segunda-feira, 22 de setembro de 2014

MEUS TEXTOS NO BOM DIA BAURU (294, 295 e 296)


O LOBO CUIDANDO DO GALINHEIROPublicado como 296º texto para o BOM DIA BAURU e ALFINETE, de PIRAJUÍ Em 20.09.2014 e hoje, 22.09 no Portal PARTICIPI:

Os meandros do capital especulativo e predatório são mesmo de amargar (argh!). O que rola na discussão nessa inusitada campanha presidencial é o fato da candidata Marina Silva ter declarado que o Banco Central, condutor de nossa Economia terá vida autônoma, independente do Governo. Ou seja, se eleita, ela nomeará um Colegiado de Imexíveis (lembram-se do termo?). Como quem financia declaradamente (não seria descaradamente?) sua campanha é uma instituição bancária, os mandarins seriam esses, os novos reis do país.

Daí um gaiato me diz algo assim: “Mas com dona Dilma já não foi assim na época do Henrique Meirelles, ex-manager do capital internacional?”. Minha resposta: Não. Explico. Nunca os bancos ganharam tanto como no período Lula/Dilma, mas mesmo assim esses se mostram inquietos. Ou querem mais (sempre querem mais) ou não sei lá o que é que os desagradam tanto no cenário de festim dos últimos tempos. Quer dizer, o festim dos bancos tendo seus privilégios ocorrerá em ambos os Governos, pois sempre estiveram pra lá de entrelaçados uns com os outros.

Mesmo assim existe uma diferença. Banco é negócio lucrativo para uns poucos, aliás, muito poucos. No poder conquistado pela acumulação do capital fazem o que querem com os demais pobres mortais, todos se esfalfando em busca da sobrevivência financeira nesse mundo sob as bênçãos do “deus dinheiro”. A maioria adere ao jogo, satisfeitos com as migalhas permitidas e acham-se privilegiados. Os donos do dinheiro riem muito desse cenário onde manipulam a tudo e todos como meros marionetes. Quem tem põe, quem não tem, serve-se com o que lhe é reservado. Triste sina.


A diferença, portanto, é uma só. Não vamos sair tão já (nada à vista) desse cruel regime a nos ditar a vida. Numa e noutra opção poucas saídas, mas imagine os banqueiros tendo poder ilimitado, além do concedido hoje, vislumbrando eternização de suas posições e mando como deuses indomáveis e inquestionáveis? Com Dilma, na pressão mudanças ocorrem e com Marina, o Banco Central será propriedade com escritura lavrada, autenticada pela mandatária, reconhecida firma, sem direito a protesto, contestação ou alteração. Se já é ruim, pode piorar. E daí?

A PECHA DO VERMELHO - Publicado como 295º texto para o BOM DIA BAURU e ALFINETE, de PIRAJUÍ Em 13.09.2014 e 15.09 no Portal PARTICIPI:
Existe uma nítida intenção dentre parcela da mídia nativa, pernósticos internetistas facebookianos e os preconceituosos conservadores de sempre em estigmatizar a cor vermelha. Na bola da vez fazem de tudo e mais um pouco para tentar fixar junto a ela a pecha da corrupção. Só mesmo os desconhecedores da história ou os declaradamente mal intencionados poderiam tentar algo nesse sentido.

A cor vermelha sempre esteve atrelada à luta, sangue dos que bravamente resistiram e durante todos os séculos dos séculos (amém) foi vinculada ao povo nas ruas, levantes e revoluções. Possui mais do que história, reconhecido know how, aprovação certificada e mais que isso, seriedade na utilização da cor. O vermelho sempre ao longo da história da humanidade a cor do comunismo e do socialismo.

Semana passada na capa de uma revista semanal (a mais pernóstica delas) a tentativa explícita colorindo a carapinha de um dos algozes do momento (são tantos e de todos os lados e matizes) toda de vermelho. Já haviam feito isso quando do início do dito mensalão e a outro algoz, o daquela ocasião. São tentativas de tentar enfiar na cachola das pessoas a associação do vermelho a algo ruim.

Na verdade o vermelho nunca estará associado aos mesmos interesses dos latifundiários, oligarquia dominante, neoliberalismo, capitalismo predatório, banqueiros, ruralistas e representantes do agro-negócio ou dessas nefastas corporações a dominar o mundo de hoje. Ou seja, diante dessa incessante e implacável luta de classes o vermelho possui um lado, estando sempre ligado umbilicalmente aos contrários a esses e não ocorrerá por causa do interesse e da vontade de uns poucos o seu desbotar.

Esses todos devem mesmo permanecer com o pisca alerta ligado (girando sempre em vermelho) diante do surgimento de alguém empunhando, por exemplo, uma bandeira vermelha diante de si. Mais que o receio e o medo, tudo ampliadíssimo quando diante de verdadeiros e originais vermelhos (não os de araque), lutando para colocar no poder algo oriundo do povo, combatendo a continuidade de minorias exploradoras, essas pensando sempre nos próprios anéis. Alguns se pelam só de pensar, pois sabem que o vermelhista juramentado continua comendo criancinhas assadas por aí!

