quinta-feira, 21 de abril de 2016

MÚSICA (136)


LEMBRANÇAS REVIVIDAS - QUICO, UM PASSEIO NA FEIRA DO ROLO E DE COMO ISSO RECARREGA A TODOS*
* Uma história feliz da feira para esquecer um pouco da tristeza dos últimos dias. Do congraçamento possibilitado pelo contato dos amigos nesses lugares mais que lúdicos...

Um baita amigo reaparece de forma triunfal domingo passado, o gigante mais simpático de Bauru, o farmacèutico Quico, outro adorador da feira do Rolo e de suas vielas e quimeras. Batia cartão quando não estava de plantão em servilço nas tantas farmácias onde trabalhou. Quando aparecia era uma festa e sempre levava LPs, dos velhos. Adoraca ficar fuçando as caixas do Carioca e sempre achava raridades. Eu, ele e outro tanto somos inveterados colecionadores de velharias. Isso nos move. Quico havia sumido da feira e quando um dos nossos deixa de comparecer, a tristeza bate coletivamente. Ele teve um baita problemão de saúde, tipo um derrame e teve parte do corpo paralisado. Permaneceu prostrado na cama por alguns meses. Os amigos da feira montaram uma caravana e fomos todos visitá-lo em sua casa, toda adaptada. Ele resistia, mal conseguia falar. Sua esposa colombiana também precisou viajar para rever o pai em estado terminal no interior da Colômbia e adiamos de trazê-lo na feira.
O dia chegou e foi bom esperar um pouco mais. Quico resistiu na acepção da palavra, está melhorando com a fisioterapia e já movimenta bem mãos e fala melhor. Sua esposa liga no sábado à noite e avisa, ele quer ir na feira domingo. E foi. A Emdurb tem um serviço primoroso de levar e buscar deficientes e necessitados especiais, com aqueles onibus preparados para recebê-los. Ele chegou na beirada da feira e se instalou lá defronte a Banca do Carioca no domingo passado. Eu o ajudei a chegar e quando o encontro estava todo pimpão comendo pastel. Foi lindo vê-lo pedir para o Carioca ir trazendo as caixas com CDs e ele ali escolhendo alguns, com as mãos já se movimentando que é uma beleza. Papeou com tudo e todos, matou saudades e prometeu que vai tentar pelo menos voltar uma vez por mês, ou mês sim, mês não. Ganhou presentes do Carioca e no horário previamente marcado, 11h, o tal ônibus da Emdurb chega e cumpre o prometido, merecendo rasgados elogios de todos. Uma despedida calorosa e com aquele gostinho de VOLTA LOGO, QUICO! Sua resistência encheu a todos de boas energias.


ATÉ TU, FOGAÇA? BAITA DESILUSÃO!
Certa feita a dupla Kleiton e Kledir cantarolou em uma de suas músicas mais famosas: "Que saudade do Fogaça e do Falcão...". Falcão era o craque da bola e Fogaça já era um sucesso como letrista da MPB, principalmente na sua vertente gaúcha e estava adentrando a cancha política. Tem muita coisa boa da verve dele que a gente canta até hoje, inesquecíveis melodias. Hoje fui me lembrar disso tudo ao procurar uns CDs para ouvir aqui na minha vitrolinha e me deparar com um que gosto muito, o de sua esposa, a Isabela Fogaça, "Sons da Minha Vida" (Biscoito Fino). Me foi impossível não se recordar de como votou o deputado federal José Fogaça, PMDB gaúcho, que dias antes já havia anunciado o voto fechado no pior sentido possível, ou seja, a favor do impedimento de Dilma:https://www.youtube.com/watch?v=zdgnGABAqtc. Hoje vou na estante dos meus velhos discos e lá um que ainda gosto muito, o "O Melhor de Fogaça". Dá vontade de ouví-lo, mesmo tendo ciência de que o Fogaça daqueles tempos já é outro, bem outro e isso já faz muito tempo. Daquele PMDB de antanho, tempos de Ulisses, acho que só o paranaense Requião guarda algo dentro de si. Até Simon capitulou diante dos clamores neoliberais.
Pego ambos, o LP dele e o CD dela na mão e fico numa indecisão: coloco-os ou não na vitrolinha? Capitulo e tento ouvir o de Isabela. Parece que tudo tem um outro gosto, sentido dúbio depois do voto de Fogaça e de ver como as mentes mudam de lado, ao sabor de outros tempos. Ouço algo dela e tento ler as letras do Fogaça, dos tempos em que os irmãos Ramil nutriam saudades dele, tempo em que integrava o inesquecível grupo gaúcho dos Almondegas e me espanta essa diferença.Enfim, que faço com meu velho disco do Fogaça?

Primeiro ouçam isso dela, numa que adoro, Porto Alegre é demais:https://www.youtube.com/watch?v=4VKNAlSvSpU

Vejam Angela Maria entregando uma justa premiação ao compositor José Fogaça: https://www.youtube.com/watch?v=oQMJfLQlFRI

Vejam a belezura dos Almondegas: https://www.youtube.com/watch?v=TH-AplhQ8Ns


RECADO CURTO E GROSSO PARA QUEM AINDA SE DIZ MEU AMIGO (A), MAS CURTE GENTE COMO BOLSONARO
Se você meu amigo ou minha amiga é simpatizante do fascista Bolsonaro você também é fascista e, em memória de tantos que perderam a vida debaixo de tortura, peço que me exclua, não quero ter contato com gente desse tipo. 

Não existe nenhuma possibilidade de diálogo possível com pessoas nutrindo algum tipo de consideração por linha de pensamento da laia desse nazista do Bolsonaro. Tô fora! 

Quero distância de quem aprecia gente dessa laia.
Tenho dito.
HPA - Bauru SP, quinta, feriado de Tiradentes, 9h21, 21 de abril de 2016.

6 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, muitas melhoras mais para o Quico e muitos discos pela frente.
Cuidado elogiar serviço da Emdurb publicamente que podem querer privatizar até isso rs.

Sobre o Fogaça, não falo especificamente sobre ele, mas mesmo considerando um equívoco votar pelo sim, mas nem todos que optaram por este voto são canalhas ou vendidos, a maioria é com certeza, mas tem gente bem intencionada também, mas com uma leitura equivocada da situação, não podemos fazer como os inimigos e detonar tudo e a todos sem ao menos conhecer toda a argumentação e real intenção de um indivíduo.

O Requião é de um PMDB de atitude diferente até do Ulisses, procure voltar ao ano de 1989 Henrique, o Ulisses estava agarrado num fisiologismo ferrenho na campanha, sendo alvo de críticas com toda a razão de muitos esquerdistas. Conhecendo o perfil do Ulisses, não tenho a menor dúvida de que se estivesse presente neste momento, ele votaria pelo sim, para a decepção de muitos.

Quanto a essa coisa de mudar para o lado neoliberal, o PT também mudou e por isso está na enrascada que se encontra, só lamento como disse, que seja a Dilma a estar na mira das metralhadoras.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Esqueça o feriado de Tiradentes, hoje é feriado de Telê Santana, 10 anos sem o Mestre.
Que saudade, acho que a Era Telê foram os melhores anos da minha vida, grande técnico, não era um cara das táticas e sim um perfeccionista a ponto de exigir o melhor desempenho de cada jogador em sua função e um exigente dos passes precisos, como era belo ver jogar aquele São Paulo e antes disso a seleção de 82. Ele estaria muito triste hoje ao ver que o aviso que ele deu sobre os rumos do futebol brasileiro se tornaram realidade, um futebol horroroso. Os 7 x 1 não foi algo do acaso.
Viva Telê!!!

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Heróis do maoísmo internacional

Olavo de Carvalho
Jornal do Brasil, 14 de setembro de 2006



Dirijo esta carta a César Teles e sua esposa Maria Amélia, que estão processando o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra por crime de tortura. Não sei se vocês sofreram mesmo o que dizem ter sofrido no Doi-Codi. Isso deve ser investigado com todo o rigor e, se confirmado, vocês devem receber todas as compensações judiciais, morais e financeiras que lhes caibam. Até a sentença final da Justiça, tudo é hipótese e conjetura, nada mais.

Há, no entanto, alguns fatos que são certezas incontestáveis. Primeiro: na época dos crimes alegados, vocês dirigiam a gráfica do PC do B, o Partido Comunista do Brasil. Segundo: o PC do B era o partido maoísta, encarregado de legitimar, enaltecer e, se possível, expandir pelo mundo o regime mais assassino, genocida e torturador que já existiu na história humana, responsável pela morte de pelo menos 60 milhões de pessoas, o triplo do que Stalin matou na URSS ou Hitler na Alemanha. Terceiro: as torturas praticadas no Laogai – a rede de presídios políticos chineses – não consistiam apenas em choques elétricos e queimaduras com pontas de cigarros, como aquelas que vocês alegam ter padecido. Incluíam e incluem espancamentos e mutilações variadas (de mãos, braços, pés, orelhas e narizes), além de um vasto repertório de agressões psicológicas calculadas por engenheiros comportamentais para quebrar a última resistência dos mais valentes e obstinados. O quarto fato é o mais bonito de todos: as pessoas que foram submetidas a esse tratamento hediondo nem sempre o foram sob a suspeita de promover, como vocês, a violência armada a soldo de um regime inimigo. Eram acusadas de ler bíblias, de ter uma cabra escondida para dar leite a seus filhos, de comer porções de arroz além do permitido pelo governo.

