quarta-feira, 14 de outubro de 2015

FRASES (136)


DOUTRINADOR, FASCISTA, MARXISTA, GOLPISTA E FALSO MORALISTA – QUER MAIS?


Eu numa roda de bate papo, por ela passa um amigo e diz: “Pare de DOUTRINAR as pessoas!”.

Será isso mesmo? Então quer dizer que sou visto como doutrinador. A primeira lembrança que me vem à mente é a do educador Paulo Freire. Nas ruas esse ano, aquele povo vestido de amarelo (e não era jogo da Seleção) e lá numa faixa algo me chama a atenção: “Chega de doutrinação marxista – Basta de Paulo Freire”. Quando vi aquilo pela primeira vez quase cai de quatro no chão, pois algo pelo qual esse nosso PF não pode ser taxado é de doutrinador. Quem o enxerga dessa forma, o faz por pura maldade, o tal do ódio vigente e dito por esses como não existente, invencionice de quem vê maldade em tudo. Sim, sei que esse pessoal age por interesses dos mais puros. Me engana que eu gosto. Ódio às conquistas dos trabalhadores e do pouco até agora conseguido por uma classe que nada tinha de direitos (só deveres). Pode também ser considerado desconhecimento do que de fato venha a ser “marxista” e “doutrinador”. Daí um vai na valsa de frases para “causar”.

PF nunca foi um pregador, sua teoria nada quis nos impor. Quer melhor teoria que a dele para escutar e compreender. Foi único nisso. Na acusação feita a mim, acredito a mesma coisa, pois não devo ser para o dileto amigo um mero “doutrinador marxista”. Querer discutir as gruras e injustiças do momento te faz marxista de uma hora para outra e por debater, dialogar, conversar em voz alta, expor o contraditório, já te transforma em doutrinador. A mesma resposta que daria para os que seguravam a tal faixa lá nos ‘protestos’ (sic), dou para quem me denomina com o termo. No caso dele, explícita a tomada de consciência para, a partir dela, ocorrer a transformação do individuo. Quer coisa melhor de um individuo transformado, com amplas possibilidades de entender isso tudo á sua volta? Essa sua proposta. Sou seu devoto seguidor, método ‘divinal’ (sic) para melhor enxergação do que de fato ocorre com nosso país nesses dias. O educador quando voltou do exílio, disse no mesmo dia em que pisou o país: “VIM PARA REAPRENDER O BRASIL”. Nada de doutrinador nisso. Revolucionários assustam.
Que tal estudar a teoria do barbudo?

Concluo esse texto com algo mais desses termos sendo reutilizados com outra conotação. Muitos não entendem como GOLPE o que está em curso por esses dias e além de distorcerem o que venha a ser o termo, ainda chamam de golpistas os que pensam ao contrário. Não sacam nem uma coisa nem outra. Outro termo sendo utilizado por ambos os lados da contenda hoje é o FASCISTA. Vi muitos dos que propõe o retrocesso todo, esse conservadorismo latente e pulsante, afirmando ser o Governo Dilma fascista. Pera lá! Ela pode ser acusada de tudo, mas disso nunca. Já quem a acusa de o ser, esses de fato o são. Sacou? Tá tudo meio de perna para o ar. Por fim, um outro, que já foi amigo tempos atrás e hoje nem sei mais se o é me acusou de ser FALSO MORALISTA. Eu? Foi a gota d’água. Parei tudo e fui tomar uma gelada no bar mais próximo.


Vamos?

Um comentário:

Anônimo disse...

Vem pró gueto. Boteco tem de tudo mas não se bebe com qq um. Estamos em tempos de economizar saliva com gente ruim. Não aprende!?
Rosangela Maria Barrenha