domingo, 10 de abril de 2011

DICAS (73)

NOTAS DE UMA MANHÃ DE DOMINGO, COM MUITO SOL E MOVIMENTAÇÃO
1.
Marco Lucchesi, poeta carioca é eleito para ocupar a cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras. Ocupa o lugar de um padre, desconhecido desse voraz leitor, Fernando Bastos de Ávila, falecido em novembro do ano passado (onde será possível ler algo dele?). O feito mais festejado foi outro, pois Ferreira Gullar (adoro seus escritos e repudio sua verborragia atual) cogitava concorrer, mas desistiu. Oxigenação por lá é algo que deve continuar, pois para a vaga do falecido escritor e médico gaúcho Moacyr Scliar, concorrem o articulista d’O Globo Merval (muitos, dentre os quais me incluo, o denominam de Merdal) Pereira, propagandista do PIG – Partido da Imprensa Golpista com o escritor Antonio Torres. Bato bumbo desde já para Antonio Torres.
2.
Recebi críticas aqui (algumas merecidas) por elogiar recentemente aqui no blog a postura do empresário Silvio Santos, pelo fato de ter salvado o seu SBT da hectacombe sem pedir préstimos ao Governo Federal. É que fez algo não usual dentre nossos endinheirados banqueiros. Venho com outra dele e agora por rejeitar igrejas dentro do SBT. Ele rechaça evangélicos loteando o horário de sua TV, sendo a única a não possuir nenhum programa religioso em sua grade. E não é para bater palmas para atitudes como essa?
3.
Duas estréias em novelas essa semana me agradam. A primeira já aconteceu, “Amor e Revolução”, no SBT, com história vivida durante os duros anos de chumbo da ditadura militar, com cenas de tortura explícita e de todos os malefícios que os de botina e coturno causaram (ainda causam) a esse país. Depois, a nova da TV Globo, “Cordel Encantado”, com estréia amanhã, tendo como tema algo contagiante, uma história nordestina ambientada como fundo o período medieval europeu. Depois do encerramento da bestialidade que todos criticam, mas muitos assistem na penumbra, o BBB, a Globo emplacou nessa semana uma série de coisas assistíveis: Tapas & Beijos, Lara com Z, Divâ, Batendo Ponto e Macho Man.
4.
Semana passada a revista Época veio às bancas com espalhafatosa manchete a refletir o pensamento único do PIG – Partido da Imprensa Golpista, que enxerga somente o PT como mensaleiro e único culpado por tudo (tudo mesmo). A verdade factual vem à tona nessa semana, restabelecida pela matéria de capa da Carta Capital, “Valerioduto: A verdade sobre o relatório da PF – O esquema começa com Dantas, mas não acaba em mensalão”. Seguiram a velha máxima, “Onde há corruptos há corruptores”, para localizar Daniel Dantas no epicentro do tsunami tupiniquim e constatar que isso extrapola em muito o grupo petista. Sou da seguinte tese: Ou se criminalizam todos, mas todos mesmo, ou isso é um Clube do Bolinha, onde elas sempre ficavam de fora. Essa, a Carta Capital, é a única com credibilidade da versar sobre isso com a isenção necessária e eu, na qualidade de fiel leitor, sei que fiz a escolha certa.
5.
Amenidades outras com o jogo decisivo de hoje, 16h aqui no Alfredão em Bauru entre Noroeste X São Paulo. Vida ou morte para nós, que necessitamos de pontos salvadores a nos livrar do rebaixamento para a 2º Divisão do Paulistão em 2012. No comando do time bauruense, Jorge Saran, um técnico que dorme no alojamento do clube e pelo visto, enxerga o que os anteriores não conseguiam ver nem com a lupa de milionários salários. O astral do time é outro e com esse espírito vou junto dos meus apreciar a contenda com os dedinhos devidamente cruzados. Depois eu conto se sobrevivemos a esse quase provável naufrágio.

7 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, o Silvio Santos é um gangster disfarçado de bom mocinho, essa historia de que não pegou dinheiro para salvar seu banco foi tudo uma farsa, vc acha que quando ele foi até Brasilia falar com o Lula com a alegação de que ia pedir o cheque que ele tinha prometido doar de 10 mil para teleton era verdade?? Sr. Silvio foi lá só pra isso?? A verdade é que dinheiro do país foi usado mais uma vez pra salvar banco e quem paga a conta é sempre o trabalhador, ele jamais iria perder as tais "garantias" que disse dar para pegar a bufunha tanto é que nao perdeu e ainda ganhou mais umas verdinhas, sem contar que é um sujeito que há anos despeja uma programação alienada a população. Quanto a novela, de tanta falação fui ver um capitulo e claro já era de se esperar, uma historia de romeu e julieta de quinta categoria usando como cenario de fundo o golpe de 64, e volta-se sempre no mesmo erro em omitir a historia, por que se deu aquele golpe?? quem patrocinou?? de quem e quais eram os interesses do golpe?? Colocar a responsabilidade somente nos militares é um gravissimo erro historico e ideologico, o país é outro hj?? continuamos uma colonia, o fundo de quintal dos EUA, a violencia cada vez mais absurda, vidas destruidas, uma alienação sem fim, pessoas cada vez mais desesperadas e traidores no planalto central discutindo pra ver quem é mais corrupto, é o fim da picada mesmo.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Cassio Cururu disse...

Parabéns Marcos Paulo, pois concordo em genero, numero e grau com tudo o que você colocou nesta sua postagem, nos dois assuntos citados.
Não dá para tampar o sol com a peneira em relação ao empresário Silvio Santos pois empresário antes de mais nada é um capitalista e capitalista corre atrás de lucro, não importa de que meios e instrumentos utilizados para conseguir isto. Quanto a "novelinha" tampa-se "o sol com a peneira" pois é mais uma concessão barata de se tentar mostrar que há liberdade neste país. Isto fica bem explicito também com a personagem do militar bonzinho mostrado ali.
Só poderá haver liberdade realmente um dia neste pais quando todo o povo for auto-suficiente e independente com condições de conduzir seu próprio destino como acontece em Cuba.
É um tanto difícil e estafante a luta contra este sistema encravado e incrustado, mas não devemos desistir: eu pelo menos procuro me portar com coerência se me entregar nunca!
Um grande abraço
Cassio Cururu.

Anônimo disse...

Tambem concordo em genero numero e grau com Marcos Paulo.
vou e volto neste blog e hora ou outra sempre um comentario avassalador, isso mesmo meu caro. Laerte.

Anônimo disse...

Henrique

Também não acho o Silvio Santos elogiável, mas ele só por não permitir a entrada dos endinheirados evangélicos, que pagam fortunas às Tvs, merece uma distinção.

Mas quero te escrever sobre outra coisa. Eu li a revista Época e senti exatamente isso que vc disse, sobre só incrimnarem o PT. Eles fizeram uma baita de uma coisa errada, manchando o nome do partido, mas e os outros? Li hoje que no caso do mensalão, onde se l~e "valeioduto", deveria estar lendo "valeriodantas". As tais fontes que alimentavam o tal esquema são mais perniciosas do que os próprios mensaleiros e isso ninguém escreve, ou só a sua revista preferida. Não leio isso em nenhum outro lugar. É quase o mesmo caso do que o seu amigo Marcos escreveu aqui. A novela do SBT, Amor e Revolução foca em algumas coisas, como a tortura, mas não foca e nem veio para discutir a origem de tudo, quem patrocinou o golpe, o incentivou. Esses estão aí até hoje e são os mesmos daquela época. Desses nem o SBT, a Globo ou qualquer outra não falarão, pois são eles próprios os sustentadores do sistema. Só de poder discutir isso aqui vale muito a pena entrar no seu blog, estava com saudade.

Aurora

Anônimo disse...

Mas é isso que se faz pensar, existe alguma diferença dos endinheirados evangelicos dos endinheirados banqueiros, empresários, etc etc?? não é o lucro a custe o que custar?? todos não distribuem o opio?? não fazem sujos negocios, acabam com vidas e lavam grana?? O Silvio nao aceita evangelicos por ter problemas com eles em casa, mas o quanto seu banco nao ferrou com pessoas?? quanto que nao ferra com sua TV e suas loterias absurdas, ou será que pode haver diferença de quem vende "agua benta" ou Jequiti que é uma forma mascarada de lavar dinheiro??

Quanto a debater sempre é bom, mas precisamos começar a faze-lo, urgente, porque na verdade ninguem debate nada, o foco principal, o capitalismo e suas estruturas, porque as torturas continuam cada dia maiores e piores neste grande porão imperialista, a discussão não é se valerioduto tem tucanos, petistas, todos são canalhas, mas por que?? é essa sociedade e sua forma é que precisamos entender como funciona, senao não saimos nunca do lugar e ficaremos neste país ridiculo onde farra com dinheiro publico, meter a mão em dinheiro publico tem outros nomes, como lei de incentivo por exemplo.
E olha gente o dia que achar que banqueiro merece alguma distinção, um elogio, parei, acabou o mundo, talvez tenha acabado.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Amigos (as) novos (as) e antigos (as):

Fico parte do domingo sem ligar o computador. Acredito ter ganho muito com isso. Perdi foi indo presenciar mais uma anunciada catástrofe noroestina ao cair de 4 para o São Paulo. Religo ele hoje e uma grata surpresa, o texto postado domingo pela manhã repercutiu e provocou um interessante debate.

Aprovo tudo o que foi escrito. Não posso dourar a pílula. Não existe banqueiro ou dono de TV ou mesmo grande capitalista bonzinho ou mais humano. Todos são insanamente cruéis. Cada um ao seu modo. Alguns conseguem disfarçar mais do que outros e nós, os do lado de cá, não podemos cair na armadilha de se deixar levar por algo mais palatável, que decididamente não existe.

Obrigado por Marcos Paulo (duas vezes), Cássio Cururu Açu, Laerte e Aurora estarem batendo cartão aqui e não me deixarem entrar em desvio, o que certamente me levaria para caminho errado. Quanto a nova novelinha, escrevi sem assistir e entusiasmado pelo tema, acreditada em algo novo, mas prevalesce o água com açucar romântico e algo a encobrir os reais idealizadores do golpe, que estão mesmo todos aí, mais vivos do que nunca. E sobre o Valerioduto, Mensalão e outras formas de arrecadações ilícitas, Aurora foi na veia: onde existe corruptos lá estão também os corruptores. Esses meio que inalcançáveis. Sabendo quem são, como sabemos, pau neles. Esse um dos papéis desse blog.

Continuem por aqui. Agradeço muito.

Henrique - direto do mafuá

Cassio Cururu Açú disse...

Oi Cururu Henrique,
RESISTIR É PRECISO!
Abraços,
Cassio Cururu Açú