sábado, 7 de junho de 2014

BEIRA DE ESTRADA (36)


BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DO LADO B DE BAURU (7) - GONÇALEZ, ALGUÉM TENTANDO VIVER DO TRAÇO*
* Como venho fazendo mês a mês, eis meu texto mensal para o jornal do Vinicius e da Borika, o Metrópole News, essa uma edição mais que especial, a de número 12, primeiro ano de existência e algumas marcas, 12 mil exemplares e 24 páginas recheadas de bons artigos e muita publicidade, gente que está acxreditando cada vez mais na proposta do casal. Vida longa ao jornal e boa leitura a todos...

Outro dia me pediram para ir buscar o Leandro. Disse que não conhecia Leandro nenhum e é isso mesmo, pois poucos, ou só os de sua família o chamam dessa forma. Muito conhecido na cidade pelo nome que assina seus trabalhos, simplesmente GONÇALEZ, esse moço de cabelo comprido, amarrado para trás, jeitão irreverente e despreocupado, nasceu em Ourinhos. Circula por Bauru há pouco mais de uns doze anos, tendo trabalhado em muitos estúdios, sempre ministrando suas aulas de desenho. Hoje, com um estúdio próprio, instalado ali na Rua Bandeirantes, na quadra atrás dos Correios/Câmara, pinta e borda no local, saindo dali obras espalhadas para variados locais, além de ministrar cursos para todas as idades e gostos.

Com um rádio permanentemente ligado em música, rodeado de muitas coleções de quadrinhos, faz o que gosta e sabe fazer. E faz com qualidade e dedicação. Sua especialidade são as charges e as caricaturas (produz umas atuais em aquarela, daquelas que dão vontade de instalar de cara na parede de casa). Com seus quase dois metros é personagem destacado na cidade (não só pelo tamanho, viu!). Acaba se sobressaindo por onde passa, sendo difícil não encontrá-lo. Basta uma geral pelas imediações e a fácil localização. Maior que todos, não consegue passar despercebido. Gonçalez marca presença e se firma no mercado, qualidade não lhe falta. Esse negócio de viver do traço em Bauru é coisa para uns verdadeiros "Heróis da Resistência" e esse é um deles.

Eu tenho uns amigos que são do balacocabo, colocam a mão na massa e empurram essa cidade sempre para a frente, mesmo na subida e com o carro engatado. LEANDRO GONÇALEZ PIRES é um desses. Desenhista de mão mais do que cheia é também meu parceiro na produção do Guardião, o super-herói de Bauru (ele no traço e eu nos pitacos com as idéias dos temas de abordagem) e de sua cachola saem desenhos fantásticos a movimentar essa cidade. Gonçalez é fanzineiro dos mais antenados e produz uma coisa atrás de outra, quase sem recursos, o que não o impede nem de criar, muito menos de ir bolando novas formas de imprimir e de distribuir seus trabalhos. Vejo-o sempre na Banca do seu Orlando ali na 1º de Agosto, um dos lugares onde tudo pode ser encontrado a módicos preços.
Vinicius, HPA (ganhei deles camiseta do Brasil) e Borika.

No ateliê do Gonçalez sempre uma nova surpresa. Difícil quando não existe nada de novo exposto nas paredes do corredor que leva até sua casa/estúdio. Ohando pelas paredes, quase lotada de peças de seu acervo pessoal, tudo exposto e sendo comercializado. As mais novas iniciativas são as revistae de HQ, uma do “Pau de Arara”, com cangaceiros violentos e com um traço que é a cara do homenageado, depois a do próprio “Guardião” (o n3 deve sair em breve). Gonçalez não tem apoio de ninguém, a não ser dele mesmo. Roda tudo numa copiadora de boa nitidez e vende em dois formatos, um tamanho gibi e outro revista, sempre com módicos preços.

Ele aceita convites para fazer caricaturas em festas e isso faz um sucesso danado, pois cobrando tipo R$ 10 reais o cara sai de lá com a cara desenhada e com a possibilidade de emoldurar e colocar na sala de visita. Ele também adora receber convites para expor seus trabalhos pela cidade afora, desde restaurantes, lojas, lugares públicos e privados. Na maioria das vezes vai junto e desenha na frente de tudo e todos. Outra especialidade é pintar cartazes, banners, faixas e bandeiras, estandartes e camisetas. Já imaginou ter sua camiseta com uma estampa escolhida a dedo, pintura a mão, peça única e barata. Todos os contatos podem ser feitos pelo emailleandrogoncalez@gmail.com ou diretamente pelo seu único fone, o celular 14.998487488. Vale muito a pena espiar seu blog:www.desenhogoncalez.blogspot.com. Sei que se o convidarem no próximo número do Metrópole News vai ter charge dele por aqui. Convidando ele topa. E por que não?

Nenhum comentário: