sexta-feira, 13 de junho de 2014

FRASES (119)


COPA, VAIAS E A INDUMENTÁRIA VERDE AMARELA
Não se espantem com as fotos dos amigos, são os que não possuem medo de vestir a indumentária verde-amarela e mostrarem-se para tudo e todos. Esses aqui não a vestem somente agora, mas o fazem também contra a intolerância, os desmandos da vesguice, a irracionalidade do preconceito e a bestialidade de uma malta que dentro de si cultivou um ódio de classe e o quer disseminado por toda a nação. Esses da foto combatem isso tudo e torcem muito.

Eu não sou contra VAIAS, pois já vaiei muito nessa vida e até já fui vaiado em outras oportunidades. Certa feita, após uma sonora vaia, o então presidente da República Juscelino Kubtischek soltou uma lapidar frase: "FELIZ DE UM PAÍS QUE PODE VAIAR UM PRESIDENTE". Nada contra a vaia, mas o baixo calão em eventos como esse pulula por outra via, a da falta de educação, desrespeito consigo mesmo e isso não me agrada. Isso aí! E quando os estádios ficam lotado de dignos (sic) representantes do que hoje vem a ser a classe média pitbull brasileira, que envergonha com xingamentos de baixo calão a Instituição da Presidência da República, tudo fica explicado: é dessa forma que a oposição combate Dilma. Nem sei se o que senti foi vergonha ou algo similar, mas achei bom num sentido, demonstrou como os almofadinhas brasileiros são venais. Se possível vejam isso: http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/.../xingar.../

Silvio Selva, o rei dos aforismos saca essa: “Uma mídia, conservadora e recalcada cria um clima de que estamos "a beira do abismo". E tem gente que vai na onda e não lembra do nosso passado medíocre...". Penso do mesmíssimo jeito e maneira. Quem não consegue enxergar como estávamos há pouco mais de dez anos atrás e os avanços que tivemos, no mínimo não merece respeito e consideração, depois disso feito, prosseguimos a conversa, do contrário, papo encerrado. O que foi feito não pode ser desmerecido. A inclusão social ocorrida no período deve incomodar muito certos setores da sociedade brasileira e se eles se sentem incomodados, ótimo, sinal de que algo de positivo ocorreu, pois se esses estivessem contentes, quem estaria preocupado seria eu. Bola pra frente.

Vamos falar um pouco da roubalheira na Copa, ou melhor dentro dela. Li um saboroso texto do jornalista de tantas Copas, o Carlos Leonam e lá saca um diálogo dele com o saudoso João Saldanha na Inglaterra em 1966. Foi assim: “Você acha que os ingleses perderão em casa? Roubaram o mundo inteiro, por que não roubarão agora? O Stantey Rous (então presidente da Fifa) é o último corsário da Rainha e, por isso, a Copa está no papo. Roubada é claro (Grande João. Dito e feito. Roubaram na final com a Alemanha e conquistaram a Jules Rimet)”. Escreve mais, dessa vez da Copa da França: “Acho que ninguém viu, pela tevê, o presidente Chirac, na véspera da final, garantir aos franceses que não tivessem dúvidas, seriam campeões. Estranha, muito estranha essa certeza. Principalmente depois do que aconteceu a Ronaldo”. E aí?

Exposto isso e diante de tudo o que ocorre por tudo quanto é lugar dentro desse mundinho capitalista, o começo com uma garfada da arbitragem é algo mais do que natural. Episódios marotos e suspeitos sempre ocorrerão, essa a graça do futebol (dizem que do capitalismo também). Se tudo fosse tão certinho, sem polêmica, seria um esporte chato e convencional. Fugir do trivial e deixar suspeitas no ar faz parte do negócio (ou não?). Despeço-me de todos com a publicação de poucas fotos de amigos, que assim como eu já incorporaram o verde amarelo na indumentária e sem nenhum tipo de trauma. Particularmente acho necessário sua utilização em eventos outros pelo ano todo, mas nesses outros, quem faz uso das cores é taxado de abestalhado e não agora. Durma-se com um barulho desses. Eu uso sempre que quero defender algo mais contundente e assim continuarei a fazê-lo, sem medo de patrulhas e até de dossiês (!!!!!). Quem conseguiria identificar as CINCO figurinhas do meu álbum da Copa? Até o final do Mundial, outras tantas por aqui...
Explico o negócio do DOSSIÊ: Leio e depois repercuto algo sobre a realização de um dossiê contra quem denúncia seu desgosto em forma de repúdio contra a forma de alguns administradores públicos conduzirem a coisa pública em municípios vizinhos. Meu nome no meio. Algo mais nos próximos dias...

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Lázaro Carneiro me lembra frase de Nelson Rodrigues: "De gente burra só quero vaias". Muito boa!!!
Ontem às 08:57 · Curtir · 3

Antonio Carlos Pavanato Provamos que somos, além de tudo que já falaram mundo à fora, uma nação SEM EDUCAÇÃO!
Isso vai mudar um dia, o dia em que os que comandam este País, pensem antes de qualquer outra coisa no Brasil e não nos seus próprios interesses e desejos, principalmente os financeiros!
Chegaremos lá um dia, é só uma questão de tempo e de educação ...em todos os sentidos!
Ontem às 09:00 · Editado · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Meu amigo Duílio Duka postou isso hoje pela manhã e ainda o verei por aqui com a indumentária: "Os que vaiaram a Dilma, na Arena corinthiana, criticavam a Copa e toda a preparação dela. Não satisfeitos, compraram (?) os ingressos mais caros, nos lugares mais privilegiados só para "vaiarem" a Presidente, demonstrando claramente que a educação que possuem, provavelmente fora comprada com o dinheiro que têm. Dilma e quase duzentos milhões de brasileiras e brasileiros estão com o Brasil. Enquanto esses riquinhos descontentes vaiam, a Dilma cresce mais e mais e o Brasil fortalece cantando: um, dois, três, é Dilma outra vez!
#duilioduka".
Ontem às 09:17 · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Pedro Valentim reproduziu texto da Folha de Sp e eu o gileteio aqui e agora: ""EDUCAÇÃO SE APRENDE EM CASA", DIZ LULA SOBRE XINGAMENTOS CONTRA A PRESIDENTE;
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira (13) as vaias direcionadas à presidente Dilma Rousseff durante a abertura da Copa do Mundo, na quinta (12), no Itaquerão, em São Paulo. Chamou de moleques os autores dos gritos.
Lula disse que as vaias demonstram "falta de respeito" com a presidente e que a "falta de educação" não tem relação com classe social.
"Não é dinheiro, nem escola nem título de doutor que dá educação para a pessoa. Educação se aprende em casa."
Após a cerimônia de abertura da Copa, Dilma foi xingada por cerca de um minuto, depois que o locutor pediu palmas para os operários que trabalharam nas obras dos 12 estádios do Mundial.
Os torcedores gritaram em coro: "ei, Dilma, vai tomar no c..." A vaia começou na área VIP do estádio, mas se espalhou rapidamente por outros setores.
A presidente decidiu não fazer discurso de abertura justamente para evitar as vaias.
"Eu acho que a instituição Presidência da República, liderada por uma mulher, tem que ser respeitada. Eu vi alguns moleques gritarem no campo e não eram nenhum pobre que estava passando fome, que não tinha escola. Pelo contrário, parecia que que comiam demais e estudavam de menos porque perderam a vergonha e a falta de respeito com nossa presidente", afirmou Lula.
Lula afirmou que enfrentou vários presidentes desde a ditadura militar (1964-85), mas sempre com respeito. "Nunca tive coragem de faltar com respeito", afirmou o petista.
O ex-presidente participou na tarde desta sexta (13), em Teresina, de ato político ao lado do senador Wellington Dias (PT), que disputará o governo do Piauí.
Dilma também respondeu às vaias ao participar da inauguração de um trecho do BRT no Distrito Federal, na manhã desta sexta. Ela lembrou repressão que sofreu durante a ditadura militar e disse que não irá se perturbar pelas agressões desta quinta.

