terça-feira, 20 de março de 2012

BAURU POR AÍ (65)

É DE JAIME PRADO TODA INFORMAÇÃO DA MATÉRIA “BANIDOS DO MUNDO”
Nas bancas de jornais Brasil afora algo sobre um dos lugares mais comentados de Bauru e pouco conhecido por todos aqui na cidade, a Colônia dos Hansenianos junto do Instituto Lauro de Souza Lima. A revista mensal e de circulação nacional, “Aventuras da História” (edição n° 104, março 2012, págs. 50 a 53) dedica uma matéria de três páginas, intitulada “Banidos do Mundo”, com a seguinte chamada: “As vítimas de hanseníase foram tratadas como prisioneiros no Brasil. Um grupo de pesquisadores quer identificar os filhos que foram afastados dos pais doentes”. O texto é assinado pelo jornalista José Francisco Botelho e todas as fotos e informações complementares ao texto foram fornecidas pela pessoa que mais entende desse assunto na cidade (quiçá no país), JAIME PRADO, simples funcionário público da instituição, lotado no setor de manutenção, mas nas horas de folga um verdadeiro memorialista e a pessoa com maior conhecimento para discorrer sobre a história de tudo o que ali ocorreu no passado.

A matéria só foi possível por sua causa e pelos documentos que conseguiu juntar ao longo dos anos. Jaime respira a história do ILSL (http://www.ilsl.br/) 24 horas por dia. Segundo ele, foram mais de dois meses de ligações contínuas, até a formatação final do texto e a transmissão via e-mail das fotos que ilustram a matéria. Um tanto polêmica, pois a matéria de um certa forma ajuda a desmistificar alguns dos personagens imortalizados pela história bauruense, com seus nomes em ruas e homenagens outras. É o caso do médico Salles Gomes em um relato dele via facebook: “Esse arco que separava o acesso à colônia de isolamento do antigo Asilo-Colônia, separava os dois mundos, o sádio e o doente. Quem viveu o drama da separação sabe muito bem do que estou falando, aqui era o antigo e malfadado parlatório e foi demolido em 09/07/1945, depois de uma manifestação quando os internos se rebelaram com a conduta do carrasco dr Salles Gomes, manifestação iniciada no Sanatório Piratingui, em Itu e terminando no antigo Asilo-Colônia de Aimorés, que era conhecido no passado como Cidade Jardim, pela beleza de sua jardinagem, bem cuidada pelos próprios internos da época”.

Jaime ajuda a reconstruir uma história esquecida por muitos e que, infelizmente, ainda hoje persistem os que não demonstram interesse em contá-la da forma adequada e correta. Esse franzino e espevitado senhor, chegando forte e rijo aos 59 anos, demonstra uma vitalidade de guerreiro e uma disposição de quem tem a preservação da história da Colônia como meta de sua vida. “Tenho um material comigo requisitado por muitas instituições de fora. Tenho pouco apoio e não sei até quando conseguirei segurar tudo. Tenho 36 anos de serviços prestados ao ILSL, tive duas tias internas e hoje colaboro com o MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase). Poucos imaginam que no auge aqui estiveram duas mil pessoas, praticamente uma pequena cidade e que o presidente Getúlio Vargas aqui esteve para inaugurar o cassino e outras instalações”, conta. Datas é com ele mesmo, tem tudo na ponta da lingua: “Essa foi a última colônia a ser construída no estado. A primeira reunião sobre o assunto ocorreu em Bauru em 25/09/1927, a construção teve início em 1928 e sua inauguração em 14/04/1933”.

O que pode ser visto na revista é só o começo. Jaime é uma falante pessoa, muito articulada e sincera nos seus atos, quer somente preservar a história ainda não revelada do lugar onde trabalha, um histórico local, diga-se de passagem. Uma apaixonante pessoa e dessas, impossível de serem ouvidas somente por alguns instantes. Suas histórias são mais do que instigantes, pois faz um trabalho, reconhecido lá fora, como o comprovado com a reportagem da revista e pouco conhecido entre os bauruenses. Para finalizar só mais um detalhe revelado por ele, esse não incluido na revista, mas tornado de conhecimento público nesses dias: “A antiga JAZZ BAND formada pelo maestro, musico, escritor, jornalista, clarinetísta, e missionário dos portadores da antiga lepra no Asilo-Colonia Aimorés, Jésus Gonçalves, um ilutsre cidadão que deixou sua história marcada desde 1933 quando foi internado na antiga colonia de isolamento”. Uma foto do agrupamento comprova o que escreve. Ele tem muito mais o que mostrar e falar. Hoje está debruçado na escrita de um revelador livro, outro motivador a lhe embalar a vida.

6 comentários:

JPrado disse...

Amigo Henrique obrigado pelo apoio o que eu nunca tive em 36 anos de trabalho como func/serv público no atual Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru/SP, a atual direção do renomado instituto nunca me apoiou,agora essa materia esta ultrapassando as fronteiras, quando pessoas iguais a você que é um cidadão bauruesne de coração igual eu, tem a sensibilidade de valorizar este meu modesto trabalho que eu clacifico como pura paixão pela história que eu conheço desde 1968.
Obrigado amigo a história precisa de homens busca conhecimentos,já que "O Presente é a herança do Passado", turísta é aquele que chegou ontem e não tem conhecimanto desta história que é genuinamente bauruense.
Obrigado amigo pelo carinho.
Jaime Prado: Mtb: 038076 - Preservando a história do passado que vai caindo no esquecimento.

Mafuá do HPA disse...

CARO JAIME

Chego da rua nesse momento, 16h21 e estou ainda petrofocado com algo que ouvi nas ruas, morreu um senhor de 96 anos, o seu Arconsio, fugura petrea de algo que embalou o sonho de milhões de pessoas, o comunismo. Esse velho é de uma cepa que não mais existe entre os homens do mundo atual, onde o deus todo poderosos é o dinheiro. Arconsio tem lá uma semelhança contigo e isso dignificam a ambos. Vcs dois de tão pouca instrução, escrevinhando com seus erros de ortografia, mas cientes do que fazem e com uma maestria a me deixar envergonhado, pois mesmo com todas as deficiências, sabem ir à luta e continuar acreditando que um algo mais é sempre possível. Tua resposta aqui para mim é divinal, algo sentido, do fundo da alma e Arconsio era também assim. Junto os dois num lamento, o que o mundo está ficando cada vez mais difícil para pessoas iguais a ele, a ti e, por que não dizer, a mim.

Um sentido e choroso abracito do Henrique

Anônimo disse...

Boa tarde Henrique!
Muito interessante esse texto,eu estive na Colônia de Aimorés ,em visita e festa tbém,e conversei com muitas pessoas .História instigante ouvi lá,mesmo com todos os problemas vividos ,são animados ,festeiros,....exemplo de vida.
Obrigado pelo TEXTO.


Zézo

Anônimo disse...

Amigo Henrique isso me motiva a fazer este trabalho ontem depois do nosso contato me deu vontade de entrar em contato com o Inst. João Goulart e assim eu fiz veja a resposta que maravilha amigo.
Abs obrigado

Jaime Prado: Mtb: 038076

1.)
De: jaimecine
Para: presidencia@institutojoaogoulart.org.br
Enviadas: Terça-feira, 20 de Março de 2012 9:15
Assunto: Fotos antigas



Algumas das fotos do meu aqruivo pessoal e particular que eu preservo por amor a história apesar de ser um simples func/serv público a mais de 36 anos em uma instituição em Bauru/SP, faço um modesto trabalho sem reconhecimento preservando a História da antiga Lepra no Brasil com fotos históricas em preto e branco, relacionada com a história do passado fotos com datas, e dados da história muitas doadas pela familia da ex- Deputada Conceição da Costa Neves que foi considerada a Redentora e Mãe dos Hansenianos desde 1944 a 1970.
Acesse meu blog: jpradoo.blogspot.com
Jaime Prado: Mtb: 038076






2.)
Mensagem original
De: joao vicente fontella goulart < institutojoaogoulart@yahoo.com.br >
Para: jaimecine < jaimecine@bol.com.br >
Assunto: Re: Fotos antigas
Enviada: 20/03/2012 16:33


Prezado Jaime,
essas fotos não tínhamos em nosso acervo pelo qual agradecemos o teu e-mail.
Vc. teria o histórico delas? Não gostaria de fazer um artigo sobre essa visita, esse momento da foto e que pudéssemos publicar em nosso site www.institutojoaogoulart.org.br ?
Seria um prazer saber mais desse momento de nosso patrono Jango.
Um forte abraço,
João Vicente


INSTITUTO PRESIDENTE JOÃO GOULART
www.institutojoaogoulart.org.br
João Vicente Goulart-diretor presidente.

Anônimo disse...

Fala ai amigo tudo bem a materia repercutiu bastante ok , maravilha se vc gostou precisamos fazer uma do aniversario do Lauro dia 13 de abril de 2012, 79 anos de história.

JAIME PRADO

JPrado disse...

Caro Henrique lendo e relendo os comentários na sua página um deles me chamou muito a atenção o Zézo, dizendo que esteve em festas no antigo Asilo-Colonia Aimorés um patrimônio genuinamente histórico de Bauru, para o conhecimento essa história iniciuo em 25 de setembro de 1927, graças ao brilhante trabalho do jornalista bauruesnse José Maria de Jorge Castro, quem conhece a história sabe muito bem de quem estou falando.
E falando em Festa a ultima realizada para proporcionar algumas horas de Lazer e Confraternização aos innternos foi a Festa Junina em 2009, acabou parece que no Cronograma do remoneado instituto é proibido esse tipo de confraternização: Digo Sempre o pacientes portador da Hanseníase,Não Precisa só de Médicos e Remédios eles precisam e muito de a Amor , carinho e Solidadarieda que hoje eu vejo não existir nas pessoas, que saudade do inesquecivel Dr. OPROMOLLA. Jaime Prado: Mtb: 038076 - Preservando a história do passado