terça-feira, 5 de abril de 2011

CENA BAURUENSE (78)

ELSON REIS DEU MAIS DO QUE UMA ENTREVISTA NA REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA

Próximo sábado, 09/04, das 9 às 18h na Câmara Municipal de Bauru, acontece o Fórum Municipal de Cultura, com o enfoque “Debate sobre políticas públicas para a cultura – Mesa, debate e grupos de trabalho”. Mas o quer mesmo esses revolucionários agentes culturais com esse Fórum? No cartaz do evento a resposta: “O Fórum deverá trabalhar para o esclarecimento acerva do funcionamento das ferramentas do setor público para trabalhar a cultura. O resultado do fórum deverá ser a estruturação da bancada da sociedade civil e a qualificação do debate no assunto”. Mexer com as estruturas, mudar o que está estagnado e fazer as coisas acontecerem.

É com esse espírito que membros do Enxame Coletivo, um dos grupos a incentivar a realização do Fórum comparecem na reunião mensal do CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA DE BAURU. Ufa, a reunião de hoje ocorreu, mesmo com o quórum baixo. E foi das mais produtivas. De tudo o que rolou por lá, o mais significativo foi a fala do novo secretário de Cultura, Elson Reis. Destaco alguns pontos, demonstrando que os tempos são outros e sabendo muito bem aproveitar esse momento, uma reestruturação deverá estar implantada e em pleno funcionamento na área.

Vejam o que fui anotando de sua fala:

- Em 12 de abril ocorrerá a reabertura da Sala de Pesquisa do Museu Histórico, o seu local de maior visitação e ainda no mês ocorrerá o início das obras na Estação da Paulista, utilizando verba de Emenda do orçamento (2008, deputado Vicentinho PT), para restauro dessa estação e da de Tibiriçá. Lá na estação já em funcionamento uma sala destinada para o CODEPAC e quase certo o retorno em breve do passeio da Maria Fumaça, primeiro no percurso antigo, de 800 metros, depois até Tibiriçá, quando terminar sua recuperação;

- Nove novos instrutores já estão em plena atividade, impulsionando os cursos ministrados pela Cultura, com um diferencial, sem cobrança de mensalidade e de qualidade. Valorização desses profissionais, com salários bem próximos dos oferecidos no mercado;

- Casa João Ponce (esquina da Gustavo com Ezequiel) em pleno funcionamento, parceria com a TUSC e funcionando projetos de releitura de cinema e textos literários, além da ampliação dos cursos de teatro com pessoal deles. Nova fase do Projeto Guri com uma ampla casa sendo alugada na região central. Já estamos entre os três melhores do estado, graças a ação de nossa Banda e Orquestra. Aliás, a Banda está fazendo um projeto de iniciação musical com mais de cem jovens, além dos que dela fazem parte. Banda e Orquestra estarão se apresentando mensalmente nos bairros da cidade, num novo projeto em fase de impalntação;

- As novidades onde estaremos envolvidos já são num Festival de Música para comemorar os 20 anos da rádio UNESP, a ocorrer nos dias 27 e 28/5. Em 1º de Maio, junto com a CUT um show com ligação com a causa, talvez Cidade Negra ou Chico César. Com a perda da Virada Cultural, teremos pelo menos um grande show e numa parceria com a Feira de Artes do Médio Tietê outro grande show em data ainda sendo definida, que não pode bater com a Feira do Meio Ambiente, que ano passado trouxe Guilherme Arantes e nesse ano trará outro de igual valor. De 16 a 23/5 teremos mais uma etapa da Semana dos Museus e para semana que vem, a 11ª Feira do Livro Infantil, que ocorrerá num amplo espaço, o do SESC, numa parceria sonhada e hoje concretizada. São ações que devolvem a importância da Cultura municipal no cenário das grandes realizações;

- E para finalizar a decisão de que o secretário de Cultura não deve mesmo ser o Presidente do Conselho, tornando-o mais independente. Existe a disposição de colaborar para esse novo momento, propondo alteração de sua composição e a da Lei de Incentivo à Cultura. A mudança da lei precisa passar pela Câmara, mas com um formato mais adequado, não será complicado fazer com que eles comprem essa idéia.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Mafua é muito bom, leio sempre.
Ontem fez 1 ano que o Bauru Chic fechou. Lembrei que vc esteve lá com sua troupe para me prestigiar. Foi um lugar muito especial.
Um abraço
Egberto Cavariani

Anônimo disse...

Convite: I Fórum de Cultura de Bauru

No próximo sábado, dia 09 de Abril, será realizado na Câmara Municipal de Bauru o primeiro Fórum Municipal de Cultura articulado e organizado pela Sociedade Civil. O objetivo principal é proporcionar um espaço de reflexão sobre as questões que envolvem a Cultura da cidade, buscando ampliar o diálogo e trazer esclarecimentos acerca da elaboração e aplicação de políticas culturais.
O intuito é qualificar a sociedade civil para o debate e trabalhar a articulação desta para o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura, reforçando a estruturação local e a descentralização do processo de produção cultural. Também fará parte das discussões a implementação do Sistema Municipal de Cultura de Bauru, debatendo a importância de Conselhos, Conferências, Fundos e Leis de Incentivo, bem como a inserção da cidade nas pautas nacionais.
Vale ressaltar que este Fórum irá anteceder a votação para os membros do Conselho de Cultura de Bauru. Por isso, é de suma importância o envolvimento do maior número de interessados para a efetivação de melhorias no contexto cultural do município.
O evento terá início as 8h da manhã e será encaminhado pela “Mesa Debatedora”, composta por Leonardo Barbosa (Conselheiro de Cultura de São Carlos, Gestor Nacional do Partido da Cultura da equipe nacional do Fora do Eixo); Ricardo Rodrigues (Diretor Geral da Rádio UFSCAR, Diretor Geral do Festival Contato, Diretor de Ação Institucional da ABRAFIN e Presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Carlos); Ariane Barros e Elson Reis (Membros da Secretaria Municipal de Cultura).
A partir das 14h haverá abertura para “Reuniões Livres” que será uma oportunidade para os artistas/profissionais de um mesmo setor (Comunicação, Audiovisual, Música, Cênicas) possam debater os contextos específicos da área, vislumbrar parcerias e apresentar projetos.
Este movimento conta com o apoio do Enxame Coletivo, Grupo AGR, Associação Amigos da Cultura, Associação Amigos dos Museus e dos Pontos de Cultura: Acesso Popular, Aruanda e Aldir Pereira Guedes. Venha contribuir com essa iniciativa! Participe, divulgue!

Aos interessados, entrar em contato com o grupo de e-mails Cultura em Bauru (link) ou pelos telefones: 96080905 | 81215885

TAÍS

Artur Faleiros disse...

Bacana demais Henrique.
Hoje tivemos uma excelente discussão no I Fórum Municipal de Cultura.

Confesso que não acompanho muito o blog aqui, mas acho sensacional a forma como vejo seu trabalho.

Sempre com muito dinamismo e unindo as qualidades dos museus, a conservação e exposição de história e fatos.

Parabéns e muito obrigado pela força.Estamos juntos nessa (re)construção da Cultura em Bauru.

#VamuQueVamu.

Abraço.