Ontem às 09:40 · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

MAIS DO FACEBOOK:

Liliana Martins Essa matéria está verdadeiramente um show de bola, assim para combinar com o jogo! Jogo da copa do mundo e em nosso Brasil! Uma reflexão me fez ao ler esse texto. ..ninguém chuta cachorro morto e é tudo que como uma boa patriota penso que as coisas no nosso país vão bem, apesar de faltas como numa partida de futebol. Indiscutivelmente o xingamento foi horror e mostrou que falta de berço não depende da condição financeira de um cidadão. Parabéns grande Henrique Perazzi de Aquino!
Ontem às 09:59 · Editado · Descurtir · 2

Silvio Selva novamente sendo lembrado por você e novamente, concordando com suas palavras. Besão Henrique!!!
Ontem às 10:01 · Descurtir · 2

Eduardo Guarnetti Johansen valeu Henrique!! forte abraço mermão!!
Ontem às 10:49 · Descurtir · 1

Adriano Coelho Hernandes a escola pública é tão falida , q o próprio governo impõe cotas p alunos dessas escolas ... ou seja, sabem q não preparam o aluno p concorrer .
Ontem às 10:58 · Curtir

Adriano Coelho Hernandes um país q cresce menos q todos emergentes, um país q o pib per capita empacou , qa inflação voltou .. vai bem pro buraco .
Ontem às 11:01 · Curtir

Adriano Coelho Hernandes coisa q esse PT conseguiu for por negros contra brancos , ricos x pobres , mulheres x homens , sul x nordeste , heteros x gays , .... é dividindo o povo p conquistar .
Ontem às 11:04 · Curtir

Gilberto Truijo MEU DEUS Henrique Perazzi de Aquino, VOCE TEM UM LUGAR NO CÉU.
Ontem às 11:05 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Gilberto Truijo, aguentar o Adriano Coelho Hernandes, não é mole, mas lá no fundo ele reconhece algo de bom, só não quer dar o braço a torcer, pois daí perde a renda que tem com o "Ouro dos EUA" (diziam que muitos viviam dos Ouro de Moscou, mas alguns vivem dos Ouro dos EUA). E o vejo torcer desbragadamente pelo BRasil e também não deve ser favorável ao xingamentos...
Ontem às 12:02 · Curtir · 1

Gilberto Truijo COM CERTEZA. ELE É UMA BOA PESSOA. TODOS ESTAMOS TORCENDO PELO BRASIL, MINHA SEGUNDA OPÇÃO FOI PRO BREJO KKKKKK. RRIBA ESPANHA.
Ontem às 12:03 · Curtir

Adriano Coelho Hernandes reconheço q o PROUNI é excelente e espero q Dilma cumpra a promessa de passar p o ensino médio tbém .
Ontem às 12:06 · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

MAIS AINDA DO FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino O querido amigo João Ranazzi posta isso hoje, brilhante texto da filha da inesquecível Zuzu Angel: "Hildegard Angel, brilhante
O que penso da vaia chula de ontem da Elite Branca Brasileira à presidenta, e o que Dilma deveria ter feito e não fez!
Publicado em 13/06/2014
Todas as críticas à Abertura sem graça da Copa do Mundo (responsabilidade Exclusiva da Fifa) se apagam, diante do vexame dado pela Elite Branca Brasileira. Da falta de educação. Da falta de modos. Falta de respeito com a própria família brasileira presente, ao cantar um “hino” chulo, bradando ofensas contra a Chefe do Estado Brasileiro, eleita pelo povo. Vexame planetário!
Se a elite é assim tão baixa, como agirão os iletrados, os desfavorecidos, os que não tiveram acesso à instrução e a uma boa formação no Brasil? Devem ter pensado os mais de um bilhão de estrangeiros que assistiam à transmissão direta da abertura da Copa do Mundo.
Mais da metade dos presentes ao Itaquerão era convidada dos patrocinadores. Gente das multinacionais, do mundo financeiro. O high society. O creme do creme. The top of the top. Bradando em coro contra a presidenta da República a pior das ofensas que pode ser feita a uma mulher.
Lamentei que a presidenta Dilma, ex-aluna do Colégio Sion em Belo Horizonte, tenha mantido os bons modos. Não tenha reagido. Tivesse ela tomado o microfone e, à primeira vaia, antes do início do jogo, dissesse com todas as letras e energia o que guardava na alma naquele momento, faria do limão uma bela limonada. Algo do tipo:
“- Quero agradecer a vaia da Elite Brasileira aqui presente. Porque, infelizmente, o alto custo dos ingressos imposto pelos realizadores do evento impede que aqui esteja o povo, não autoriza que aqui compareça pelo menos uma parcela mínima daqueles 30 milhões de brasileiros, que ascenderam socialmente, saindo da zona de miséria, ou daqueles outros milhões, que, graças ao Pró-Uni, puderam concluir seus cursos universitários, ou mesmo daqueles tantos milhões, que, enfim, alcançaram o almejado sonho da casa própria. Tudo isso devido ao esforço e às metas de 12 anos de nossos governos, ao qual a Elite Brasileira, que com isso parece não se conformar, aqui ofende, através de minha pessoa, com palavras chulas. Palavras que envergonham a Nação, porém não toldam a beleza deste espetáculo e o esforço da nossa Seleção, que aprendi, desde menina, a chamar de Seleção Canarinho. Pois voem neste belo gramado, Canarinhos nossos, e deem o exemplo de nossa pujança! Estou torcendo por vocês, pelo nosso país, assim como estão todos aqueles brasileiros que nos assistem: os que estão do lado de fora do Itaquerão, por não poderem pagar, e os aqui do lado de dentro, pagantes ou convidados dos patrocinadores. Pois, a despeito das diferenças políticas, somos todos brasileiros ansiosos pela vitória de nosso país. Muito obrigada. ”
Lamentei também que a presidenta Dilma estivesse sentada lá atrás, parecendo acuada. Presidenta, mostra a tua cara. Não permita aos seus opositores a impressão de que a truculência deles a intimida. A coragem é a marca dos vencedores".
Ontem às 15:12 · Curtir · 1

Mafuá do HPA disse...

E MAIS ISSO AINDA DO FACEBOOK:

Roque Ferreira Crônica do RJ: Vai ter Copa para quem? Chegou o dia que pareceu que nunca chegaria. A primeira Copa no Brasil que muitos de nós vamos presenciar e o clima aqui no Rio é estranho. Fui acumulando algumas percepções no dia a dia e virou esse texto. Se alguém me perguntasse há anos atrás como eu imaginava que seria o dia de hoje, nem nas minhas previsões mais pessimistas eu descreveria tamanha indiferença.

É claro que tem os que se jogam de cabeça e comemoram de corpo e alma, mas esses são poucos. O sentimento da maioria eu definiria como, no mínimo, de constrangimento. A gente passa ao lado do Maracanã e fica até sem graça, finge que não vê, como se estivesse passando na frente da casa do melhor amigo que fez uma super reforma pra dar uma festança e esqueceu de nos convidar.

Pra gente o que sobrou? Proibições, sanções, uma cidade cercada de helicópteros e sirenes ligadas, exigências e mais exigências da dona Fifa. Mais fácil listarem o que pode fazer no Rio, porque a lista do que não pode eu já me perdi.

Foram tempos difíceis que passamos por causa desses 30 dias de futebol. Mas o legado dessa Copa não serão as obras de maquiagem, os milhões gastos em concreto inútil para atender às exigências da Fifa. O legado dessa Copa ninguém pode nos tirar. Mesmo com tanques do exército nas nossas ruas, mesmo com tantos tiros de balas de borracha e balas de verdade que tomamos e com o gás de pimenta em nossos pulmões nós não nos calamos. De norte a sul nós resistimos e não ficamos indiferentes. Lutamos mesmo sabendo que não havia nada a nosso favor. Garis, professores, motoristas, vigilantes, médicos, metroviários, estudantes... fomos pra rua, avançamos a passos largos do ano passado pra cá, escolhemos não assistir pela TV.

No meu peito hoje batem sentimentos opostos. Ao mesmo tempo que sinto um gosto amargo de lembrar a custo de quê essa Copa foi construída, bate um sentimento de orgulho de saber que não nos rendemos às marretadas. E agora que tem jornalista da CNN se ferindo com as bombas da PM em São Paulo o mundo pode ver uma amostra do que estava rolando por aqui.

Vai ter Copa sim, mas não a Copa que sonhamos. Vai ter Copa sim, mas vamos assistir pela TV como a todas as outras. "Não nos convidaram pra essa festa, vamos ficar na porta estacionando os carros. Pagando sem ver toda essa droga." Mas a verdade é que a maioria dos brasileiros vai torcer pela seleção brasileira. Apesar de tudo não vão abafar nosso grito de gol, porque mesmo se o Hexa não vier, o Brasil já mostrou a sua cara. Por Gláucia Almeida
Ontem às 15:20 · Descurtir · 3