quarta-feira, 28 de outubro de 2015

UMA MÚSICA (129)


A DENÚNCIA QUE NÃO PODE SER VAZIA... – AS GRAVAÇÕES EM BAURU
Décadas atrás Aldir Blanc escreveu e João Bosco musicou sobre essa tal de Denúncia Vazia. Lindo rever a letra abaixo e no clique a seguir um vídeo do youtube na voz de nana Caymmi: https://www.youtube.com/watch?v=-j32VxuyVCo

"Esquecer você/ Mas o correio traz as cartas/ Uma é sua/ Guardo sem abrir/ O telefone me assusta/ Deve ser você.../ Não/ Outro engano feito o nosso/ Me visto e saio/ O porteiro tem recado/ É teu!/ Não/ Aumentou o condomínio/ É melhor beber/ Um carro freia/ Alguém buzina/ Eu nem olho/ Voltam a insistir/ Meu deus, a marca/ O mesmo ano/ Tem de ser você/ Não/ Outro engano feito o nosso/ No bar, um par abraçadinho/ Mas não pode ser/ É!/ Quem mandou não ler a carta?".

Hoje aqui em Bauru a coisa é bem outra. O militante e jornalista Pedro Valentim recebe gravações anônimas incriminando agentes públicos. Propinas, barganhas e negociações espúrias em questão. A informação vaza e causa estardalhaço. Será vazia? Será cheia? Tempos atrás proliferou na cidade o que foi denominado de Império das Gravações. Um amigo foi pego em uma e perdeu seu cargo. Falo de Nelson Fio. E o que gravava tudo e todos continuou ileso, intacto.

Nesse algo novo no ar e pela forma como vejo sendo tratada a coisa, perigos no seu desdobramento. Alguém muito perto do denunciado gravou algo e enviou para Pedro, com o explícito interesse de jogar merda no ventilador. Não existe mais a mínima possibilidade disso ser abafado ou ocorrer impedimentos para sua divulgação. Essa semana, entre o anúncio da existência de uma fita com data pré-estabelecida para sua divulgação, muita coisa no ar e amplo recheio especulativo. Sete longos dias onde tudo pode ocorrer. Pedro diz que seu fone não para de tocar. Diferente da música, ele atende, além de todos os recados recebidos. O Correio deve estar uma loucura, gente inquieta e até sem dormir.

Na Denúncia Vazia da música, ela tarda, mas não falha. Um amor encerrado e o não querer nem mais abrir cartas e atender ligações. Quando o faz, tarde demais, a desocupação do imóvel é inevitável. Demorou demais. Quem mandou não ler a carta? Aqui, pelo que sei, a cidade toda está querendo ler a tal carta, ou seja, saber do conteúdo da gravação. No dito pelo não dito, não existe outra alternativa: esquecer jamais! Outro engano feito o ocorrido no passado. Não. O dia é amanhã e se passar disso, uma grande possibilidade da denúncia ir se tornando vazia. Pedro não deve deixar isso ocorrer. Aguardo e passo o tempo ouvindo a música: “Esquecer você/ Jamais...”.

A SACANAGEM EXPLÍCITA - SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER - MAS ISSO SÓ NÃO BASTA...
O tal do fechamento das escolas é FECHAMENTO mesmo e nada de readequação, transferência objetivada em consenso e estudos preliminares, essas baboseiras onde caem quem quer, incautos e aceitam os que só sabem dizer amém para Alckmin e seus asseclas. Estão diminuindo drasticamente a carga de gastos com a Educação e repassando tudo para os municípios. Fazem qualquer negócio. No momento em curso algo mais cruel. Vejam só. Todos os prédios das escolas fechadas se solicitadas pelos municípios podem ser repassadas a esses e sem custo. Dão de graça. Nada é de graça. Embutido todas as despesas futuras. E ninguém vai fazer nada contra esse governador???

Tenho aprendido algo mais nas minhas aulas de mestrado. Algo que todos sabemos, mas dificilmente colocamos em prática. Não basta esse tipo de REPÚDIO feito aqui pelas redes sociais. Isso representa muito pouco, quase nada. Achar que um mero posicionamento contrário postado aqui é suficiente e depois volto para minha rotina e tudo continua como dantes e saio como se tivesse feito algo é muito COMODISMO. Nada é igual a ação concreta. Ação concreta pode ser feita por uma, duas, três, quatro ou quantas pessoas comparecerem, mas precisa ser retomada e já. Transformação pelas redes sociais é isso, eu me posiciono, muito pouca gente lê e tudo continua como dantes. Enquanto não formos para a rua e enfrentarmos esse touro a unha nada vai ser transformado. Eles se sentem muito a vontade para continuar fazendo tudo o que fazem. Portanto, isso que faço aqui é muito bonitinho, demonstra o que penso, mas não passa disso. Ação concreta e transformadora, revolucionária é outra coisa completamente diferente. E essa, nem eu, nem tu e nem o rabo do tatu estamos mais fazendo. Precisamos é botar o bloco na rua, isso sim transforma a situação.

Nenhum comentário: