segunda-feira, 11 de julho de 2011

CENA BAURUENSE (83)

A REVOLUÇÃO PAULISTA DE 1932 E UM LOCAL EM SUA HOMENAGEM EM BAURU
Não quero voltar ao assunto da discussão por aqui dos reais motivos da tal Revolução Constitucionalista de 1932, comemorada dia 09 com um feriado estadual. Já o fiz num artigo publicado ano passado no diário bauruense BOM DIA, em 24/07/2010, com o título “Nós, paulistas” e reproduzido aqui nesse mafuá em 31/07/2010. No olho do texto algo sobre como penso a data: “Quem estaria por trás do movimento de 1932?”. Posso pensar no sentido contrário à maioria dos paulistas, mas não desmereço a luta de abnegados paulistas, que estiveram nos campos de batalha, colocaram a vida em risco e hoje fazem parte das comemorações com toda a pompa, acreditando terem lutado pelo bem dos paulistas. Fomos todos induzidos a pensar desse jeito e assim o somos até hoje. Acredito que na verdade, fomos induzidos a defender os interesses de uma burguesia que se via alijada do poder e moveu um estado na defesa dos seus interesses, colocando o povo para lutar pela causa que não era sua. Isso é uma coisa, outra é constatar como o paulista, ainda sem tomar conhecimento de documentos que o façam pensarem diferente, defende com unhas e dentes uma espécie de libertação do estado, ou seja, uma independência da federação brasileira. Hoje quase não se fala mais nisso, mas muitos expõem a luta com orgulho e até ostentação.

Não quero entrar no mérito do certo ou errado. Deixo isso para outro momento. O que faço a seguir é levar ao conhecimento da maioria que aqui em Bauru freqüento regularmente um lugar, o “Armazem 219 – Restaurante & Choperia Paulista”, localizado na Praça de Alimentação do Bauru Shopping, Box 219, onde todo o design da casa é feita em cima dos cartazes do movimento de 32. Confesso que de toda aquela imensidão da Praça de Alimentação é ali o meu preferido, num dos seus cantos, isolado do burburinho e com uns petiscos de afinado gosto. Retorno sempre que posso e sem traumas, mesmo tendo nas paredes todo o incitamento para o levante paulista às armas e pela independência e libertação (sic). Nunca conversei com seus proprietários sobre o assunto e acredito que não nutrem o sonho antigo acalentado pela dita revolução e que o fizeram por buscarem algo com os ditames de um Brasil que luta, despojado e na busca sempre de dias melhores.

Olho para aquilo tudo, misturado com meus comes e bebes preferido e ainda fico um pouco sem entender, mas retorno sempre. Indico o lugar, mas não tenho como negar: questiono muito o conteúdo embutido como mensagem naquela campanha. Mas isso é assunto para outro momento. Deixo aqui o registro de um belo lugar, aconchegante e como eles mesmos apregoam no folder distribuído a todos os freqüentadores: “Seu cantinho do sossego! Para saborear um pedacinho de São Paulo com paz e tranqüilidade, vá pela esquerda após subir a escada da praça de alimentação e procure pelo Armazém 219. Bom apetite!”. Confiram pelas fotos o inusitado visual da casa, uma de minhas preferidas para o rotineiro chopp.

UM RECADO REPASSADO PARA FRENTE: ALO PREZADO AMIGO, NESTE DIA 23 ESTAREMOS PROMOVENDO UMA GRANDE FEIJOADA EM NOSSA SEDE DA TORCIDA SANGUE RUBRO, A PARTIR DAS 11HS, CONTAMOS URGENTE COM SUA PRESENÇA, PARA ADQUIRIR UM CONVITE E NOS AJUDAR AO PREÇO DE R$ 15,00, PARA COMER OU LEVAR PARA CASA. CONTATO URGENTE 3011-1936 C/ PAVANELLO.

2 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE


Voce descobre cada coisa nessa cidade. Parece ser uma boa dica de comidinhas e bebericagem, mas com os cartazes paulistas de 32 te apontando o dedo: "Ouro para o bem de SP". Passo por lá em breve para conferir.

André Ramos

Anônimo disse...

Henrique

Tô lendo nos jornais de hoje que uns paulistas desses malucões de pedra estão propondo novamente o separatismo, igualzinho e talvez com os mesmos propósitos que em 1932. Esse movimento separatista não acaba nunca. São os que acreditam sermos mesmo a tal da locomotiva dentro da federação brasileira. Só pensam no fiofó deles e em mais nenhum.

André Ramos