quinta-feira, 23 de setembro de 2010

UMA MÚSICA (65)

LEGALIDADE POSSUI UM HINO – RESPEITEM A VOZ EMANADA DAS RUAS
Reta final de eleição um lema deve ser seguido à risca: TODO CUIDADO É POUCO. “Eles” (o pessoal do PIG, claro) estão mais do que desesperados, pois pelas vias normais a viola já foi para o caco. Resta somente uma alternativa a eles e é nisso que estarão empenhados: UM GOLPE CONTRA A DEMOCRACIA. E o que seria esse golpe? Inviabilizar a candidatura de Dilma na Justiça. Mas como? Sim, eles pensam nisso. Se para nós, parece loucura, coisa do outro mundo, para eles, não. Veja o que tentaram fazer com Mino Carta e sua revista, a única ao lado da verdade no país. A Vice-Procuradora Geral Eleitoral, sra Sandra Cureau, quis intimidar a revista solicitando a relação das empresas que anunciaram com a mesma, querendo demonstrar algo contra a revista possuir anúncios federais. Balela, pois o governo Lula distribui equitativamente isso e todos os desafetos possuem mais anúncios que Carta. O negócio é cercear quem está falando a verdade e não entra no jogo do PIG. Do PIG ninguém pede nada, tudo é permitido. E quem é contra o PIG, como esse modesto blog, é taxado de BLOG SUJO (assumo ser sujinho e lutar contra os limpinhos).

Ontem, acabo rindo de algo sério. As manchetes da Folha SP provam o destempero em que se encontram e o Cloaca News, divertidamente, publica uma capa do jornal informando quem foi o culpado da paralisação do metrô: não era uma simples blusa e sim, uma camiseta do PT. Tudo é o PT, coisas erradas só o PT e dá-lhe tentativas de encontrar o “cálice sagrado” na reta final da eleição. Pois bem, leio por todos os lugares confiáveis (VIVA A BLOGOSFERA) que, com auxílio da mesma Cureau, um golpe está em curso. Como, ainda não se sabe, mas tentarão inviabilizar Dilma.

Diante disso, proponho algo de imediato. Na qualidade de professor de História, uma das passagens mais dignificantes de nossa história foi a CADEIA DA LEGALIDADE (documentário DO PDT: http://www.youtube.com/watch?v=1s6lqT4cN-w&feature=related), empreendida pelo governador gaúcho Leonel Brizola, começo dos anos 60, quando moveu primeiro o sul, depois do país todo para que o vice, Jango Goulart pudesse assumir como presidente. O PIG da época (os mesmos de hoje) tinha medo de uma esquerdização do país e propunha um GOLPE. E foi linda a acão de Brizola e dos gaúchos. Relembro isso aqui, com a publicação da letra do HINO DA LEGALIDADE, autoria de Paulo Cesar Pereio e Lara De Lemos:
Avante brasileiros de pé
Unidos pela liberdade
Marchemos todos juntos
Com a bandeira que prega a lealdade
Protesta contra o tirano
E recusa a traição
Que um povo só é bem grande
Se for livre sua Nação


Lindo o hino, de luta, união e contra a tirania de gente que prega a desordem política e institucional e não gosta nem um pouco de respeitar a voz emanada das urnas. Respeitem Lula, seu governo, sua sucessora e tudo o que esse representou para o país, pois, no mínimo o que poderemos fazer é todos os sensatos desse país, lutar pela LEGALIDADE em todas as trincheiras possíveis e imagináveis. Achei uma interpretação magistral no Youtube, pela cancioneira Lourdes Rodrigues e pelo professor Masseratti, gaúchos de boa cepa: http://www.youtube.com/watch?v=_aQaWVFdF0w

Quando estava com esse texto pronto, hoje cedo, recebo algo novo, um vídeo produzido pelo amigo carioca, Latuff, explicando tim-tim por tim-tim dos motivos de chamarmos a "Grande Imprensa" (sic) de PIG. Sua explicação é didática: http://www.youtube.com/watch?v=KxpP5F7NF5g

5 comentários:

soldadonofront disse...

Comandante Mafuá do HPA.

!!@v@nte!!

Anônimo disse...

Por que “Geraldo” Alckmin perdeu as eleições para presidente e para prefeito de São Paulo e por que Serra também perderá?
Por que Alckmin não pode voltar ao Palácio dos Bandeirantes?

No caso de Alckmin e agora Serra encarnam 16 (dezesseis) anos de mentiras na área educacional, na saúde pública, na segurança e na economia. Na era da Internet, o país inteiro fica sabendo, de fato, o que ocorre no Estado de São Paulo.
A propaganda eleitoral anterior foi magnífica. Os publicitários estão de parabéns! Só não contavam que estavam pregando mentiras que facilmente seriam destruídas! A teoria da grande mentira para se tornar verdade não deu certo.
Muitos professores da rede estadual de ensino que vivenciaram as práticas do governo Geraldo Alckmin e do Serra ficaram indignados e passaram a destruir, diariamente, as mentiras deslavadas da propaganda eleitoral, inclusive pela Internet, para outros estados.
O funcionalismo do Estado de São Paulo, considerando ativos, aposentados e pensionistas, correspondem a mais de dois milhões. Somando suas respectivas famílias, mais de cinco milhões de votos que, na maioria, ficaram contra Geraldo Alckmin e agora ficarão contra Serra também. Fernando Henrique Cardoso, Covas, Alckmin e Serra foram líderes que provocaram grandes perdas ao funcionalismo, aos trabalhadores, aos aposentados e aos professores, em particular.

CONTINUARÁ

Anônimo disse...

Parte 2

Nosso povo não possui cultura política, mas percebeu que votar em Alckmin e no Serra é reativar o “monstro” devorador dos salários.
Para constar vamos citar alguns exemplos da indignação:
a) A Emenda Constitucional nº 14 foi criada para valorizar o professor. De 1998 a 2009 a verba aumentou 244%. O salário do professor da ativa aumentou 84.33% valendo as gratificações. O professor aposentado ficou com 60,96%. Onde foram parar os outros 159,85%? A EC 14 determina que 60% da verba do FUNDEF/FUNDEB seriam destinadas para pagamento do magistério. No mínimo, suspeita-se de enormes desvios das verbas. No ano 2000 ficou provado, com a CPI da Educação, que houve desvio de 4,1 bilhões de reais; b) Alckmin e Serra falam em melhorar a qualidade do ensino publico. Como? São os responsáveis pela continuidade da aprovação automática, bem como do arrocho salarial. Muitos alunos chegam ao ensino médio sem os conhecimentos mínimos. Culpar os professores é tapar o sol com a peneira; c) Alckmin e Serra vetaram o projeto que visava acabar com a superlotação das classes; d) As escolas de tempo integral de Alckmin são outra mentira. Foram implantadas, com fins eleitorais, sem nenhum planejamento e desprovidas das condições estruturais mínimas para funcionarem adequadamente; e) No estado de São Paulo nunca receberam as entidades de classe! f) O magistério não recebeu sequer a valorização prevista na EC 14 (FUNDEF/FUNDEB)! Tudo soava e soa como mentira; g) Em seu programa eleitoral no rádio e na TV, Alckmin se derramou em homenagens aos professores. Entretanto, sabemos muito bem, que cada pequeno avanço, nos últimos anos, foi conquistado com muita luta pelos professores e pelas entidades representativas. No governo Serra foi muito pior. Nada foi concedido pelo governo, que se manteve de costas para as reivindicações do magistério; h) Dois professores por classe, professor nota zero, bônus de R$ 15.000,00 (quanta mentira); i) Informática aos fins de semana? Quem viu...? j) As lideranças maiores do PSDB: FHC, Covas, Alckmin, Serra foram competentes para privatizar estatais rentáveis (Vale do Rio Doce, Cosipa, CSN, Embraer, Embratel, Telebrás, Eletrobrás, etc.); k) foram competentes para perseguir sindicatos, professores e funcionários públicos e l) reduziram salários do funcionalismo, dos aposentados e dos trabalhadores (já esqueceram?).
Para concluir, esperamos que os Candidatos Serra, Alckmin e todos os candidatos do PSDB de todos os estados, bem como seus aliados, fiquem nos últimos lugares das respectivas campanhas.
O Povo vai dar o troco. A política do “engana que eu gosto” não dá mais resultados. Fora PSDB-DEM-PPS e aliados.
Peço para todos os descontentes que repassem este e-mail.
Professor Juvenal de Aguiar Penteado Neto.

