terça-feira, 12 de julho de 2011

RETRATOS DE BAURU (104)

LINGÜIÇA OU VOVÔ NEYMAR, A ALEGRIA DO CEASA E DO GEISEL INTEIRO
Viver em paz consigo mesmo, irradiando alegria é algo estampado na fisionomia de alguns. Um desses é JOSÉ ROBERTO PERES DE ALMEIDA, 54 anos, ou simplesmente Lingüiça, um funcionário trabalhando no CEASA desde 1983, quando de sua inauguração. Está na labuta desde os 12 anos e já tendo feito muitas coisas na vida, hoje é uma espécie de faz tudo numa das empresas por lá, atuando desde motorista até recebedor e vendedor de mercadorias. Aos domingos faz sua festa particular na feira central, numa animada banca de frutas, nas esquinas da Gustavo com a Ezequiel, vendendo de tudo, desde maçã, palmito, morango, pêra, abacaxi e melancia. Com um sorriso largo, despachado, cativa a maioria logo ao abrir a boca e segue fazendo amizades por onde passa. Morador do Geisel, bate cartão quase todos os dias no Bar do Baiano (o que mais parece um museu) e quando está investido de uma camisa do seu Santos FC, deita um falatório que não termina mais. Num desses bate papos conta a mais nova novidade, de quando esteve na última Oktoberfest e descoberto por um pessoal da TV foi logo denominado de VOVÔ NEYMAR, tal a semelhança com o craque do futebol (a camisa do Santos ajudou). Permanecer batendo papo com ele na beirada de uma calçada é presenciar os cumprimentos e buzinas repetidas a cada instante. Ri de tudo e agora, tendo como companheiro um rádio de bateria, segue ouvindo o que gosta por onde circule. A fama conquistada cresceu após aparecer num vídeo no programa Pânico na TV (que não assisto, mas fui ver a farra quando lhe deram o nome, baixaria pura, mas lá está ele em plena forma nos seus 15 minutos de fama). Cliquem e confiram no: http://www.youtube.com/watch?v=Q34WV4DHaOM

5 comentários:

Anônimo disse...

Divertido, Henrique, gostei do cara, mas não do vídeo do Youtube, o do Pânico na TV. Vi ali um arremedo de apresentador, fingindo-se de bebado e beijando de língua as meninas na Oktoberfest. É a putaria instutucionalizada na tv, sem tirar nem por. Eta programinha ruim. Já o seu Linguiça, estava por lá e foi incluído na gravação do programa. Imagino ele vendendo frutas na feira com sua irreverência. Tudo de bom. Mas por favor, deixe de lado esses vídeos do Pânico na TV. São deprimentes.

Paulo Lima

Mafuá do HPA disse...

CARO PAULO:
Te conheço de longa data. Sabes que pensas como eu em relação a esse tipo de programa, fútil, indecente, desses que não leva a nada. Putrefação exposta na TV aberta. Lamentável. O que quiz salientar e ressaltar no texto e nas fotos é a bela figura humana do Linguiça, uma pessoa alegre, extrovertida e que faz de sua vida algo até fora dos padrões da dita normalidade. Ele vive intensamente a vida, faz e acontece e, literalmente, deixa a vida lhe levar. Gostei muito dele e disso, principalmente. E voce sabe que, gosto imensamente de retrarar pessoas como ele, tipos populares espalhados pela nossa Bauru, do que clicar as figurinhas carimbadas de nossa society. Meu pé está totalmente atolado na periferia da cidade. A citação foi só para mostrar, como o fiz, que o tal Vovô circula muito e dos motivos de ter conseguido o mais novo apelido. Ficou bom, não?

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, esse vovô é tudo de bom, alegre e divertido. Tô precisando de um assim, mas sem selinho. Sou d Partido da Alegria construída nas ruas da cidade e não a nos conchavos e gabinetes dos engravatados. Aurora

Anônimo disse...

Henrique não tinha visto o video e o vi agora, francamente não dá, exposição total ao ridículo, hj está comum isso não?? o cara é underground até a hora de ser chamado ao mainstream, o sujeito é alternativo até a hora de ir ao panico, cqc, zorra total, ser chamado ao projac e passar a amar a rede globo e etc, isso é o sinal dos tempos meu amigo, mediocridade geral, vc diz de fincar os pés na perferia, mas ela anda cada vez mais "elitizada", cada vez mais american way of life e cada vez menos o brasileiro mantém algum laço com a bravura da latinidade, pena.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Unknown disse...

Olá.
Meu nome é Sheila.
Sou AMIGAIRMÃ da filha do Sr José Roberto... ou seja, "Vovô Neymar" O "linguiça".
Infelizmente 😔😔😔
Tamanha Alegria se foi ontem.
Gostaria de obter o vídeo 🤷‍♀️ pois não esta mais disponível... apenas para fazer uma homenagem para esse "figura" que não conheci em vida.
Tenho uma LINDA história de vida que fica pequena perante TAMANHA ALEGRIA.

POR FAVOR alguém me ajude a resgatar esse vídeo.
Sou grata