segunda-feira, 1 de setembro de 2014

CENA BAURUENSE (123)


ANIVERSÁRIO DO NOROESTE E A IDA DO AMANTINI NUM PROGRAMA DA AURI-VERDE
Primeiro de setembro é dia do ESPORTE CLUBE NOROESTE, hoje 104 anos. Qualquer bauruense que se preze não esquece disso, jamais. Eu não me prezo muito, mas disso não esqueço. O Noroeste sobrevive não se sabe como, após catastróficas ações de dirigentes pensando pouco nos cofres no clube. Enquanto o basquete viceja e cresce com empresários disputando para colocar suas marcas na camisa do sexteto, a coisa degrindola de vez pelos lados noroestinos. Estou vivendo um momento só meu nos últimos tempos, tendo a possibilidade de acompanhar de perto o dia a dia de um dos maiores noroestinos de todos os tempos, CLÁUDIO AMANTINI. Tenho estado com ele quase diariamente e dos últimos contatos, conto algo, com o intuito de demonstrar o que fomos, o que somos e o que podemos ou queremos ser.

Estive com ele a semana passada num Show de Bola do Timão, o programa esportivo da Auri-verde, das 18h15 às 19h. Triste fiquei ao saber e constatar que aquele programa, do qual fizeram parte expoentes do jornalismo nativo, hoje está resumido nas figuras de Rafael Antonio e Jota Augusto. Dias atrás dois jornalistas haviam sido sumariamente demitidos e o “timão” da emissora foi reduzido pela metade. Os dois que ficaram são bons, mas inverosímel uma equipe esportiva ser tocada dessa forma e jeito. A Auri-Verde está igualzinho ao Noroeste, numa situação remendada e necessitando de imediata repaginada.

Pois bem, seu Cláudio ocupou quase todo o horário do programa, onde foi para discutir a situação do time do coração da cidade. De tudo o que disse, resumidamente, o mais urgente foi que dentro da atual administração, o time possui um Conselho Deliberativo que hoje manda nos destinos de tudo o que ocorre lá pelos lados do Alfredo de Castilho. O presidente pouco manda, ou seja, o Noroeste tem dono, o que comando o tal Conselho. Esse comandante quer que o estádio passe aos domínios da Prefeitura. Quer mas pouco faz de concreto e não abrem o jogo, a caixa preta de tudo o que ocorre por lá. Quanto entra de receita mês, quem ainda patrocina, quanto existe em caixa, as transações efetuadas e o balancete de entrada e saída. Nada é explicitado. Nada se sabe. Nada se conhece. Tudo é informado em drops, aos poucos e de acordo com o desenrolar dos acontecimentos.

Amantini propõe o encerramento desse atual Conselho, inoperante, pois na última reunião somente três desses compareceram e mesmo assim seguem incólumes e mandões. Para o Noroeste voltar a ter crédito, ser acreditado, necessário se faz ter como aliados gente interessada em fazer negócios com esses lucros ficando nos cofres do time e não na mão de empresários da bola. Esse tipo de gente existe, mas não estarão ao lado do Noroeste sabendo que tudo o que colocarem lá não ficará com o time e sim na mão de terceiros. Ele luta pela destituição do atual conselho e busca entre bauruenses a formatação de outro, com gente cerrando forças para que o Noroeste siga forte, saudável, oxigenado e com a força e pujança condizente com sua história. Pra começo de conversa que isso venha à baila e todos possamos levar essa ideia adiante, pois a partir daí, luzes novas surgirão no final do túnel. A credibilidade hoje é quase nula e só voltará com a destituição do atual Conselho e um novo, com gente propondo de fato levantar e tirar o Noroeste da atual situação.

Amantini e a maioria dos noroestinos apostam nisso. Hoje dia de mais um aniversário, data boa para marcar posição e se dizer presente: o Noroeste sobrevive e sabe que o que ocorre lá pelos lados do Bauru Basquete, pode perfeitamente ocorrer também do seu. Mas do jeito que está, impossível. O movimento capitaneado pelo seu dirigente mais famoso está só começando, isso às vésperas dele completar 85 anos de idade.

25 ANOS DO MUSEU FERROVIÁRIO E ALGO DITO POR ELSON REIS NO DIA DA FESTA
Queria tanto poder mostrar para tudo e todas e todas o que presenciei lá na festança dos 25 anos do Museu Ferroviário de Bauru, quando DA abertura da gare central da estação da NOB, para apresentação da Orquestra Municipal e da Cia Estável de Dança, mas viajei para fora de Bauru por uns dias e acabei (pela primeira vez na vida) me esquecendo de trazer comigo minha máquina fotográfica e como não havia tirado lá de sua barriga as fotos que tirei na noite de sexta passada, fico sem postar o maravilhamento que ali presenciei. Uma pena, pois quando voltar elas já estarão um tanto velhas. Mas como não sou nada moderno, adentrando garbosamente esse novo estado de minha vida, o do reconhecimento de que a idade avança deixando marcas profundas e irretornáveis (incontornáveis também, viu!), farei isso mesmo que na quinta próxima, quando pisarei novamente os pés em Bauru, o assunto já estiver um tanto esquecido.

Os 25 anos desse museu, onde tive o prazer de atuar por 4 anos é algo incomensurável para a Bauru cheia de ótimas recordações férreas, sendo a melhor dela, esse entrelaçamento entre a população e os trilhos, pois foi ele o propulsor de todo progresso hoje vislumbrado em Bauru e é lindo continuar observando nas conversações feitas essa magia de cada família ter vários membros dos seus como antigos ferroviários, possibilitando conversas mil e boas recordações. Vi o museu renovado, vi gente interessada em tocar o barco para a frente com boa disposição, vi os mesmos de ontem e de mangas arregaçadas, trabalhando com uma vontade pouco observado em outros lugares. Isso tudo junto e misturado é um cadinho de que o trem é mesmo instigante, provocante e movimentador.

No mais, para encerrar esse curto texto lembro das palavras do secretário de Cultura, o amigo Elson Reis que diante da casa cheia e de posse do microfone vaticinou algo para ser cobrado posteriormente: "O prefeito me garantiu que a partir de janeiro estará licitando as obras dessa estação e as obras terão finalmente início". Ou seja, tudo por ali deverá voltar a ocorrer. Vamos cobrá-lo, sabe ele disso, pois voltar a ver aquilo com movimentação diária, ininterrupta é tudo o que clama essa cidade cheia de motivos férreos por todos os seus lados. E para finalizar mesmo informo que em setembro ocorrerá mais um Encontro Ferroviário e de Ferromodelismo em Bauru, consequentemente na famosa Estação, uma que Ignacio de Loyola Brandão, o famoso escritor um dia disse: "Essa é a mais linda estação ferroviária de todo o interior do estado".

6 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS SOBRE ANIVERSÁRIO 25 ANOS DO MUSEU FERROVIÁRIO DO FACEBOOK:

Marcia Pestana Mota Tomara volte a ser a mais linda...
Ontem às 07:03 · Curtir · 1

Ana Luzia Tonetti · 8 amigos em comum
Eu sonho com a volta dos trens.
Ontem às 08:45 · Curtir · 2

Sergio Henrique · 12 amigos em comum
Roque, bom dia... Em primeiro lugar quero dizer que estou feliz com a candidatura a deputo e pode contar com meu voto. Queria tambem esclarecer uma dúvida sobre a praça que foi construida recentemente na Rua Salvador Filardi, ela ja foi oficialmente entregue? Sabe me dizer se tem previsão pra instalar bancos lá, porque notei que tem alguns cortes no calçamento mas até agora nenhum banco foi instalado. A praça ficou muito bonita e trouxe mais uma opção de lazer, mas os bancos não instalados estão fazendo muita falta. Abraços!!!
Ontem às 10:31 · Curtir

Roque Ferreira Bom dia Sergio Henrique. Agradeço a confiança pelo voto. Em relação à Praça Romário Dias Mota, a mesma foi entregue inacabada. Precisa receber algumas benfeitorias, entre elas os bancos que você citou. Tenho cobrado com insistência a SEMMA.
Ontem às 11:48 · Curtir · 3

Sergio Henrique · 12 amigos em comum
Foi o que eu imaginei. Vamos esperar então que a SEMMA termine as benfeitorias porque está fazendo muita falta os bancos. A praça é bem frequentada, principalmente aos finais de tarde e faz muita falta os bancos. De quelquer modo, muito obrigado pelas informacoes. Grande abraço.
Ontem às 11:54 · Curtir · 1

Eliza Carulo isto é o que resta da ferrovia.
Ontem às 18:45 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino O Museu Ferroviário poderia criar um espaço de discussão permanente sobre ferrovia, ferroviário e temas correlatos. Falta isso em Bauru, uma cidade que deve tudo o que é à ferrovia.
há 23 horas · Curtir · 4

Roque Ferreira Henrique Perazzi de Aquino, de imediato é preciso que seja reorganizado o Conselho do Museu. A classe dominante em Bauru, e setores do poder público habituados a a arte da vassalagem, defendem os interesses das grandes coorporações dos sistema rodoviário, pois um dos grandes patronos desta modalidade é de Bauru. Estes setores defenderam as privatizações. A ferrovia é discutida sim, e muito bem pelos ferroviários e suas organizações.
há 8 horas · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK SOBRE 104 ANOS DO NOROESTE E AMANTINI:

Nilton Santos Perfeito amigo Henrique Perazzi de Aquino.
há 10 horas · Descurtir · 1

Jose Roberto Pavanello Silva E a tristeza de ver toda fico esta historia sendo jogada no lixo quantas lutas nossas em prol do clube quase 28 anos de sangue correndo juntos acima de tudo isto seremos rubros ate o final
há 9 horas · Descurtir · 2

Junior Pereira · Amigo(a) de Reynaldo Grillo
falou e disse, se não mudar ,em breve veremos um grupo talves até de outro estado aqui em nossa cidade se aventurando e se não for pior
há 9 horas · Descurtir · 1

Paulo Oliveira · 7 amigos em comum
Comenta se que mais da metade da população de Bauru não são nativos da terrinha.....Os que jogam a historia do Norusca no lixo talves estejam nesta metade....sem compromisso nenhum com a cidade.
há 9 horas · Descurtir · 1

Siva Rubro Se Deus ,é brasileiro,tomara que ELE,vire Noroestino,e nos livra desse mau,amém!
há 9 horas · Curtir

Reynaldo Grillo Henrique, primeiramente ,os meus parabens pela materia com o Sr Amantini, um dos grandes icones do Noroeste.Eu vim ouvindo o programa deste dia enquanto dirigia pela estrada no caminho de casa .. O Seu Amantini nao e respeitado por aquela meia duzia que fazem parte do conselho.... e que na verdade sao todos pseudo noroestinos. Este bando de ratos nao se conformam com a oposicao do Seu Amantini em se desfazer do Alfredao que foi conquistado com muito suor. As ideias do Sr Amantini nao batem com aqueles que teimam em se perpetuarem na direcao do clube e assim nao dando chances para aqueles que realmente querem fazer algo de util para o Noroeste. Na ultima reuniao do conselho compareceram somente 3 pessoas. Pela quantidade da pra se perceber o desinteresse pelo Noroeste. Isto tem sido assim desde o comeco deste conselho na gestao do Seu Damiao..No comeco so oba oba...Votavam o que era somente os interesses da familia...Com o tempo foi escaceando o numero de partipantes do conselho nas reunioes.. Quanto a Auriverde...O Timao de esportes foi perdendo forcas desde a saida do Silvestre, Ze Luiz e do Cacau...Bons tempos de Auriverde..Dava gosto ouvir daqui as transmissoes dos jogos do Noroeste e os programas de esportes das 18:00 dai do Brasil....Mas vamos atualmente com os otimos Rafael Antonio e o Jota. Tenho fe de que esta situacao sera revertida pra melhor e o Noroeste voltara a ser do seu torcedor de verdade, onde e o seu devido lugar.
há 9 horas · Editado · Descurtir · 1

Helena Aquino Parabéns mano pelo escrito, parabéns ao Norusca e ao sr. Claudio Amantini ....e torço de coração para que este homem consiga fazer mudar as coisas aí pro lado do nosso timão.....
há 9 horas · Descurtir · 1

Paulo Oliveira · 7 amigos em comum
Na hora deste gol eu estava lá......Alcides Franciscatto no meio da torcida.....
Foto de Paulo Oliveira.
há 9 horas · Descurtir · 1

Cesar Melleiro O Noroeste é igual a doce de padaria: só mudam as moscas, e os oportunistas continuam a sugar o pouco do nosso centenário clube.
há 9 horas · Descurtir · 2

Reynaldo Grillo Boa!!
há 9 horas · Descurtir · 1

Gustavo Lopes E ainda soube dias desses, que um cidadão estava por organizar um partida festiva com veteranos, para se comemorar esse aniversário (algo simples para que não se passasse em branco), o que foi vetedo pelo mandatário mor.
há 9 horas · Editado · Descurtir · 3
CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO FACEBOOK SOBRE 104 ANOS DO NOROESTE E AMANTINI - PARTE 2:

João Carlos Amâncio Franco Infelizmente temos Dirigentes dentro do Clube, que sempre pensaram em seus próprios bolsos, em detrimento da continuidade da vida do Clube. Quem conhece a História do Noroeste, sabe o que representa o Sr. Claudio Amantini nessa trajetória do Clube, assim como o que representam todos os outros ... em verdade, temos elementos nesse Conselho Deliberativo, que deveriam ser banidos da cidade de Bauru, por tudo que fizeram, e pelo que estão fazendo contra o Esporte Clube Noroeste. Que essas nefastas figuras, sejam expurgadas, e deixem de ser parasitas de nosso amado Clube.! O Noroeste não é de sua propriedade, mas de todos nós, o Noroeste é de Bauru.
há 9 horas · Editado · Descurtir · 2

Bkl Bruno E mais uma vez o aniversário passa e nada.....
há 8 horas · Descurtir · 2

Cacau Galvão Sábado, dia 30 de Agosto meu Pai estaria completando 79 anos.... infelizmente se foi muito cedo, em 1990, com apenas 55 anos, mas certamente estaria muito, mais muito triste mesmo ao ver a situação do nosso E. C. Noroeste. Quando escreveu o "Onze Camisas F. C.", termina o livro dizendo "vou tratar de terminar este livro enquanto ainda restam 11 camisas". Pois bem meu Pai, elas também se foram...]
há 8 horas · Descurtir · 4

Juarez Gomes · 3 amigos em comum
Para mim uma lenda viva. Um dia encontrei com ele em Campo Grande, na estação de trem, naquela época o Norusca já apresentava sinais de decadência. Perguntei pra ele sobre nosso time e ele disse que estava fazendo o possível e o impossivel para resgatar esse time. Nada mais pôde fazer.
há 8 horas · Descurtir · 2

Ramiro Ferreira Jr. · 26 amigos em comum
É, Claudio Amantini, grande cidadão bauruense e noroestino!!!
há 8 horas · Descurtir · 2

Nelson Horta Grande Comendador...
há 7 horas · Descurtir · 2

Chico Cardoso Bem lembrado HPA
há 4 horas · Descurtir · 1

Paulo Fraga · Amigo de Gilberto Truijo e outras 37 pessoas
Comendador é a cara do Norusca. Volta comendador!
há 2 horas · Descurtir · 1

Donizete Campos varias vezes participei do acesso do norusca na época do comendador era muito e legal tempo bom
há ± 1 hora · Descurtir · 1

Eliza Carulo conheço o Amantini desde jovem sei que luta bastante o que se propõe a fazer ele faz portanto coragem quem hoje amanhã pode estar fora portantoforça ai nessa luta.
há ± 1 hora · Descurtir · 2

Anônimo disse...

BONS TEMPOS EM QUE PASSAVA ALGUNS DIAS DE MINHAS FÉRIAS EM BAURU E, EM CIA. DO MANO ZÉ CARLOS GALVÃO DE MOURA - IA ASSISTIR JOGOS DO QUERIDO "NORUSCA", ONDE ACOMPANHÁVAMOS ATÉ OS TREINAMENTOS. FREQUENTANDO AINDA A RÁDIO AURI-VERDE. LEMBRO-ME BEM DE ROMUALDO, GASPAR, TONINHO GUERREIRO NAVARRO, JOÃO GUALBERTO, LEAL E MUITOS OUTROS. QUANTAS SAUDADES MEU DEUS. GRANDE ABRAÇO CACAU E GUTO.

LUIZ FERNANDO GALVÃODE MOURA

Anônimo disse...

Tive a honra de jogar no clube, todavia lamento profundamente a falta de reconhecimento para com alguns ex atletas q defenderam com muito brio e possuem uma forte identidade com o Norusca ! Pode parecer coincidência os nomes Marcos ( realmente marcaram): Marcos Yamamoto , Marcos Cocô e Marcos Campagnollo. Todos mereciam homenagens especiais, porém Oq esperar das pessoas q tem memória curta . Meus parabéns aos atletas q defenderam com unhas e dentes o Norusca.
Carlos Henrique Silva

Anônimo disse...

VANDÂLOS DESGRAÇADOS !!!


Esta final do campeonato amador de nossa
cidade jamais deveria ter acontecido no Alfredão.
Se o Damião Garcia estivesse ainda no comando do
nosso querido EC Noroeste ele não deixaria este
esta final acontecer lá. Este campeonato amador que
não revela nenhum "craque" há muitos e muitos anos,
se é que revelou algum, deveriam jogar nos campos de
terra como eu e muitos outros jogaram nos anos 50 e 60.
Alí no Alfredão NÂO ! O Alfredão é sagrado, ele é da
nossa "maquininha vermelha", que ainda tenho muita fé
de que um dia ele volte à nos dar muitas alegrias.

** Aldo Wellichan