domingo, 24 de julho de 2011

AMIGOS DO PEITO (55)

UMA MERECIDA FESTA PARA ESSO MACIEL
Esso é uma pessoa especial. Passando dos 70 anos continua um meninão, desses a aprontar com a vida. Leva a sua cheia de privações, num refúgio criado por ele mesmo, um canto onde existe um mundo particular, só seu. Lá nos altos da Vila Falcão, ele e seu caos vêem a vida passar e não se importam com o que acontece nas ruas, o importante é que todos ali, ele e os cães possam continuar fazendo tudo como no dia anterior. Uma repetição feita com gosto, uma vida dedicada nos que realmente não lhe traem, esses seus verdadeiros e únicos amigos. São quase 30 no total. Sai pouco de casa e quando o faz, ainda choca algumas pessoas. Finge não perceber e cada vez sai menos. Diz-se doente e não se trata, deixa a vida lhe levar. Com o que ganha, uma merreca de aposentadoria, come mal e porcamente, mas não deixa que nada falte aos seus animais.

A festa que lhe fizeram na sexta, 22/07, o fez sair dessa rotina, primeiro a gravação do primeiro programa da série “Primeira Pessoa”, entrevistas filmadas em forma de vídeo, algo profissional, com esmero e cuidado, merecia mesmo ter um nome de peso no pontapé inicial. O nome é Esso, o peso é sua importância no cenário bauruense, pois na verdade está fino como um fio de cabelo, pesando pouco mais de 50 quilos. Um faquir, admirável e desprendido engolidor de espadas, espadachim de uma causa perdida, mas nem por isso fechado em copas. Na gravação estava todo maquiado, falante como nunca, solto como uma pluma e foi ótimo, pois disse tudo em tão poucas palavras. Roberto Pallu, um cinegrafista mais do que profissional soube captar um Esso em ponto de explosão. Com três câmeras gravando ao mesmo tempo, pegou-o em todos seus ângulos e o resultado foi algo único, belo, forte e para ser guardado. Gostei demais.

Do projeto, vi outros nomes sendo divulgados na tela. Elson Reis, o manager da Cultura municipal estava radiante, pois acaba de divulgar notícia de uma bela grana em equipamento para o palco do teatro, agraciado que foi pela Funarte e mais, anunciava a data da reabertura do teatro para 27 de agosto. Ao lado de Jota Luiz, o segundo entrevistado do projeto, eram só risos e Jota foi na veia: “Por que não me leva para um show por lá. O projeto está pronto”. Acho que vai dar liga.

Na festa, Esso estava rodeado de gente amiga, parentes e curiosos. Tirou belas fotos com seu novo gorro e ao lado de gente que lhe fez a cabeça quando jovem, como Marlon Brando. Painéis espalhados pelo espaço da Casa Ponce Paz, todos montados por ele, uma espécie de altar onde foi juntando fotos e fatos, os marcantes de toda sua vida. Autografou o DVD para mim e o fez também para Neli, uma das coordenadoras de tudo, junto de Orlando Alves, dois dos que pegam o touro a unha e mostram em eventos como esse das possibilidades do setor público. E eu me derreto todo diante disso tudo.

Esso merece, Jota idem e os próximos todos, os que aguardam na fila de espera o momento certo de serem entrevistados, uma certeza, com um time desses, tendo Pallu como manuseador da câmara, teremos muito o que aplaudir nos próximos meses. Eventos como esse me são muito gratos, as pessoas que ali estavam idem. Tudo de bom para uma sexta e Esso foi embora feliz da vida para cuidar de seus cães, com algum reconhecimento pelo tanto que já fez. Talvez assim ele mesmo passe a acreditar ter deixado de ser um maldito nessas terras bauruenses. VIVA ESSO MACIEL!!!

OUTRA COISA – FINAL DA COPA AMÉRICA – POSICIONAMENTO DE MUJICA: O presidente do Uruguai, José Mujica, não irá à final da Copa América que seu país disputará hoje contra o Paraguai, em Buenos Aires. Alega que é para não causar mal-estar na Argentina, eliminada pelos uruguaios nas quartas de final. "Não quero ser arrogante, tenho que ser diplomático e discutir questões mais importantes”, afirmou Mujica. O mandatário também destacou a necessidade de evitar ofensas para que o espetáculo esportivo, seja qual for o resultado, acabe em uma "festa internacional" e que o perdedor "tenha grandeza, porque somos todos irmãos. Vencer, como muitas coisas na vida, é fácil, mas perder significa grandeza, compostura", ressaltou o governante. Achei linda sua postura, mais latino impossível.

3 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Tudo maravilhoso, também gosto muito do Esso, mas você continua um fotógrafo de meia pataca. A foto que tirou do Elson, Esso e o Pallu está com uma sombra sua acionando a maquineta fotográfica.Confira lá. Acho que nem percebeu. Esse é o Henrique...

Aurora

Mafuá do HPA disse...

Chego de viagem hoje e encontro publicado no BOM DIA, edição de 27/07, coluna da CAMILA um texto sobre o lançamento com ESSO MACIEL e uma foto tirada por mim, a dele ao lado de uma foto de um dos seus ídolos, Marlon Brando. Eu Havia passado a autorização, só não tinha conferido o resultado. Ficou muito bom. Valeu gente do BD por continuar prestigiando esse mafuento blogueiro em suas citações.
Henrique - já novamente direto do mafuá

essoa.maciel disse...

Muito obrigado querido. Voce me fez nascer para a internet.