segunda-feira, 26 de março de 2012

INTERVENÇÃO SUPER-HERÓI BAURUENSE (33)

GUARDIÃO INFORMA: DEVERIA SAIR “GEISEL” E ENTRAR EM SEU LUGAR “ARCÔNCIO” * Ao estilo das substituições nos campos esportivos, anunciadas pelo microfone dos estádios.

Guardião, o super-herói bauruense é mordaz no que faz. Além do cutucão preciso, quase cirúrgico, vai na veia (não na véia, viu!). Antenado com manifestações variadas e múltiplas pipocando por várias cidades brasileiras, clamando pela retirada de homenagens feitas a algozes do povo com esses nomes em logradouros públicos, está a propor algo semelhante aqui em Bauru. Anos atrás a cidade de São Carlos, por iniciativa corajosa de um vereador cancelou a homenagem de rua da cidade com o nome de Sérgio Paranhos Fleury, um reconhecido torturador. Outros vieram a seguir. Em Bauru, uma ou outra voz contrária ao nome dado ao Núcleo Residencial Geisel, homenagem ao penúltimo ditador do período generalesco, de tão nefasta memória.

“Por enquanto nenhum vereador levantou a bandeira de concretizar nenhuma mudança em Bauru. Tenho lido sobre a reprodução de textos de ocorrências em outros lugare, intervenções facebookianas e só. Mas nada na propositura de uma concreta mudança?”, pergunta Guardião, já com uma placa na mão, pronta para efetivar uma primeira sugestão de mudança. Alguns nomes estão sendo observados com mais atenção na cidade e muitos deles não estão só em placas de ruas, mas em praças, denominações de edificações, etc. Semana passada um servidor do Instituto Lauro de Souza Lima afirmou aqui nesse blog, que o médico Salles Gomes, que no passado já deu nome para hospital no Bela Vista, clinicava de arma em punho e tratava mal o paciente de hanseníase. Está a merecer um estudo, casos como o de Machado de Mello, famoso pela sua truculência e mal tratos com trabalhadores quando da implantação da ferrovia e seu nome acabou na praça junto à Estação da NOB. Quem seria de fato esse senhor? O que fez para merecer tamanha honraria? “Vasculhar a história da cidade, sem revanchismo, mas com o intuito de restabelecer a verdade na história da cidade, pois muita coisa continua muito mal contada”, essa a proposta de Guardião (criação do desenhista Gonçalez – http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ e com pitacos desse mafuento escrevinhador).

“Em Bauru uma justa homenagem a Gasparini, uma pessoa que esteve sempre ao lado do povo trabalhador da cidade e lá no bairro que leva seu nome, todas as ruas são de profissões populares. A minha proposta, que peço tenha uma atenção especial de algum vereador da cidade é para que retiremos a homenagem ao GEISEL e no lugar, uma homenagem ao mais velho comunista de Bauru, falecido semana passada, Arcôncio Pereira da Silva. Seria uma justa troca e popularmente, o bairro eminentemente popular, periférico e reduto de trabalhadores passaria a receber a denominação de ARCÔNCIO. Eu já tenho a placa pronta, falta só encamparem a ideia e colocaremos o bloco na rua. Depois, com certeza, outras mudanças serão propostas”, eis a sugestiva proposta de nosso super-herói.
OBS FINAL: Essa foto a finalizar o texto é minha, do HPA, ano de 2008, quando Lygia Minhoto Cintra, então estudante de jornalismo da UNESP Bauru o entrevistava nas dependências da estação da Cia Paulista, para seu trabalho de TCC. Essa acreana hoje é ombusdmam da revista Super Interessante e também comunga da idéia de que Arcôncio é merecedor de ter seu nome eternizado em algo mais a dignificar o trabalhador bauruense.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique - Parabens pela matéria e pela iniciativa. Há muito tempo foi criada Lei na Câmara , por iniciativa do ex-vereador Irineu Bastos, proibindo a troca de nomes de logradouros públicos quando foi trocado o nome da Avenida Otavio Mangabeira por Av Comendador José da Silva Martha. Aliás, aquela avenida ficara célebre como AVENIDA DAS MANGUEIRAS.
A Rua Costa Ribeiro (antiga zona do meretrício) foi mudada para Rua Presidente Kenedy nos idos de 1963. A Costa Ribeiro foi parar no Jardim Vânia Maria que estava nos seus primórdios. Outras mudanças já ocorreram.
Quando vereador fui autor de apenas três homenagens, entre elas da Dona MARY DOTA, uma lutadora social que faleceu tragicamente em acidente de automóvel. Na época, circulava também o nome do sempre lembrado CHICO MENDES que estamos devendo.
Gostaria de conversar com você sobre essas coisas e muiito mais - Saudações socialistas e grato pela citação e lembrança. Isaias Daibem

Mafuá do HPA disse...

Isaías:
Suas iniciativas foram ótimas.
Mas não concordo com a do Irineu de não permitir mais mudanças. E os que foram homenageados injustamente por puxa-sacos de plantão da época?
Leis desse tipo existem para serem modificadas.
Um abracito e obrigado por me ler
Henrique - direto do mafuá

ArabeAlli disse...

Caro henrique, nunca concordei com os critérios adotados para nomear ruas, praças, rodovias e coisas públicas com nomes de pessoas. Tudo é feito sob a batuta dos poderosos da ocasião e não sob a aprovação da população. Até cidades são assim nomeadas "Luiz Eduardo Magalhães" na Bahia por exemplo. Vc gostaria de morar numa cidade onde tivesse de pronunciar tal nome? Imagine Av. Copacabana chamando Av. Erasmo Dias, Av. Paulista chamando Luiz Inácio, Vitória Régia por Estela Almagro, Nações Unidas por Pedro Tobias... e assim por diante. Horrível pois não? Sempre pensei que ruas, praças, avenidas, rodovias, logradouros, deveriam ter nomes de coisas boas, de flores, de músicas, pedras preciosas, plantas, bons costumes, cores, esportes, profissões, brincadeiras infantis, etc . Não de pessoas.
Esses deveriam ficar guardados nos livros de história. Para honras ou desgraças.

Anônimo disse...

Henrique

IDÉIA APROVADA.
ÓTIMA SUBSTITUIÇÃO.
TEMOS O ROQUE, QUE É O ÚNICO QUE PODERIA APRESENTAR ALGO DESSE TIPO LÁ DENTRO DA CÂMARA.
SE NÃO FOR ELE, MAIS NINGUÉM.
VOCE SABE DISSO.
ANDRÉ RAMOS

Anônimo disse...

Henrique

Recontar a história de Bauru na visão dos vencidos, da classe trabalhadora é algo ainda a ser feito. Alguém poderia dar o pontapé inicial e dessa forma, expor quem são os lobos em pele de cordeiro dessa Bauru, terra do sanduíche.

Valéria

Anônimo disse...

Hoje dia 27 foi comemorado o dia do circo. Quem não se lembra
das apresentações do Circo Garcia, Vostok e muitos outros espetáculos
circenses em nossa querida Bauru.
Só que ontem a nossa queridinha prefeitura fechou um negócio milinário
envolvendo a Semel e uma
empreiteira Paulistana para a construção de uma pista de atletismo no
distrital do Gasparini. Obra hiperfaturada em torno de 4 milhões e quinhentos
mil reais, quando a falta d'água na cidade é coisa de louco.
O picadeiro deste circo é a pista de atletismo mencionada, e o palhaço mais uma
vez é a população bauruense. (Aldo Wellichan)

Anônimo disse...

apoiado!!!

Rose Barrenha