quinta-feira, 21 de julho de 2011

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (26)

O QUINTAL DO BRAS QUER CANTAR NA FESTA DOS 115 ANOS DE BAURU: VAMOS AJUDAR?
Falar em QUINTAL DO BRAS aqui em Bauru é sinal de samba de qualidade, dos feitos na palma da mão, com repertório afinado, de fino trato e a reunir centenas de pessoas, num congraçamento divinal. Tenho o prazer de ser um dos patronos desse grupo, pois fui um dos que facilitaram sua introdução no cenário cultural bauruense. Estava nas hostes da Secretaria Municipal de Cultural e lá pelos anos de 2006, eles ainda se apresentavam num bar na vila Falcão. Começaram em volta de uma mesa do bar, passaram para o lado de fora e de lá para o quarteirão e lotaram tanto o lugar, que a dona do estabelecimento teve que pedir para pararem, pois estavam criando problemas mil pelo excesso de gente, sem estrutura para suportar um crescimento a cada nova reunião dos rapazes. Pararam por um tempo.

O BRAS não é o tesoureiro, mas seu nome está inserido com muito orgulho no nome do grupo, pois tudo começou lá pelas beiradas dos trilhos da Vila Falcão, num quintal de terra na casa de sua mãe, hoje das irmãs. Marcão, o que marca o som todo com as batidas dos tambores, é filho do Bras e os amigos foram chegando. Tomaram gosto e não pararam mais. Todos foram levados também para sua casa lá no Geisel e a partir daí caíram nas graças de quem gosta de um bom samba, ao estilo do praticado pelo grupo Fundo de Quintal e no Cacique de Ramos, ambos eternas fontes inspiradoras de todos. Faltava o novo lugar, um com mais espaço.

Ainda em 2006 fui convidado para ir numa das últimas festas ocorridas lá no quintal da mãe do Bras, com o barulho de trem passando nos fundos da casa (perto da Mocidade Independente da Vila Falcão). Tirei fotos e o que vi ali foi o suficiente para me convencer de que teriam que ter um espaço maior para suas apresentações. Comprei a idéia, levei tudo para o Vinagre, então secretário de Cultura e as apresentações começaram a ser feitas aos domingos à tarde no espaço interno do Centro Cultural, junto da cantina. Alguns fizeram vistas grossas, mas o sucesso foi tanto, que não puderam fazer nada. No Carnaval de 2007, o ápice das apresentações por lá, tinha gente entupindo tudo e sem nenhum tipo de problema. Ganharam fama e muitos dos seus integrantes passaram a tocar por lugares variados. Foram dezenas de domingos, até que novamente o espaço ficou pequeno, já não comportava tanta gente.

Daquele churrasco movido à samba, idos de 2006, recordações valorosas, como a do Bras ao lado de uns pés de Espadas de São Jorge, que parecem terem dado sorte ao grupo e das irmãs do mesmo, todas animadas e levando cada vez mais gente à todas futuras apresentações. O grupo sempre teve um boca a boca de encher os olhos e os lugares de gente. Tudo pelos lados deles é feito como se fosse uma grande e unida família (e é, tenham certeza disso). Passado alguns anos, estão todos por aí e num encontro casual, ocorrido ontem, 20/07, um pedido do Anderson, o Gordo: “Veja como a gente pode repetir a dose do ano passado e tocar lá na grama do Vitória Régia no dia da festa do aniversário de Bauru?”. Disse-me que depois da comoção de tanta gente ao lado deles no ano passado, estão propostos a passarem o feriado cantando. "Sem conseguir o mesmo espaço para esse ano, coisas da burocracia, que pede projetos, digo que o nosso negócio é alegrar o povo, não queremos cachê, nada disso, queremos só tocar e encantar", me disse. E eu quero ajudar, pois já me vejo sambando junto deles na festa dos 115 anos de Bauru.

Ivo na marcação, Marcão, Borracha, Binha, Eduardo, Mauri e Gordo querem se juntar a quem quiser cantar e fazer a festa dos apreciadores de samba de raiz. Parece ser tão simples, poderiam até chegar e começar a tocarem, mas querem algo organizado, umas mesas e cadeiras e só, depois o resto eles sabem que acontece e isso é o mínimo que posso fazer por eles, divulgar aqui e pedir para gente de lá de dentro da Prefeitura para deixarem os rapazes fazerem o que gostam, com prazer, contentamento, alegria e reproduzindo algo de bom, música de qualidade.

Quem quiser saber mais do que fizeram no ano passado, basta darem uma espiada aqui mesmo nesse blog, num post feito em 03/08/2010 com o título, “Amigos participando da festança do aniversário de Bauru” (http://mafuadohpa.blogspot.com/search?updated-max=2010-08-06T04%3A25%3A00-07%3A00&max-results=7 ) e confiram se merecem ficar de fora da grande festa? E vamos todos marcar de estarmos juntos novamente cantando com eles, guiados pelas batidas de suas mãos e um repertório de fechar o comércio. Tô nessa!!!
OBS: Todas as fotos foram tiradas por mim nos idos de 2006

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

meus caros (as):

Publiquei o texto logo pela manhã e colei ele num e-mail para meu amigo, o Secretário Municipal de Cultura, Elson Reis. Como não poderia deixar de ser, sua resposta foi rápida e rasteira, ainda pela manhã e da seguinte forma:

"Caro Henrique, bom dia.
Gostaria de saber que dificuldades eles estão encontrando, pois até o momento não recebi nenhuma informação a respeito do interesse deles em participar do evento, o que aliás nos honraria muito e engrandeceria o evento. Por favor, precisamos manter contato com eles o mais rápido possível ainda esta semana. O que deve estar acontecendo é que conversaram com a pessoa errada.
Um abraço,

Elson Reis".

Assim sendo, nada que uma aproximação entre as partes não resolva tudo e tenhamos o show de samba marcado na palma da mão se faça presente na festança.

Era isso.

Henrique - direto do mafuá