O CAVALO PARAGUAIO FAZ ÁGUA - Publicado como 294º texto para o BOM DIA BAURU em 10.04.2014, no ALFINETE, de PIRAJUÍ em 06.09.2014 e no Portal PARTICIPI em 08.09.2014:

Toda vez que me falam do termo “cavalo paraguaio” (que não gosto, afinal no Paraguai não são só falsificações), impossível deixar de lembrar de algo bem lá atrás do meu passado. Tinha um colega japonês na Escolinha da Rede, lá pelos meus treze anos e um dia o professor de Educação Física nos levou para uma corrida nas pistas do estádio Alfredo de Castilho, o do Noroeste. A classe toda postada para o início da prova e quando dada a largada o japonês dispara como um raio deixando todos muito para trás. Ficou mais de uma volta na frente de todos. Só que a corrida não era de curta distância e sim, de longa. Após certo tempo todos o ultrapassaram e se não foi o último, deve ter chegado entre esses. A gozação arrastou-se por um bom tempo. Não podíamos vê-lo e o apelido “paraguaio” grudou nele por bom tempo.

Esse novo momento da eleição presidencial me fez lembrar do meu antigo colega de banco escolar. Com a nova situação, Marina Silva disparou na frente e galgou um posto bem lá frente dos demais na corrida presidencial. Li em diversos lugares que a corrida já estava ganha, sendo ela a vitoriosa. Algumas voltas no campo de corrida e eis que o quadro já começa a sofrer normais alterações. Assim como o japonês da corrida não tinha fôlego, nem pulmão suficiente para ir até o fim no mesmo padrão de rendimento, Marina, por tudo o que representa, está perdendo muito do inicial entusiasmo.

No caso do japonês faltou quem o orientasse como deveria ser seu procedimento em disputas de longa distância. Nosso professor na época, o experiente Silvio Minhoto fez isso e nas corridas seguintes o exemplo dado serviu de lição para todos. No caso da Marina, pelo visto, experiência ela já possui, mas não tem intenção nenhuma em mudar de tática. Cientes do lapso na partida e com adicionais informações, impossível continuar optando por correr ao seu lado ou mesmo a tendo como digna representante dos anseios do brasileiro por algo melhor do que já temos.

Ela foi a Ribeirão Preto dia desses e o encontro não foi com o povão, mas com os usineiros. Na noite dessa quinta, repetiu a dose em Caxias do Sul, chegando à noite na cidade e indo a um clube reunir-se com lideranças empresariais e agrícolas. Repete a dose por onde ande. Possui um lado, o de ouvir e atender os clamores da classe oligárquicos. Deixou de lado o povão e isso está lhe valendo uma queda de rendimento, ou seja, os inicialmente mais alegrinhos já a enxergam mais como atraso do que avanço.

Os interesses por detrás dessa candidatura, que de redentora não possui nada, servindo a interesses escancaradamente e fundamentalmente conservadores já são percebidos. O cavalo paraguaio perde fôlego por absoluta falta de seriedade. Daí, o que a “nova política” da candidatura Marina efetivamente propõe é a velha despolitização e deseducação da sociedade. Começa a fazer água por todos os lados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bastou eu enviar um vídeo do Porta dos Fundos que mostra claramente os fatos escondidos por detrás das eleições, um bando de retardados e alguns pelegos mesmo inundam meu email com suas "generosidades". Retardados, só posso classificar assim gente que se nega a ver o óbvio, primeiro que não direcionei o vídeo apenas aos petistas, e sim a todos como podem verificar lendo com mais atenção e menos fundamentalismo.

Está insuportável essa "síndrome de perseguição" petista, tenham um pingo de coerência, ficam loucos, indignados com o que escrevo em cima de FATOS, mas não demonstram a mesma raiva com os que mudaram de lado, com os que metem a mão na grana, que fazem acordos com os donos da grana. Vocês se tornaram os cúmplices e divulgadores da mentira, é o Brasil Cara de Pau, eu sou de direita segundo vocês por expor os fatos e de esquerda é o governo, mas façamos o seguinte, mostro para quem quiser ver meu estourado extrato bancário e a vida que tenho e vamos puxar no TSE as doações de campanha dos partidos e ver quem realmente é coerente e de esquerda ou direita.

Realmente não dá para esperar coerência de nenhum petista mais, nenhum depois dessa.

Entraram para a turma do pau no cu.



"Pioneiros para o Comunismo, seremos como Che Guevara"

"Comandante, Ordem!
ordem sobre esta terra,
nós faremos guerra,
se o imperialismo vier"

"Ódio e Morte para o Imperialismo Norte Americano!"
Hasta La Victoria Siempre

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA