quinta-feira, 14 de abril de 2016

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (110)


DUAS OU TRÊS PALAVRINHAS SOBRE UM GOLPISTA MÓR, A FIESP E SEU PATO, O SKAF

Vivemos tempos sombrios, que podem piorar consideravelmente, dependendo do desenrolar do processo de impedimento da presidenta Dilma e do loteamento de um provável Governo Temer, com a Petrobras sendo entregue para apaniguados de Eduardo Cunha, Furnas para Aécio, a Economia para Pedro Malan e Armínio Fraga e Paulinho Pereira no Trabalho. Se o país está de pernas para o ar com o Governo até agora conciliador de dona Dilma, não esperem nada diferente do que Maurício Macri está a fazer na Argentina, pois com apenas 120 dias já destruiu todos os avanços sociais e está empurrando aquele país para uma recessão sem precedentes, com alta taxa de desemprego e miserabilidade. Macri e Argentina, Fiesp, Skaf e Temer, Cunha, tudo a ver.

Aqui no Brasil um dos próceres do conservadorismo é a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, comandadas por um dito empresário, que nem sabemos se o é de fato. Exatamente como já tivemos aqui por Bauru um presidente da Associação Comercial e Industrial, o Reinaldo Cafeo, que nunca teve indústria, mas por gravitar no entorno deles, chegou ao cargo. Skaf está na FIESP para cumprir um dos piores papéis dentre todos seus ex-presidentes. Lembro de dois, capitalistas até a medula, mas com um pouco mais de sensibilidade e pensando um pouco mais no país num todo. São eles, Antonio Ermínio de Moraes, da Votorantim e Olavo Setubal, do Itaú. Outros tempos, outras mentalidades.

Triste isso de ter que assumir sentir saudade de gente capitalista, mas na comparação entre eles, o atual presidente é infinitamente piorado que os dois citados. Assim como é impossível querer comparar o PMDB de Ulisses Guimarães e o de Eduardo Cunha a nível nacional, o de Baleia Rossi estadual e Renato Purini a nível municipal. Pioramos a olhos vistos. Quem me diz que Renato Purini, até por permanecer meio que calado sobre seu posicionamento sobre Cunha, não o referende em tudo? Evidente que sim. Enfim, um homem do partido, do pior partido político brasileiro.

Mas quero escrever esse final de texto sobre os golpistas da FIESP. São descaradamente golpistas e lá em sua sede na avenida Paulista, um monte de barracas com jovens, todos bancados pela entidade para conspirar e agredir gente que ouse passar por ali de vermelho. As aberrações desse arremedo de ditador, o Skaf se faz presente quando plagiou a campanha do “Quem paga esse pato?”. Hoje sabemos como tudo se deu, mas dentre tudo o que envolve a pataiada que insiste em caminhar junto dele e dessa exdrúxula campanha, sem grandes comentários, reproduzo aqui a página de humor da semanal Carta Capital, obra do artista Venes Caitano, a “Vara”. Aborda nessa semana a questão do pato amarelo da FIESP e vai na veia (não na véia, viu!). Daí, diante de todos os golpes e contragolpes tramados pela FIESP, nada melhor do que lascar um “NÃO VAI TER GOLPE” nas grades da Regional Bauru (aqui Fiesp e Ciesp juntas), localizada ali no Distrito Industrial do Redentor. Cai como uma luva o cartaz ali fixado pelos intrépidos velhinhos, que mesmo com dores lombares continuam a aprontar das suas e espalhando cartazes nos antros golpistas da cidade. Amanhã tem mais e onde será, hem???


DOIS PARÁGRAFOS PARA ENCERRAR O DIA – UM ESCLARECIMENTO E A DECLARAÇÃO DE VOTO DOS VEREADORES DE BAURU
Podem me acusar de tudo um pouco, desde escrever mal (não seria mau?) até apimentar demais a discussão, mas ninguém me verá indiferente às injustiças todas, principalmente as ocorrendo nesse exato momento e aqui onde moro. Estou envolvido até a medula em homéricas brigas pelos escritos de minha lavra e responsabilidade. Fico furioso com a homofobia, racismo, opressão de classe, fascismo, conservadorismo, puritanismo e parto para a briga se preciso for (evito, pois não sou lá muito resistente). Se quiserem curta definição a meu respeito, digo que tenho muito de sangue, humor e lágrimas e pouco adorno na escrita. Escrevo do jeito que penso, ou penso do jeito que escrevo, sem lapidações e adornos, os tais ricocós. Contento a alguns e desagrado a outro tanto, talvez parcela maior dentre os que ainda ousam me ler. Vivo a maior parte do meu dia num local onde centenas de livros se amontoam por todos os cantos e brigam por espaço com outro tanto de bugigangas. Esse o mafuá, onde trabalho, escrevo, como, bebo, cuido do meu pai Heleno e do cão Charles. À noite caio nos braços da felicidade, que tem nome e endereço, Ana Bia e reside nos Altos da Cidade (meu mafuá é nos Baixos). Vivo dentro de um caos aconchegante, com declarado sabor boêmio, assim toco minha vida, entre trancos e barrancos (adoro um barranco). Escrevo isso tudo, pois acabo de ser provocado. Ligaram aqui em casa, bestas feras. A intenção é me intimidar, mas escolheram a pessoa errada, pois no domingo nem voto, não tenho mandato, daí sou de pouca valia. Não percam tempo comigo, deixem que a diabetes fará o serviço sujo que alguns almejam fazer. É tudo questão de tempo. Quero continuar aqui na minha trincheira. Será que posso? De segunda pra frente nem sabemos se isso ainda será possível. Tomara.

Os vereadores de Bauru assumem de que lado estão no quesito Golpe de Estado e Impedimento da presidenta legalmente eleita, Dilma Rousseff. Dois votariam contra o negócio, Roque Ferreira e Sandro Bussola. Todos os demais são implacavelmente favoráveis. Deu no JC de hoje: http://m.jcnet.com.br/…/se-vereadores-de-bauru-definissem-i…. Nesse balaio tem de tudo, desde um que se intitula de socialista, mas está num partido que mantém a sigla com esse nome, porém aliado do atual governo estadual, neoliberal até a medula. Outro se diz pedetista, mas com certeza não tem afinidade nenhuma com um tal de Leonel de Moura Brizola. Tem gente que se disse estar ao lado da luta contra a ditadura militar e o golpe perpetrado em 64, porém não enxerga nada agora. Questão simples, mera troca de grau no óculos. Tem um novo, muita esperança depositada nele, mas só decepção, pois mesmo defendendo bandeiras de minorias, aprendeu logo e se posicionou rapidamente ao lado do que de pior tem dentro de um parlamento. E um outro, oriundo de um dos bairros mais miseráveis da cidade, mesmo ciente de tudo o que vai ocorrer para a população que o elegeu, prefere ser fiel ao partido do que os interesses dos seus eleitores. Tem outros que nem valem a pena comentar, pura perda de tempo. O que vale mesmo é o Ato contra o Golpe realizado defronte a Câmara semanas atrás, pois feito justamente ali, parece que feito com premonição de ali ser um reduto de vetustos golpistas. Fato consumado, algumas fotos daquele dia servem hoje para exorcizar, fazer algo que já fiz um tempo atrás quando da posse de Sakai na presidência da Câmara: jogar muito sal grosso pelos corredores do lugar. Não tenho mais o que dizer, só um RENOVAÇÃO JÁ e um outro NÃO VAI TER GOLPE.

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, como já conversamos, idealismo, coerência e sensatez se fazem necessários ainda mais em tempos assim.
O Brasil é um país que sempre foi golpeado, saqueado e não foi diferente quando o PT chegou ao governo, aí sim toda a responsabilidade deste na manutenção do status quo desta sociedade.
Dizem de um tal Estado Democrático e de Direito, se esse país é isso mesmo, então esse estado que clamam não é para o povo, por isso não sou democrata, um termo tão raso que de nazistas ao DEM utilizam-se deste termo.
Quando você fala do loteamento da Petrobrás, Furnas, Economia e etc, sempre foi assim e com o PT também, o governo não está alheio a tudo isso, quem colocou o Temer lá foi o próprio PT, quem entregou Furnas pra turma do Cunha em troca de apoio foi o Lula, pra não falar de Meirelles na economia, Levy e etc.

É preciso deixar sectarismos de lado, esse é o preço de negociar e se igualar com essa gente, e veja a ironia, Maluf e toda a trupe pularam do barco, e me recordo de dois anos atrás aqui neste mesmo blog, quando eu comentei de tal aliança e fui detonado pelos anonimos de plantão, se lembra disso?? Taí o resultado agora e os "radicais" do Psol, muitos postos para fora do PT são os que pelos mesmos motivos que eu se colocam contra a queda da Dilma, "radicais" como sempre somos chamados mas que no final mostramos coerência e lamentamos por uma pessoa decente como a Dilma ser a única a pagar por uma corrupção cometida pelos que continuarão bem na fita.

Se o governo não tivesse dado as costas a base popular e tivesse feito um mínimo de reforma na constituição que é um lixo e dado poder de plbebiscito e revogação de mandato e novas eleições tudo pelo voto popular, assim como o Chavez alterou na Venezuela.

A podre constituição que sempre fomos críticos e agora vocês clamam cegamente por ela, é que dá o poder de julgamento a um parlamento nefasto, por mais que a Dilma não seja criminosa Henrique, a Constituição dá poder ao parlamento e não ao povo, assim como a constituição é totalmente desfavorável a uma legítima reforma agrária.

A justiça infelizmente não tem vida própria e depende de julgadores, e quando as regras não são bem feitas em caráter popular é nisso que dá, assim como qualquer um de nós podemos cair nas mãos de um juiz, a constituição permite isso, por isso em 1988 a esquerda foi crítica a constituição da forma que foi feita.

Qualquer que seja o resultado, o povo brasileiro estará ferrado como sempre e isso é que entristece, ver que não há perspectivas de uma vida digna ao povo brasileiro.

Acho difícil hoje a Dilma se safar como eu pensava semanas atrás, o placar de votos declarados a favor do impedimento já conta com 329 deputados, com mais 13 o processo vai ao senado onde também já não está mais favorável a Dilma, restará um dos poucos fiéis a Dilma, o Zé Eduardo Cardoso tentar derrubar isso na justiça, mais uma ironia da política não é?? O ministro destituído pela tutela absurda do Lula.

Isso tudo ocorre pela única coisa boa que o governo Dilma tentou fazer, deixar a Lava Jato correr para ver se limpava essa turma dos calcanhares do governo, aí foi onde entrou o atrito com o Cunha e somado aos inquéritos abertos das contas da Suíça, tudo o que a trupe Cunha-Temer querem ganhando o impedimento é justamente enterrar a Lava Jato e se blindarem.

Jamais se esqueça disso Henrique, o grande golpe começou lá atrás, com a carta aos brasileiros, a traição dos princípios e a negociata com essa gente.

Por isso admiro tanto meus verdadeiros ídolos como o Fidel que jamais deram uma rasteira na moral e honra revolucionária.

Torcerei pela Dilma, mas somente por ela, pelo caráter que ela tem, embora se eu fosse ela já teria pedido o boné e sairia chutando tudo e a todos lá.

Camarada Insurgente Marcos

Henrique disse...

Grande Marcão.
Sei muito bem disso tudo, mas sei também que ao ler o que falou ontem nas ruas de Buenos Aires a Cristina Kirchner, entendo cada vez mais, que existem dentro desse nefasto sistema, uns que fazem mais do que os outros. Veja lá, todas as conquistas sociais foram jogadas na lata do lixo. 120 dias de Governo Macri e a Argentina de pernas para o ar. Não vão respeitar num o pouco conseguido. Daí, ainda não consigo me desvencilhar de me posicionar ao lado de gente como essa Cristina, que mesmo com todos seus erros, fez muito, deixou um legado e Macri faz questão de sepultar tudo, debaixo da maior violência. Claro que o melhor era outro sistema, outra forma, mas como isso nos moldes do sistema atual é algo meio que impensável, fico com o que temos. E pioramos, pioraremos mais e mais.

Vaja o discurso dela ontem: http://www.pagina12.com.ar/.../18-296936-2016-04-14.html

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique, errar é uma coisa, corrupção é bandidagem mesmo, tanto a Argentina como o Brasil se estivessem realmente num processo de desenvolvimento e inclusão social jamais teriam governos derrotados e com base perdida.

Na Argentina então nunca houve nos governos Kichner uma base como tivemos aqui na construção do PT, o Nestor chegou ao governo num momento de ampla crise e surgido como uma alternativa não à esquerda, mas de um respiro, já que ele e a esposa referendaram quando o Meném sucateou o país, a Cristina não é a Dilma em termos de caráter e nem de história, a Cristina usa muito do discurso, mas ama o dinheiro Henrique, ela enriqueceu muito no passado com os tais fundos, tudo o que você diz da recessão hoje com o Macri, também já estava acontecendo antes, por isso o governo perdeu força com a população.

Nunca lutamos por "nenos pior" Henrique, e sim por uma inclusão total de acessos das pessoas, é muito fácil para alguns por aí dizerem sobre democracia e conquistas tendo algum conforto e oportunidades, mas olha o povão como está.

Num outro post vocÊ falou sobre o conservadorismo e sobre onde estaria a van para sair pelo mundo. Quando se deixa de procurar a van, sonhos são desistidos, um vácuo de ideais é formado e aí se tornam conservadores, pense nisso para não deixar a van escapar.

Quero sair pelo mundo, mas não como esses que largam tudo e vão viver apenas suas vidas, se não for para fazer por mais pessoas e algo grandioso, de que valeria minha vida e ideal, por isso que toda essa preparação hoje é para encontrar a van, conquistar os sonhos e ajudar a mudar definitivamente a vida de muitas pessoas.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique, acabei de ver a atualização do placar dos que declararam já o voto, 340 a favor do impedimento, mais dois e vai ao senado, não vejo mais reversão disso e no senado já contam com 43 sendo que precisaria de 41 para aprovar. A Dilma será mesmo afastada por 180 dias até finalizar o julgamento, como eu disse antes, está nas mãos do Zé Eduardo Cardoso a defesa dela no STF, como sempre, no final são os verdadeiros amigos, que se mantém ao lado, criticaram tanto o Cardoso quando ministro da justiça, e é este que está com a Dilma.
Henrique se quiser realmente achar os culpados disso tudo, culpe apenas dois nomes, os maiores responsáveis, os dois enganadores e canalhas como tantos que passaram pelo governo, Lula e Zé Dirceu.

Veja que no final os políticos sérios, de bem, independente de divergências ideológicas, estão com a Dilma, Requião, Erundina, Ivan Valente, Chico Alencar, Jean Willys, gente sem mandato como Ciro Gomes e o irmão Cid, era com essa gente que deveria ter havido uma grande coalisão, não adianta reclamar agora, fizeram a farra na Casa Grande, agora serão expulsos dela.

Quanto mais vejo essa nojeira toda Henrique, mais orgulho me dá dos meus ídolos que nunca se sujaram em corrupção, gostem ou não deles, todos meus ídolos foram e são idealistas que honram os ideais, nenhum enriqueceu com a política.

Fantástica foi a URSS e que tristeza é o Brasil.

Camarada Insurgente Marcos