto: Re: RES: [APFFB] Re: menos, batista

o assunto dos carros foi parar no cartel caipira tb, mas ate o presente momento so encontrei essa resposta ao artigo do jornal que foi colado la.
Permalink Responder até Xande 8 horas atrás
Enviar mensagem
o cartel é um instrumento de divulgação e meio facil hoje de chegar até pessoas ligadas e comprometidas com o meio ferroviário e esta de portas abertas pra qualquer tipo de informação relacionada ao patrimonio histórico cultural ferroviário, fiquem a vontade e no que for preciso o cartel esta a disposição em prol do hobby e o do turismo ferroviário, a iniciativa de Bauru é digna e tem como boa causa a preservação, tem total apoio dos membros do cartel, contem conosco.

Anônimo disse...

Enviada em: quinta-feira, 2 de setembro de 2010 08:57
Para: 'apffb@googlegroups.com'
Assunto: RES: RES: [APFFB] Re: menos, batista

Comentário postado no Cartel Caipira.


Prezado Amigo Xande

Agradecemos a sua solidariedade, bem como todas as manifestações de apoio que estamos recebendo desde ontem.
Somos comprometidos com a Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural Ferroviário, especialmente o locado em Bauru, que vem sendo espoliado não é de hoje, e há muitos anos alvo de deboche e chacota.

Porém as coisas aqui mudaram como mudaram em muitas cidades onde existem movimentos sérios de Preservação Ferroviária e vontade política.
Muitos dos membros dessas abnegadas Associações, são amigos frequentadores do Cartel Caipira, e sabem das imensas dificuldades enfrentadas para viabilizar projetos nesse sentido.

Cremos que ninguém ou nenhuma Associação, Prefeitura, Instituição, Empresa, ou quaisquer outros, sejam os “donos da verdade”, soberanos fiéis depositários da “Memória Ferroviária Nacional”, e únicos capazes de restaurar, recuperar, e gerir Bens Históricos Ferroviários. Há muita gente nesse exato instante em nosso Estado, e esparramada pelo Brasil a fora, trabalhando intensamente, e de forma séria e honesta, para recuperar Patrimônio Ferroviário perdido.
Sentimos que falta humildade nesse setor, e mais gente disposta a colaborar de forma edificante para discriminar conhecimento e experiências. Sobram dinossauros entendidos, guardiões poderosos de toda a sabedoria do universo, arrogantes e prepotentes em seus posicionamentos, e menos dispostos a ensinar, ou a colaborar, ou construir, ou ainda mudar o estado caótico dos materiais Histórico Ferroviário em todos os cantos do país, de forma altruísta, sem fincar suas bandeiras.

Cremos que podemos fazer a diferença em Bauru, e no Brasil, e para as gerações futuras, não como mágicos, que tenhamos um quadro de total abandono e deterioração transformado da noite para o dia, mas com atitudes firmes e corajosas, posicionamentos definidos, ações coordenadas, projetos bem feitos, com o alinhamento do Poder Público com Organizações da Sociedade Civil, com ações seguindo a risca os preceitos da Lei, com a busca de parcerias com a iniciativa privada, e muito mais..... Esse é o caminho que temos trilhado e não merecemos ser desprezados.

O mundo mudou, o Brasil mudou, não há mais espaço para ações tipo "velho oeste", ou qualquer outra forma de apropriação de Bens Públicos, se não for através dos caminhos da Lei ou do diálogo.

Como foi estampado nos jornais de nossa cidade, e de muitos outros: "BAURU NÃO É MAIS CELEIRO DE MATERIAL HISTÓRICO FERROVIÁRIO", especialmente aqueles tombados pelos Órgãos de Defesa do Patrimônio Histórico. Existem projetos de utilização desses Bens em ações culturais e turísticas locais. Isso é fato! Não vai mudar! Muito pelo contrário, estão evoluindo rapidamente e teremos em breve grandes novidades. Qualquer coisa diferente disso, certamente vai encontrar forte resistência em todas as esferas da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal, Órgãos Competentes, além é lógico, de todos aqueles da Sociedade Civil que buscam a Preservação e permanência destes Bens em nossa cidade.

Bens Históricos e Culturais não tem dono, nem nuca tiveram, somente a União. Ninguém pode mais se posicionar dessa forma e se apresentar como todo poderoso, "donos" do céu e da terra. Isso não existe!

Nosso objetivo como preservacionistas é disponibilizar para toda a população, a todos os interessados e amantes das Ferrovias, de sua Cultura e de sua História, a possibilidade de ter acesso a esses Bens Históricos reunidos em um equipamento público, onde possam usufruir da geração de conhecimento, lazer, cultura, turismo, inclusão social, cidadania, geração de renda e preservação do meio ambiente.

Somos um grupo e lutamos por aquilo em que acreditamos. Não iremos esmorecer.

Contamos com vs,

Mais uma vez o nosso Muito Obrigado

[]s

Ricardo Bagnato

Anônimo disse...

Amigos,

Vejam abaixo grafado, a reação do Sr. Hélio Gazzeta, presidente da ABPF, sobre o fato de não termos deixado tirarem os carros daqui.

Na seqüência a resposta do nosso amigo e associado André NOB ao mesmo


De: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br [mailto:ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br]


Sr. Hélio Gazzeta,
O CODEPAC - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru e a APFFB - Associção de Preservação Ferroviária e Ferromolismo de Bauru não tem medo de nenhum tipo de ameças, pois estão amplamente documentadas e amparadas pela ANTT, DNIT, SPU, IPHAN, IBRAM, Liquidação da RFFSA e Ministério Público Federal
Como presidente da ABPF mostra-se muito arrogante por se julgarem únicos detentores de conhecimento na área da Preservação do Patrimônio Histórico Ferroviário, e que eles deveriam ser mais humildes, e não substimar prefeituras e instituições.
aquilo que julgamos necessário ou está tombado ou em processo de tombamento, não sai daqui






Pois é Thomas....engraçado que no caso do 3270, niguem abriu a boca!
Aliás, eles precisam ser informados de quem bem movel tombado, pode se locomover, pois o tombamento continua do mesmo jeito. Perderam a chance de ver os dois carros prontos, circulando e servindo a população, coisa que em Bauru jamais vai acontecer (vide trem a vapor que não se mexe a mais de ano). Enquanto tiver Prefeitura envolvida, se ajuntando a esta associação de ferreomodelismo, que se intitula de preservação, nada sai! Ninguem tem experiencia e vivencia no setor.
Também agora esta confirmado que esta Associação (de Bauru), so serve mesmo para atrapalhar e denunciar quem de fato faz.
Não se incomodem e não estressem, pois isto esta só no começo, pois o troco sera dado e que começou com a denuncia sem fundamento de que a ABPF furtou o carro de Vinhedo!
Deixe estar!
Abraços a todos.
Helio




--
UM FERREO ABRAÇO !!

ANDRE LUIZ RAMOS

Anônimo disse...

Amigos Ferroviaristas,

Vejam abaixo a prepotência de mais um comentário do Sr. Hélio Gazzeta, Cacique da ABPF e guardião supremo da Memória Ferroviária Nacional.



Bom dia Sr. Andre!

Agradeço as informações e fique o senhor sabendo que a ABPF, que aliás esta semana comemora 33 anos e fazem 28 anos ou seja em 1982, quando vieram para seu acervo os primeiros cinco carros de madeira da NOB, também tem o apoio dos citados orgãos e prefeituras municipais que investiram e investem alto nas cidades para rceber melhor o trem.
A ABPF nunca precisou de se apossar indevidamente e no grito de bens materiais moveis e imoveis e sim tudo esta devidamente conveniado, publicado no DOU com datas e numeros, inclusive a 401 e outros carros que sairam dai, mas Bauru nunca foi dona de nada. O material é do trecho de Bauru a Corumba e fique o senhor sabendo que esta locomotiva ia para uma praça publica na cidade de Aquidauana.
Temos sim experiencia ferroviária para dar e vender e veja bauru com a 278 parada a tempos que ja deve estar ate com sua tubulação corroida de falta de uso.
Por estas atitudes e outras, a ABPF não quis fazer uma regional em Bauru, onde hoje certamente poderia ter uma bela composição e 278 funcionar ininterruptamente, pois sabemos todos os tramites operacionais e regras da ANTT.
Mesmo assim não me arrependo de ter treinado os maquinistas para operar a 278, ter dados todos os detalhes das cores, detalhes do carro e freio da locomotiva, pois caso contrario na epoca a 278 nem funcionaria. Se precisarem faço de novo.
Também fica claro que daqui de Campinas, nada mais sai. Hoje estamos muito mais amparados tanto politicamente quanto juridicamente e quanto a isso não nos preocupa. O que saiu e hoje esta sendo perdido, foi por pedido da Rede a qual temo convenio e obedecemos, que cito aqui a 205 para Pouso Alegre que hoje esta parada e sendo depredada e a pobre 58 que esta toda desmontada e correndo risco de perder peças em Sorocaba! tudo porque tem o municipio envolvido.
Seria muita ignorancia de minha parte, dizer que tudo da Mogiana pertence a Campinas e nem tudo o que passou por Bauru tem obrigação de ser da cidade.
Para voce saber, foi criada a regional Rio Claro da ABPF, mesmo com membros da sua associação fazendo propaganda contra e de nada adiantou. Depois denuncia sem fundamento sobre a retirada do carro de Vinhedo. Parem com isso e sigam seus objetivos.
BNão ha problema algum que os carros fiquem ai. Temos outros e podemos solicitar outros, eu sinto porque os mesmos continuaram no precario estado que estão e sendo aos poucos delapidados e perderam a chance, ao menos por enquanto, de serem reformados e utilizados pela população.
Que pena!
Helio

PS. Ao Moacir, me desculpe e necerro este assunto aqui. Caso o Andre e outros queiram discutir mais sobre o assunto, é so escrever no PVT.

Anônimo disse...

De: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br Em nome de Denis Castro
Enviada em: quinta-feira, 2 de setembro de 2010 11:23

Para: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br

Assunto: [Spam] [ferroviaspaulistas] CPTM quááááaaase levou os vagões....


Bom amigos, quanto aos problemas esses sim não deveriam ser discutidos e sim as suas devidas soluções,sei que ambas as associações tem suas razões e seus motivos, o que devemos apoiar em todas as associações são as causas a qual são designadas, acho importante essas associações existirem..mas é fato lembrar que embora sendo associação ,os bens concedidos são apenas CONCEDIDOS ou seja as associações são autorizadas a cuidar, preservar e operar quando possível esse material , tudo devidamente documentado, não significa que ela é dona, O Governo Federal pode a qualquer momento e quando quiser pegar de volta o material cedido as associações, o Trabalho de ambas as associações são exemplo de dedicação e honras de mérito , Existem voluntários que muitas vezes não estão nem ai para essas nossas discuções , que querem tão somente ver o material intacto e operando, obvio que manter tudo rodando não é fácil... exige muito..Atualmente os encontros aqui em listas obviamente colaboram para acalorar discuções que meses depois são reconhecidas como mera perca de tempo, a pena nisso tudo é quando amizades de anos vão se embora em discuções que não levam a nada...só sugiro que haja cuidado ao expressar uma revolta,um problema seja qual for ele,que não venha a ofender um amigo ou companheiro ou até mesmo uma associação ou cidade...É nobre do homem que reconhece seus valores e reconhece os valores alheios,se não gostou do espetáculo aplauda mesmo assim , os aplausos servem de incentivo para que coisas ruins melhorem com o tempo...


Deixo aqui meu abraço a todos os amigos das associações e das listas...


Denis Castro

Anônimo disse...

De: apffb@googlegroups.com [mailto:apffb@googlegroups.com] Em nome de ANDRE LUIZ RAMOS

Para: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br


Sr. Thomas, então ficamos assim. Seria bom vc tentar saber das coisas antes de falar e passar dos limites com os companheiros de luta da preservação ferroviária.
Venha a Bauru se interar dos projetos na area de preservação que estão correndo no momento sem estar sendo divulgados.

Um deles, o principal e maior, será levado a conhecimento de todos que participarem do III ENCONTRO HISTÓRICO FERROVIÁRIO E DE FERROMODELISMO DE BAURU nos dias 16 E 17 de outubro/2010.





Abraço a vc e a todos.

Obrigado





Edson,

Eu também torço pro sucesso da preservação em Bauru, apesar de tudo. Material bom lá tem, e bastante. (e quero deixar claro que não tenho nada contra bauruenses. Aliás, tenho parentes nascidos e que moram lá. Cidade muito boa.)

Minha única "briga" tem nome (ou "números"): SI 3254 e SI 3259. O dia em que a ABPF finalmente resgatá-los, nunca mais nem toco no assunto.


From: Antonio Edson Laurindo dos Santos


Por todo Brasil temos exemplos de preservação. Certa vez estivemos (eu e um amigo) em Bauru para ver a soleira da porta lateral de um carro Bagageiro e ficamos com pena de ter que demanchar o que estava pronto para trazer a Campinas e usar como modelo para fundir outra igual, mesmo sendo que quando a nossa estivesse pronta eu fosse reinstalar no carro. A última vez que soube desse carro bagageiro, infelizmente ele foi incendiado no pátio por motivo ao qual desconheço (talvez por causa dos nóias), enquanto o que reconstruímos serve até de cenário de novela.
Um outro episódio envolveu os bombeiros de Araçatuba, quando da remoção de um carro restaurante com abelhas, ao invés de espirrar detefon, raid ou outra porcaria qualquer, ascendeu uma tocha... e incendiou o carro todo, por pouco não queimando os demais que estavam no pátio, afinal, na cabeça dele, era só um vagão velho mesmo.
Mas a atitude de salvar material é bem louvável, pois não gostaria de ir novamente a Bauru, onde tenho amigos de faculdade inclusive, e ir visitar a estação e ver, como cheguei a ver, o carro Presidencial sendo usado como banheiro público, motel público ou fumódromo, como vimos tempos atrás. Espero que os preservacionistas de lá consigam manter este material em ordem, pois pelo que passamos, tempo e dinheiro dos nossos bolsos que gastamos por aqui só para ver e ter trem rodando, sabemos das dificuldades existentes.

Edson

Anônimo disse...

de: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br Em nome de Eric Mantuan

Para: ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br



Vai saber... por mais que a gente diga que a lei é para todos, com a CPTM o buraco é mais embaixo.

(Pelo menos é o que se supõe)

Aliás, presume-se que ela queira aqueles carros para o Expresso Turístico. Sendo assim, alguém sabe se existem entendimentos para que ela use os que estão em Rio Claro também?

Eric
Em 1 de setembro de 2010 13:10, thomasefsj escreveu:

Não!
O pessoal de bauru já desrespeitou um documento oficial da RFFSA em 2005 (na época ela ainda existia) sobre a cessão dos mesmos (entraram na frente da locomotiva pra não deixarem resgatá-los).
Por que agora iriam resolver serem cidadãos que respeitam a lei?
Uma vez a lei corrompida, corrompida sempre.



Thomas Corrêa - Santo André, SP



Em 01/09/2010 12:47, Eric Mantuan escreveu:


Se eu entendi direito a questão:

Então basta a CPTM apresentar algo - ou alguém - que ateste a cessão dos carros à ela pela ABPF que ela pode levar, não?

Eric
Em 1 de setembro de 2010 11:08, thomasefsj escreveu:

Detalhe: Os dois carros em questão são comodatados á ABPF, que "infelizmente" pediu pra Ferroban rebocá-los pra lá (dois inox Série 1000 EFA).
Outro detalhe: há outro carro DA ABPF que A Serra Verde levou de lá para Curitiba (ué, por que "essa gente" de Bauru não reclamou desse?)

Interessante: estão tentando tombar O QUE NÃO É DELES???

ô povinho miserável...

Tudo que é ligado a trem em bauru está condenado ao fracasso mesmo...



Thomas Corrêa - Santo André, SP

Anônimo disse...

De: apffb@googlegroups.com Em nome de Fernando José Correa de Moraes

Para: apffb@googlegroups.com
Caro Amigo Ricardo!

Estou com voces nessa luta!

Se eles estão tao bem protegidos por autorizações e papeis de orgãos, dando direitos a eles, porque nao apresentam essas autorizações na hora quando são questionados, se estivessem mesmo autorizados deveriam ter trazidos em mãos as permissões para retirada desses vagões, ou melhor deveriam ter avisados, antecipadamente, os orgãos competentes que iriam fazer esse tipo de remoção!

Acho que, na verdade, deram uma "tacada" e erraram, não esperavam essa repercussão e nem tinham noção que nós da APFFB estamos atentos aos movimentos deles.

Conte comigo como sempre!

Um grande Abraço!

'O QUE É NOSSO DEVE FICAR POR AQUI, O QUE JA FOI RETIRADO DEVE VOLTAR PARA CÁ"

Fernando J C Moraes

Joaonicodemos disse...

Caro Henrique,
tenho longa memória das ferrovias,
e das viagens que fiz pelos trens da Noroeste do Brasil e da Cia Paulista de trens...
Tantas vezes fui ao Mato Grosso, nem era do sul, que perdi a conta.
Creio que um dia o Governo acorda para a importância do transporte ferroviário de passageiros e carga.
Talvez tenha antes que vencer os interesses, dos lobbys rodoviários.

um abracito, hermanito!

Anônimo disse...

Impressionante o rumo que a coisa tomou.....infelizmente quem perde são os carros , já que nem a tal associação de Bauru nada faz com os mesmos, e nem a ABPF que poderia coloca-los para rodar em conjunto com a cptm não pode...tá tudo errado....e tem as locomotivas eletricas que chegaram em Bauru e que a tal associação de lá pixou as locos como sendo delas...e não é bem assim...a união nada cedeu ainda a Bauru...ou a essa associaçãozinha...

Anônimo disse...

>
> Jornal da Cidade - Bauru, 02/09/2010
> CPTM insiste em levar vagões de Bauru
> Empresa garante que tem documento de cessão de bens ferroviários que estão na
> cidade, em final de inventário
>
> Ieda Rodrigues
> A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que realmente os
> dois homens que estiveram anteontem em Bauru com objetivo de preparar dois
> vagões de passageiros que estão na cidade para levá-los à Capital são seus
> funcionários. E garantiu que tem documento que comprova a cessão dos vagões da
> Rede Ferroviária Federal à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária,
> que, por sua vez, por meio de convênio, cedeu os vagões à CPTM.
>
> Todo o processo, segundo nota da empresa, tem anuência do Instituto do
> Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Inphan). A CPTM afirma que sua meta é
> o restauro dos vagões para que possam voltar a operar e a contribuir com a
> preservação do patrimônio ferroviário. Porém, até as 18h de ontem, a secretária
> de Cultura, Janira Bastos, não havia recebido o documento que comprovaria que a
> companhia tem a posse dos vagões.
>
> Anteontem, membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), da
> Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo (APFFB) e a própria
> Janira impediram que os dois homens preparassem os vagões para serem levados
> para Capital. Eles não apresentaram documento da posse dos vagões e havia
> dúvidas, inclusive, se eram mesmo funcionários da CPTM.
>
> A Rede Ferroviária Federal, Fepasa e Sorocabana, após a liquidação, iniciou um
> processo de inventário, no qual a Prefeitura de Bauru reivindica vários bens
> ferroviários. Os vagões que a CPTM argumenta ter posse estão entre eles. Apesar
> do processo de transição desses bens ainda não ter terminado, como estão em
> Bauru há muitos anos e sob os cuidados da prefeitura, a expectativa é que fiquem
> na cidade como seu patrimônio histórico-ferroviário.
>
> Por isso, tanto o Codepac quanto a Associação de Preservação Ferroviária e a
> Secretaria de Cultura foram surpreendidos com a presença dos dois funcionários
> da CPTM e exigiram documentação. Janira ressalta que ontem à tarde foi
> procurada, por telefone, por uma pessoa que disse ser da CPTM, que ficou de
> enviar o documento de cessão. “O senhor disse, por telefone, que tem uma
> concessão da época do então governador Covas (Mário Covas, falecido em março de
> 2001)†, relata.
>
> Assim que o documento chegar à Secretaria de Cultura, Janira explica que o
> enviará para análise da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. “Se
> realmente a autorização é da época do Covas, é muito antiga e queremos saber se
> legalmente ainda é válida†, frisa. Anteontem, vice-presidente da APFFB, Ricardo
> Bagnato, afirmou que lutará para que os bens ferroviários permaneçam em Bauru.
>
> “As pessoas acham que podem vir aqui e pegar o nosso material para levar para
> outras localidades. Não iremos mais alimentar museus, associações e empresas†,
> afirmou na ocasião.
>
> De acordo com ele, mesmo que a CPTM tenha autorização, não serão poupados
> esforços para conseguir manter os bens em Bauru. “Se forem retirar algo daqui,
> vai ter que haver briga na Justiça para isso†, adiantou.
>

Anônimo disse...

Henrique:

Pessoa sensata e inteligente!. Quem vai mesmo decidir são os donos ou seja a União!
Abraços
Helio

--- Em ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br, Henrique Torres escreveu
>
> Eu acho engraçado essa parte citada no texto:
> “As pessoas acham que podem vir aqui e pegar o nosso material para levar para
> outras localidades. Não iremos mais alimentar museus, associações e empresas†,
> não querendo criar polêmica, mais não é porque o material rodante foi "deixado"
> em Bauru por talvez desleixo da concessionária na época que podem dizer que os
> bens são deles, isso é material da União, e se ela achar conveniente ceder para
> quem bem entender, seja em qualquer localidade do Brasil, tendo documento em
> mãos, esses bens podem ser deslocados normalmente, na hora que a CPTM for lá
> retirar esses carros, e estiver com todos documentos necessários em mãos,
> ninguém vai segurar infelizmente, ainda mais sendo para restauração, eu sou a
> favor nesse caso da remoção dos carros que a anos estão parados lá sem utilidade
> alguma
>
> ________________________________
> De: Eric Mantuan <camargoeric

Anônimo disse...

Caro Moacir,

A noticia foi postada na lista pelo Cavalcanti. O assunto era trem.
Tudo bem que foram mensagens grosseiras de ambas as partes, mas não fugiu do assunto. Também acho um assunto importante!
Apenas respondi o ultimo email lhe pedindo desculpas e finalizando o assunto.
Para não causar mais isso, ficarei no modo web e caso alguem queira comentar, como disse antes é so escrever no particular.
De despedida uma foto do velho CA-61, que nem numeração nova teve, recebido pela ABPF em 1982, quando Jaguariuna ainda tinha acesso ferroviário pelo tronco velho. Este carro virou de ponta cabeça em um acidente em 1994, recuperado em dois meses apos tombar e depois finalmente outra recuperação que esta ate os dias de hoje. Foi adaptado truques da EFS Goerlitz e estofamentos da Paulista, estreitados dos carros carbono e inóx da larga.
Abraços a todos e novamente desculpe o incomodo. Adoro Bauru! fui mais de 20 vezes aquela oficina e fui muito bem recebido ate a ultima vez, por funcionarios e diretores da RFFSA. Muita coisa que esta aqui nós nem pedimos e eles que ofereceram. O Edson é testemunha de eu recusar uma U-5 e o carro S-22, que hoje faz parte da composição historica.
Helio

--- Em ferroviaspaulistas@yahoogrupos.com.br, "moamachado2006" escreveu
>
> Sobre esse assunto de Bauru, todo mundo já falou, um respondeu para o outro, o outro respondeu para um, enfim, parece que daqui para frente só vai ter troca de farpas, acusações, etc. Acho que já deu o que tinha de dar.
>
> Quem quiser conversar a respeito, por favor, o faça em particular. Neste grupo todos e mails dos associados aparecem nas mensagens, portanto, fácil demais.
>
> Agradeço a compreensão de todos, e espero que tudo continue normalmente no grupo.
>
> Moacir
> Fundador e Moderador do Grupo

Unknown disse...

Olá sou Anderson Lanzetti, gostaria de poder ajudar de alguma forma com e ferrovia em Bauru, gostaria de receber informações sobre encontros sobre preservação da ferrovia, sobre encontros de ferromodelismo, e poder ajudar de forma expontanea, com serviços em restaurações de maquinas e vagões, (não sei se Bauru possui algum tipo de serviço solidario nesse sentido) já trabalhei na ferrovia, sou eletrotécnico, e atualmente trabalho em uma industria multinacional em pederneiras, gostaria de receber maiores informações pelo meu email; andersonlanzetti@yahoo.com.br.

Unknown disse...

Olá sou Anderson Lanzetti, gostaria de poder ajudar de alguma forma com e ferrovia em Bauru, gostaria de receber informações sobre encontros sobre preservação da ferrovia, sobre encontros de ferromodelismo, e poder ajudar de forma expontanea, com serviços em restaurações de maquinas e vagões, (não sei se Bauru possui algum tipo de serviço solidario nesse sentido) já trabalhei na ferrovia, sou eletrotécnico, e atualmente trabalho em uma industria multinacional em pederneiras, gostaria de receber maiores informações pelo meu email; andersonlanzetti@yahoo.com.br.