segunda-feira, 19 de outubro de 2015

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (79)


SABE QUAL O GRANDE CULPADO PELO FIM DO MUNDO? O CAPITALISMO*
* Mas o mundo já acabou? Não sabia, esperem um pouco mais. Nem deu tempo de acumular o que me cabe do butim.

Ele está enfurnado no meio de tudo à nossa volta. Enxergo como Capitalista o tal do Deus Dinheiro, esse ser inanimado acimado bem e do mal, perene sobre nossas cabeças, atos e decisões. Não existe lugar onde as nefastas decisões desse mundo onde vivemos não sejam o norteador de tudo o que fazemos ou mesmo deixamos de fazer. Abro as redes sociais, navego um pouco e só para ler algumas poucas mensagens. Numa delas a charada foi devidamente decifrada, sem tirar nem por: “Para Stephen Hawking, não devemos temer máquinas ou robôs, e sim o capitalismo”. A notícia está publicada no portal Yahoo e vem seguida de trechos de uma entrevista com o cientista. “As máquinas não serão responsáveis pelo fim do mundo – e nem por guerra, como aquelas vistas nos filmes de Hollywood. A maior ameaça que a humanidade deve temer vem, na verdade, do dinheiro (e da ambição que ele desperta nas pessoas)”, disse.

Não é preciso ser nenhum bidu para se chegar às mesmas conclusões. O capitalismo é hoje o maior predador do mundo que conhecemos. Por que o Condomínio Pamplona não deu certo e até registros irregulares foram feitos em cartórios legalizando o ilegal? Grana, interesses acima do permitidos. Por que a dinheirama do mensalão da AHB desviava mês após mês grana federal que aqui chegava para saldar compromissos com a Saúde? O querer ter além de suas posses, o acumular mais e mais. Por que Yousseff veio mais de dez vezes em Bauru buscar grana viva na Bauruense e depois distribuir para os agenciadores mineiros de Furnas? O mundo dos negócios assim exigia. Por que muita gente de dentro do PT, o partido que foi criado para combater nossos males, acabaram cometendo os mesmos crimes de tudo aquilo que denunciavam? Acabaram se envolvendo com as benesses do mundo da grana à todo custo e meio. Por que verbas chegam sempre para entidades necessitadas já com desconto para comissões variadas e múltiplas de quem as conseguiu? Faz parte dos muitos esquemas de enriquecimento propiciado pelo Capitalismo. Por que algumas igrejas evangélicas vendem até o peido de Cristo como santificado e ganham os tubos com isso? Descobriram que esse é o filão para enriquecer. Enganar e enganar, ludibriar, trapacear, passar a perna, ser esperto, favorecer a si mesmo, engambelar, tripudiar e se dizer o mais impoluto desse mundo, até o exato momento em que se é pego em algo ilícito. Tudo isso faz parte do jogo.

Hawking na entrevista aqui citada prevê que “a desigualdade econômica poderá disparar nas próximas décadas, ao passo que os empregos vão ficando automatizados, uma vez que os meios de produção serão cada vez mais controlados pelos mais ricos – e estes, por sua vez, tenderão a se recusar a compartilhar a sua riqueza”. Ou seja, se já está ruim, pode piorar. Se o capitalismo não for contido tudo irá sempre piorar mais e mais. “Se as máquinas produzirem tudo que a gente precisa, o resultado vai depender de como as coisas serão distribuídas. Todo mundo poderá desfrutar da tecnologia, do luxo e do lazer se o que for produzido por máquinas de fato for compartilhado com todos. Ou a maioria das pessoas poderá ficar miseravelmente pobre se os donos desses robôs conseguirem fazer ‘lobby’ contra a redistribuição de riqueza. Isto é, os proprietários das máquinas se tornariam uma espécie de burguesia da nova era, em uma sociedade na qual os patrões não precisariam nem da mão de obra barata dos humanos reais. Essa tendência já é vista no mundo atual, no qual o fluxo do capital, cada vez mais financeirizado e volátil, acumula valor de maneira muito mais rápida do que o crescimento das economias mundiais.”, explicou Hawking aos internautas.

Tudo onde tem uma graninha em questão, podem escrever, alguma tramoia estará em curso. Impossível ser diferente. O capitalismo não vive sem corrupção. Por que a Ajax faliu, os empregados estão à mingua e seus patrões no bem bom? Deram seu capitalista jeito. Por que só os pobres pagam suas contas no DAE e de IPTU, sendo que as maiores fortunas da cidade, possuindo muita grana são os que deveriam pagar mais e não pagam é nada? Faz parte do jogo. Pego o jornal de hoje para concluir esse texto. Os tais ladrões que estourariam os caixas eletrônicos do hospital da Unimed, porque constituíram um agrupamento com essa finalidade? Para amealhar grana e fazer o que veem sendo feito mundo afora, o esbanjamento, consumo de tudo o que é fabricado e precisa ser vendido, passado adiante. “TOR apreende 72,6 mil isqueiros” é a manchete policial do dia. O quer o cara dos isqueiros? Negócios, nada mais que negócios, tudo são meros negócios.

O capitalismo necessita de freios constantes, desses bastante apertados, sem nenhum folga, pois do contrário das pequenas brechas ele explode em danos irreversíveis. Com freios já é uma aberração, sem a danação vista hoje. E quem escapa disso? Eu? Claro que não, longe disso, sou mais um fazendo das minhas para sobreviver bem. Também dou meus pulos. Impossível alguém hoje dentro dessa Máquina de Fazer Doido querer se dizer indiferente, ausente ou mesmo isento de algo que o desabone. O ilibado aí que ouse levantar a mão? No capitalismo eles não existem, a culpa é coletiva. Não lutamos contra o sistema, a luta que vejo é para se inserir mais e mais no festim, fazer parte do furdunço. Daí, não existe salvação. Sei que generalizo demais, mas Hawking acaba de me confirmar o que precisava saber: “Eu morro de medo do capitalismo”.

Nenhum comentário: