terça-feira, 26 de abril de 2011

DIÁRIO DE CUBA (55)

UMA DISCUSSÃO COMUNISTA, CUBANA E ANTI GOLPES PELO “BOM DIA”
Queria muito poder continuar escrevinhando indefinidamente esse Diário de Cuba, que teve 54 textos de relatos de uma viagem feita à Cuba em 2008 junto do amigo Marcos Paulo Resende. Ela rende frutos até hoje, positivos e negativos e o último post foi em 2010. Adoro repercussões e as fortaleço quando percebo conteúdo, algo produtivo e consistente. Já não tenho mais saco para alimentar conversa com gente limitada, que propaga idéias pré-concebidas, muitas sem fundamentação nenhuma, mas feitas para tentar a todo custo fazer vale a sua como a única “salvadora do universo”. Fujo desses, mas algumas são inevitáveis e pura perda de tempo. Uma delas acontece pelas páginas do “A voz e a vez do leitor”, a seção de cartas do diário bauruense BOM DIA. Tudo começou com meu texto publicado no jornal e aqui no blog em 17/04/2011, com o título “Puxar a brasa para o seu lado”.

Em 19/04, AUGUSTO DE OLIVEIRA LEME, aposentado, responde não pelo tema principal do artigo, mas incomodado por discordar de duas outras meras citações, meu carinho por Cuba e ressentimento pelo Golpe de 64. Seu texto: "BRASIL X CUBA - Graças ao que o articulista Henrique Perazzi de Aquino petista convicto, chama de golpistas de 64, o Brasil não é a segunda Cuba. Cuba, aliás, que se diz apaixonado e admirador dos Castro. Veja a situação daquele pobre país: o 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba, que se reúne agora, deverá apresentar um projeto que acaba com a "libreta" de abastecimento. O senhor Henrique esteve em Cuba e sabe o que é a "libreta". Ou deveria saber. Para um povo, que tem salário mínimo médio de U$ 15 a U$ 25, o fim da "libreta" será um genocídio. Salve 31 de março de 64! Eu tenho 68 anos, na década de 60 morava em São Paulo e como meus contemporâneos, acompanhei toda a história que se desenrolava. Não ouvi dizer, se é que me entende". Entendi e achei sua resposta cheia de falácias, mal ajambrada, diria. Minha resposta saiu publicada na edição de 21/04: “BRASIL X CUBA – RÉPLICA - Resposta a Augusto Oliveira Leme, após carta publicada edição ontem: Foi infeliz ao citar Cuba, 6º Congresso e "libretas". Simples o motivo, Cuba é hoje talvez o único país do mundo com educação e saúde impecáveis. Exemplo a ser seguido mundialmente. Certeza de que os médicos cubanos resolveriam o problema da saúde bauruense, não ocorrendo a sangria financeira acordada. Para os cubanos importa pouco o salário, valendo mais o ter dignidade, levar uma vida com o mínimo necessário e sem os malefícios do capital predatório. Por serem únicos no que fazem, críticas iguais a essa demonstram insensibilidade do proponente. Quanto ao execrável golpe de 64, pagamos o preço até hoje e a elite que o produziu é a mesma a incentivar boicotes e falácias mil. Ditadura só a do proletariado, pois o que Fidel/Raul fizeram e fazem por Cuba não tem comparação, se é que me entende. Não critiques o que não conheces e não faça o jogo de interesses que não são os seus”.

Já dizia meu guru sempre de plantão, Vicente Matheus, “quem entra na chuva é para se queimar”. Seu AUGUSTO, voltou à carga em 23/04, com: “Tréplica – O articulista HPA cita o ensino de Cuba e a medicina como exemplos. Pelo que se sabe, a maioria dos médicos cubanos não passaria num exame para exercício da profissão aqui no Brasil. Quanto à educação, quantos súditos dos Castro têm se destacado no mundo nas últimas décadas? Vossa Senhoria diz que não conheço Cuba e falo do que não sei. Ora, articulista, visitar um país, comboiado por correligionários e ver só o que eles querem que veja, é muito diferente do que viver lá. Pensando bem, por que será que, se o regime castrista é tão bom e dá dignidade aos cubanos, milhares deles morreram ao tentar fugir do país, justamente com o destino à Meca do capitalismo? A ditadura do proletariado assassinou milhões de pessoas, em vários países do mundo. E, não nos esqueçamos do Paredón de Fidel, Mas uma coisa não tiro a razão: o Brasil é hoje o que, em grande parte, o governo militar nos legou: indústrias automobilísticas, grandes usinas hidrelétricas, Proálcool. Perto da ditadura dos Castro, a militar no Brasil foi uma ditabranda”. Viajei no feriado e quando fui ler a resposta, meu amigo MARCOS PAULO RESENDE respondeu com carta publicada em 25/04: “Cuba - Em resposta a carta publicada sobre Cuba pelo sr. Augusto Oliveira Leme, escrevo na verdade não para este cidadão, pois não tem mais jeito, e sim para que os leitores não sejam iludidos por informações erradas. Estive em Cuba com o professor Henrique Perazzi e posso garantir que não andamos com nenhum comboio do governo, conhecemos o país de ponta a ponta caminhando com mochilas nas costas, visitando residências, escolas, hospitais, e vimos um povo culto, simples, mas com muito do que se orgulhar, não vimos violência, seqüestros, gangues, filas em hospitais, crianças sem escolas, nenhuma das mazelas que convivemos em nosso cotidiano capitalista. Uma medicina forte, sendo o único país com cura para certas doenças de pele e de vista, quem sabe um dia o sr. Augusto não precise da excelência dos médicos cubanos. Este sr. se apega não a fatos, mas a velhos clichês fascistas como "milhares fogem de Cuba", "comunismo matou milhões(prove, cadê os arquivos??)", é a velha falácia de quem quer ver o que não existe e fecha os olhos para o maior assassino de povos que é o nosso predatório capitalismo, estude fatos e não clichês reacionários”.

Ele é rápido no gatilho e o jornal, que diga-se de passagem já não agüenta mais sua ladainha, publica sua tréplica na edição de hoje, 26/04: “Comunismo – A grande diferença entre nós, caro estudante MPR (que se manifestou nesse espaço na edição de ontem) é que sou um homem livre. Para ver, analisar e concluir. Não estou atrelado a nenhuma ideologia e programado, como um andróide, a pensar e olhar numa só direção. Nesses meus 68 anos, vi muitas coisas que aconteceram. Como você me desafiou a provar o que afirmei sobre os males do comunismo, aqui vão os fatos. Essa ideologia do mal assassinou na URSS 20 milhões, na China 65 milhões, no Vietnam um milhão, na Coréia do Norte 2 milhões, no Camboja 2 milhões, nos Estados Comunistas do Leste Europeu 1 milhão, na América Latina 150 mil, na Africa 1,7 milhões, no Afeganistão 1,5 milhões e nas ações do comunismo internacional comunista e de partidos comunistas, fora do poder: 10 mil. Fonte: O Livro Negro do Comunismo. Ah!, já sei: vocês vão dizer que tudo isso é mentira. Mas existem muitos que afirmam, apesar das provas, que o holocausto dos judeus, por Hitler, também não existiu”. Dá para discutir com isso? Sinceramente é acreditar em conto de carochinha, em tudo que lê sem contestação ou fazer mal uso de mentiras para enganar os outros. Nem o Afeganistão possui essa população viva nos dias de hoje, quanto mais isso foi morto lá. Repetem-se tudo como papagaios de pirata. Desisto, com gente assim, a saída é reeducação imediata, desde os cueiros. Minha resposta a ele sai no próximo texto semanal do BOM DIA, sábado, 30/04, quando dou um ponto final com o tal do aposentado, o Augusto. Até lá. OBS.: Todas as fotos são do povo cubano, tiradas por mim quando lá estive. Volto em breve...

9 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE
Contra reacionário só mesmo Paredón, nem reeducação resolve. Pura perda de tempo.

Paulo Lima

Anônimo disse...

Henrique

Cuba não é nenhuma paraíso, isso é ponto pacífico, mas não podemos negar que é um exemplo de país, diante de tantos horrores a ocorrer mundo afora. Em que outro pais o pobre possui tantos direitos e é tão bem assistido. Me citem um, os que estiverem contrários. Posso citar muitos erros e pisadas na bola do atual regime cubano, mas não dá para tapar o sol com paneira. O dinheiro não é tudo e lá isso é regra, não exceção.

Sua amiga

Valerinha

Anônimo disse...

POR QUE NÃO TOPA CONTINUAR A CONTENDA? PROSSIGA E DESMASCARE ESSE SENHOR.

ANDRÉ RAMOS

Anônimo disse...

CARO HENRIQUE

MAIS UMA TENTATIVA DESESPERADA DESSES REACIONÁRIOS DE MENTES ATROFIADAS E VAZIAS QUE CONTINUAM TENTANDO ENGANAR O POVO COM SUAS LADAINHAS CAPITALISTAS.
VIVA CUBA !!!
HASTA LA VICTORIA,SIEMPRE !!!
BJS FABI

Henrique disse...

