sábado, 27 de setembro de 2014

DICAS (127)


A CONSTRUÇÃO DE ALGO PARA IR SENDO FEITO E UM ACIDENTE DE PERCURSO NO MEIO DE TUDO

BARULHEIRA NOTURNICA INEBRIANTE E CONTAGIANTE - SÓ AQUI (escrito em 25/09)

O meu cachorro latiu a noite inteira e quanto mais latia mais o dos vizinhos o acompanhava na ladainha, uma verdadeira sinfonia noturnica. Um barulho diferente vinha da rua e invadia todos os lares aqui. Percebia que luzes iam se acendendo nas casas dos vizinhos. Ao espiar pela janela uma alvissareira notícia, um circo estava chegando no pedaço, cruzamento da rua Gustavo com a Inconfidência, barrancas do ribeirão Bauru, proximidades da Nuno de Assis. Incomenssurável e arrebatador privilégio esse o de ter um circo diante de seu portão. Eu o tenho desde criança, pois num terreno aqui diante dos meus olhos, parques, circos e afins tem aportado por aqui constantemente e com eles todos a alegria instalada. Esse de agora, de médio porte, cheio de gente simpática, querendo fazer amizades com os novos vizinhos, percebo algo de muito bom, um esmero em tudo, além do colorido mais lindo desse mundo. O arco íris é maravilhoso exatamente por causa de suas cores, os circos idem.

É indescritível a sensação de você ir acompanhando o levantar de um circo, primeiro a chegada dos trailers, o posicionamento de cada um, as fachadas frontais sendo postadas, os primeiros cartazes e depois, quase sempre de madrugada as primeiras batidas, as estacas de sustentação do aparato que levará a lona. Daqui há pouco, quando menos se espera, tudo já está no alto, a lona hasteada e o carro com alto falante anunciando a estréia (sexta próxima, amanhã, 26/09). O CIRCO MEDRANO é meu mais novo vizinho e convido a todos para virem conhecê-lo, pois suas portas estarão abertas amanhã. Eu e meu pai já estamos aguados para ver o que prepararam para nós. Até meu cachorro já está mais calmo e fazendo amizades com os cachorros do pessoal do circo. Afinal, o que estariam escondendo por debaixo daquela lona? Vamos descobrir juntos?

GRANDE FESTA DE COSME E DAMIÃO AQUI NO TANGARÁS (Escrito em 26/09)
Aqui pelo interior paulista vejo pouca comemoração dessa grandiosa festa, muito tradicional em vários lugares país afora. No Rio de Janeiro é uma verdadeira febre, com aqueles saquinhos de guloseimas sendo disputados a tapa e a gurizada num contentamento de dar gosto. E essas festas são sempre boas, recheadas com algo dessa nossa efervescência religiosa, bem natural do brasileiro. Viva o sincretismo religioso!!! Triste é ver alguns segmentos arcaicos e rudimentares fazendo biquinho e olhando de lado para algo tão cheio de luz. Aqui em Bauru, para não deixar a tradição cair no esquecimento ocorre festança pra lá de movimentada amanhã lá no TEMPLO DE UMBANDA CACIQUE ROMPE MATO, no jardim Tangarás. Tudo começa por volta das 19h. Imagine a beleza que vai ser presenciar novamente o pai de santo Agnaldo Lulinha Silva (se tenho um guia, ele é o meu) vindo na sua direção lhe entregando um saquinho cheio de guloseimas (minha diabetes adora). Para os que não possuem imaginação muito fértil distribuo foto dele já se paramentando para o grande evento de amanhã lá no coração do Tangarás. Eu vou. E tu???

OLHA MAIS UMA MOVIMENTAÇÃO LÁ NA GARE DA MAIS BONITA ESTAÇÃO DO INTERIOR PAULISTA (escrito em 26/09)

Convidamos a todos para participar do 6º Encontro Histórico Ferroviário e de Ferromodelismo de Bauru, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro na Estação Central de Bauru. Horário: 9 às 17 horas. Vamos?????????????????????? Durante os doisdias muita coisa acontecendo na gare da estação e nas instalações do Museu Ferroviário Regional de Bauru. Na principal dela queria muito poder presenciar uma palestra do professor de Hsitória, o João Francisco Tidei de Lima sobre os primórdios de Bauru e algo ainda não muito bem explicado: Os índios dizimados quando da construção da ferrovia. Eu estarei junto do artesão dos trens, o Chico Cardoso, ele expondo suas maravilhas criativas, o maior (não em tamanho) artesão em madeira de Bauru e eu revendendo bottons e falando sobre trilhos, trens, ferrovia e tudo o mais sobre esses assuntos. Como ficar distante disso tudo? Mesmo caindo chuva de canivete lá estarei.

UM PROBLEMINHA DE FORNO – SÍNDROME DO IMPACTO NO OMBRO (esse escrito hoje e me fazendo rever tudo o mais pela frente):

Levei um baita de um escorregão dentro do banheiro aqui de casa ontem à noite. Foi de amargar, desses homéricos tombos, de ficar de pernas para o ar, vapt vupt, sem saber direito nem como se levantar. Entrei todo lépido no banheiro, apressadinho e cantarolando para um banho de final de tarde e quando me dei conta já estava lá cheio de dores. Fui ao médico ontem mas nada fiz, pois hoje fiquei sabendo teriam um ortopedista de plantão das 9 às 17h. Não tomei nada, nem me deixei medicar, nada de antiinflamatório. E o braço ruim, sem conseguir nem levantar. Para dirigir um parto, trocando as marchas só com a mão esquerda. Deito e tento dormir, acordando muito com dores fortes. Hoje cedo, compromisso assumido levo meus bottons férreos lá no Encontro Ferroviário, mas a dor só que aumentava. O artesão Chico Cardoso lá do Gaspa quebrou meu galho e deixei tudo com ele, numa mesa montada ao lado da sua. De lá a Ana me esperava, fomos ao médico, chapa tirada e levei até minha nécessaire, com tudo de banho, pois pela dor não sabia nem se voltaria. Voltei. O gajo disse que a dor é por causa de um tendão lesionado. Receitou um antiinflamatório de 12 em 12h, fazer tudo com o devido cuidado e na segunda buscar um especialista em ombros (os médicos hoje no país não entendem mais nada do geral, só de partes, tudo fracionado).

Querendo estar lá na estação ao lado dos amigos, falar de trens, bater papos, rever pessoas, mas a dor me pegou e continuo meio que de molho. Dou aquela descansada e daqui a pouco, com dor ou sem dor volto lá no Encontro levando o pai para rever um seu sobrinho de Botucatu, Benedito, que vi lá com uma maquete ocupando toda a frente da plataforma. Não queira sentir a dor que sinto. Como dói esse negócio de tendão. Depois dessa, prometo ficar uma semana sem entrar no meu banheiro. Banho, nem pensar (masturbação idem), ou melhor, só se a Ana me esfregar todo (menos o ombro). Veremos se consigo sensibilizar a durona na queda. Tomem cuidado com os seus banheiros, ouço dizer que eles são assassinos. Comprovei isso ontem. Perdi a carreata da Dilma pela manhã lá no Mary Dota, o SindBar ontem a noite, uma noitada de pizza lá na Tradição do Mary Dota, a feijoada da Mocidade Unida lá no bar Camaleão, o show do Levi Ramiro amanhã cedo no SESC, o Sarau Literário lá GREB hoje a noite, a festa de aniversário do Douglas, neto do Truijo lá no Gaspa e até mesmo a Festa de Cosme e Damião do Lulinha lá no Tangarás (esse quero ver se ainda busco forças para ir), além de bater cartão na Feira do Rolo amanhã cedo. Estou sob os cuidados da Dona Onça (gosto muito, viu!).

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMEWNTÁRIOS DO MEU FACEBOOK SOBRE CHEGADA DO CIRCO:

Jair Aceituno Feira e circo, já dizia nosso amigo Célio Gonçalves (Deus o tenha), todo mundo gosta, mas não na porta de casa... kkkkk
25 de setembro às 11:41 · Descurtir · 3

Maria Cristina Romão Puxa, faz tempo que não vou a um circo.
25 de setembro às 12:06 · Descurtir · 1

Marta Caputo Só espero que não explorem nenhum tipo de animal nos espetáculos.
CIRCO LEGAL, NÃO TEM ANIMAL!
25 de setembro às 14:34 · Curtir · 1

Palhaço Rogerito Os animais em circo no Brasil estão proibidos dez de 2005, essa cena não veremos mais!
25 de setembro às 14:42 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Esse não tem animais Palhaço Rogerito, tem alegria para dar e vender. Só isso.
25 de setembro às 14:49 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Marta Caputo, os únicos animas desse circo são os cachorros dos seus artistas, que fazem a festa aqui pelo campinho em frente e deixam louco o meu cão, esse infelizmente, preso no quintal. Animal doméstico e cigano pode né, Marta?
25 de setembro às 14:51 · Curtir

Marta Caputo desde que não sejam explorados para além de suas próprias naturezas, né?
Abraços, Henrique!
25 de setembro às 14:52 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Cachorro doméstico, sem neura amiga Marta. Lindo o amor que vejo dos donos desses aqui no Medrano, entrando e saindo dos seus trailers. Esses aqui estão muito bem cuidados. Mas me diga, minha cara, como faço para fazer essa sinfonia de latidos ter fim justamente na madrugada?
25 de setembro às 14:56 · Curtir

Marta Caputo Será que eles têm lugares adequados prá dormir? Comida? Água? Será que estão presos em correntes? Geralmente, os latidos expressam algum desconforto ou alguma ameaça... é preciso averiguar.
25 de setembro às 14:59 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Marta, menos, por favor, sem neura. Estou falando de outra coisa, alegria canina, lugares novos, terreno desconhecido, movimentação noturnica de montagem de circo. Vejos todos eles soltos e muito bem alimentados, tratados com dignidade. Isso se percebe só com uma rápida olhada. Deixe de preciosismo. Já, existem outros aqui perto largados na rua, dormindo em calçadas, debaixo de pontes, viadutos, marquises, sem roupa e alimentos. São os os nósias, os mendigos, os invisíveis, seres humanos num quadrilátero aqui perto de muita crueldade, o envolvendo a rodoviária, os trilhos férreos, o albergue e o centro velho da cidade. Esse sim merece um olhar mais atento de todos nós.
25 de setembro às 15:38 · Curtir

Marta Caputo Menos especismo, Henrique Perazzi de Aquino: todos os seres viventes precisam de atenção. Em proporções iguais.
25 de setembro às 15:40 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Todos, Marta Caputo, disse acertadamente, não só os viventes do mundo circense, pois a maioria desses ainda os vejo com grande carinho. Abracitos cordiais e esperando o espetáculo começar. Devo levar meu cão ao circo?
25 de setembro às 15:43 · Curtir

Marta Caputo Não sei... eu não levaria os meus.. São inquietos demais e, quando contrariados, abocanham o que ou quem estiver pela frente. Ficam mais seguros em casa, no ambiente que já conhecem.
25 de setembro às 15:48 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Seguirei seu conselho com o meu inquieto CHARLES...
25 de setembro às 17:12 · Curtir
Henrique Perazzi de Aquino

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE FESTA COSME DAMIÃO:

Ivo Fernandes Quando eu era criança sempre tinha, agora, quase não vejo, o preconceito com as religiões de matrizes africanas aqui em Bauru ta fortíssimo, uma pena, nessa era do politicamente correto poderia ser substituído pelo politicamente respeitoso abraço Henrique
26 de setembro às 13:40 · Editado · Descurtir · 3

Agnaldo Lulinha Silva Obrigado meu irmão pela divulgação desta festa maravilhosa de Cosme e Damião Protetor das crianças nas religiões afros que ainda sofre com o preconceito e que eles abençoe todas as crianças
26 de setembro às 14:06 · Descurtir · 8

Marcia Nuriah Mas Ivo o politicamente correto eh justamente o respeito. O que rola hoje em dia eh um facismo descarado de um bando de ignorantes que se deixa manipular por estelionstarios com conhecimento de psicologia aplicada em histeria coletiva.
26 de setembro às 17:27 · Descurtir · 4

Marcia Nuriah Esse post me lembrou da piada de " como enlouquecer um evangelico " , rs. Nao , eu nao sou politicamente correta nessas horas. Ja dizia o poeta : Fe cega, faca amolada.
26 de setembro às 17:29 · Descurtir · 4

Dani Barbosa Salve o erês!!!!
26 de setembro às 17:56 · Curtir · 2

Adilson Chamorro importante tbem é a felicidade das crianças
26 de setembro às 18:10 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Confesso Marcia Nuriah, agi como tu pensaste, quis realmente enlouquecer o desvario dos evangélicos despirocados (só os depirocados, pois respeito os que respeitam a fé alheia) com a foto do Lulinha de charuto na boca. Mas que é lindo, é né?
26 de setembro às 18:33 · Curtir · 1

Maria Cristina Romão São lindos esses erês, eu tive a sorte de ver essa festa em Salvador, coisa boa demais da conta as baianas mães de santo fazendo e distribuindo a comida preferida deles, o Caruru. Cosme e Damião também são santos católicos adotados pelo maravilhoso sincretismo religioso do nosso povo.
26 de setembro às 18:35 · Descurtir · 1

Marcia Nuriah É lindo como a foto de qualquer sacerdote em funcao. Sabe que ate os doidos geram fotos lindissimas, vide os hassidicos com os tefilins encostados no muro de Jerusalem.
26 de setembro às 18:36 · Descurtir · 2

Marcia Nuriah Agora as religioes afro brasileiras sao importantissimas como cultura, identidade nacional, e essa cruzada atual contra isso é, alem de desrespeitosa para com a liberdade individual de credo prevista em contituicao, é extremamente burra, tao burra quanto um taliba que derruba um monumento historico gigantesco so porque retrata um buda. Tristes tempos, eu chamo de Neo Trevas mesmo.
26 de setembro às 18:38 · Curtir · 3

CONTINUA...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE FESTA COSME DAMIÃO 2:

Henrique Perazzi de Aquino Eu gosto muito quando essas nossas dicussões chegam até alguns que professam uma fé baseada no "facismo descarado de um bando de ignorantes que se deixa manipular por estelionatarios com conhecimento de psicologia aplicada em histeria coletiva". Provoco esses a participar de um debate sobre liberdade de culto e sincretismo religioso, mas a maioria foge da raia.
26 de setembro às 18:41 · Curtir · 2

Marcia Nuriah Ah eles devem estar ocupados em depredar "idolos nao previstos no novo testamento", ou seja, invadindo a tao clamada propriedade privada alheia e agredindo com justificativas iguais as dos degoladores jihadistas orientados por um deus ai que nao me representa. Porque nao ha deus que agrida, oprima, ofenda, abuse, odeie , destrua e mate, que me represente. O mais louco é que alem de servir a esse deus ainda chamam Khali de demonio, rs!
26 de setembro às 18:48 · Descurtir · 2

Marcia Nuriah Bem faz meu lindo maridinho, que pra cada palavrao que eu solto aqui revoltada ele me responde um OOOOMMMMMMM bem comprido, da aquela respirada funda e continua la meditando. Rs!
26 de setembro às 18:49 · Descurtir · 1

Maria Cristina Romão Neo trevas? Novas velhas trevas eu diria.
26 de setembro às 18:53 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Como dizia o sabio Ney Matogrosso, a contracultura foi mesmo um dos ultimos estertores da humanidade !
26 de setembro às 18:55 · Editado · Descurtir · 3

Henrique Perazzi de Aquino Eu também reajo assim, Marcia Nuriah e quando demonstramos indiferença vocês mulheres fica mais bravas. É que só gosto de brigar contra esses malversadores e adoradores do deus dinheiro. Cara Maria Cristina Romão, infelizmente as trevas estão batendo palma no meu portão todo santo dia e sai essa semana espantando umas me dizendo umbandista. Precisa ver a cara delas, de puro horror. O sensato seria elas pararem tudo e iniciarmos um longo papo, mas fogem com medo.
26 de setembro às 18:56 · Curtir · 2

Maria Cristina Romão Eu gosto de conhecer as religiões, as histórias dos santos e mártires, há mais coisas em comum do que sonham os fundamentalistas de qualquer espécie.Respeito.
26 de setembro às 19:01 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Ha mais coisas em comum nas cosmogonias das religioes do que sonhariam nos piores pesadelos esse pessoal todo. rs! Dai em diante!
26 de setembro às 19:03 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Isso aqui num carro é motivo até para quebrarem o vidro do sujeito...
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
26 de setembro às 19:04 · Curtir · 2

Marcia Nuriah Por isso que eu digo que as politicas sociais do PT forma boas mas chegaram com 30 anos de atraso. Doce que perdeu o ponto faz tempo. vc acaba com a educacao, o ensino de um povo, pronto. Ja elvis!
26 de setembro às 19:04 · Curtir · 1

continua...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS FACEBOOK SOBRE FESTA COSME DAMIÃO 3:

Marcia Nuriah Isso pq filosofia ta na curriculum, ne??
26 de setembro às 19:05 · Curtir

Marcia Nuriah KKKKKKKKKKK mas é piada tb KKKKK
26 de setembro às 19:07 · Curtir

Marcia Nuriah O povo ta enlouquecido mesmo!
26 de setembro às 19:08 · Curtir

Marcia Nuriah Mas p vc ver o que é, hj entraram 26 mil refugiados da Siria. Foi construido um abrigo em um galpao de 3 mil metros hj com beliches. armarios , mesas p refeitorio e banheiros coletivos , nesse vao caber 400 pessoas. Nao sei o que vao fazer com as outras 25.600, mas estao correndo aqui para abrigar esse pessoal, vitima de fanatismo religioso.
26 de setembro às 19:10 · Curtir

Marcia Nuriah E o povo aqui ateu tb é tao materialista que esta preocupado em quem é que vai pagar as contas.
26 de setembro às 19:11 · Curtir

Marcia Nuriah Ai eu falo: Os Eua entram com o pe a Europa com a bunda, e se achando . Pq os arabes entram com o sangue mesmo. E tem gente que festeja a primavera arabe como se tivesse sido um movimento legitimo e espontaneo dos povos....olha o tamanho da M...
26 de setembro às 19:13 · Curtir

Marcia Nuriah Mas desculpa ai, ja desvirtuei o post de novo.....
26 de setembro às 19:15 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino ,
26 de setembro às 19:16 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Um respondendo a provocação do outro da forma como acha mais conveniente.
26 de setembro às 19:17 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Mas henrique, como é que faz pra acordar esse povo, tirar desse tarnse maluco ai???
26 de setembro às 19:18 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Veja essa reação. Para mim a melhor saída é educação séria, História, Geografia, Filosofia, Línguas, para o povo poder ir discernindo o que é certo e o que é errado. Isso é trabalho de mais de uma geração. Sem entender direito o que já ocorreu lá atrás, como ocorreu, não vão conseguir entender. Ele hoje acredita em algo que nem sabe direito como foi construído, como chegou no que é hoje. "Fé cega, faca amolada", lembra do Gonzaguinha?
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
26 de setembro às 19:21 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Pois poste o gonzaguinha aqui mesmo nesse post!!! Isso
26 de setembro às 19:23 · Curtir

Marcia Nuriah mas nao acho, eles sofreram aquilo que meu pai chamava de lavagem ccerebral mesmo
26 de setembro às 19:23 · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Sim, vivemos um tempo onde os aproveitadores se utilizam de uma fé coletiva junto ao povo com menos construção crítica, menos conhecimento teórico e ganham rios de dinheiro em cima disso. E não quere msaber de educar ninguém, pois conhecimento mudaria tudo e eles perderiam o crédito que possuem.
26 de setembro às 19:25 · Curtir · 1

Marcia Nuriah Por isso que eu te digo, as politicas do PT chegaram com 30 anos de atraso
26 de setembro às 19:27 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino RESISTIR É PRECISO. IR MOSTRANDO ESSE OUTRO CAMINHO, DESCONHECIDO PARA MUITOS. E ASSIM TOCAMOS NOSSAS VIDAS DENTRO DESSE MAR DE INTOLERÂNCIA. NÃO DESISTIMOS, SOMOS AROEIRA. ABRACITOS A TUDO E TODOS. HPA
26 de setembro às 19:34 · Curtir · 1

Tatiana Calmon Agnaldo Lulinha Silva, vou tentar estar presente. Adriana De Souza Batista e Toco Perpétuas, é amanhã;
26 de setembro às 21:02 · Curtir

Tatiana Calmon Nao pretendo perder o Caruru por nada.
26 de setembro às 21:05 · Curtir · 1

Toco Perpétuas Opa... boa hora!!!! Amanhã combinamos.
26 de setembro às 21:31 · Curtir