quinta-feira, 19 de junho de 2014

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (104)


ENTENDENDO O PSTU – MAS COMO, ONDE E POR QUE?
Papo de feira dominical é pra lá de vantajoso, além de ser feito ao ar livre, ambiente buliçoso, cheio de possibilidades, inegável que a Banca do Carioca, o livreiro mor da feira, lá na Feira do Rolo atrai de tudo um pouco. Nós (dentre os quais me incluo), os atraídos por aquele edificante lugar, sabemos que tudo pode ocorrer nos fortuitos encontros ocorridos a cada novo domingo. Nesse último, 15/06, éramos quatro no papo e dali conto o que se sucedeu. Eu, o vereador Roque Ferreira - PT, o professor e pensador Almir Ribeiro – PSTU, Zé Maria o assentado especialista em bambus no Terra Nossa em Aymorés e em passagem rápida seu Mário da Paz Pereira, presidente da Associação dos Aposentados de Bauru (estávamos bem defronte essa sede). Só mesmo ali, tudo por obra e culpa do acaso. Muito foi conversado, papo vai, papo vem e acabou dando nisso.

Almir nos explica algo da linha de ação do PSTU. Foi mais ou menos isso: “Eu nas discussões sou as vezes mais duro com os amigos, com aqueles que ainda podem ouvir e até mudar de opinião, do que aqueles onde não vejo mais esperança nenhuma. Acham que vou perder tempo com aqueles, por exemplo, que vaiaram a presidenta no Itaquerão? Nem perco mais tempo. Existem os irrecuperáveis, com linha de pensamento e ação já mais do que definidos. Já com os militantes, muitos desses dentro do PT tento demonstrar seus erros, discuto de forma dura, pois esses são mais conscientes, podem vir a enxergar tudo por outra vertente. O toque mais duro é com o intuito de sensibilizar e para abrirem seus olhos.
Assim como a Esquerda Marxista não sai de dentro do PT, o PSTU não sai das ruas. Apanhamos dos mais exaltados nas manifestações do ano passado e não saímos das ruas, nem mudamos de posição. Estamos ali, muitas vezes nos mesmos atos dos que nos agrediram. Esse nosso papel, essa nossa luta. O black blocker chegou a isso que chamam de radicalização por exclusão. Não foi encontrando mais onde por pra fora sua forma de ação e deu no que vemos nas ruas. O Black não se sentindo representado por nada dentro do quadro político brasileiro, querendo fazer algo, até desorientado, tenta ao seu modo se mostrarem presentes”.

Roque Ferreira dá sua versão também para as FARCs colombianas (estávamos às vésperas da eleição que reelegeu o direitista Santos, mais palatável, do que o ultra-direitista Zuluaga, amiguinho dos paramilitares). Eis o que disse: "O mesmo ocorre na Colômbia. A maioria dos militantes hoje das FARCs está lá hoje menos pelo espírito revolucionário e mais por absoluta falta de opção política. Não encontram outras vias. Ficando isolados em suas lutas seriam mortos e daí a escolha pela luta armada. O black também não está se sentindo representando por nada existente no nosso quadro político".

Os encontros dominicais na feira propiciam isso e muito mais, mas estava com pressa no último domingo e por ali permaneci pouco menos de uma hora, depois fui distribuir a edição do Brasil Atual nº 2, que já está nas ruas. Boa discussão, não? Que ela venha de forma plausível...

Um comentário:

Henrique disse...

EIS OS COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Antes de desligar o computador e pegar estrada um amigo posta algo pelo BATE PAPO e o reproduzo aqui sem identificação, mais para fomentar a discussão, pois achei muito pertinente: "Bom dia, Henrique, li teu ultimo post, agora. O fato é que há uma imensa legião de jovens, gerações que nasceram pós anos 70, que não faço a mínima ideia de como inclui-los em quaisquer debates de cunho político".
19 de junho às 06:12 · Curtir

Claudia Pinto verdadeira aula! próximo domingo quero pastel, depois vou pro 'rolo'!!!!
19 de junho às 08:12 · Editado · Curtir

Silvio Selva pra mim, o PSTu é nada mais que um amontoado de "pensadores" brincando de revolucionários. Herdeiros de primeira do grito de guerra: "Me bate, me chuta, sou Liberdade e Luta"....
19 de junho às 08:23 · Curtir · 2

Adriano Coelho Hernandes Black Bocs , braço do PSTU ( com apoio do PT e Psol ) p atacar simbolos capitalistas p fazer crer q as manifestações não são por saúde , transporte , ensino padrão FIFA , mas p querer o comunismo no Brasil, pau e bala nesses Black Bostas .
19 de junho às 12:08 · Curtir · 1

João Neto Isso parece papo de jacaré. Num to entendo.
19 de junho às 12:28 · Curtir · 1

Paulo Brizolla é fácil entender João ,pra isso basta ser radical...kk
19 de junho às 13:10 · Curtir · 1

Roque Ferreira João ser radical e ir na raiz dos problemas, procurara entender porque as coisas acontecem.
19 de junho às 13:15 · Curtir · 3

Almir Ribeiro Além de uma boa alfabetização para entender é sim necessário ser radical. Aliás, é inconcebível se não dessa forma. Afinal, "ser radical é tomar as coisas pela raiz. Ora a raiz do Homem é o Homem" (Marx, Critique de la philosophie du droit de Hegel).
19 de junho às 13:15 · Descurtir · 3

Paulo Brizolla opâ....um radical concordando comigo...tô melhorando...vai ver é pq leio e aprendo com sábios como vc
19 de junho às 13:17 · Curtir

Paulo Brizolla a velha máxima que "A religião é o ópio do povo"...kkk que concordo ABERTAMENTE...
19 de junho às 13:20 · Editado · Curtir

João Neto Putz. Nao posso nem brinca um pouco. Quanta sabedoria disperdiçada.
19 de junho às 13:23 · Curtir · 1

João Neto Tem um texto que se nao me engano. Berto. Brech , e assim que pronuncio, que diz que o pior analfabeto e o analfabeto politico. Mas como eu sou peao de obra, prefiro os ditados populares,que diz . O pior cego e aquele nao quer ver. E pra bom entendedor meia palavra basta. Quanto mais uma frase inteira.
19 de junho às 13:38 · Curtir · 1

Paulo Brizolla para bom entendedor um ponto é um pingo...kk
19 de junho às 13:40 · Curtir

Alberto Pereira Eu concordo é com o Almir. Porrada é pros camaradas que querem entender e crescer. Pra que perder tempo com coxinhas?
19 de junho às 16:12 · Descurtir · 1

Paulo Brizolla rotular e não ter o que argumentar...e não concordar é um direito de todos ...faz bem para democracia
19 de junho às 16:14 · Curtir

João Neto Isso e igual igreja evangelica,ou concorda com eles ou nao vai pro ceu. Mas saber se vou pro ceu nao me deixa feliz, portanto, nao to entendo, o porque de tanta bravata. Vamos fuma o caximbo da paz. Eu os coxinhas,da periferia...
19 de junho às 16:20 · Curtir

Paulo Brizolla kkkk "é perdoando que se é perdoado"
19 de junho às 16:22 · Curtir

Nezio Martins Até eu vou!!!!
19 de junho às 20:30 · Curtir

Narciso Do Tempo acaso conspirador
19 de junho às 23:55 · Curtir