Anônimo disse...

Valeu a divulgação do video, bom amigo
Espero que estejas tudo bem contigo
Sabe dizer se ainda há planos daquela escola me levar pra Bauru?
Gostaria de voltar a sua cidade. A ultima visita foi genial.

Um grande abraço.
CARLOS LATUFF
--
http://twitter.com/CarlosLatuff
http://latuff2.deviantart.com/gallery
http://ferroviasdobrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Repassando....
O debate de ideias é primordial... e o Emir Sader sempre com as análises dele... podendo clarear ou não as compreensões de quem não tem tido muito tempo de ler história política brasileira....
bjs ROSA MARIA MORCELLI - CUIABÁ


O que representa esta derrota da direita

A direita tinha sido vitoriosa ao longo da história brasileira, desde 1964. Nesse momento interrompeu um governo que democratizava o país do ponto de vista econômico, social e político, incentivava a consciência nacional e a identidade cultural brasileira, para instaurar uma ditadura militar, que promoveu o maior processo de concentração de renda que o Brasil já tinha conhecido.

Esgotado também o impulso democratizador, durante o governo Sarney, foi implementado o modelo neoliberal, primeiro com Collor e depois, diante da queda deste, no governo Itamar, com FHC. Nova e grande vitória da direita, ainda mais que conseguiu que algum proveniente da oposição à ditadura se responsabilizasse por impor esse modelo – que caracteriza a direita no mundo contemporâneo.
O triunfo de Lula, caso este tivesse sido cooptado e mantido o modelo herdado de FHC, teria sido também outra vitória, indireta, com a mão do gato, para a direita. Se a versão da ultra esquerda tivesse sido certa, o Lula teria revigorado o neoliberalismo, dando-lhe umas mãos de cal de políticas assistencialistas e controlando o movimento popular. Teria sido o melhor administrador do neoliberalismo.Mas a realidade não foi essa. O modelo foi readequado, o Estado retomou sua função de indutor do crescimento econômico, que foi recolocado em pauta, depois de ter sido abolido pelo governo FHC. Instaurou-se ao longo do mandato do Lula um modelo de desenvolvimento econômico e sócial, alterando, pela primeira na história brasileira, a desigualdade social – e de forma significativa.A política externa assumiu a soberania nacional como principio fundamental, deslocou o eixo das alianças do norte para o Sul do mundo, privilegiando em particular os processos de integração regional e contribuindo para a construção de um mundo multipolar.
A direita conseguiu sobreviver com o governo Lula, seus interesses não foram profundamente afetados, mas perderam o manejo direto do Estado, das estatais, a promiscuidade com a presidência e viram, ao contrário dos seus gostos, o Estado utilizar recursos para políticas sociais, desenvolver relações de fraternidade política com países vizinhos, limitar o espaço do mercado, amplamente estendido na década anterior.
A direita econômica prefere o Serra, mas sem o extremismo da direita política. De qualquer forma, ambas serão derrotadas com a vitória da Dilma e de um projeto nacional, de uma sociedade de inclusão, de um governo para todos. Estavam acostumados a se valer do Estado a seu bel prazer para seus próprios interesses.A direita partidária e midiática – hoje confundida – é a maior derrotada. Perdeu capacidade de influência, sai com os seus partidos e seus órgãos da imprensa reduzidos à sua mínima expressão. Ainda mais que, os órgãos da mídia, depois do ano de Copa do Mundo e de eleições e da nova crise de legitimidade destas eleições, depois da descida para a metade da tiragem em uma década, devem ter outra queda grave, com a conseqüente crise financeira.
Os partidos opositores sofrerão uma grande crise de identidade, devendo se diferenciar entre os negociadores – tipo Aécio – e os extremistas, como o DEM e políticos remanescentes como Tasso Jereissatti, deslocados pela derrota e pelo sucesso do governo Lula.
Sofrem este ano a maior derrota política em décadas, com perspectiva de um lento e prolongado processo de recomposição, que ainda não parece delinear o perfil novo que venham a assumir.
http://www.viomundo.com.br/politica/emir-sader-o-que-representa-derrotar-a-direita.html