segunda-feira, 8 de setembro de 2014

UM LUGAR POR AÍ (55)


LIVREIRO JÁ É UMA MARAVILHA, ESTRADEIRO ENTÃO, ALGO INCOMPARÁVEL, INCOMENSURÁVEL
Toda vez que viajo não fico sem conhecer as livrarias do lugar por onde piso os pés. As daqui conheço todas, principalmente a da Feira do Rolo, de onde acabo de sair. Desse domingo trouxe comigo só uma raridade, o “Quem tem medo de vampiro?”, livrinho de contos de um cara que gosto demais da conta, o curitibano DALTON TREVISAN. Ele consegue ser conciso, escrever tudo em tão poucas linhas e a cada texto novo desse cresce minha admiração. Ainda mais porque escreve sobre o que mais me chama a atenção nas leituras que continuo fazendo hoje, o cotidiano dos que encontram poucas saídas para a triste realidade que os cerca. São os maridos humilhados e desprezados, doentes esquecidos, velhos abandonados, figuras sem rosto, onde se descortina um universo sombrio, o circo de crueldade, cinismo, obsessão pelo sexo, violência, sangue, monstros moralistas, numa fotografia mais que nítida, retrato fiel daquilo que de alguma forma vivenciamos em nosso dia a dia. Na página de rosto do livro uma frase lapidar sobre essa forma de escrevinhamento: “A INCOMUNICABILIDADE DO SER HUMANO EM SEUS RELACIONAMENTOS FRACASSADOS”.

Eu insisto em continuar tentando e algumas vezes as surpresas despontam, como ontem quando o ADRIANO ficou uma semana tentando me ligar para devolver minha máquina fotográfica encontrada no chão de um estacionamento de supermercado. Quer coisa mais intensa e recarregadora de energias do que o Carioca, o livreiro da feira do Rolo? Incomparável, ou melhor, existem outros iguais a ele e é disso que escrevo hoje. Tem uma família de livreiros mambembe, ciganos, estradeiros desses que descobriam um filão e dele fizeram a América. Escrevi deles anos atrás no mafuá, contando um bocadinho do que descobri com a história deles de cidade em cidade, de evento em universidade em evento, montando e desmontando sua banca de livros e delas extraindo o que a vida tem de melhor: Viver se redescobrindo e fazendo de cada reencontro uma maravilhamento, um congraçamento não só comercial, mas de vida. Leiam aqui o que havia postado em 17/10/2012: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=RIO+BOOKS.

Nesses congressos universitários país afora difícil não encontrar ou um ou o outro irmão. Nesse que acabo de voltar com a Ana Bia, quem estava lá era o STEVENSON. No local haviam três bancas de livros, mas a deles, a da RIO BOOKS inigualável e dessas onde todo mundo entra e fica, o papo rola e os endividamentos se sucedem naturalmente. A Ana escreveu deles isso na chegada no evento: “Quando era ainda uma jovem aluna na PUC-Rio, com 17 anos, conheci esta família Rio Bookss, é a perdição ! Como bem disse minha prima Maria Angelica Andradee eu não compro livros, eu como livros.... Herança de papai, deve ser. Enfim, chego aos congressos sempre com uma mala extra para essas emergências. Estava eu tranqüila para o Colóquio de Moda, pois no ano passado a Rio Books não chegou a tempo de um encontro, mas este ano, não teve jeito ! Dou de cara com Stevenson Guimarãess assim que chego !!!!!!!!!!!!!!! Perdição total ! Henrique já botou a mão na cabeça ! A falência estava apenas no início... primeiro dia de muitas vistas e revistas a banca.... amo esta galera ! E o melhor é que já fiz umas encomendas pra Bauru quando estarão no evento Interdesignerss... lista pronta.....”.

Livreiro estradeiro é um sujeito cheio de histórias, dessas que dariam um livro. Ficaria horas aqui contando do prazer desses reencontros com esse povo pegando estrada com um carrinho desses comuns, com uma carretinha acoplada ao mesmo e tudo lotadinho de livros. Eu queria uma vida assim para mim. O Dom Camisetas faz isso com suas camisetas, viajando pelos mesmos eventos vendendo camisetas. Poderia pensar em algo assim com os bottons. Pensarei no assunto. Hoje as fotos aqui publicadas são homenagens que faço para a Rio Books, seus andantes proprietários e o tudo o que vivenciam circulando por aí sem eira e nem beira. Com gente assim está plenamente estabelecida a comunicabilidade em relacionamento humanos contituídos de muito sucesso.

A NOTÍCIA TEM QUE CHEGAR FRESQUINHA PARA O LEITOR
Detesto ler notícia velha, coisa requentada. Imagina o jornal de hoje não chegar na banca e só ser entregue dois dias depois. É para emputecer. Algo assim ocorre em Bauru. Ocorreu uma mudança de distribuidora de revistas na cidade. Antes uma empresa de Jaú fazia o serviço (muito mal por sinal) e agora tudo foi assumido por uma já famosa de Bauru, a J Pinheiro (localizada ali na vila Falcão). Estava dando um tempo para descarregar minhas críticas e desapontamentos, mas agora foi a gota d’água. Quem compra revistas em banca sabe de sua periodicidade, do dia quase exato da sua preferida chegar e vai lá buscar correndo. Questão de fidelidade e da ansiedade em busca daquilo que gosta de ler estar chegando. Pois bem, mês passado a revista Piauí não veio para Bauru (comprei em Sampa), a Brasileiros (ganhei do editor ligando lá) idem, assim como de História da Biblioteca Nacional (essa nada sei). Com a mudança de distribuidora está uma bagunça generalizada e os jornaleiros estão mais do que preocupados. Muitas não chegam e as explicações são sempre dessa forma: “Calma, estamos chegando agora e tudo vai melhorar. Dê tempo ao tempo”. A última ocorrida foi de dar nos nervos. Não assino a minha revista semanal por um simples motivo. Ela sempre chega nas bancas aos sábados e para o assinante até terça, quando o publicado já está em plena transformação. Não aguento esperar e gosto de privilegiar o jornaleiro. A Carta Capital, que chega às bancas no sábado por volta das 13h não chegou em Bauru até agora e ninguém sabe explicar se virá amanhã ou se nem virá mais essa semana. Que zona (olha que adoro zona e as vejo muito organizadas) é essa? Será que esse povo não sabe que notícia velha já era e quando chegar já estarei em busca da edição mais nova? Queria que esse desabafo chegasse a quem de direito...

2 comentários:

Anônimo disse...

Também não consegui comprar a Carta em Bauru na semana passada...
Cristina Camargo

Anônimo disse...

caramba meu ... é de admirar, esse seu apetite por leitura Henrique Perazzi de Aquino ... sensacional. Força aí na distribuidora pra ela melhorar o serviço. Sei lá ... vai lá e dá umas dicas de como fazer a coisa andar.

Paul Sampaio Chediak Alves