Obrigado a todos, mas respondo em especial para o André Ramos: a contenda continua e seu próximo capítulo, acredito, acontecerá no sábado, com meu texto no BOM DIA.
Até lá.
Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

É isso mesmo Henrique temos que nos orgulhar e defender com unhas e dentes essa ilha que é a nossa vanguarda revolucionária da América Latina.
Este sr. Augusto é um ser alienado, daqueles que lê algo e só pq está escrito toma como fato, sem pesquisar realmente a historia, esse livro que cita há tempos foi desmascarado uma fraude historica sem nenhuma evidencia, um panfleto neoliberal, um dos autores inclusive se desentendeu com o editor por fazer "alterações" ao exagero, é incrivel como jogam esses numeros sem nenhum tipo de prova, na lista do livro há paises que nunca foram comunistas, e digo mais, sem duvida uma revolução é feita na força e execuções de fascistas, reacionarios se fazem necessarias, nao vamos viver no conto de fadas gente, agora não reconhecer as conquistas sociais e querer dizer que o comunismo foi ruim para o povo é muita cretinice, este sr. se diz livre, mas pergunte aos milhoes de famintos, de explorados, de estuprados, violentados desse país, esses que aos montes reviram lixos atrás de comida, um país sem educação, cultura, saude, um país ridiculo de celebridades alienadas, perguntem a todos os que sofrem se eles se acham livres, porra nenhuma. Muito bom Henrique vc usar sua coluna para defender já que o jornal nao quer prosseguir com o debate, se fosse pra discutir a madona e lady gaga aí pode cartas aos borbotões.
E Cuba se com todo o embargo, perseguição dos EUA consegue há mais de 50 anos dar a seu povo algo que aqui nao passa de marketing eleitoreiro, dentro das condições reais da natureza podemos chamar de um paraiso sim, e um regime que derrotou o imperio, resistiu a queda do leste europeu e se mantem firme, ora por favor gente não há lista de erros e pisadas de bola, pensam que é facil mudar um país?? enfrentar o imperio??? comandante Fidel e seus guerrilheiros passam com um 10, com louvor, nao precisam provar e fazer mais nada, todo exemplo está aí.

VIVA CUBA, VIVA COMANDANTE FIDEL CASTRO!!!
PATRIA OU MORTE, VENCEREMOS!!!

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Gente:

Cuba pode ser um bom exemplo, mas me falem sobre os países escandinavos, Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia e e os países baixos, Holanda e Bélgica? Ale i capitalismo venceu. Ou não?

São os melhores exemplos de uma distribuição boa de renda.
E são países que souberam superar diciculdades e probreza.

Paula Barros

Anônimo disse...

Cara Paula Barros, desculpe se eu for deselegante em minha resposta, mas é que há tempos estou de saco cheio de ver pessoas querendo ver o mundo do faz de conta. Conheça o povo verdadeiro destes paises que citou e verá que não são nada da beleza que tentam passar ser. Compreenda oo que é marxismo e como funciona o capitalismo, não se apegue a esses clichê de distribuição de renda, é muito raso isso, o capitalismo não só é uma prisão ao trbalhador como um grande fator de alienação social, a Dinamarca entre outros, é uma monarquia vagabunda onde a familia real vive ao luxo da riqueza acumulada com o suor dos trabalhadores, não só conheço como tenho muitos contatos com grupos sociais de diversos países que citou, a Dinamarca recentemente por interesses dos especuladores imobiliarios fizeram a policia desocupar uma area onde cidadãos de uma comunidade vivam há decadas lá, expulsaram na porrada, tb a pouco na capital deste país um protesto contra o governo a policia soltou a borracha nos manifestantes, a crise do capital aumentou o numero de desgraçados pelo sistema nesses paises, cuidado com os contos de fadas, o reino da dinamarca cheira bosta.
Eu odeio o capitalismo com razão, o lucro concentrado nas mãos de poucos de um sistema monetario que gera moeda pela divida, é a dança das cadeiras minha cara, o dinheiro numa carteira de um individuo é o dinheiro devido por outro e assim fazem a festa podre do reino do capital.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

Quando ainda pensava em responder à Paula Lima, meu amigo Marcos, rápido no gatilho, o fez do jeito que gostaria de responder. Tá tudo ali, sem tirar nem por.

Henrique - direto do mafuá