domingo, 21 de setembro de 2014

DIÁRIO DE CUBA (70)


COMO AS COISAS SÃO VISTAS POR UNS E POR OUTROS:
Leio por aqui barbaridades contra comunistas e socialistas, definições de quem demonstra nada saber dessas teorias, nem de suas práticas, mas mesmo assim expelem horrores pelos quatro cantos. Bestialidades generalizadas de quem se mostra advogado de defesa do capitalismo. Poderia fazer com esses o mesmo que a candidata Luciana Genro, do PSOL fez com aquele indefectível apresentadorzinho banal, o Gentili: "Estude. Se tivesse estudado não falaria isso". Simples assim.

Essa pequena charge de uma dupla argentina, publicada ainda agorinha no Página 12 argentino, edição de hoje, mostra os dois lados de uma questão latente no nosso dia a dia. Como uns e outros, por exemplo, encaram o Ébola. Enquanto muitos (a maioria, diria) fogem da região contaminada como o diabo da cruz, Cuba, a pequena ilha demonizada e espezinhada diariariamente, diuturnamente por uma malta de difamadores contumazes, eis que uma boa penca de médicos voluntários cubanos (mais de 150 deles) aporta no continente africano e estão exercendo sua profissão sob os maiores riscos, tudo para dar o seu quinhão de contribuição para a solução e diminuição da epidemia.

Enquanto um dos lados da questão, defendido por muitos aqui como os "salvadores da pátria", único caminho a ser trilhado, sempre cegamente e servilmente, espalham guerras e mais guerras, terror mundial, outros tentam espalhar humanismo. O HUMANISMO QUE TANTO NOS FAZ FALTA EM TODAS NOSSAS ATUAIS RELAÇÕES. Daí concluo que o Capitalismo não é nem pouco humano, suas práticas são todas belicistas e desumanizadas, recheadas de muita insensibilidade pelo ser humano, servis a um tal de "deus dinheiro" (esse acima de tudo e de todos), enquanto que no Comunismo/Socialismo, pelo menos no praticado por Cuba, ocorre justamente o contrário. Eu consigo me encantar vendo ações como essa dos médicos cubanos mundo afora, algo inimaginável dentro do capitalismo.

Querem mais, dou outro exemplo. Esse ocorrido em Bauru. Um amigo morador do Gasparini me conta que marcou consulta no Posto de Saúde do bairro e não pode comparecer. Menos de dois dias depois quem estava a bater em seu portão? Nada menos que o próprio médico cubano, o que atende no posto do bairro. Queria saber dos motivos de sua falta, se havia piorado, o que havia ocorrido. Ficou de boca aberta, o convidou a entrar e até sua esposa acabou tendo um diagnostico de outro problema. Como não morrer de amores por algo que até então nunca havia sido possível nos atendimentos médicos nos padrões capitalistas?

Que isso sirva de boa reflexão para todos nós nesse começo de domingo.
OBS.: A charge central é de Daniel Paz & Rudy e as duas tiras de Miguel Rep, ambas gileteadas do diário argentino Página 12, um dos melhores de toda América Latina.

3 comentários:

Anônimo disse...

Os que advogam em defesa do capitalismo, são seres geneticamente contaminados, incapazes de refletir sobre o que contrarie seus interesses.
Márcia Pestana Mota

Mafuá do HPA disse...

Meu amigo Lázaro Carneiro me agraciou com a reprodução de parte desse meu texto em seu facebook. Aqui reproduzo o que escreveu:

Querem mais, dou outro exemplo. Esse ocorrido em Bauru. Um amigo morador do Gasparini me conta que marcou consulta no Posto de Saúde do bairro e não pode comparecer. Menos de dois dias depois quem estava a bater em seu portão? Nada menos que o próprio médico cubano, o que atende no posto do bairro. Queria saber dos motivos de sua falta, se havia piorado, o que havia ocorrido. Ficou de boca aberta, o convidou a entrar e até sua esposa acabou tendo um diagnostico de outro problema. Como não morrer de amores por algo que até então nunca havia sido possível nos atendimentos médicos nos padrões capitalista, coisas do Henrique Perazzi de Aquino
DescurtirDescurtir ·
Você, Gilberto Truijo, Rosangela Maria Barrenha, Kyn Junior e outras 12 pessoas curtiram isso.

Henrique Perazzi de Aquino Compare isso com o atendimento dos médicos brasileiros....
Há 17 horas · Curtir · 1

Lazaro Carneiro Carneiro esquartejei seu texto peguei esse pedaço joguei nas costa e levei pra casa, tinha que mostrar pra mais gente
Há 16 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino é lindo demais da contas isso, né? meio que inacreditável para nossa realidade dinheiristica
Há 16 horas · Curtir · 1

Lazaro Carneiro Carneiro pois é , tão perto e tão longe.
Há 16 horas · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Vamos juntos lá conhecer esse povo de Cuba, seu Lázaro. E mais, pro fina lde ano estamos com uma turma bolando uma festa aqui para reunir todos os médicos cubanos que tuam na região, algo perto do Natal, um festão para reunir todos eles. Que acha? Topa se engajar nesse meio?
Há 16 horas · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro vamo nessa
Há 16 horas · Curtir

Mafuá do HPA disse...

EIS OS COMENTÁRIO EXTRAÍDOS DO MEU FACEBOOK:

Henrique Perazzi de Aquino Marcia Pestana Mota, sensibilizado te digo: VOCÊ ME REPRESENTA (E muito bem).
21 de setembro às 09:32 · Curtir · 4

Marcia Pestana Mota Ganhei o domingo.Ser representada p você é tdo de bom!!!
21 de setembro às 09:34 · Descurtir · 2

Luciana Covolan Me emocionei. Parabéns.
21 de setembro às 10:29 · Descurtir · 2

Daniel Pestana Mota Podíamos combinar um belo almoço de confraternização com esses profissionais humanistas, que tal?
21 de setembro às 18:33 · Curtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Eu e o Mauricio Dos Passos, lá de Pederneiras começamos a pensar juntos e queremos incluir mais e mais pessoas (vamos contatar o Darcy Rodrigues nesses dias) num projeto de unir todos os médicos subanos lotados aqui na região numa festa de final de ano. É o começo de um sonho de unir todos numa grande festa de final de ano. Que acha?
Ontem às 08:24 · Curtir · 3

Daniel Pestana Mota to dentríssimo
Ontem às 09:21 · Curtir · 2

Rosangela Maria Barrenha Vc se superou henrique.se nao me chamar p esse encontro, pode encomendar o seu caixao. Ne, Ana Bia Andrade?
Há 23 horas · Curtir · 2

Luciana Covolan Se precisar de ajuda pode contar
Há 23 horas · Editado · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino VAMOS BOLAR ALGO COLETIVO, UMA GRANDE FESTA CUBANA DE FINAL DE ANO...
Há 19 horas · Curtir · 2

Rogerio Luiz Scheda · 2 amigos em comum
Comovente !!! Vou pedir amanha mesmo minha conta do emprego para meu patrão capitalista e me cadastrar no bolsa família esperando que todos um dia façam o mesmo ate que não sobre ninguém para pagar as contas.
Há 12 horas · Curtir

Alberto Pereira A maior riqueza ou pobreza é a do espírito.
Axé!
Há 12 horas · Curtir

Alberto Pereira O lucro é a lógica do jogo, não o pecado.
O pecado é a desigualdade.
A falta de capacidade crítica é achar que o capitalismo é perfeito e que não produzir desigualdades.
E é falta de humanidade que o miserável que precisa ser atendido pelo SUS não mereça sequer um médico cubano, que merece todas as loas só por se dispor a atendê-lo.
Há 12 horas · Editado · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Rogerio Luiz Scheda, sua proposta demonstra como enxerga os desiguais ou com menos possibilidades. Dessa forma não construimos nada, meu caro. Tome tento.
alguns segundos atrás · Curtir