Vocês ajudaram a embelezar a imagem do regime que fez essas coisas, e jamais deram o mínimo sinal de arrependimento. É absolutamente ridículo pretender que vocês sejam contra a tortura. Vocês só não gostam de sofrê-la, é claro. Mas nunca acharam ruim que os chineses a praticassem em escala superior a tudo o que a imaginação macabra de ficcionistas doentes pudesse ter inventado nos séculos anteriores. Mesmo que o coronel Ustra ou qualquer outro houvesse feito o que vocês dizem que fez, ainda seria bastante inofensivo se comparado aos comunistas chineses a cujo serviço vocês estavam na ocasião.

Moralmente, vocês -- ou qualquer outro militante do PC do B que antes de acusar os crimes da ditadura brasileira não confesse os seus próprios -- estão abaixo de delinqüentes comuns, que com freqüencia se envergonham do que fazem ou pelo menos não insistem em ser premiados por isso.

Talvez vocês tenham direito à sentença declaratória que exigem, ou até a indenizações. Mas não têm direito a nenhuma piedade, consideração ou respeito. Se ganharem o processo, peguem logo seu atestado de vítimas, seus diplomas de heróis do maoísmo internacional, e vão para casa rir, com o proverbial cinismo comunista, da ordem jurídica burguesa que uma vez mais terá servido de instrumento para a sua própria destruição.

Anônimo disse...

Que dose hein? Olavo de Carvalho?? O texto começa pressupondo que as vítimas da ditadura militar brasileira não foram tão torturadas como alegam, como se tortura pudesse ter algum nível de mais ou menos.
Diz que até a decisão final da justiça tudo é hipótese e conjuntura nada mais, mas soltar afirmações como "60 milhões de mortos" pelo comunismo chinês não requer provas, aí vale apenas uma hipótese e conjuntura má intencionada. É muito raso quando se resume a história e ainda no campo das afirmações motivadas por puro preconceito movido pela falta de informação histórica.
A pessoa tem todo o direito de não gostar do comunismo e defender uma outra forma de sociedade, mas é preciso aprofundar tecnicamente o debate de ideias, pensamento reducionista é um cancro.
Será que já se perguntou o processo histórico que se deu o surgimento da liderança de Mao Tsé Tung e a Grande Marcha chinesa?? Estudou as condições sociais e o sofrimento do povo chinês, de suas mulhheres antes da revolução chinesa?? O povo chinês que deu base para a Revolução, nenhum líder se faz sozinho.
Já se perguntou as razões no Brasil pós 64 de jovens irem para as ruas lutarem e desafiarem o governo da época??
Sabia que o capitalismo brasileiro, o estado neoliberal brasileiro mata muito mais do que o conflito Palestina-Israel?? Basta pesquisar e ver os números.
Veja o número de mortes que o governo norte-americano provoca mudo afora, para não falar da quantidade absurda de refugiados. Será que não é de condições de tamanha desigualdade e desumanidade que leva à revoltas e revolução popular??
A revolução cubana surgiu em condições sociais parecidas, seu povo historicamente é lutador, está no sangue isso, derrubaram um ditador à serviço dos EUA, se hoje é tão sanguinário e miserável o governo como dizem, por que o povo não derruba ao invés de apoiá-lo em sua grande maioria??
Como que um país atrasado feudal como era a Rússia no início do século 20, se tornou em tempo recorde uma potência industrial e tecnológica no mundo?? Como uma nação pode se desenvolver tanto assim com o povo vivendo na miséria, sendo exterminado e oprimido??
É pra pensar e pesquisar não?? E por que os anti-comunistas arautos da moralidade não mostram a cara?? Escritores valentões do anonimato.

Camarada Insurgente Marcos

Henrique disse...

Gente que venera Olavo de Carvalho são os mesmos que o fazem com Bolsonaro. Na verdade, não valem nada.
Henrique - direto do mafuá

Henrique disse...

COMENTÁRIOS NO FACEBOOK SOBRE O QUICO:

José Eduardo Avila Meu amigo Quico sempre encontrava com ele na sauna do BAC...
Descurtir · Responder · 1 · 20 de abril às 18:58

Jair Fontao Odria Assim como o José Eduardo Avila, eu me encontre várias e várias vezes com o Quico na sauna do BAC , não sabia da sua enfermidade, mas fico contente que ele está se recuperando e já está indo a um dos lugares que mais gosta a Feira do Rolo.

Helena Aquino Belo relato mano .... Eu não sabia o que tinha acontecido com ele ... melhoras aí Quico ....

Rubens Colacino Saúde ao caro amigo e demais amigos tb!!!

Toka Miguel Garcia Fico contente em saber que o Zé Francisco está bem de saúde. Não sabia do problema que o afetou. Torço para que se recupere ainda mais. Foi meu aluno no colégio São Jose. Fui também professor de suas irmãs. Sua mãe, professora Ivani, também compartilho momentos pedagógicos comigo no Colégio São José. Valeu Henrique pela reportagem. Aliás, caro Henrique, estou, ansiosamente, aguardando seu livro.....