domingo, 24 de abril de 2016

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (84)


EU E MINHAS TEORIAS SE CONFIRMANDO*
* As três primeiras ilustrações são meus exemplos vivos de "Bela, recatada e do lar".
Enxergo que, os ainda sensatos, muitos deles deram o seu quinhão para que o tal o impeachment pudesse ser aprovado na Câmara dos Deputados, mas com o passar dos dias, analisando friamente o que está sendo montado e o que está por vir com o PMDB de Temer e Cunha no poder, já estão repensando e se posicionando de forma diferente, vendo tudo com outros olhos e chegando na mais simples das conclusões: se o Brasil está ruim com Dilma, com Temer/Cunha vai ser um estrago total.

O último que capitulou foi o articulista dominical do Jornal da Cidade, o professor aposentado da Unesp Bauru, Zarcilo Barbosa, com seu artigo publicado hoje, o "A espiral do silêncio". Claro que, ele não assume assim de uma vez, faz aos poucos, mas no frigir dos ovos, para bom entendedor meia palavra basta. Primeiro diz que um seu amigo não queria ver Dilma cassada da forma como o teatro foi montado e faz muitas citações acadêmicas, estilosas e contundentes, como a da "espiral do silêncio", preconizando que, muitos mesmo querendo se opor não o fazem para não contrariar a opinião dominante e dessa forma ser marginalizado, estigmatizado e até injuriado pelos seus. Depois diz que, a "pauta da discussão é fomentada pela mídia" e daí outro motivo para na maioria das vezes, as pessoas irem no vai da valsa sem pensar muito. Mas um dia a ficha cai e não dá mais para segurar. Por fim capitula: "Democracia não é a ditadura da maioria aparente" e para tanto faz outras tantas citações, inclusive Sócrates, Platão e outros gregos de muita responsa. Antes tarde do que nunca. Gostei.

Eu, com o texto de hoje, já vejo o velho marujo Zarcilo, em mais um rompante de sapiência, dizendo em alto e bom som: Seria muito bom para o país se Dilma continuasse e depois a gente vê como é que fica, pois com sua saída o caos estará implantado, com uma thurma muito piorada que a o PT.

Me digam, não é exatamente isso que ele quiz dizer nas entrelinhas do seu texto?

Leiam o texto na íntegra clicando no link a seguir e me digam se estou vendo coisas ou é isso isso mesmo:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=243195

Pretendo publicar um texto por dia de gente como Zarcilo, que já repensaram sobre posicionamento anteriormente tomado e hoje já estão em outra. Pensar o país seriamente é exatamente isso...

PRIMEIRO FOI ESSA: AMIGOS E AMIGAS DO BLOCO "BAURU SEM TOMATE É MIXTO"
Acabo de ver isso na internet (https://www.facebook.com/aloisio.morais.7/posts/1304994069516072?pnref=story), no facebook do jornalista Fernando Morais, de um bloco todo de vermelho descendo as ladeiras de Ouro Preto anunciando a boa nova anti golpista nesse país e daí me nasceu uma bruta de um vontade de fazer algo até então inusitado para os tomateiros bauruenses: colocar o bloco na rua de forma excepcional. Que tal numa dessas próximas manhãs de sábado e todos cantando o samba que a Bete Carvalho fez contra o Golpe? Temos um dinheirinho em caixa e podemos usá-lo para pagar os músicos e ferver a Batista com nossa verve antigolpista dessas para endoidecer gente sã.

Foi um vontade, um arrepio que me subiu pelas entranhas, me fez sair do recato (oba!) e passar a coisa para a frente e sondar tudo, todas e todos se devemos ou não mover os pauzinhos e agitar um pouco mais essa pacata cidade. Vamos? Aguardo as opiniões divergentes, convergentes e nada recatadas dos tomateiros todos.

HPA - Bauru SP, quinta, feriado de Tiradentes, 21 de abril de 2016.

DEPOIS FOI ESSA: SÁBADO, DIA 30/04, DESCENDO O CALÇADÃO DA BATISTA
O pessoal do Bloco burlesco, farsesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é MiXto estará descendo o Calçadão da Batista e conclamando todos os demais blocos para numa ação conjunta conclamarmos a cidade contra a bestialidade do Golpe à moda brasileira. Já estamos bolando algo parecido com o que esse menina estudante fez em João Pessoa PB, com o deputado golpista lá deles. Aqui lembraremos o nome dos vereadores que apóiam o Golpe e dos males que seus atos causam não só para a cidade, mas para o país num todo. O evento não será só do bloco, mas algo coletivo, juntando todas as instituições, agrupamentos, conglomerados, entidades, associações, ajuntamentos e possibilidades que lutam pela não quebra da instituição democrática. Será um belo momento de todos juntos gritarmos bem alto contra os desmandos todos dessa cidade e também contra os males que o Golpe que levará Temer, Cunha, Gilmar Mendes, a thurma do PMDB, DEM, PSDB e afins para o ilegítimo comando desse país. Fora aos que acham que podem tudo pela mão grande. Vamos pra rua, sábado que vem é o dia do GRITO DE BAURU.

Vamos? Mas antes leia o que provocou a minha escrita: https://www.facebook.com/LevantePB/posts/1098474903529802

GENTE QUE EU ANDO DE OLHOS FECHADOS
Aqui eu mostro com quem eu ando e sem medo de ser feliz. Começo com esse velho marujo, um desses que não abandona o barco de jeito nenhum. Está sempre do lado esquerdo das considerações, proposituras e ações. Aprendo sempre muito com ele. Outro dia estávamos num lugar e eu me abrindo com uma certa pessoa. Ele chegou perto, me puxou pelo braço, tirou da conversa e na sala do lado me disse: "Não se abra com essa, foi sempre quinta coluna". Mixei o papo com o outro na hora.
Alguém o conhece...

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí. Apoiado!
Depois de tirar a dilma e pt, agora é hora de tirar cunha, temer, renan e outros mais.
Gilmer mendes deve ficar, pois defende que o corrupto lula não assuma a cadeira de fórum privilegiado. Vamos que vamos, um passo de cada vez.