quinta-feira, 29 de outubro de 2015

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (88)


GUARDIÃO LEVANTANDO TAMPAS...
Algo movimenta o intestino da vida política da cidade. Dois agentes públicos, mais precisamente, dois vereadores e na plenitude de seus mandatos são gravados negociando valores para agilizarem um negócio financeiro. Tudo muito além do permitido pela função exercida. Dizem que as tratativas foram gravadas dentro do gabinete de outro edil. Esse o disque-disque, uma fita sendo enviado para uma terceira pessoa, com o intuito de que esse fizesse o estardalhaço e esse encaminha para averiguação, com data de anúncio previamente estabelecido para divulgação, exatamente hoje, 29/10/2015, quinta.

Guardião, o super-herói bauruense, sempre atento aos desmandos das entranhas dessa cidade, decididamente “sem limites”, se vê obrigado a comentar os últimos acontecimentos. “O estrago já está feito. Impossível em algo dessa natureza não vazar os nomes. Esses já circulam de boca em boca. Uma semana para divulga-los, tempo demais e excelente terreno para especulações variadas. Hoje, ao abrir o Jornal da Cidade, justamente na tal data marcada para abertura da caixa preta, para ser destampada a tal da tampa a encobrir uma ainda oculta Catacumba de Negociatas na cidade, numa notinha curta, lacônica, o que se espera não seja o encerramento da questiúncula: ‘a perícia da gravação ainda não foi concluída’. Devemos esperar por mais quanto tempo? Estamos às vésperas de um prolongado feriado, consumado com o de Finados, na próxima segunda. Diante dele questiono: Devemos desde já enterrar a denúncia? Se assim o desejam, acredito que devemos fazer um com certa pompa e justamente no feriado de Finados”.

O momento se mostra oportuno para abrir as tais CATACUMBAS DAS NEGOCIATAS em curso em Bauru, esse o pensamento de Guardião e de parcela significativa da cidade. Os próprios vereadores cogitam, segundo a Entrelinhas do JC, interpelar o denunciante judicialmente, pois “toda classe está sob suspeição”. Pedro Valentim recebeu a fita e estava tomando as medidas apropriadas, mas ao encaminhá-la para averiguação de autenticidade e com tudo vazando, as proporções escaparam da sua vontade de divulgar ou não. “Cabe a quem agora essa divulgação? Ao Ministério Público? À imprensa? À Câmara? À Pedro Valentim? Assim como o assunto vazou, os nomes dos veradores já estão na boca do povo. E agora? Fica o dito pelo não dito será inaceitável. Muitas perguntas no ar: Quem gravou? Onde gravou? Quem editou? Quais as empresas em questão? A quanto tempo ocorre algo dessa natureza? Que setor público é afetado? Como se posiciona a Prefeitura Municipal? E os nomes circulando de boca em boca, esses nada dizem?”, são perguntas levantadas por Guardião.

Dias atrás, Cláudio Lembo, ex-governador paulista, fundador do PSDB em entrevista ao jornal Valor Econômico afirma algo interessante sobre abertura de tampas e catacumbas: “A burguesia não quer que tampas sejam levantadas. Basta a Petrobras”. Simples assim e Guardião comenta o que entende disso tudo: “O poder nesse país é mesmo envolvente, alguns entram de boca, caem de língua e quando se veem já estão a praticar tudo aquilo que antes denunciavam como atrocidades. As tampas das atrocidades cometidas pelas elites, todos sabemos, não são facilmente levantadas, vide a criminalização dos responsáveis pelos desvios na AHB e os nomes dos maiores devedores na cidade. Quanto a outros negócios, talvez esses de agora sejam entregues e paguem pelos seus erros, enfim, não fazem parte da tal elite e sempre é melhor nesses e na maioria dos casos, entregar os anéis para não colocar o todo em risco. Já de levantar as demais tampas, as forças contrárias, não só as daqui de Bauru, mas de todos os lugares, elas são muito fortes, quase intransponíveis. Uma a uma podem ir caindo, ou de podre, de cansaço ou mesmo por descuidos e excessos, mas chegará o dia de cada uma delas”.

Obs.: Guardião é criação do artista Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com.br/), com pitacos consistentes desse mafuento escrevinhador.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

José L R Schubert MUITA GENTE NÃO QUER LEVANTAR ESSA TAMPA (GENERALIZANDO) MAS MUITOS MAIS DO QUE ESSES QUE NÃO QUEREM GOSTARIAM DE SABER QUEM SÃO ESSES QUE SE PASSAM POR JUSTOS E PERFEITOS SEM AO MENOS TEREM BRIO SUFICIENTE PARA CONTINUAR AONDE (AINDA) ESTÃO JUSTAMENTE PELO FATO DE QUE ALGUNS (PROVAVELMENTE POR RECEIO DE TEREM SEUS NOMES TAMBÉM INCLUSOS) NÃO QUEREM E NÃO DEIXAM LEVANTAR A TAMPA DA CATACUMBA OU DAS VÁRIAS CATACUMBAS. SÓ QUE, O POVO É MAIORIA E A COMUNICAÇÃO HOJE EM DIA É REAL E, EM TEMPO INTEGRAL, TUDO QUE ACONTECE É DIVULGADO NA MESMA HORA PARA MILHARES DE PESSOAS AO MESMO TEMPO DESSA FORMA FORMAR UMA OPINIÃO NÃO É MAIS PRIVILÉGIO DE UMA MINORIA... QUALQUER UM CONSEGUE, BASTA REDIGIR E "CLICAR". BINGO! TODOS FICAM SABENDO E, RAPIDAMENTE. MAS, QUE ESSA HISTÓRIA DA FITA E A DO HOSPITAL DE BASE, MAIS DIA MENOS DIA VAI "FEDER" TANTO QUE NÃO VÃO NEM QUERER DIZER QUE OS ENVOLVIDOS ERAM SEUS CONHECIDOS MUITO MENOS AMIGOS.
Curtir · Responder · 1 · 8 h
José L R Schubert
José L R Schubert EXISTEM ATUALMENTE M UITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. INCLUSIVE O VELHO E CONHECIDO ORELHÃO.
Foto de José L R Schubert.
Curtir · Responder · 1 · 8 h
Wellington Leite
Wellington Leite Quem são?
Descurtir · Responder · 2 · 7 h
Henrique Perazzi de Aquino
Henrique Perazzi de Aquino Na Rodrigues Alves e no Calçadão ouvi os nomes de três ontem e hoje de mais dois, todos dizendo serem os mesmos. Só falta a divulgação oficial. Por que estão adiando, hem? Me digam, se já caiu na boca do povo?
Curtir · Responder · 1 · 32 min · Editado
Zé Marcelo Corrales
Zé Marcelo Corrales Meu amigo, só me preocupo com tanto holofote. Não precisava isso. Já vi e viví esse filme. Já já vem uns e outros dizer que foi engano. Tomo muito cuidado com isso. Todos tem um rabicózinho preso. Vamos ver se vão ter roscofi suficiente para manter a denuncia. Se tem uma denuncia, vá ao ministério publico e faça o que tem que fazer. Esse carnaval todo só deu chance para defesa prévia. Já viví o suficiente para conhecer a intenção do podre do ser humano, principalmente aquele sem poder algum, no esquecimento. Mas eu não me esueço não...
Descurtir · Responder · 1 · 9 min
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva um comentário...